NOTÍCIAS
10/05/2018 - Cursos de Educação Formação de Tipo 3 apoiados pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020

O Curso de Educação Formação de 2016/2017 está a ser apoiado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020.

Depois da assinatura do termo de aceitação, o IPTrans recebeu um adiantamento de 15% encontrando-se neste momento em fase final de submissão do pedido de reembolso intermédio, relativo ao período até 31 de dezembro de 2017.

Logo que o mesmo seja aceite, avançar-se-á com a submissão do pedido de saldo, relativo ao período até 31 de Agosto de 2017.

Em 2016/2017 a turma de Curso de Educação Formação de tipo 3 (1 ano, conferindo o 9º ano) visou qualificar, em dupla certificação, jovens, conferindo-lhes, num ano letivo, uma qualificação profissional de nível 2 e o 9º ano de escolaridade. Tratou-se de meia turma de Acompanhante de Crianças e meia turma de Operador de Informática.

Aguarda-se a aprovação da candidatura relativa ao Curso de Educação Formação de 2017/2018.

No ano em curso concretizámos e temos em funcionamento uma turma com dois cursos: Acompanhante de Crianças e Operador de Logística.

Financiado por

 

10/05/2018 - Centro Qualifica do IPTrans vai ser apoiado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020

Aguarda-se a aprovação da candidatura com vista à assinatura do termo de aceitação.

A candidatura abrange o período de março de 2017 a setembro de 2018, com os seguintes objetivos anuais (12 meses):

Meta 2018
Inscritos
Meta 2018
Encaminhados para Ofertas
Meta 2018
Encaminhados para processo de RVCC
Meta 2018
Certificados Parciais e Totais
450 162 205 97

Uma vez que, só no final de 2017 foi possível apresentar candidatura, o IPTrans apostou, no início de 2018, na contratação de técnicas para ir ao encontro das metas contratualizadas com a ANQEP.

Apesar de ainda nos encontrarmos numa fase muito inicial, os resultados do 1º trimestre de 2018, apesar de ainda insuficientes, já revelam um significativo crescimento face a 2017.

1º trim 2018
Inscritos
1º trim 2018
Encaminhados para Ofertas
1º trim 2018
Encaminhados para processo de RVCC
1º trim 2018
Certificados Parciais e Totais
61 6 78 0

Financiado por

 

07/05/2018 - BARRAQUEIRO Transportes colabora com IPTrans - Apoio ao transporte para estágio de 1 aluna

A BARRAQUEIRO Transportes decidiu corresponder ao pedido do IPTrans, oferecendo o transporte na BARRAQUEIRO Boa Viagem entre Lisboa e o Carregado, durante o período de estágio de uma aluna, entre 15 de maio e 10 de julho.

O IPTrans agradece, mais uma vez, a Responsabilidade Social da BARRAQUEIRO Transportes, consubstanciada neste novo apoio.

Estamos certos que a aluna saberá corresponder à confiança que nela é depositada, mantendo o bom nível de aproveitamento escolar, também no decurso da formação prática em contexto de trabalho.

 

07/05/2018 - Torneio de Counter Strike

Na semana de 2 a 6 de julho vai realizar-se um torneio de Counter Striker, no IPTrans, organizado pelo 3º anos TGPSI.

Inscreve-te na secretaria, traz o teu portátil e respetivos periféricos (rato, teclado...).

Participa

Mais Informação aqui.

 

07/05/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à FabLab da EDP

No passado dia 27 de Abril, a turma de Técnicos de Informática de Gestão, deslocou se ao FabLab da Edp, a convite da Câmara Municipal de Loures, em concreto do Gabinete da Juventude.

Os alunos foram bem recebidos, e mostraram muito interesse por aquilo que é realizado neste laboratório.

 

07/05/2018 - Espetáculo Viva o Circo

O espetáculo cultural "Viva o Circo" da Escola Profissional de Loures - IPTrans, foi um projeto de curso da área de Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, transversal a todos os anos e contou com a participação das turmas de 9º ano de Acompanhantes de Crianças, 1º ano de Técnico/a de Ação Educativa e 2º e 3º anos de Técnico/a de Apoio à Infância.

Agradecemos os apoios e patrocínios, nomeadamente à Câmara Municipal de Loures bem como à Sogenave/Trivalor, por acreditarem connosco neste projeto.

Agradecemos também a todas as instituições presentes pela oportunidade ao aceitarem ser espectadores deste nosso grandioso espetáculo que transmitiu e alegria e a magia de um grande circo.

A todos os envolvidos, um grande agradecimento pela dedicação, esforço, trabalho em equipa e profissionalismo. Competências estas, desenvolvidas durante toda a concretização deste trabalho e que conduziram ao fantástico produto final!

Orgulho é a palavra mestra!

 

06/05/2018 - Provas de Aptidão Profissional - Técnico/a de Turismo

No dia 4 de maio, os alunos do 3º ano do curso de Técnico/a de Turismo apresentaram as suas Provas de Aptidão Profissional.

Os projetos individuais foram desenvolvidos ao longo deste último ano e culminou num relatório escrito que foi agora defendido perante um júri.

Desenvolveram variadas temáticas e fizeram uso dos conteúdos programáticos e aprendizagens adquiridas ao longo dos últimos três anos, durante a frequência deste curso.

Parabéns

  • Alberto Trinta - Cruzeiros Beto's
  • David Fernandes - Aventura no Olimpo (Campo Aventura)
  • Ancuta Coiabla - AmscMilitary (Acantonamento Militar)
  • Maria Alexandra Ginja - Uma experiência Hogwarts
  • Inês Pereira - Sunset Music & Surfers
  • Ana Catarina Xavier - OutdoorGitst (Empresa de Animação Turística)
  • Lucas Mendes - GreenPoint - Roteiros Turísticos na Ilha Terceira
  • Tatiana Santos - Ericeira Surf Guest House

 

06/05/2018 - Seminário Nacional Modelos de Educação do Futuro

Damos os nossos sinceros parabéns a mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Loures.

O Seminário Nacional - Modelos de Educação do Futuro, que decorreu no passado dia 19 de abril, foi bastante interessante e enriquecedor.

Os oradores estão de parabéns pela forma como abordaram o tema.

 

06/05/2018 - Empreg@rte IV - IV Edição da Feira de Emprego e Formação

O IPTrans (CENTRO QUALIFICA) esteve presente, pelo quarto ano consecutivo, na IV Edição da Feira de Emprego e Formação - Empreg@rte IV, que decorreu no Pavilhão Polivalente de Odivelas, no dia 3 de maio.

Este evento é organizado pelo Espaço PAE - Centro Comunitário Paroquial de Famões (Odivelas).

 

03/05/2018 - Estágio de Observação do 1º ano do ISCE no IPTrans

Iniciou no IPTrans o novo grupo de 3 estagiárias, alunas do 1º ano de Educação Social do ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas para realizar o seu Estágio de Observação.

Tiveram a oportunidade de assistir ao projeto de final de ano das turmas de Educação, o «Viva o Circo!» que teve lugar no Cineteatro de Loures.

Começou, assim, mais um novo ciclo de estágios no IPTrans que decorrerá até Junho.

 

01/05/2018 - 77 Palavras Contra a Discriminação Racial

No âmbito da disciplina "Área de Integração" e da abordagem de temas como a discriminação, os alunos do 2º ano dos cursos de Técnico/a de Tráfego e Assistência em Escala e Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participaram no Concurso 77 Palavras Contra a Discriminação Racial.

 

27/04/2018 - Apresentação do Professor Doutor Valter Vairinhos

No passado dia 26 de abril o IPTRans teve o prazer de receber o Professor Doutor Vairinhos que realizou uma apresentação subordinada ao tema "Text Mining para Avaliação de Conhecimentos Baseada em Respostas a Questões Abertas".

Esta apresentação foi destinada aos alunos que estão a frequentar cursos de informática no IPTrans e respetivos docentes.

Os alunos do 2.º Ano de TGPSI tiveram particular interesse nesta apresentação pois apresentaram-se ao Concurso "Jovens Cientistas", promovido pela Fundação da Juventude, um tema, precisamente sobre a temática agora apresentada.

 

26/04/2018 - Falecimento de antigo aluno - Vassily Pires da Luz

É com dor e pesar que comunicamos o falecimento de Vassily Pires da Luz, antigo aluno do IPTrans do Curso de Técnico de Transportes (ciclo formação 2000/2003).

Partiu no dia 23/4, vítima de doença prolongada.

 

26/04/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo ao Porto

No dia 24 de Abril de 2018, os alunos finalistas do curso de Técnico/a de Transportes foram de visita de estudo ao Porto, de avião.

Foi a última visita destes alunos, com esta turma, pois o seu ciclo de formação termina neste ano letivo.

Visitaram a livraria LELLO, a ponte D. Luís I, o mercado do Bulhão, fizeram uma viagem de teleférico entre Gaia e a Serra do Pilar e a tradicional caminhada pelas ruas e ruelas da cidade do Porto.

Os alunos gostaram muito da visita de estudo, além da experiência de viajar de avião, o batismo de voo para alguns, gozaram das belezas e cultura dos Porto.

Foi uma visita inesquecível.

 

25/04/2018 - Clube de Programação e Robótica - Ação de Divulgação

No passado dia 11 de Abril, teve lugar na nossa escola uma acção de divulgação de Robótica, organizado pelo nosso Clube e que teve a participação especial do núcleo de Robótica da Escola Secundária D. Dinis.

Nesta acção tivemos a oportunidade de ver alguns dos projectos desenvolvidos por aquela escola, onde se salientou o desenvolvimento de um Drone autónomo.

Tivemos a oportunidade ainda de fazer algumas actividades de programação de Robot's.

Agradecemos a participação do Clube de Robótica da Escola Secundária D.Dinis e ao seu núcleo e coordenador professor Carlos Almeida pela sua disponibilidade, colaboração e entusiasmo.

 

25/04/2018 - CLDS 3G - Rede em Movimento - Final do II Concurso de Ideias

O II Concurso de Ideias, promovido pelo CLDS 3G - Rede em Movimento, teve a sua final no dia 23 abril de 2018. Estiveram presentes no auditório do IPTrans os cerca de 30 alunos finalistas desta escola profissional e da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo.

Assistiram à sessão final, alunas do CEF de Acompanhantes de Crianças eoutros alunos alunos de várias turmas do 2º ano. Estiveram também presentes: Helena Nunes, diretora executiva e pedagógica do IPTrans, Carla Cruz da Loures Inova, Albino Freire da Gesentrepreneur, Jaime Bastos pela Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Ana Simão e Teresa Nunes Correia do CLDS 3G - Rede em Movimento.

O Júri foi constituído por: Sónia Figueiredo da Loures Inova - Câmara Municipal de Loures, que atribui o 1º prémio; João Costa, em representação do Dr. Pedro Neto da Cityrama Grey Line, entidade atribuidora do 2º prémio; e Joaquim Vale, administrador da Santos e Vale, que atribuiu o 3º Prémio.

A ideia vencedora integrará, durante um ano, a incubadora de ideias/ centro de negócios empresarial Loures Inova - CMLoures; o segundo prémio recebeu vouchers para barco e autocarro hop-on hop-off disponibilizados pela Cityrama; e o 3º prémio recebeu sacos de merchandising da Santos e Vale.

Todos os alunos participantes/ finalistas a concurso receberam ainda vouchers de autocarro hop-on hop-off da Cityrama.

O CLDS 3g - Rede em Movimento agradece a todos os participantes, à parceria estabelecida com a Escola Secundária Dr. António carvalho Figueiredo na pessoa do Dr. Luís Camacho e ainda à empresa que geriu todo o concurso, a Gesentrepreneur e aos respectivos consultores que demonstraram toda a disponibilidade e profissionalismo: Dr. Luís Caixado e Dra. Ana Araújo.

1º Prémio: TryOut - Jérsia Santos e Márcia Gonçalves – Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo – Professor Jaime Bastos
2º Prémio: HealthApp - Inês Lopes e Laura Lopes - Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo – Professor Jaime Bastos
3º Prémio: GoEasy - Daniela Martins, Inês Fernandes e David Fernandes – IPTrans – Instituto Profissional de transportes – Teresa Nunes-Correia

 

23/04/2018 - Estágio de Observação do 1º ano do ISCE no IPTrans

O IPTrans tem o prazer de receber, de Abril até Julho de 2018, um conjunto de 9 alunos do 1º ano de Educação Social do ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas para realizar o seu Estágio de Observação.

O primeiro grupo de 3 alunas terminou este sábado o seu estágio que abrangeu o acompanhamento e participação nas mais diversas atividades que decorreram nestas últimas semanas: II Edição do Concurso de Ideias promovido pelo projeto CLDS 3G - Rede em Movimento e em parceria com a Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo em Loures), Clube de Robótica, Projeto Geração Z, Sessões de acolhimento e dinâmicas de grupo do Centro Qualifica IPTrans, Preparação e ensaios do espetáculo de final de ano dos cursos profissionais da área de Educação do IPTrans - o "Viva o Circo!" e ainda a II Mostra do Pão de Ló Tradicional de Loures (CLDS 3G - Rede em Movimento), entre outras.

 

22/04/2018 - Areal Editores promoveu Ação de Formação - Nas instalações do IPTrans

A empresa portuense Areal Editores, realizou, na sala polivalente do IPTrans, uma Ação de Formação para Professores dos vários níveis de ensino.

A sessão teve lugar no passado dia 18 de abril.

Nessa ação, a empresa teve oportunidade de apresentar as suas publicações, em particular as destinadas ao ensino básico.

 

11/04/2018 - "Viriato" - Viseu vai ter o primeiro transporte público autónomo

Viseu vai ser a primeira cidade portuguesa a ter em operação de transporte público um veículo totalmente elétrico e autónomo: o Viriato. Criado pela TULAlabs, o pequeno veículo, com capacidade para 24 passageiros (sentados e de pé), vai circular, em breve, na capital da Beira Alta.

A operação deste carro é assegurada por um sistema de gestão e monitorização para veículos autónomos, que apresenta informação sobe a posição, a velocidade e distância percorrida de cada veículo em tempo real, permitindo, por exemplo, definir intervenções preventivas das componentes mecânicas, informações sobre ciclos de carga e descarga das baterias, entre outros.

O Viriato tem um nível cinco de automação, ou seja, é o nível máximo na escala criada pela Society of Automotive Engineers (SAE). A escala foi baseada no grau de autonomia da máquina e na necessidade de intervenção do homem no veículo. No nível cinco, a inteligência artificial assume na totalidade o controlo do automóvel, que está desprovido de pedais e volante.

Fonte: http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=57986

 

10/04/2018 - Rodoviária de Lisboa e IPTrans colaboram - Apoio ao transporte de 2 alunas

A Rodoviária de Lisboa decidiu corresponder ao pedido do IPTrans, oferecendo 2 títulos "Livre Trânsito", com validade até final de Julho.

Em complemento, o IPTrans garante os custos com o Navegante 4-18 escalão A, válido na Carris e restantes operadores aderentes.

Esta parceria irá permitir às alunas continuarem a deslocar-se diariamente para o IPTrans, apesar de terem passado a viver longe da escola.

O IPTrans agradece, mais uma vez, a Responsabilidade Social da Rodoviária de Lisboa, consubstanciada neste novo apoio.

Estamos certos que as alunas saberão corresponder à confiança que nelas é depositada, mantendo o bom nível de aproveitamento escolar.

 

09/04/2018 - Abril 2018: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loures e a Câmara Municipal de Loures com o apoio do LoureShopping, convidam a visitar a exposição de trabalhos da comunidade educativa, que estará patente no piso zero do LoureShopping, em Loures, entre os dias 9 e 20 de abril.

Pretende-se com esta exposição evocar Abril, o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.

 

09/04/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Valorsul

No dia 27 do mês de fevereiro, os alunos das turmas de Técnico de Apoio à Infância (2.º ano), de Acompanhante de Crianças e de Operadores de Logística tiveram a oportunidade de visitar a Valorsul - Central de Tratamentos de Resíduos Sólidos Urbanos, em São João da Talha.

No período da tarde, as turmas de Técnico de Agências de Viagens e Transportes e de Técnico de Informática de Gestão visitaram a Central de Triagem e Ecocentro, no Lumiar.

Em ambas as visitas, os alunos foram sensibilizados para a importância da separação do lixo e para as vantagens da reciclagem.

Um agradecimento especial à Valorsul e à Câmara Municipal de Loures por nos ter proporcionado esta visita de estudo.

 

30/03/2018 - Projeto VECTOR - A entrar na reta final, sexta reunião do projeto VECTOR vai realizar-se em Florença

Nos dias 18 a 20 de abril terá lugar na Universidade de Florença a sexta reunião internacional do projeto VECTOR.

Em debate vão estar diversos temas, nomeadamente o processo de reconhecimento do perfil profissional do curso de Gestor de Destinos Turísticos, nos três países do projeto (Itália, Espanha e Portugal), a organização e calendarização do curso piloto bem como a conclusão dos trabalhos a ele inerentes, a garantia da qualidade do projeto, a conclusão do acordo relativo aos direitos de propriedade intelectual, o desenvolvimento das atividades de trabalho político em rede.

No dia 20 o evento contará ainda com uma conferência internacional sobre Gestão de Destinos. Diversos temas de interesse serão abordados. É o caso do dos residentes e dos turistas, um processo de equilíbrio que começa a ser alvo de debate também em Portugal, particularmente em Lisboa e Porto. Nesse evento, os estudantes receberão os seus certificados de participação no curso piloto.

A sessão da manhã terminará com a assinatura de um Memorando de Entendimento com parceiros interessados, públicos e privados.

Da parte da tarde haverá sessões paralelas sobre aspetos fundamentais da Gestão de Destinos Turísticos: Planeamento e Gestão, Marketing e Promoção e ainda financiamento e web 4.0.

Em paralelo, nos dias 16 a 20 de abril, terá lugar a 2ª fase do curso piloto de Gestor de Destinos Turísticos.

São objetivos verificar os resultados do processo de testes e ter um teste geral de todo o curso.

Os estudantes terão a lecionação da parte final do módulo do financiamento, discutirão com os professores os módulos anteriores, prepararão a sua participação nas sessões paralelas e receberão, no evento político, o certificado de participação.

Nota Legal: Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

 

27/03/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à STEF Portugal

No passado dia 21 de março, os alunos dos cursos Técnico de Transportes e Técnico de Tráfego e Assistência em Escala visitaram as instalações da empresa STEF na Póvoa de Santa Iria.

Desta forma, puderam conhecer uma das instituições que coopera com o IPTrans no acolhimento de estágios curriculares do curso Técnico de Transportes, conhecida como "a especialista da logística do frio".

A visita permitiu que os nossos alunos conhecessem as diferentes áreas de negócio da empresa e os seus diferentes armazéns de temperatura controlada de -25ºC até 15ºC.

O nosso profundo agradecimento à STEF pelo acolhimento.

 

27/03/2018 - Plantação de Árvores

Na semana passada, os nossos alunos de 1º ano do curso de Técnico/a de Ação Educativa, no âmbito da disciplina de Saúde Infantil, UFCD 3270 - Modelos Psicológicos e Fases do Desenvolvimento da Criança, plantaram duas árvores, um limoeiro e um pinheiro, no recinto da nossa escola.

Assinalaram assim a chegada da Primavera, com a recriação de uma atividade a desenvolver com crianças de 5 anos.

Os alunos foram incentivados a planear e organizar uma atividade tendo em conta as etapas do desenvolvimento humano.

Parabéns pela iniciativa.

 

20/03/2018 - Terminou a FUTURÁLIA - Participação do IPTrans foi um sucesso

Terminou no passado sábado a participação do IPTrans na FUTURÁLIA.

Ao longo dos 4 dias, a participação de docentes e não docentes e dos alunos permitiu fazer destes 4 dias momentos que valeram a pena para o IPTrans.

Da roda da sorte aos sininhos, do jogo do galo aos dados e à participação dos bonecos, não faltaram estímulos para atrair visitantes ao nosso stand e registar os seus contactos.

Uma palavra de agradecimento ao Município de Loures o qual, mais uma vez, disponibilizou o espaço para as escolas do concelho.

 

16/03/2018 - Canguru Matemático sem Fronteiras 2018

No dia 15 de março, 50 alunos do IPTrans participaram no Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2018.

Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Este concurso contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens.

O Concurso foi para TODOS os alunos!

Os resultados serão conhecidos em Maio.

 

15/03/2018 - WorkShop promovido pelo Município de Loures e pelo AICEP

No passado dia 1 de março, os alunos do 3º ano do curso Técnico de Transportes tiveram a oportunidade de participar num workshop, promovido pela Município de Loures e pelo AICEP, com o objetivo dar a conhecer o potencial do mercado nos países da Europa do Norte.

Nesta sessão os alunos puderam contactar com empresários, entre os quais alguns transitários, que revelaram as suas diferentes visões, estratégias e desafios que envolvem o mercado em causa.

 

15/03/2018 - FUTURÁLIA 2018 - IPTrans participa na FUTURÁLIA e recebe a visita do Ministro da Educação

O stand do IPTrans na FUTURÁLIA, inserido no stand do Município de Loures, recebeu hoje a visita de Tiago Brandão Rodrigues.

Nessa ocasião, o governante teve oportunidade de conhecer as ofertas formativas e educativas da escola bem como posar com as mascotes do IPTrans.

O IPTrans tem vindo a participar ativamente, com diversas demonstrações do muito que os seus alunos e professores desenvolvem em contexto escolar.

A todos o nosso MUITO OBRIGADO!

A FUTURÁLIA, Feira da Educação, decorre até ao próximo dia 17 na FIL, no Parque das Nações.

 

14/03/2018 - Visita de estudo ao Dino Parque da Lourinhã

Aproveitamos a "brecha" no estado do tempo, entre a tempestade Félix e a Gisele, e rumaram à Era Mesozóica no Dino Parque da Lourinhã.

Numa visita ao ar livre, num percurso pedestre de 2,5km pudemos percorrer 400milhões de anos, pelos diferentes períodos da história da Terra.

Observamos muitos dos dinossauros à escala real. O parque conta com 120 expostos pelos diferentes percursos.

Visitámos também os achados fósseis de dinossauros naquela que é a região mais rica da Europa, expostos no Museu. Assim como, o laboratório onde pudemos acompanhar a "preparação dos fósseis".

Foi um dia muito enriquecedor e revigorante.

 

13/03/2018 - Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

No dia 12 de março decorreu, nas instalações do IPTrans, uma ação de sensibilização para os direitos do consumidor.

Assinala-se no dia 15 de Março o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, e para assinalar esta efeméride os nossos alunos foram alertados para estas questões.

O Dr. João Calado (ISEG), Marina (CMLoures) e o Agente Pires (PSP) refletiram connosco sobre os nossos direitos como consumidores e alertaram para a problemática do consumismo.

Prometemos ficar mais alerta e ser mais poupados.

 

06/03/2018 - Notícias do Município - Bucelas: Terra, Vinho e Culto

No próximo dia 10 de março, a Câmara Municipal de Loures promove mais uma caminhada integrada no programa Desporto, Natureza e Cultura – Bucelas: Terra, Vinho e Culto.

Um passeio por terras do arinto e os seus lugares-comuns, de culto e memória, numa viagem pela história de Bucelas, com início marcado para as 10h00, junto ao Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas.

Inscreva-se, gratuitamente, até dia 8 de março, pelos telefones 211 151 085/6 ou através do endereço de correio eletrónico se_ceramica@cm-loures.pt.

Saiba Mais

 

28/02/2018 - Notícias do Município - Campanha de Doação de Sangue e Registo de Dadores de Medula Óssea

A Câmara Municipal de Loures, através da Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Apoio Psicossocial (DSSOAP), tem realizado várias campanhas de colheita de sangue e registo de dadores de Medula Óssea dirigidas aos trabalhadores e abertas também a outros interessados.

No sentido de dar continuidade a esta iniciativa tão nobre, estão programadas mais duas colheitas de sangue e registo de dadores de medula óssea, em colaboração com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

Estas decorrerão nos dias 27 de março e 25 de setembro de 2018, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, entre as 09:00 e as 13:00.

 

25/02/2018 - Ação de sensibilização para o cancro da mama

Tivemos o privilégio de receber uma ação de sensibilização para o cancro da mama.

Ficámos a saber que prevenir faz toda a diferença.

Deste modo, só podemos agradecer à Câmara Municipal de Loures, por esta oportunidade, bem como às oradoras da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa que nos elucidaram para questões de saúde tão importantes para todos.

 

25/02/2018 - Mostra de Cursos Profissionais do Município de Loures

Decorreu no passado dia 22 de fevereiro a Mostra de Cursos Profissionais do município de Loures.

O IPTrans marcou, mais uma vez, presença neste evento com a divulgação da oferta educativa.

Tivemos ainda o privilégio de estar representados no momento de abertura deste encontro, com a participação das nossas alunas do Curso de Acompanhante de Crianças com o medley "Era uma vez..." com as mais belas e inesquecíveis canções da Disney.

Parabéns às artistas que tão bem representaram a nossa escola.

 

20/02/2018 - Obras de Manutenção - IPTrans recupera cobertura das instalações

Começaram as obras na cobertura do edifício do IPTrans.

Esta ação visa resolver o problema das infiltrações das águas pluviais, as quais estavam a prejudicar a qualidade das condições de trabalho em algumas salas de aulas.

Dentro de alguns meses, logo que a estrutura do edifício esteja mais seca, serão realizadas pinturas nas zonas mais afetadas.

Este investimento resulta de uma parceria com a empresa Orange Ways, a qual vai instalar painéis fotovoltaicos na cobertura do edifício, para a produção de energia elétrica.

 

14/02/2018 - PROGRAMA SIMPLEX + 2017 - Medida do SIMPLEX+, Informação ao consumidor + simples, já está implementada

Já é possível organizar e disponibilizar, de forma mais simples e acessível, todas as informações que atualmente se encontram afixadas, em formato papel, nos estabelecimentos comerciais, quer sejam obrigatórias ou facultativas. Através da plataforma www.comunicarconsumidor.gov.pt os comerciantes podem criar o seu painel de informações ao consumidor, o qual substitui, para todos os efeitos legais, os vários documentos em formato papel afixados nas paredes do seu estabelecimento comercial.

É simples e não tem custos. Basta ir ao "website" indicado.

Pela sua importância na vida dos empresários, bem como dos consumidores, solicitamos a ampla divulgação desta plataforma junto de profissionais, consumidores e demais interessados.

A Direção-Geral do Consumidor

 

14/02/2018 - IPTrans reforça envolvimento da comunidade escolar

"Se estás aqui é porque fazes parte da nossa história".

Esta frase, colocada por cima do guichê da Secretaria, expressa bem o reforço do envolvimento de todos, em particular dos alunos, no sucesso do projeto educativo que é o IPTrans.

Um sucesso que passa pela sala de aula mas que vai muito para além disso, com as visitas de estudo e todo um conjunto de iniciativas extra-curriculares, muitas vezes por proposta dos alunos.

O IPTrans vale mesmo a pena!

Com a participação de todos.

 

07/02/2018 - Carnaval 2018 no IPTrans

A Associação de Estudantes está a organizar uma festa para celebrar o Carnaval. Esta decorrerá no dia 9 de Fevereiro e apela-se à participação de todos/as.

Pede-se que venham mascarados/as de forma a participarem no desfile de máscaras.

Haverá ainda um concurso para a "Máscara mais criativa". A participação pode ser em grupo, turma, ou a pares. As máscaras serão apresentadas a um júri que terá a difícil tarefa de escolher a mais original e criativa.

A aquisição das pulseiras para a festa é tratada diretamente com a Presidente, Vice-presidente ou Tesoureiro da AE.

A Associação de Estudantes agradece a vossa participação.

 

07/02/2018 - Centro Qualifica - Protocolo entre o Centro Qualifica do IPTrans e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Camarate

Foi assinado no dia 5 de Fevereiro o Protocolo entre o nosso Centro qualifica e a AHBV de Camarate, de forma a melhorar as qualificações dos colaboradores e associados desta entidade.

O primeiro passo foi dado e a Coordenadora do CQ deu as boas vindas a todos os/as candidatos/as na sessão de acolhimento, com a seguinte ordem:

  • Programa Qualifica;
  • Centro Qualifica do IPTrans;
  • Etapas de Intervenção;
  • Cronograma.

Votos de muito sucesso a todos/as.

 

07/02/2018 - Visita de Estudo - Visita de estudo à Sogenave

No dia 7 de fevereiro os nossos professores/coordenadores de cursos, acompanhados pela Diretora Pedagógica, fizeram uma visita de estudo à Sogenave.

Esta visita serviu para reafirmar a proximidade e reforçar a parceria entre as duas entidades. O grupo teve o prazer de ver in loco todo o trabalho e organização desta empresa.

A Sogenave integra o Conselho de Orientação Estratégica (COE) do IPTrans e historicamente acolhe os nossos estágios profisisonais.

Obrigado por nos receberem tão bem.

 

06/02/2018 - Marta Baeta com o Quénia no coração

No dia 5 de Fevereiro, Marta Baeta passou pela nossa escola para partilhar connosco a sua experiência de voluntária em Kibera, Quénia.

Consigo trouxe algum artesanato para mostrar os trabalhos elaborados por aquela comunidade e para angariar fundos para alimentar esta causa.

Obrigado pela visita.

 

05/02/2018 - Desporto Escolar - Segunda Jornada de Andebol

Disputou-se no dia 31 do passado mês, a 2ª jornada referente ao Desporto Escolar, na modalidade de Andebol, no escalão de Juvenis.

Apesar de dois resultados negativos, a entrega, o espírito de sacrifício e de união falaram mais alto.

Dia 21 de Fevereiro, realiza-se a terceira jornada, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

 

04/02/2018 - Semana Europeia do Ensino e Formação Profissional

A Semana Europeia do Ensino e Formação Profissional de 2017 foi um sucesso!

O IPTrans participou neste evento anual, no qual a Comissão Europeia procura valorizar a importância do Ensino e Formação Profissional.

Mais informação em http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?sitelang=en&ref=I149494.

 

01/02/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo ao Porto de Lisboa, Museu de Arte Popular e Palácio Nacional da Ajuda

Porque a escola não se faz dentro de paredes, no dia 29 de janeiro os nossos alunos deixaram as salas de aula e partiram em visita de estudo.

As turmas dos cursos de transportes e logística tiveram a oportunidade de visitar o Porto de Lisboa.

As turmas de apoio à infância, ação educativa e acompanhante de crianças visitaram a Exposição Escher em Lisboa, no Museu de Arte Popular.

Os alunos dos cursos de turismo, agência de viagens e transporte, gestão e programação de sistemas informáticos e informática de gestão tiveram uma visita guiada ao Palácio Nacional da Ajuda.

A tarde foi passada no LX Factory.

 

20/01/2018 - I CET-ETRM 09/10 - Antigos alunos e professores do 1º curso de especialização tecnológica em jantar de confraternização

6ª feira, 5 de janeiro, antigos alunos e professores do primeiro CET em Exploração do Transporte Rodoviário de Mercadorias juntaram-se para jantar em Alhandra.

Foi um momento especial de reencontro e de recordação dos bons momentos vividos, num curso que marcou de forma indelével a relação que se estabeleceu entre todos os envolvidos.

Na ocasião, Vítor Rocha, um dos organizadores, em conjunto com Anabela Casquinha, manifestou a sua satisfação pela significativa participação, fazendo votos de repetição desta iniciativa no futuro.

No mesmo sentido se pronunciou José Bourbon, em representação do IPTrans, o qual secundou aqueles votos e convidou todos os presentes a aliarem-se às comemorações dos 25 anos do IPTrans.

Na ocasião, não deixou de dirigir também uma palavra a Francisco Costa Lopes, igualmente presente, o qual esteve na origem do IPTrans e que também proferiu algumas palavras sobre a efeméride.

De entre os professores presentes, contámos igualmente com a participação de Fernando Cruz Gonçalves, da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, elemento fundamental na concretização desta parceria com o IPTrans.

Fazemos votos de um reencontro no próximo ano!

 

18/01/2018 - Francisco Lufinha no IPTrans

No passado dia 17 de Janeiro recebemos na nossa escola o Francisco Lufinha, um jovem aventureiro e recordista mundial português.

O Francisco é um apaixonado pelo mar, começou na Vela depois no Wakeboard e Windsurf, mas foi o Kitesurf que o agarrou mais, por ser uma mistura dos seus desportos favoritos.

Na sua apresentação o Francisco teve oportunidade de partilhar o seu percurso, a paixão pelo mar, pela aventura e pelos novos desafios.

Foi uma oportunidade única de conhecer alguém que conseguiu alinhar o seu percurso profissional à sua paixão pelos desportos náuticos.

Não menos importante foi a mensagem que nos deixou sobre a importância da preservação dos oceanos que é um papel e uma obrigação de todos nós.

Obrigado Francisco pela partilha e inspiração.

 

08/01/2018 - Ano letivo 2018/2019 - Divulgação em marcha!

O IPTrans iniciou o trabalho de divulgação das suas ofertas para o próximo ano letivo.

Estamos todos empenhados em fazer mais e melhor para reforçar, em quantidade e qualidade, os novos alunos que irão integrar os nossos cursos.

O IPTrans oferece Cursos Profissionais nas áreas dos Transportes (incluindo também Tráfego de Assistência em Escala), Logística, Informática (de Gestão, entre outros), Turismo (Agências de Viagens e Transportes), Ação Educativa e Psicossocial. Destinam-se a jovens com o 9º ano e idade até 20 anos, conferindo o 12º e uma qualificação profissional.

Também oferece Cursos de Educação Formação nas áreas de Logística, Informática, Infância e Família e Comunidade. São cursos para jovens com o 8º ano, conferindo o 9º e qualificação profissional.

QUERO SER CONTACTADO PARA MAIS INFORMAÇÕES

 

30/12/2017 - Notícias do Município - Novos órgãos municipais

A cerimónia pública de instalação dos novos órgãos autárquicos do Município de Loures decorreu, no dia 20 de outubro, no Pavilhão Paz e Amizade .

Após a tomada de posse dos novos órgãos municipais, o presidente reeleito, Bernardino Soares, esclareceu que "a nossa aliança fundamental é com o povo do concelho e o nosso entendimento é com os trabalhadores do Município. Assumiremos todas as responsabilidades."

Mencionou, a propósito, que "a gestão partilhada, com outras forças políticas, não foi possível porque, em relação à coligação de direita, foi inviabilizada pelo seu posicionamento político na campanha eleitoral e porque o Partido Socialista não esteve recetivo para concretizar essa participação em funções executivas".

O autarca, eleito para o seu segundo mandato, estabeleceu as prioridades: "Manteremos uma política de aposta no investimento, designadamente na rede viária, em escolas, dando seguimento às várias escolas construídas ou reconstruídas neste mandato, nos espaços verdes e considerando também aqui a manutenção adequada dos equipamentos e espaços municipais, para que possam plenamente desempenhar as suas funções.

Apostaremos na requalificação do espaço público, na melhoria da oferta e do ordenamento do estacionamento e prosseguiremos a revitalização dos centros urbanos.

Além disso, a questão dos transportes públicos continuará no topo das nossas preocupações. Continuaremos a intervir e a apoiar na área da integração social, a ser um concelho que valoriza a diversidade e que promove a inclusão e iniciaremos o processo para termos um centro cultural".

Aludiu, ainda, à continuação da mudança que, nos últimos quatro anos, se pautou pela "recuperação financeira, estrutural e do prestígio e credibilidade da Câmara. Estamos com confiança reforçada, alicerçada no trabalho feito e na perspetiva do trabalho futuro com uma gestão de qualidade e seriedade".

Resultados Eleitorais

Câmara Municipal
PCP-PEV 32,76% 4 mandatos
PS 28,24% 4 mandatos
PPD/PSD.PPM 21,55% 3 mandatos
B.E. 3,55%
CDS-PP 2,86%
PCTP/MRPP 2,55%
PAN 2,08%
NC 0,84%
PDR.JPP 0,51%
PTP 0,30%

Assembleia Municipal
PS 31,19% 12 mandatos
PCP-PEV 29,44% 11 mandatos
PPD/PSD.PPM 19,72% 7 mandatos
B.E. 5,02% 1 mandato
PAN 3,01% 1 mandato
CDS-PP 2,98% 1 mandato
PCTP/MRPP 2,23%
PDR.JPP 0,66%
PTP 0,39%

 

30/12/2017 - Notícias do Município - Mantêm-se as competências delegadas nas juntas de freguesia

Com a instalação da Assembleia Municipal de Loures, mantêm-se em vigor os acordos de execução para concretização da delegação de competências da Câmara Municipal nas juntas de freguesia, celebrados em abril de 2014, mas que serão objeto de negociação.

Estes acordos contratualizam a delegação de competências em áreas cujas tarefas se consideram ser mais adequadamente realizadas pelas juntas de freguesia, considerando a relação de proximidade territorial destes órgãos locais, tendo como objetivo respostas mais céleres e de qualidade às populações.

Negociados entre a Câmara Municipal e todas as freguesias do concelho, com critérios acordados e rigorosamente equitativos, são objeto de transferências financeiras correspondentes aos encargos apurados, anualmente atualizadas em função da variação do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) a receber pelo Município.

O envelope financeiro transferido para as juntas de freguesia foi, no último mandato, de 34.781 milhões de euros.

Principais competências transferidas

  • Manutenção e reparação dos equipamentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, bem como dos espaços envolventes e logradouros;
  • Manutenção, conservação e gestão de recintos desportivos municipais protocolados;
  • Gestão e manutenção de espaços verdes;
  • Limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros;
  • Manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público, com exceção daquele que é objeto de concessão;
  • Gestão e manutenção corrente de feiras e mercados;
  • Manutenção e conservação de caminhos, arruamentos e pavimentos pedonais;
  • Aquisição e colocação de sinalização vertical, bem comoa sua substituição.

Outras competências

  • Utilização e ocupação da via pública;
  • Afixação de publicidade de natureza comercial;
  • Atividade de exploração de máquinas de diversão;
  • Controlo e fiscalização de recintos itinerantes;
  • Realização de espetáculos desportivos e divertimentos na via pública;
  • Atividade de guarda-noturno;
  • Realização de acampamentos ocasionais;
  • Realização de fogueiras e queimadas;
  • Emissão de licença de ruído.

 

26/12/2017 - Projeto VETMO4TL - Mobilidade no Ensino e Formação Profissional (VET) de nível 4 do QEQ em Transportes e Logística

O projeto VETMO4TL é uma ação de 30 meses de duração que é cofinanciada pelo programa Erasmus+ e que visa fornecer os necessários documentos e ferramentas para permitir e facilitar uma mobilidade reconhecida para alunos/formandos no Ensino e Formação Profissional (VET) de nível 4 do QEQ em Transportes e Logística.

O projeto junta 11 organizações parceiras complementares tais como Centros de investigação em transportes e logística, organizações profissionais, autoridades competentes e centros de Ensino e Formação Profissional, de 10 países Europeus (Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Espanha (Catalunha) e os Países Baixos.

Para alcançar os objetivos do projeto, a equipa do VETMO4TL começará, em primeiro lugar, por desenvolver referências comuns, nomeadamente perfis profissionais e padrões de competências comuns.

Estes documentos permitirão uma compreensão mútua das qualificações existentes de nível 4 QEQ em Transportes e Logística nos 10 países parceiros e viabilizarão a comparação entre os diferentes "curricula" (referenciais de formação), graças à utilização da metodologia ECVET.

Num segundo momento, os parceiros irão providenciar padrões de mobilidade. O objetivo destes documentos é comparar programas de formação correspondentes, em trabalho entre dois países, para determinar com clareza as possibilidades de correspondência entre unidades de resultados de aprendizagem e definir uma espécie de guias de ação para apoiar ainda mais os professores e os formadores na organização de uma mobilidade reconhecida.

Por fim, a equipa de projeto organizará 4 ações de formação em mobilidade para professores, visando formá-los no uso das ferramentas e dos documentos desenvolvidos na rede de trabalho do projeto (tais como as referências partilhadas e os padrões de mobilidade) e dar-lhes a oportunidade de criar novas ou reforçar parcerias.

A interação da parceria alargada de 11 organizações parceiras representará um grande passo em frente para aumentar a compreensão mútua entre parceiros e permitir o reconhecimento de resultados de aprendizagem de um país para outro graças aos documentos e ferramentas desenvolvidos.

Os resultados do projeto serão, além disso, integrados na existente rede de trabalho NETINVET.

 

22/12/2017 - Um Natal especial

No dia 20 de Dezembro as alunas do Curso de Educação e Formação - Acompanhantes de Crianças, fizeram uma apresentação na festa de natal da PSP de Loures, assista aqui ao vídeo!

Parabéns a todas pelo desempenho.

Bom Natal

 

20/12/2017 - NATAL no IPTrans

A vida é feita de momentos e hoje os trabalhadores do IPTrans reuniram-se para celebrar o Natal.

Foi um momento de salutar convívio entre pessoal docente e não docente, para assinalar esta época festiva.

No final, a tradicional troca de presentes do "amigo secreto".

Obrigada às alunas de CEF - Acompanhante de Crianças que nos proporcionaram um bom momento musical.

O nosso agradecimento à Roulote Graça que, de braços abertos, acolheu o desafio e tão bem nos serviu.

 

18/12/2017 - Festas Felizes e Bom Ano Novo!

A Direção da AEPTL/IPTrans formula votos de Boas Festas para toda a sua comunidade educativa: Alunos, Encarregados de Educação, Empresas e outras entidades, Administração Pública, Trabalhadores e todos quantos vêm contribuindo para o sucesso do projeto.

O trabalho realizado nos últimos 3 anos dá-nos a confiança, com o envolvimento de todos, de que iremos ter um 2018 pleno de sucessos, com os novos desafios que temos pela frente.

Obrigado, felicidades e bom trabalho!

 

17/12/2017 - Iniciativa da ANQEP - Sessão de Informação: Sistema de Créditos para o Ensino e Formação Profissionais e Passaporte Qualifica

No passado dia 7 de dezembro, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, realizou-se a referida sessão de informação.

Oportunidade para se refletir sobre as dimensões de atribuição, acumulação e transferência dos pontos de crédito em qualificações integradas no Catálogo Nacional de Qualificações e utilização do Registo Individual de Competências e Passaporte Qualifica, enquanto instrumento de orientação para percursos de aprendizagem no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).

Considerando a relevância e contributo dos Conselhos Sectoriais na identificação das qualificações fundamentais e dinamização do CNQ, a ANQEP vai promover a operacionalização do Sistema de Créditos, de acordo com a estrutura modular das ofertas formativas integradas no Catálogo.

A Agência solicitou a colaboração de todos os Conselhos Sectoriais para a Qualificação, visando o favorecimento da legibilidade e reconhecimento do sistema de ensino e formação profissionais, por parte de todos os parceiros interessados, e a desejada valorização das aprendizagens certificadas no contexto do SNQ.

 

15/12/2017 - Loures INOVA prepara o futuro - Com as Universidades e o IPTrans

No passado dia 15 de dezembro, o Loures INOVA reuniu com os parceiros ligados à área da educação: universidades, politécnicos e ensino profissional.

Objetivos: apresentar os resultados do programa de aceleração Agro Up, ouvir os parceiros, relativamente ao desenvolvimento do projeto, de apoio às start up mas também às ideias inovadoras das empresas já consolidadas, e dar informações sobre o processo de constituição da Associação.

Com a participação do Vereador António Pombinho, responsável pela Divisão de Economia e Inovação, tratou-se de um debate muito rico, do qual o IPTrans retirou muitas pistas para o futuro: a Logística e os novos desafios – energia e resíduos (economia circular), estágios profissionais para jovens finalistas de cursos de informática, departamento de geografia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova que trabalha em redes de transporte com sistemas de informação geográfica, a ecologia humana, relacionada com os desperdícios e a alimentação e a Ebusiness week, promovida pela AIP, de 11 a 13 de abril de 2018, na qual poderão ser apresentados projetos de empresas com universidades e politécnicos, tendo sido referido o stand da Câmara Municipal, o qual poderá divulgar projetos nas áreas do ambiente, inovação, smart cities, etc..

O IPTrans, como única escola profissional do concelho, irá continuar a participar ativamente nesta iniciativa de grande interesse económico e empresarial.

 

14/12/2017 - Dia Internacional da Aviação Civil

Comemora-se no dia 7 de dezembro o Dia Internacional da Aviação Civil e os nossos alunos do 2º ano do curso de Técnico de Tráfego e Apoio em Escala (TTAE) não quiseram deixar passar esta efeméride em branco. Assim, criaram uma exposição sobre a evolução da aviação civil, medidas de segurança e algumas curiosidades.

Neste dia, dedicaram a manhã a mostrar aos colegas aquilo que têm aprendido neste curso. Criaram um check-in, a porta de entrada para as atividades, sendo posteriormente encaminhados para o auditório e para uma sala.

No auditório, criaram uma simulação de voo, com uma pequena demonstração do trabalho das Assistentes de Bordo e posteriormente assistiram a um curto filme de uma viagem de avião. Na sala, criaram três atividades: um quiz, um vídeo e um jogo de computador, que atraiu a atenção dos colegas.

No período da tarde,assistiram a uma palestra tendo como convidados três TTAE que partilharam connosco as suas atividades, experiências e puderam esclarecer algumas dúvidas e questões dos nossos alunos.

Agradecemos a disponibilidade dos três Técnicos: Diogo Silva, Filipa Alves e João Silva.

 

14/12/2017 - O Comandante e a Assistente de Bordo vêm à escola

Na continuidade do Dia Internacional da Aviação Civil (7/12), no dia 12 de dezembro o Comandante Sérgio Melo e a Assistente de Bordo Cláudia Fernandes, vieram falar com os nossos alunos.

A palestra pensada particularmente, nos alunos do curso profissional de Técnico de Tráfego e Assistência em Escala (TTAE), foi alargada a outros cursos: Transportes, Turismo, Agência de Viagens e Transporte e Operador de Logística, podendo estes também beneficiar desta experiência.

Assim, numa sessão aberta os nossos convidados partilharam connosco os seus percursos, algumas questões técnicas associadas às suas atividades e muitas curiosidades, ligando a teoria à prática.

Foi uma sessão muito interativa e empolgante que os nossos alunos muito apreciaram, aproveitando a vinda dos nossos convidados para colocarem muitas questões e esclarecendo algumas ideias pré-concebidas.

Obrigado ao Sérgio Melo e à Cláudia Fernandes.

 

13/12/2017 - Portugal é melhor destino turístico do mundo

Portugal foi distinguido como o Melhor Destino Turístico do Mundo, arrecadando um total de seis Óscares Mundiais, no World Travel Awards, que este ano teve lugar no Vietname.

Estes prémios são fruto de um investimento que tem vindo a ser feito um pouco por todo o país, tornando-nos assim nesta potência mundial a nível turístico.

Óscares:

  • Melhor destino Turístico do Mundo;
  • Melhores Campanhas de Promoção Turística;
  • Melhor Organização de Turismo do Mundo;
  • Melhor Citybreak do Mundo - Lisboa;
  • Melhor Destino Insular – Madeira;
  • Melhor Exemplo de Recuperação de Património - Parques de Sintra-Monte da Lua.

O IPtrans congratula-se com a excelência do turismo português e irá continuar a contribuir para o setor formando os nossos técnicos na área do Turismo.

 

12/12/2017 - MELQUEP oferece porta para sala de expressões

Nesta época de Natal temos de agradecer à empresa MELQUEP - MONTAGEM ELÉCTRICA DE QUADROS E EQUIPAMENTOS, LDA., na pessoa do Sr. Alfredo Nunes, que ofereceu uma porta para a nossa sala de expressões.

Assim podemos estar mais confortáveis e ser mais felizes a aprender.

Gratos pela bondade!

 

04/12/2017 - Em Busca da Cidade Educadora

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores." (Jean Piaget) e foi assim que alunos aceitaram este desafio e foram "Em busca da cidade Educadora". Este Peddy Paper foi um jogo onde se procurou/descobriu, de forma lúdica e educativa, o património educativo local, neste caso da cidade de Loures, através da resolução de enigmas, bem como a destreza e rapidez de raciocínio. Teve ainda como objetivo fomentar o convívio entre os alunos, alguns com necessidades educativas especiais, e desenvolver o espírito de equipa.

A atividade enquadrou–se na comemoração da segunda edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, no dia 30 de novembro, com o lema: "O Direito à Cidade Educadora". O promotor desta atividade foi o Instituto Profissional de Transportes de Loures - IPTrans, com a colaboração do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Loures. Sabendo que "professor não é aquele que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender" (Jean Piaget) uma equipa de professores motivados organizaram este evento com muita dedicação.

"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo" (José Saramago) e assim seguiram os 80 alunos participantes, no dia 29 de novembro, entre as 09h e as 13h30, pela cidade de Loures, com passagem obrigatória por pontos considerados educadores (Fonte das Almoínhas, CATL da Associação João dos Santos, Núcleo Museológico da República, Galeria Municipal Vieira da Silva, Pavilhão Paz e Amizade, Creche Crescer em Loures, Academia dos Saberes, Biblioteca Municipal José Saramago, EB1/JI de Loures).

Atualmente existe um distanciamento dos jovens relativamente aos espaços da cidade em virtude da sociedade tecnológica, imagética e virtual em que vivem. Há que dar-lhes oportunidade de vivenciarem experiências que os façam olhar e descobrir outras formas de viver a cidade. Este foi um desses momentos. Um convívio entre alunos da mesma escola que tinham o objetivo da passagem em pontos de referência, registando-o através de fotografia. Alguns perderam-se e desorientaram-se mesmo com o recurso ao inevitável Google Mapas. Todos reencontraram o caminho de regresso... pois Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam" (José Saramago). Cansados mas bem dispostos, com um conhecimento mais aprofundado da sua cidade tiveram um dia especial e com certeza ganharam uma visão diferente dos locais por onde passaram, sentindo-se criadores, inventores e descobridores, pois essa era a meta como seus educadores.

 

02/12/2017 - Refeitório do IPTrans com novo mobiliário

O IPTrans adquiriu, recentemente, novas mesas e cadeiras para equipar o bar/refeitório.

Ainda não foi possível adquirir todas as mesas e cadeiras suficientes para que a sala fique com o mobiliário todo por igual mas, aos poucos, vamos melhorando e dando melhores condições aos alunos.

Este espaço é utilizado pelos alunos não só para almoçar mas também para estudar e conviver.

Esperamos que os alunos se sintam confortáveis com o novo mobiliário. As primeiras impressões foram bastante positivas.

Assim que houver condições, substituiremos as mesas antigas que ainda temos neste espaço, para que tenhamos toda a sala com mobiliário igual.

 

01/12/2017 - Zé Pedro - 1956/2017

Recordo a visita do Zé Pedro e do Kalú ao IPTrans, há alguns anos atrás, por ocasião de uma feira em que participámos, para divulgação dos cursos da nossa escola.

Uma visita que foi possível, graças ao Professor Carlos Entrezede, que os conhecia.

É curioso ouvir agora os testemunhos de quem melhor o conheceu: um homem sereno, autêntico – longe do mediatismo do negócio da música –, sorridente, simpático e bondoso.

É curioso pois foi exatamente a imagem com que fiquei, de um brevíssimo contacto que com ele tive, nessa ocasião.

Obrigado Zé Pedro e Kalú, pelo apoio ao IPTrans.

Pois vale mais tarde do que nunca...

José Bourbon

 

06/11/2017 - Projeto VECTOR - Loures acolhe a 5ª reunião internacional

Nos próximos dias 8 a 10 de novembro realiza-se em Loures a 5ª reunião internacional do projeto VECTOR.

O objetivo é fazer um ponto de situação dos trabalhos, com particular destaque para a definição do Policy Action Plan, destinado a promover a disseminação do curso de gestor de destinos turísticos junto dos stakeholders dos países parceiros e da União Europeia.

6ª de manhã, no Auditório do Museu de Cerâmica de Sacavém, realiza-se um Political Event com stakeholders portugueses, destinado a promover o projeto junto dos parceiros nacionais.

Estarão presentes o Vice-Presidente do IEFP, o Adjunto do Vereador com o pelouro do Turismo e a Diretora do Turismo de Portugal, entre muitas outras entidades, públicas e privadas, ligadas ao turismo e ao ensino e formação vocacional.

Os trabalhos de 4ª e 5ª feira contarão com a participação da Project Manager da EACEA – Education, Audiovisual and Culture Executive Agency, Vytaute Ezerskiene.

Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia.

A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

 

30/10/2017 - Oferta de Emprego - Ajudante de Ação Direta

Oferta

Ajudante de Ação Direta com contrato de substituição de baixa por tempo indeterminado.

Requisitos

Capacidade para trabalhar em sistema de folgas rotativas, incluindo fins-de-semana e feriados. Capacidade para fazer turnos é facultativa.

Turno da manhã: 2 dias de entrada às 7h e saída às 15h00, seguidos de 4 dias de entrada às 8h e saída às 16h00.

Condições

Vencimento Base: 563€ - a este valor acrescem os respetivos pagamentos nos feriados trabalhados e dias de condução. No caso de efetuar turnos recebe + 25% do vencimento base.

Os interessados deverão enviar um e-mail com a referência "Candidatura a Ajudante de Ação Direta" para o endereço clds3g@alpm-loures.com e anexar a Ficha de Inscrição devidamente preenchida e o respetivo CV.

Mais ofertas de emprego em https://www.clds3g-loures.com/emprego.

 

12/10/2017 - Instituto Português da Qualidade - Comissão Técnica 148

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) todos os anos distingue a Comissão Técnica (CT) "cujo desempenho se destaque pelo seu especial contributo para o desenvolvimento e promoção da Normalização, associado a um exemplo de Boas Práticas e evidenciando o cumprimento das Regras e Procedimentos para a Normalização Portuguesa".

Em 2017, o IPQ atribuiu o Prémio Normalização - Comissão Técnica de 2017 à CT 148.

A entrega do galardão decorrerá no dia 16 de outubro de 2017, no evento promovido pelo IPQ que assinala o Dia Mundial da Normalização.

Felicitações ao nosso formador António Gama que há vários anos representa a AEPTL/IPTrans na CT 148, junto do IPQ.

 

11/10/2017 - Semana Europeia da Mobilidade - Sessão de Informação e Reflexão

Focando-se essencialmente no tema "Mobilidade verde, partilhada e inteligente", a edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade pretendeu promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos transportes mais ecológicos.

O slogan para as iniciativas das diferentes organizações e entidades decorreram sob o lema "A partilhar chegamos mais longe".

O IPTrans, enquanto escola ativa e comprometida com estas temáticas e sempre aberta à comunidade, assinalou a data e organizou no passado dia 22 de Setembro uma sessão de informação e reflexão com a presença de representantes da Câmara Municipal de Loures, de operadores de transporte e de consultores especialistas.

Tiago Belchior, do Gabinete de Planeamento Estratégico da CM de Loures, abordou o tema "O Futuro da Mobilidade" principalmente nas áreas urbanas, onde fez uma retrospectiva histórica das primeiras iniciativas no concelho de Loures (Larmanjat) e apresentou as principais premissas do novo paradigma da mobilidade.

Já Sónia Caimão, da Rodoviária de Lisboa, apresentou o projeto, em curso desde 2015, as "Carreiras Amigas das Bicicletas". Tendo em vista incentivar e facilitar a utilização da bicicleta em deslocações em meio urbano, a RL permite o transporte gratuito de bicicletas (embora limitado a 1 ou 2 por autocarro) aos utilizadores das principais carreiras desta empresa com destino a Lisboa.

Por último, o Consultor especialista Carlos Carvalho partilhou com a assistência a sua vasta experiência na Logística Urbana, assinalando os principais desafios e tendências.

O IPTrans fez-se representar nas sessões de abertura e encerramento pela sua Direção Executiva, José Bourbon e Helena Nunes.

Na plateia os alunos de Transportes, Logística, Tráfego de Assistência em Escala e Agências de Viagens e Turismo, tiveram oportunidade de contribuir ativamente para o sucesso desta iniciativa.

 

04/10/2017 - Formação de Primeiros Socorros

O IPTrans em parceria com o IEFP de Sintra, levou a cabo uma formação de Primeiros Socorros, com a duração de 25h.

Iniciada a 7 de setembro, terminou no dia 3 de outubro, com 100% de aprovação.

As sessões decorreram nas instalações do IPTrans.

Foi uma formação muito interessante e importante que dotou os formando de competências para atuar perante várias situações: hemorragias, fraturas, queimaduras, desmaios, crises convulsivas, intoxicações, AVC, enfartes agudos do miocárdio e obstruções da via aérea.

A componente prática incidiu sobre a permeabilização da via aérea, Posição Lateral de Segurança (PLS) e Suporte Básico de Vida (SBV).

A partir de hoje, estes formandos estão aptos a intervir, cumprindo as fases do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Parabéns a todos.

Um agradecimento especial à formadora Tânia Marques, em representação do IEFP de Sintra.

 

13/09/2017 - Receção aos Agentes Educativos 2017/2018

No dia 12 de setembro, no Museu da Cerâmica de Sacavém, decorreu a RECEÇÃO AOS AGENTES EDUCATIVOS do concelho, promovida pela Câmara Municipal de Loures (CML).

O presidente da CML, Bernardino Soares, fez o discurso de abertura, ao qual se seguiu uma homenagem aos professores aposentados do concelho.

Após um bom momento, com a apresentação do grupo Teatro Circo Gato Ruim, a vereadora da Educação, Maria Eugénia Coelho, partilhou com os presentes as apostas do município para este novo ano letivo.

Após a assinatura dos protocolos com os Agentes Educativos do concelho, seguiu-se um momento de convívio em torno de um beberete e um Bucelas de Honra.

Votos de bom ano letivo para todos.

 

12/09/2017 - Semana Europeia da Mobilidade - Ações para a Mobilidade

Após o sucesso do Dia Europeu sem Carros (DESC), em 2000 e 2001, foi lançada em 2002 a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia. Esta campanha é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia.

Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. Para mais informações sobre a organização ver aqui).

A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.

Na cerimónia de lançamento da campanha do DESC, presidida pela Comissária para o Ambiente, Margot Wallstrom, que se realizou em Bruxelas, a 4 de fevereiro de 2000, Portugal foi um dos países europeus a assinar a Declaração Europeia, comprometendo-se, assim, a participar nesta iniciativa.

Na sequência das alterações registadas no ano passado com a introdução do projeto "Do The Right Mix" no portal da Semana Europeia da Mobilidade, enquanto promotor da mobilidade urbana sustentável, esta edição traz novas atualizações e surgem as AÇÕESPARAAMOBILIDADE.

Com os mesmos objetivos que o "Do The Right Mix" e, ao contrário da participação na SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE, que acontece apenas de 16-22 de setembro, e é exclusiva às Câmaras Municipais, as AÇÕESPARAAMOBILIDADE podem ser registadas durante o ano inteiro e por qualquer entidade. Não importa se as ações duram apenas um dia ou um mês - o que é importante é que promovam uma mudança comportamental no sentido de uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável.

Seja uma deslocação de bicicleta para o trabalho na companhia de vizinhos ou um empresário que adota medidas específicas para incentivar os seus funcionários a deslocarem-se para o trabalho de transporte público, todas as AÇÕESPARAAMOBILIDADE podem ser registadas online e são divulgadas no portal europeu da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE, ações que, inclusivamente, podem ser promovidas usando os materiais da campanha. Partilhe com o mundo inteiro quais os passos por si dados para uma deslocação mais inteligente!

Pretende-se, desta forma, expandir e complementar o atual formato da Semana Europeia da Mobilidade com atividades a decorrer o ano inteiro, e criar uma única comunidade online, focada no transporte urbano sustentável na Europa, abrindo novas oportunidades que o antigo formato não permitia, como o registo de ações desenvolvidas no contexto da mobilidade, não apenas inseridas no âmbito da SEM, e por entidades que não apenas as Câmaras Municipais.

No novo modelo/plataforma, os promotores da SEM, autoridades locais, ONG, sociedade civil, operadores de transporte, entidades privadas, e outros, poderão registar e mostrar as suas iniciativas, inspirar-se em novas ideias, obter informações, e candidatar-se a prémios de mobilidade urbana sustentável.

Fonte: http://www.apambiente.pt/index.php?ref=19&subref=138&sub2ref=168

 

12/09/2017 - Início do Ano Letivo

O novo ano letivo iniciou-se na passada segunda feira, dia 11 de setembro, no IPTrans.

Os novos alunos foram acolhidos pelos respetivos Coordenadores de Curso e/ou Orientadores Educativos.

Depois desta primeira apresentação, o resto da manhã foi marcada por atividades lúdicas, com o objetivo de promover a integração e convívio entre todos os alunos e destes com o pessoal docente e não docente. No final das atividades, alunos e professores deram as mãos criando um cordão humano, traduzindo deste modo o espírito de equipa e camaradagem entre todos.

Sejam bem vindos.

Bom ano letivo para todos.

 

06/09/2017 - Camião autónomo fez a primeira entrega - Camião autónomo da Uber fez a primeira entrega depois de viajar 200 km sozinho

O veículo pertence à Otto, startup norte-americana adquirida pela Uber por 680 milhões de dólares. O sistema está em fase de testes e a primeira experiência foi bem sucedida.

De Fort Collins a Colorado Springs são 200 quilómetros de distância e foi exatamente essa viagem que o primeiro camião da Otto percorreu para concretizar a primeira entrega autónoma.

Nesta primeira experiência seguiram 50 mil latas de cerveja e uma equipa de monitorização que controlou os dados gerados pelos sensores do veículo durante todo o percurso.

A tecnologia de automação desenvolvida pela empresa é, no entanto, diferente das demais soluções que têm sido criadas para automóveis. Enquanto as segundas são afinadas para lidar com qualquer tipo de estrada e factores externos que possam interceder a condução em zonas mais movimentadas por pedestres, o software da Otto foca-se nas vias onde os camionistas passam a maior parte do seu tempo: auto-estradas.

Segundo a Wired, que acompanhou esta primeira viagem, o sistema é capaz de lidar perfeitamente com a condução em auto-estrada, mantendo distâncias de segurança e decidindo bem sobre as mudanças de faixa. Desta forma, o condutor fica dispensado do volante durante a maior parte da sua viagem, tendo apenas de "atracar o barco" uma vez que este entra na localidade de destino.

O equipamento necessário a esta viagem custa cerca de 30 mil dólares. Entre o interior e o exterior do camião contam-se sensores laser, um radar, uma câmara de alta precisão, dois botões para ativar e desativar o sistema e um conjunto de computadores que se encarrega de transformar os dados recolhidos pelos sensores em direções concretas.

"A tecnologia está pronta para começar a fazer estes testes comerciais. Durante os próximos anos vamos continuar a desenvolver a tecnologia para estar efetivamente pronta para corresponder a todas as condições na estrada", diz Lior Ron, co fundador da Otto. "Achamos que as tecnologias de condução autónoma podem melhorar a segurança, reduzir emissões e melhorar a eficiência das entregas".

O sistema não vai sair já da oficina em definitivo. De acordo com os responsáveis da empresa ainda há melhorias a empregar a curto-prazo ao nível da aceleração, da travagem e de outras partes que asseguram uma viagem segura e estável. Projetos mais complexos como a previsão do comportamento dos outros condutores ou a adaptação da condução às condições meteorológicas, são pormenores que vão ser revistos a longo prazo.

Fonte: http://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/camiao-autonomo-da-uber-fez-a-primeira-entrega-depois-de-viajar-200-quilometros-sozinho

 

08/08/2017 - Loures INOVA - Primeira reunião de sócios e parceiros da futura Associação para a Inovação e Capacitação Empresarial

Depois do términus do ano letivo, no passado dia 27 julho de 2017, foi realizada a primeira reunião de sócios e parceiros da futura Associação para a Inovação e Capacitação Empresarial.

O IPTrans – Instituto Profissional de Transportes - fez-se representar pela diretora executiva/ pedagógica, Dr.ª Helena Nunes.

A reunião foi considerada de extrema importância, pois todos os sócios e parceiros tiveram oportunidade de se conhecer, apresentar as suas empresas e as suas expetativas/dúvidas em relação a este projeto inovador.

No que diz respeito ao IPTrans, é de extrema importância, para o seu desenvolvimento estratégico, fazer parte deste núcleo e ser parceiro ativo na persecução dos seus objetivos, uma vez que o Loures INOVA é "um polo de inovação com enfoque para os clusters "Agroalimentar e Logística", com a aposta no acolhimento e suporte de projetos de base tecnológica que potenciem a renovação do tecido empresarial."

Ficamos a aguardar as futuras atividades com expetativa.

 

10/07/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo aos Bastidores do Aeroporto Humberto Delgado

No passado dia 26 de junho, os nossos alunos do primeiro ano do curso de Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala, fizeram a sua primeira visita aos bastidores do Aeroporto Humberto Delgado, no âmbito do projeto ANA-Convida.

Foi uma manhã de muitas aprendizagens.

 

04/07/2017 - Métodos de Estudo - Sessões - CLDS 3G - Rede em Movimento

No âmbito do projeto CLDS 3G - Rede em Movimento, no qual o IPTrans é entidade parceira, foram levadas a cabo duas sessões sobre “Métodos de estudo” para quatro turmas do primeiro ano dos Cursos Profissionais.

Nestas sessões os alunos puderam experienciar dinâmicas de grupo, refletir e treinar métodos de estudo num ambiente de descontração e aprendizagem.

Foi uma experiência muito interessante que envolveu os alunos e que poderá fazer a diferença no seu percurso escolar.

O nosso obrigada à equipa do CLDS 3g - Rede em Movimento e à Andreia Santos (APAR - Centro de Desenvolvimento).

 

04/07/2017 - Arraial no IPTrans

No dia 23 de Junho realizou-se o Arraial IPTrans 2017, uma festa animada que contou com a colaboração de alunos, pessoal docente e não docente.

Foi um final de tarde bem animado com um programa bem recheado:

  • Entrega de medalhas;
  • Apresentação/demonstração de Patinagem de velocidade;
  • Demonstração de Semba;
  • Apresentação do mix do espetáculo musical "Era uma vez";
  • Marchas;
  • Zumba;
  • Desfile de Super Heróis;
  • Bancas representativas dos cursos.

O IPTrans preparou-se a rigor para receber toda a comunidade educativa e os respetivos convidados.

O jantar e os petiscos estiveram a cargo da Roulote Graça.

Um bem-haja a todos.

 

04/07/2017 - Stº António Transportes Apoia Aluna do IPTrans

No âmbito da Responsabilidade Social da empresa Santo António Transportes, Grupo Barraqueiro, esta instituição ofereceu a uma aluna do IPTrans a possibilidade de utilizar gratuitamente a carreira que serve a deslocação entre a sua casa e o local de estágio.

Este apoio, que se prolonga por todo o mês de julho, justifica-se pelas dificuldades económicas da respetiva família, atendendo ao custo adicional para a deslocação para o local de estágio.

O IPTrans agradece à Santo António Transportes o apoio proporcionado.

 

03/07/2017 - Loures INOVA lança incubadora de empresas e constitui Associação

Esta, uma das frases nas paredes das novas instalações da incubadora de empresas do Loures INOVA, inaugurada no passado dia 29 de junho, no MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

O evento serviu ainda para a constituição da Associação Loures INOVA, à qual o IPTrans se ligou, na qualidade de parceiro.

A iniciativa, que contou ainda com a participação do Presidente do Conselho de Administração do MARL e o Presidente do MADAN Parque, iniciou-se com a outorga do acordo de colaboração entre estas três entidades.

José Damião, do Loures INOVA, destacou a relevância do lançamento da incubadora e as metodologias de aceleração, a formalização da rede e o trinómio empresas, parceiros e projetos.

Já Luís Martins, da mesma entidade, valorizou o AgroUP, programa de aceleração, como um apoio para entidades que já têm um produto ou serviço, informando que haverá receção de candidaturas até 8 de setembro.

Intervieram ainda João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras e José Vale, em representação do IAPMEI. Este último, destacou as excelentes características, à partida, do Loures INOVA, potenciadoras de boas perspetivas de sucesso, chamando a atenção para os benefícios fiscais e para os programas Startup voucher e Vale Inovação.

Para além das intervenções dos representantes do MARL e do MADAN Parque, coube a Bernardino Soares encerrar esta primeira parte do evento, valorizando a importância do momento em que se iam assinar as 40 cartas de intenção, de associados e de parceiros. Apesar do Município ter definido, como estratégicas, as áreas do agroalimentar e da Logística, manifestou disponibilidade para trabalhar com todas as empresas. Referindo-se à localização no MARL, relevou que aqui estão presentes cerca de 900 operadores.

De seguida, procedeu-se à assinatura das cartas de intenção dos parceiros e dos associados.

A AEPTL/IPTrans, na qualidade de parceira, foi representada pelo vogal da Direção, Paulo Lopes.

O evento terminou com uma visita às inspiradoras instalações da incubadora das empresas onde os diversos espaços têm frases inspiradoras de diversos autores, nacionais e estrangeiros.

Aqui citamos de cor outra, do basquetebolista Michael Jordan.

O talento pode ganhar jogos mas é o trabalho de equipa que ganha campeonatos.

 

19/06/2017 - Tragédia em Pedrógão Grande

O IPTrans manifesta o seu profundo pesar pelas perdas de vidas humanas e animais e de bens, ocorridas nesta grande fatalidade.

As nossas palavras de solidariedade dirigem-se a todos quantos são familiares e amigos das vítimas e também àqueles que, de forma mais próxima, viveram esta tragédia.

Terminamos com uma palavra especial para todos quantos atuaram e atuam no combate às chamas e no apoio às vítimas, nomeadamente os bombeiros portugueses.

O IPTrans irá procurar ajudar, na medida das suas possibilidades.

Linha solidária da SIC de apoio às vítimas dos incêndios. Um Abraço a Portugal é uma linha solidária da SIC de apoio às vítimas dos incêndios. Ao ligar 760 100 100 estará a contribuir com 50 cêntimos. Juntos vamos dar um abraço a Portugal. Preço/chamada: 0,60€+IVA; Com o apoio MEO, NOS e Vodafone. Esta é uma linha que reverte totalmente a favor das vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande.

A Caixa Geral de depósitos criou uma conta solidária - Unidos por Pedrógão - e doou 50 mil euros para apoiar as vítimas da tragédia. Os dados desta conta solidária são:
Conta Solidária Caixa 0001 100000 330
IBAN PT50 0035 0001 00100000330 42

O Novo Banco também decidiu doar 50 mil euros às vitimas da tragédia em Pedrógão Grande, através de uma conta solidária que abriu na sua plataforma de solidariedade, a NB Crowdfunding. Os dados desta conta solidária são:
Conta Solidária NOVO BANCO 0003 40461950
IBAN PT50 0007 0000 0034046195023

A Cáritas disponibiliza para já 200 mil euros de apoio para "necessidades emergentes da população no local". E também abriu uma conta solidária "para apoiar todas as vítimas dos incêndios". Os dados desta conta são:
Conta Cáritas (Caixa Geral de Depósitos): 0001 200000 730
IBAN PT50 0035 0001 00200000 730 54

A Cáritas pede os seguintes bens: lençóis e cobertores de Verão, atoalhados e roupa de criança. "Estes bens podem ser entregues nas Cáritas Diocesanas", a partir desta segunda-feira.

Para quem estiver em Lisboa, por exemplo, pode entregar nos Bombeiros Voluntários de Lisboa, na Rua das Flores (Largo Barão Quintela):

  • Água com gás (muito importante para a hidratação dos bombeiros depois do combate às chamas);
  • Água oxigenada;
  • Compressas;
  • Ligaduras.

A Câmara de Lisboa divulgou, entretanto, uma lista das corporações que estão a receber donativos de bens alimentares ou outros:

  • Ajuda (Rua Sá Nogueira);
  • Beato (Rua do Grilo);
  • Cabo Ruivo (Rua Montepuez);
  • Campo de Ourique (Rua José Gomes Ferreira);
  • Lisbonenses (Rua Camilo Castelo Branco).

O Sporting Clube de Portugal apela aos adeptos que se desloquem ao Estádio José Alvalade para entregar bens de primeira necessidade aos bombeiros que combatem o incêndio de Pedrógão Grande. Frutas (sobretudo as que são mais fáceis de descascar), barras de cereais e outros alimentos podem ser deixados no Hall Vip do estádio dos "leões", em Lisboa.

A plataforma Uber vai disponibilizar, através da sua aplicação, uma opção gratuita para os utilizadores doarem bens alimentares e material médico para ajudar bombeiros e vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. Esta opção estará ativa na próxima segunda-feira, dia 19 de Junho, entre as 10h00 e as 17h00, em Lisboa e no Porto.

Fonte: https://www.publico.pt/2017/06/18/sociedade/noticia/o-que-fazer-para-ajudar-bombeiros-e-vitimas-1776067

 

14/06/2017 - Concurso de Ideias - CLDS 3G - Rede em Movimento

Decorreu no dia 12 de Junho, no IPTrans, a primeira fase do "Concurso de Ideias" promovido pelo CLDS 3G - Rede em Movimento.

Depois de uma breve contextualização do concurso, criaram-se grupos de trabalho que começaram a esboçar as suas ideias.

No dia 19 de junho, continuar-se-á a trabalhar e a dar corpo às ideias.

Bom trabalho a todos/as.

 

09/06/2017 - Dia da Logística Comemorado no IPTrans

No dia 6 de junho assinala-se o "Dia da Logística". Este ano o IPTrans comemorou esta efeméride.

Com o grande envolvimento das turmas dos Cursos de Transportes e Logística e com a enorme dedicação da professora Teresinha Fernandes e colaboração do professor Pedro Neves, o dia foi magnificamente experienciado.

Desde a transformação de salas do edifício antigo em armazém (IPTrans Logistic) à simulação de uma sala de tráfego (IPTransporta). Um trabalho muito exigente, já que se tratou da recuperação de um espaço devoluto, com algum grau de degradação, para transformá-lo num lugar com interesse para os alunos destes cursos.

O dia foi marcado por uma mesa redonda intitulada "Empresas/Escola - Concertar Competências. Depois das boas vindas dos Diretores Executivos, deu-se início ao primeiro painel, "A visão dos alunos", com representantes das três turmas de Técnico/a de Transportes e Técnico/a de Logística. O segundo painel, "A visão das Empresas", contou com a participação de representantes de três empresas Pedro Neto (Cityrama), Fernando Manuel Torres (Torres TIR) e José Soares (TFS - Transportes Florêncio e Silva). Ambos foram moderados pelo coordenador de curso, professor Hugo Alves.

No terminus de uma manhã didática e de partilha, fez-se a visita às salas de simulação de armazém e de tráfego, assim como ao veículo pesado, gentilmente cedido pela TFS - Transportes Florêncio e Silva.

Um agradecimento a todos os envolvidos: alunos, mentores, pessoal docente e não docente, aos convidados e a todas as entidades que contribuíram com materiais para a concretização do projeto.

 

09/06/2017 - Participação dos alunos do IPTrans no "Certame Multicool 2017" - União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas

No dia 2 de junho os alunos do curso de 1º ano de Técnico de Apoio à Infância participaram no Certame Multicool organizado pela Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros.

Os alunos apresentaram as canções da Disney, organizaram uma oficina de dedoches, dando a oportunidade às crianças de realizarem o seu próprio animal, para contarem uma história.

Para além destas atividades, alguns alunos participaram na sessão sobre Bullying pela Polícia de segurança Pública.

 

07/06/2017 - XI Mostra Nacional de Ciência - 25° Concurso de Jovens Cientistas

Nos dias 1, 2 e 3 de junho ocorreu, na Alfândega do Porto, a XI Mostra Nacional de Ciência âmbito do 25° Concurso de Jovens Cientistas. O projeto “Organização e Gestão de Transportes para Intervenção Social – OGTIS” desenvolvido pelos alunos André Pires e Leonardo Santos da turma de 3° TGPSI, sob a coordenação do Prof Luís Pereira, foi selecionado de entre cerca de 300 projetos para participar na etapa final da Mostra.

O evento contou com a presença de mais de 100 projetos de diferentes áreas entre elas Ciências Sociais, Biologia, Química, Matemática, Ciências do Ambiente e Informática. A presença neste evento foi importante para o desenvolvimento social, pessoal e profissional dos alunos, favorecendo a aprendizagem dos diferentes saberes e a troca de conhecimentos entre alunos e entre estes e professores.

O IPTRANS agradece desde já o apoio de parceiros como o Grupo Barraqueiro que apoiaram a participação da Escola na Mostra Nacional de Ciência e congratula os alunos André Pires e Leonardo Santos, bem como o Prof Luís Pereira pelo projeto. Também deixamos o nosso agradecimento à Prof. Marta Azevedo por ter acompanhado os nossos alunos neste iniciativa.

 

31/05/2017 - Com o apoio da Rede Nacional de Expressos - IPTrans participa na XI Mostra Nacional de Ciência - 25º Concurso Jovens Cientistas

A Rede Nacional de Expressos ofereceu os bilhetes de transporte entre Lisboa e Porto (ida e volta) aos 3 participantes do IPTrans na XI Mostra Nacional de Ciência - 25º Concurso Jovens Cientistas (ver anterior notícia).

O IPTrans agradece o apoio, o qual é muito relevante para a concretização da referida participação.

Mais informação sobre a Rede Nacional de Expressos em http://www.rede-expressos.pt/.

 

30/05/2017 - 25º Concurso Jovens Cientistas - Alunos do IPTrans integram a final na XI Mostra Nacional de Ciência

É com muita satisfação que o IPTrans vê uma equipa da sua Escola composta por dois alunos do 3.º ano do curso de Técnico e Gestão de Sistemas Informáticos, André Pires e Leonardo Santos, coordenados pelo Professor Luís Pereira, ser aprovada e integrar a final na XI Mostra Nacional de Ciência, 25.º Concurso Jovens Cientistas 2017, promovida pela Fundação da Juventude, http://ms.fjuventude.pt/jcientistas2017/, que irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 no Porto.

O Projeto a concurso, na área científica da Informática / Ciências da Computação consiste numa aplicação para a Organização e Gestão de Transportes para a Intervenção Social.

 

24/05/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Novabase

No passado dia 18 de maio, os alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos realizaram uma visita de estudo às instalações da empresa Novabase.

A visita foi organizada pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Loures a quem deixamos o nosso profundo agradecimento.

 

24/05/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Cidade do Porto

Os alunos do 2º ano do Curso de Técnico de Turismo visitaram a cidade do Porto, no passado mês de março.

A viagem até à cidade Invicta foi feita de avião, o que permitiu a alguns alunos viver a sua primeira experiência como passageiros deste modo de transporte.

A visita de estudo teve como objetivo realizar uma apreciação crítica ao itinerário turístico da referida cidade, construído pelos alunos nas aulas do Módulo 7 - Itinerários e Destinos Turísticos da disciplina de Turismo – Informação e Animação Turística.

Com esta iniciativa, os alunos puderam ainda conhecer as potencialidades do Porto como destino turístico, com destaque para a Livraria Lello & Irmão, uma das mais bonitas do mundo segundo a imprensa internacional, o seu centro histórico, classificado pela UNESCO como património cultural da Humanidade.

 

24/05/2017 - Homenagem - Homenagem a Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2017

Os alunos do 1º e 2º ano do curso de Técnico de Apoio à Infância criaram dois vídeos de homenagem a Salvador Sobral, na sequência do feito alcançado no Festival Eurovisão da Canção 2017.

Através da música levou o nome do nosso país, cantando em português.

Homenagem da turma do 1º ano do curso de TAI Homenagem da turma do 2º ano do curso de TAI

 

22/05/2017 - Escola com Teatro - Bica Teatro - Departamento de Educação da Câmara Municipal de Loures realizou no IPTrans o espetáculo "Karingana Blues"

No âmbito da atividade "Escola com Teatro – Bica Teatro", o Departamento de Educação – da Câmara Municipal de Loures, realizou na nossa escola o espetáculo "Karingana Blues".

O espetáculo decorreu na quinta-feira (18 de maio), das 10h15m às 11h45m, no auditório da escola e foi um sucesso. Os nossos parabéns ao ator Paulo Patraquim pelo seu excelente trabalho e um grande obrigado à Associação Bica Teatro.

Agradecemos também à Câmara Municipal de Loures por nos ter proporcionado este momento teatral com contos tradicionais africanos muito divertidos.

 

10/05/2017 - Aluna do IPTrans desloca-se para o estágio com o apoio da Barraqueiro Transportes

Prossegue o apoio da Barraqueiro Transportes às deslocações para estágio dos alunos do IPTrans, no âmbito da Responsabilidade Social desta empresa.

Esta instituição ofereceu a mais uma aluna do IPTrans a possibilidade de utilizar gratuitamente as carreiras das operadoras Mafrense, Barraqueiro Oeste e Boa Viagem, durante o período de duração dos estágios.

Este apoio justifica-se pelas dificuldades económicas das respetivas famílias, atendendo às significativas distâncias entre as residências e os locais de estágio.

O IPTrans agradece, mais uma vez, à Barraqueiro Transportes o apoio proporcionado.

 

16/04/2017 - VECTOR's project news - First phase of the pilot test of the Destination Manager Curriculum took place at Valladolid

March 28 was the beginning of the Destination Manager (DM) curriculum pilot test.

24 students from Italy, Spain and Portugal, but also from France and Croatia, gathered in Valladolid, at Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Valladolid (CamVa), at the premises of the Escuela Internacional de Cocina.

Purpose of this event: to start the test of the DM curriculum.

The participants had contact with the Training Platform but also with some of the modules of the course: Planning, Management, Marketing, fund-raising and information technologyand web 2.0 in the tourism sector.

The group is very rich and diverse which gave us the chance to have a wide variety of inputs.

4th VECTOR's project meeting took also place in CamVa's premises.

March 30 was the day for Vector's partners to gather in order to continue the project's work.

Partners were received by CamVa's General Director, Roberto García Marcos.

After that, they started working on the Destination Manager Curriculum Development, namely about the finalization of the Deliverable 4.1 (learning content), the discussion about the main contents of the Deliverable 4.2 (ECVET- proof Destination Manager profile) as well as the deliverable 4.3 (ECTS evaluation and transcript for each module of the Destination Manager Curriculum).

Partners also did a first Pilot test event debriefing, important remarks concerning the Mid-Term reporting to the European Commission and a review of the first Political event, including the presentation of the Vector Pilot test event, with the participation of 3 students, in order to have their feedback concerning this first week of activities as long as their aims and aspirations in becoming Destination Managers.

Before the end of that working day partners discussed about the Quality Assurance of the project and of the related outcomes, the working progresses and the preparation of the mid-term report.

City tour and social dinner

Before dinner, partner's had the chance of knowing a little bit about Valladolid's center.

It was a very interesting tour in which we saw some of the most relevant monuments, namely Iglesia de San Benito, Plaza de San Pablo, the Catedral or Iglesia de San Lorenzo.

The day finished with a "how to make Spanish tortillas" class and with a nice buffet dinner, in each weate the tortillas and drink the nice wine of the region.

March 31st, at Salon de Actos of Chamber of Commerce, took place the 2ndday of the meeting with a political event with Spanish stakeholders

Moderated by the Hosting entity, CAMVA, we heard about the political vision concerning Education in Tourism sector. After an introduction and welcome speech made by Víctor Ángel Caramanzana Rey, President of the Chamber of Commerce ofValladolid, Agustín Sigüenza Molina, General Director of Vocational Training and Special Regime of the Education Office of the Junta de Castilla y León, gave us his view.

After that, VECTOR's Project Coordinator Marco Scerbo, presented us the project at a glance and David Lagunilla Cantero, Head of Training Service for Employment and Accreditation of Professional Qualifications of the Public Employment Service of Castilla y León also provided us with his perspective.

VECTOR's Scientific Coordinator, Giovanni Liberatore, shared with the participants some information concerning the Destination Management, a subject that was also referred about the autonomic region by Alejandro David Galán Aguado, Coordinator of the Directorate of Tourism de la Junta de Castilla Y Leon.

The 2nd Session concerned the offer level, with some examples of destination management in Castilla Y Leon and with an insight on Vector's Training course.

Gumersindo Bueno Benito, from Foundation Santa Maria la Real, talked about the Cultural Heritage Destinations, Mónica García Hernando, Manager of the Tourist Board, Provincial Council ofValladolid, presented the topic of Rural Destinations in Valladolid, and finally Marcos Yllera Pérez, President of the Yllera Group and Director of El Hilo de Ariadna, focused on Wine Tourism Destinations.

The day ended with a presentation of the Vector´s pilot test event

José Bourbon (partner IPTrans) gave the floor to 3 students which spoked about their feedbacks, expectations and aims: Benedetta Borri, from Italy, Maria del Piño Perez, from Spain, and Larissa Slavic, from Croatia, but also from Italy, where she lives.

In what concerns the feedbacks, all the participants were very satisfied with the great level of knowledge and experiences of the participants. They all considered this course a relevant need to the market, taking in to account the sustainability perspective.

Participants expect to acquire new skills, to be in contact with real actors of the tourism sector and to analyze real case studies and real life examples. On the other hand, they have the expectation of more innovative and creative modules with updated multimedia components.

They have the view that the DM is not a technician but an entrepreneur on destination opportunities and that the course should give value to internships and employability.

Finally, in what concerns the DM role, the participants highlighted their view on the DM structural competences: Marketing, Management and Planning, not forgetting the digital knowledge. They also referred the tourism market flows, international policies, legislations and regulations as others relevant knowledges.

They believe that the DM has a special way of doing things, building networks, between public and private sectors, enhancing the resources of the territory and acting "glocally".

His final aim: to create new sustainable package tourism destinations.

This political event ended before lunch time. All partners returned home with the conviction that we will have, from now on, a great collaboration from our student's group.

 

11/04/2017 - Colaboração em Exposição - Alunos do 2º ano do curso Técnico/a de Apoio à Infância colaboram em Exposição no Palácio Marqueses da Praia e Monforte

O 2º ano do curso de Técnico/a de Apoio à Infância realizou uma Pomba da Paz em origami, para uma exposição no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, entre os dias 19 e 30 de abril.

Visitem!

 

08/04/2017 - Agradecimento - Espetáculo Cultural "Era uma vez..."

O IPTrans - Escola Profissional de Loures vem por este meio e em representação da Direção Pedagógica e dos alunos dos cursos de Acompanhantes de crianças (9º ano) e de Técnico de Apoio à Infância (10º e 11º anos) agradecer a vossa preciosa colaboração no Espetáculo Cultural "Era uma vez...".

Esperamos que tenha sido do vosso agrado, pois o feedback que temos das nossas crianças tem sido, até agora, extremamente positivo.

 

04/04/2017 - IPTrans presente na Futurália 2017 com o apoio da Frota Azul

O IPTrans voltou a marcar presença na Futurália, a grande feira nacional das ofertas educativas e formativas.

Destaque para o apoio que nos foi proporcionado pela Frota Azul (Grupo Barraqueiro), a qual disponibilizou a demonstração do software de organização de escalas de serviço, utilizado pela empresa.

O IPTrans agradece à Frota Azul e ao António Encarnação – trabalhador da empresa e ex-aluno do primeiro curso de Técnico de Transportes do IPTrans – a colaboração prestada.

 

30/03/2017 - Semana Ecológica no IPTrans

Decorreu, de 20 a 24 de março, a semana ecológica na nossa escola. Durante estes dias, os alunos tiveram a oportunidade de participar em várias atividades relacionadas com a sensibilização ambiental, nomeadamente:

  • Ação de Sensibilização «Espécies em vias de extinção» promovida pela LPN - Liga para a Protecção da Natureza;
  • Ação de Sensibilização «A Política dos 3 R's» desenvolvida pela Câmara Municipal de Loures;
  • Workshop de reutilização de materiais dinamizado pela Câmara Municipal de Loures;

  • Plantação de Romãzeiras com o apoio da Câmara Municipal de Loures;
  • Plantação de morangos com a colaboração dos alunos dos segundos anos;
  • Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos na disciplina de inglês, no âmbito dos módulos relacionados com o ambiente;
  • Celebração do Dia da Poesia (21 de março) com a recolha e exposição de poemas relacionados com a natureza.

Esperamos que esta semana possa contribuir para uma maior consciencialização ambiental e agradecemos a disponibilidade e o apoio da Câmara Municipal de Loures, LPN e Valorsul para a realização da semana ecológica.

 

26/03/2017 - VECTOR's project reaches a decisive step - Destination Manager Curriculum Pilot Test will be made in Valladolid from March 27 to 31

83 candidates were received for participation in this crucial phase of the project.

24 were selected, from the 3 project countries but also nationals from other European countries.

A large majority of the candidates has relevant education and experience in tourism.

During this week, participants will have a first contact with some modules, considered more crucial and inovatives, namely Tourism Destination Business Planning, T. D. Management, T. D. Marketing, T. D. Finance, Information Technology and Web 2.0 in the tourism sector.

They will also have the chance to use the e-learning platform, specifically developed for the project which will be useful to test the other modules, with the support of tutors.

We expect a very interesting week, in which we will be able to receive relevant information in order to better define the course curriculum.

The second phase will be done in Florence, one year later.

At the end of the project, a professional profile and a course curriculum for Tourism Destination Manager will be validated.

This project is developed supported by Erasmus + Program, Sector Skills Alliance measure, Key Actio 2 "Cooperation for innovation and best practices".

Theconsortium has 12 elements, four from each participant country: Italy, Spain and Portugal.

Keep in touch!

After the Valladolid meeting and pilot test, we will get to you with more news.

More in http://www.vector-tourism.net/.

 

25/03/2017 - Sogenave apoia o IPTrans

No âmbito da Responsabilidade Social do Grupo Trivalor, a Sogenave oferece um lanche às 150 crianças participantes do Espetáculo Cultural "Era uma vez..." a realizar no próximo dia 5 de Abril, no Cine-Teatro de Loures.

O IPTRANS e as IPSS parceiras agradecem o apoio à Sogenave e ao grupo Trivalor.

 

25/03/2017 - Etigrafe apoia o IPTrans

O IPTrans agradece à empresa "Etigrafe - Artes Gráficas, Lda." o seu donativo para a realização de trabalhos na disciplina de expressão plástica.

 

25/03/2017 - Reboques Amadora apoia o IPTrans

O IPTrans agradece à empresa "Reboques Amadora, Lda." o apoio em merchandising para distribuição na Futurália.

 

20/03/2017 - Conclusão de Módulo - Tecnologias de Apoio à Gestão nos Transportes

No dia 21 de março, a nossa turma de 2º ano do Curso de Técnicos de Transporte, termina o Módulo "Tecnologias de Apoio à Gestão nos Transportes" lecionado pela estimada prof. Susana, representante da empresa ABMN - Business Solutions.

Neste módulo são abordados temas relativos a tecnologias de apoio à gestão, no ramo do transporte, onde a tecnologia assume uma importância nuclear no processo, na medida em que as empresas de transportes cada vez mais dispõem de sistemas informáticos.

Esta aprendizagem, e uma atualização constante, vai preparar os técnicos de transporte para enfrentar as dificuldades que lhe surgirão no seu primeiro emprego.

O referido módulo tem como objetivos:

  • Utilizar os sistemas informáticos utilizados pelos operadores de transportes;
  • Utilizar sistemas de gestão de frota, administração e faturação;
  • Explicar o funcionamento do sistema de gestão de distribuição;
  • Explicar o funcionamento do sistema de gestão de tráfego;
  • Explicar o funcionamento do sistema de gestão e controlo de stocks.

Desenvolve conteúdos como:

  • Conceitos teóricos sobre sistemas informáticos;
  • Importância da tecnologia nos transportes;
  • Vantagem competitiva das empresas que apostam na tecnologia;
  • Tecnologia e rentabilidade;
  • Vantagens da atualização tecnológica.

Assim sendo, o nosso sincero agradecimento à empresa ABMN – Business Solutions, na pessoa do Eng. Rui Nabais e à excelente Prof.ª Eng.ª Susana Gonçalves.

 

20/03/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Itconic Portugal

No passado dia 15 de março realizou-se uma visita de estudo à Itconic Portugal, com as turmas do OPI, 1ºTGPSI e 2ºTGPSI.

A Itconic Portugal situa-se no Prior Velho e oferecem aos seus clientes uma única rede interligada de 5 Data Centers neutros que abrangem toda a Península Ibérica.

A partir de cada dos nossos centros, proporcionam às empresas todas as vantagens da mais completa plataforma de interligação do mercado, ajudando-as a modernizar os seus processos de negócio e a encontrar novas oportunidades no mercado. São muito mais do que um fornecedor de serviços de alojamento de dados.

A itconic oferece a oportunidade de ligar as empresas às principais redes e fornecedores de cloud pública do mercado para que possa escolher a alternativa mais eficiente e adaptada aos projetos que estiver a realizar.

 

20/03/2017 - Participação em evento organizado pelo Conselho Municipal de Educação

A primeira vez que ouvi falar da Escola da Ponte estava na faculdade e ao fim de, pelo menos, 20 anos, no âmbito de uma atividade formativa do Conselho Municipal de Educação de Loures, tive o privilégio de a visitar.

Deixo o meu profundo agradecimento à Câmara Municipal de Loures, na pessoa da Sra. Vereadora da Educação Maria Eugénia (Presidente do Conselho Municipal de Educação).

A Escola da Ponte fica no concelho de Santo Tirso, mais precisamente em Vila das Aves. Esta escola carateriza-se pela sua metodologia de trabalho centrada no aluno (sempre com a participação do aluno) e na intencionalidade educativa.

Assim, como forma de nos demonstrarem "in loco" a suas práticas, todos os grupos foram acompanhados por crianças da escola, que prontamente responderam a todas as questões que lhes foram colocadas. Paralelamente, mostraram-nos todas as salas da escola com os seus diferentes núcleos, pois esta escola não se organiza em ciclos e turmas, e os dispositivos que utilizam no trabalho diário.

Fiquei impressionada com a autonomia, responsabilidade e entreajuda nos alunos, independentemente da idade e constatei que a teoria tem efetivamente aplicabilidade na prática e com bons resultados.

Também foi evidente as dificuldades que os responsáveis pela escola sentem em "serem diferentes", apesar dos bons resultados que apresentam.

Por fim, posso dizer que foi possível constatar que as metodologias de trabalho são bastante diferentes das tradicionais, pese embora, o próprio ambiente da escola nos leve a acreditar ser possível adotar esta metodologia nas nossas escolas, com sucesso e com alunos mais envolvidos nas suas aprendizagens.

Foi um dia muito formativo – tanto numa perspetiva de desenvolvimento profissional como pessoal.

Espero conseguir traduzir as aprendizagens realizadas na minha prática diária.

Helena Nunes

Diretora Executiva/Pedagógica

(Membro do Conselho Municipal de Educação do Concelho de Loures)

 

17/03/2017 - Clube de Programação e Robótica do IPTrans - WorkShop - Aconteceu hoje no IPTrans

Hoje o Clube de Programação e Robótica do IPTrans levou a cabo um Workshop sobre Robótica e Programação, em parceria com o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas do D. Dinis, representado pelo Professor Carlos Almeida e pelo aluno Bruno Coelho, também daquele Agrupamento de Escolas.

Neste Workshop os alunos do IPTrans, cerca de trinta (30), tiveram contacto com robots de diversos tipos. Tiveram a possibilidade de montar robots, programa-los e vê-los, aos robots, numa luta de sumo.

Paralelamente, enquanto os alunos estavam envolvidos nas diversas atividades, robots passeavam-se pela sala, evitando obstáculos, outros seguiam em diferentes pistas uma linha preta e ainda outros andavam para a direita e esquerda equilibrando-se numa mesa sem caírem.

Foi, de facto, uma manhã dedicado às ciências da programação e da robótica mas, desta vez, ao vivo e a cores!

O nosso profundo agradecimento ao Professor Carlos Almeida e ao Bruno Coelho assim como a todos os Professores do IPTrans que permitiram levar a cabo este evento. Também um agradecimento à Professora Ana Filipa, e aos seus alunos, assim como aos Senhores Pedro Francisco e João Véstia que construíram a primeira pista de robótica do IPTrans.

 

10/03/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Luís Simões, S.G.P.S., S.A.

No dia 20 de fevereiro os alunos dos cursos Técnico de Transportes e Técnico de Logística realizaram uma visita de estudo ao Centro de Operações Logísticas do Carregado da empresa Luís Simões, S.G.P.S., S.A.

Nestas instalações os alunos puderam acompanhar várias operações em dois armazéns com características francamente distintas, um armazém convencional, o C1 e um armazém automatizado, o C2.

Desta forma, foi possível verificar in loco as diferentes soluções logísticas que o Grupo Luís Simões apresenta e os desafios que estas diferentes infraestruturas encaram.

 

09/03/2017 - Mais um Apoio da Barraqueiro Transportes

No âmbito da Responsabilidade Social da empresa Barraqueiro Transportes, S.A., esta instituição ofereceu a mais um aluno do IPTrans a possibilidade de utilizar gratuitamente as carreiras das operadoras Mafrense, Barraqueiro Oeste e Boa Viagem, durante o período de duração dos estágios.

Este apoio justifica-se pelas dificuldades económicas das respetivas famílias, atendendo às significativas distâncias entre as residências e os locais de estágio.

O IPTrans agradece, novamente, à Barraqueiro Transportes o apoio proporcionado.

 

03/03/2017 - Apresentado Ecossistema de Inovação - Concelho de Loures - Iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Loures, do MARL e do Madan Parque

No passado dia 26 de janeiro, nas instalações do Loures INOVA, foi apresentado o Ecossistema de Inovação para o concelho de Loures.

Na ocasião, Rui Paulo Figueiredo, presidente do conselho de administração do MARL, destacou o acréscimo de procura como um sinal de retoma e o apoio da câmara municipal ao investimento.

António Pombinho, Vereador com o pelouro das atividades económicas, destacou 5 clusters no concelho: agroalimentar, transportes e logística, saúde, ambiente e indústrias criativas.

Valorizou os serviços camarários de apoio à criação de emprego e à exportação, e a importância da diversificação e revitalização dos centros urbanos.

Nestas, como noutras tarefas, considerou que a Câmara Municipal, via Loures INVEST e Loures INOVA é um parceiro para a Inovação. Nesse sentido, chamou a atenção para a importância da ligação das empresas às universidades e da criação de uma rede que ajude à sustentação dos projetos.

Afirmando o apoio da Câmara ao empreendedorismo, referiu que todos os parceiros que possam contribuir para a inovação vão constituir uma associação a partir do Loures INOVA.

Depois de uma intervenção do representante do MADAN Parque, José Damião, que destacou as virtualidades do Loures INOVA, coube ao representante do IAPMEI valorizar a importância desta parceria, bem adaptada à realidade da região em que se insere, com o enfoque na auscultação das empresas e no apoio ao empreendedorismo. Sintetizou, considerando a equipa da câmara de grande valor.

Bernardino Soares, Presidente da Câmara, encerrou a sessão valorizando a excelência da localização geográfica do concelho. Afirmando a existência de potencialidades e instrumentos por explorar, destacou a prioridade política à atividade económica, nomeadamente através de redes de apoio e contacto.

Quanto aos resultados, chamou a atenção que os mesmos só se conseguirão avaliar a médio e longo prazo, pelo que defendeu que as instituições têm que trabalhar numa perspetiva de continuidade.

 

17/02/2017 - Barraqueiro Transportes Apoia Alunas do IPTrans

No âmbito da Responsabilidade Social da empresa Barraqueiro Transportes, S.A., esta instituição ofereceu a três alunas do IPTrans a possibilidade de utilizarem gratuitamente as carreiras das operadoras Mafrense, Barraqueiro Oeste e Boa Viagem, durante o período de duração dos estágios.

Este apoio justifica-se pelas dificuldades económicas das respetivas famílias, atendendo às significativas distâncias entre as residências e os locais de estágio.

O IPTrans agradece à Barraqueiro Transportes o apoio proporcionado.

 

16/02/2017 - Concurso sitestar.pt 4 - 4 equipas do IPTrans passam à 2ª fase!

Professores e alunos, de escolas do Norte a Sul do país e ilhas, concorreram à iniciativa da DECO e do DNS.PT, tendo sido submetidas 270 propostas de ideias de sites inovadores.

O Concurso Sitestar.pt 4 desafia jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, que estejam a frequentar escolas públicas ou privadas, de Portugal, a criar sites originais em português e sob o domínio ".pt".

As categorias a que podiam concorrer eram as seguintes: Faz a Diferença. Jovens Com Talento, Saber & Ciência e Notícias na Escola.

O IPTrans orgulha-se de ter passado para a segunda fase deste concurso com as seguintes equipas:

Categoria Equipa Elementos
Saber & Ciência FRJ IPTrans Jéssica Cristina Tavares Pereira | Fábio Raimundo da Silva | Ricardo André Rodrigues Marques
Saber & Ciência Além da Terra Francisco Ferreira da Costa Pimenta | Liliana Patrícia Faria Silva Morais | Jéssica Cristina Tavares Pereira
Faz a Diferença HelpLife Marisa Sofia dos Santos Tareco | Luís Miguel de Carvalho Bilro | Sérgio Almeida
Jovens com Talento JCT Leandro Luís Costa da Silva | Pedro Rafael Gonçalves Riddel Costa | Diogo Ricardo Stramota Gonçalves

A todas as equipas os nossos parabéns!

 

12/02/2017 - Clube de Programação e Robótica do IPTrans - Reconhecido pelo Ministério da Educação

É com muito orgulho e satisfação que vemos o Clube de Programação e Robótica do IPTrans reconhecido pela Direção-Geral da Educação (DGE).

Esta Direção-Geral realizou, durante os meses de novembro e dezembro, um inquérito nacional com o objetivo de identificar os Clubes de Programação e Robótica existentes nas escolas.

De um total de 188 clubes georreferenciados, o nosso foi um deles.

 

16/01/2017 - Em reunião na ANAC - Apresentado o Curso de Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala

No passado dia 13 de janeiro uma delegação do IPTrans foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da ANAC, Luís Ribeiro.

O encontro, que contou ainda com a participação, do lado da ANAC, da Chefe de Departamento de Controlo e Qualidade da Segurança da Aviação Civil, Carla Pinto, foi acompanhado, do lado do IPTrans, pela Diretora Carla Cruz, e pelos Diretores Executivos Helena Nunes e José Bourbon.

Objetivos da reunião: identificar as condições para a obtenção do cartão para circular no aeroporto e, em particular, para o acesso ao lado Ar, por parte dos alunos do curso de Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala, durante os estágios e identificação de eventuais requisitos que os formadores devam possuir para ministrar os módulos de Segurança na aviação comercial (Security), Percursos e segurança aeroportuária (Safety) e Mercadorias perigosas (Dangerous Goods Regulations).

Foi uma reunião muito profícua, tendo sido identificada como muito útil uma articulação permanente entre as duas entidades para garantir a contínua atualização dos conteúdos do curso.

O IPTrans agradece à ANAC a atenção, disponibilidade e interesse pelo sucesso do nosso curso.

 

05/01/2017 - Projeto VECTOR - Primeira Reunião dos Parceiros Portugueses em Loures

No passado dia 4 de janeiro, realizou-se nas instalações do IPTrans, em Loures, a primeira reunião dos parceiros portugueses do projeto VECTOR.

Agenda: discutir questões de comunicação e disseminação e debater matérias relativas a questões financeiras e técnicas do projeto.

Tratou-se de um dia de trabalho muito produtivo no qual os parceiros procuraram reforçar o bom espírito de colaboração entre todos ao nível da comunicação e disseminação dos principais aspetos do projeto, nomeadamente através do site e das flash news.

Os parceiros discutiram igualmente diversas questões financeiras importantese, sobretudo, diversas questões técnicas como as relativas à seleção dos estudantes, próxima reunião em Valladolid, contactos com a ANQEP e próximas tarefas a realizar.

Foi um excelente dia de entrosamento dos parceiros portugueses!

Votos de um excelente 2017!

 

22/12/2016 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à STEF Portugal

No dia 16 de dezembro os alunos do curso Técnico de Logística visitaram a empresa STEF Portugal, conhecida como a empresa da logística do frio, onde puderam conhecer as três áreas diferentes a que este grupo se dedica: o transporte; a prestação logística; os sistemas de informação.

Sendo uma referência em todos os setores da logística sob temperatura controlada de -25 a 15ºC, com esta visita de estudo os alunos puderam testemunhar as atividades que se desenvolvem diariamente neste armazéns com características tão particulares.

Os alunos tiveram ainda o privilégio que contactar com ex-alunos do IPTrans que exercem a sua atividade profissional na STEF Portugal.

 

22/12/2016 - Natal em Camarate

Sábado, 17 de dezembro, 11 horas.

Uma equipa de "intervenção rápida" chega à vivenda Bogalheira, no bairro com o mesmo nome, em Camarate. Casa da Bruna Barbeitos Silva, aluna do curso de Técnico de Turismo de 2013/2016, do IPTrans.

Missão: dar um teto ao quarto da Bruna e da sua irmã.

Com efeito, há alguns meses que todos os trabalhadores do IPTrans se tinham apercebido da grave situação em que se encontrava a casa de família da Bruna: o telhado do seu quarto estava a céu aberto, tornando essa divisão da casa inabitável.

Contactado o empresário do concelho António Coelho, da empresa GSN – Construções e Representações Lda., este não hesitou em avaliar a situação e em disponibilizar meios humanos e materiais para tornar este objetivo uma realidade.

Para isso, contou também com a solidariedade do empresário Joaquim Nogueira, da empresa NLSF, o qual garantiu uma equipa de 6 voluntários, profissionais do setor da construção, que tornaram o sonho realidade.

E foi assim que, depois de um fantástico dia de são convívio e solidariedade, a meio da tarde, a MISSÃO estava CUMPRIDA.

Da esquerda para a direita, Francisco Viegas, Bruna Silva, Carlos Morais, Vítor Ferreira, Fernando Carvalho, Pedro Coelho, Jaime Pinto e o pai da aluna, Jorge Silva

Nestes tempos em que está na moda falar de RESPONSABILIDADE SOCIAL, é bom ver que esta, para alguns, como estes nossos amigos, não é apenas um gesto de circunstância.

A família da Bruna está grata. E o IPTrans também.

FELIZ NATAL!

 

19/12/2016 - Visita de Estudo - Visita de Estudo ao Museu da Carris e Oficinas dos Elétricos

No passado dia 6 de dezembro, os alunos dos cursos de Técnico de Transportes – 1º e 2º anos – visitaram as instalações da Carris, em Santo Amaro, Lisboa.

Nada melhor que lerem a reportagem, elaborada pelos alunos:

"Visita ao Museu da Carris: Lembrar o passado, viver o presente e apostar no futuro (Técnicos de Transporte - 1º e 2ºs anos).

"Na visita que realizámos pudemos ter o prazer de entrar na oficina da manutenção dos elétricos e perceber o seu funcionamento."

"De seguida, desfrutámos de uma visita guiada ao Museu da Carris, na qual pudemos descobrir a história dos nossos elétricos e de outros meios de transporte, como o autocarro e o metro."

"Sem dúvida que os elétricos, mais que um símbolo da cidade de Lisboa, já se transformaram num símbolo do próprio país."

"Sigam a nossa visita pelas nossas fotografias."

 

19/12/2016 - Semana Europeia das Competências Vocacionais - Fórum Europeu do Ensino e Formação Profissional reuniu em Bruxelas

No passado dia 8 de dezembro realizou-se o referido evento, promovido pela Comissão Europeia – Direção Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, e com a participação de representante do IPTrans.

A formação dos docentes e formadores e a sua presença nas empresas (acompanhamento dos estágios, ministração de aulas ou, inversamente, destinatários de formação) bem como a formação dos tutores foram alguns dos aspetos debatidos.

Também o tema da aprendizagem baseada no trabalho (formação prática em contexto de trabalho) e a atualidade / utilidade dos conteúdos dos cursos foram aspetos muito refletidos.

Ficámos a saber, pelo Diretor de Qualificação do IEFP, que, em Portugal, estará brevemente disponível o RVCC pedagógicas.

Dos debates muito ricos em que pudemos participar registámos que o programa Erasmus+, de 2014 a 2020, apoia o desenvolvimento das competências profissionais (skills), designadamente promovendo o encontro entre a oferta e a procura de conteúdos, no âmbito de um novo aviso, em fase de preparação, segundo informou João Santos, Chefe de Unidade da DG EMPL.

Também Bernardette Forsthuber, técnica da EACEA, se referiu à Ação Chave 3 (KA3), valorizando a cooperação com as empresas, no âmbito de um aviso em curso, aberto até 17/1.

A valorização das soft skills (competências sociais ou transversais) foi outro tema muito valorizado, incluindo ainda as línguas e a matemática.

Finalmente, foi ainda destacada a rápida evolução das TIC, a qual gera um permanente desafio de atualização.

 

12/12/2016 - Sessão de Apresentação Pública - Versão Portuguesa do Código IMDG - International Maritime Dangerous Goods

No dia 16 de novembro, os alunos finalistas do curso Técnico de Transportes marcaram presença na sessão de apresentação pública da versão portuguesa do Código IMDG - International Maritime Dangerous Goods, que decorreu na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

Enquadrado no transporte de mercadorias perigosas, foi possível perceber neste evento as implicações em matéria de segurança nas operações portuárias e as novidades introduzidas nesta edição do Código.

 

05/12/2016 - Cerimónia de abertura do ano letivo

Decorreu, no passado dia 7 de novembro, a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo do IPTrans, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

Contou-se com a participação dos alunos e dos parceiros do IPTrans, com assento no Conselho de Orientação Estratégica,bem como outras entidades, públicas e privadas, com que o IPTrans se relaciona.

O Presidente da Direção, Nelson Sousa, fez o discurso de abertura, ressalvando o trabalho que tem vindo a ser feito e o empenho de todos os envolvidos.

Dando seguimento e ilustrando as suas palavras, alunos dos diferentes cursos apresentaram alguns dos projetos a desenvolver no presente ano letivo.

O Presidente da Câmara Municipal de Loures proferiu o discurso final, destacando a importância da instituição no Município, o sucesso da renovada aposta dos 3 associados e valorizando o apoio da Edilidade ao futuro deste projeto.

No final, os alunos dos cursos de Técnico de Apoio à Infância e Acompanhante de Crianças, proporcionaram um momento coral.

 

25/11/2016 - Seminário - A Economia da Partilha: Oportunidades e Desafios

No dia 10 de novembro, os alunos dos 2º e 3º anos do Curso Técnico de Transportes, no âmbito da disciplina de Economia, participaram no seminário A Economia da Partilha: Oportunidades e Desafios, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

Neste evento, promovido pelo Câmara Municipal de Loures em parceria com a DECO, e com a participação de entidades como a Universidade Aberta, Fundação AIP, a RAIZE, Cooperativa Horas de Sonho e a PPL - Crowdfunding Portugal, os alunos puderam conhecer e participar no debate de ideias sobre este fenómeno também conhecido como "consumo colaborativo".