NOTÍCIAS
12/10/2017 - Instituto Português da Qualidade - Comissão Técnica 148

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) todos os anos distingue a Comissão Técnica (CT) "cujo desempenho se destaque pelo seu especial contributo para o desenvolvimento e promoção da Normalização, associado a um exemplo de Boas Práticas e evidenciando o cumprimento das Regras e Procedimentos para a Normalização Portuguesa".

Em 2017, o IPQ atribuiu o Prémio Normalização - Comissão Técnica de 2017 à CT 148.

A entrega do galardão decorrerá no dia 16 de outubro de 2017, no evento promovido pelo IPQ que assinala o Dia Mundial da Normalização.

Felicitações ao nosso formador António Gama que há vários anos representa a AEPTL/IPTrans na CT 148, junto do IPQ.

 

11/10/2017 - Semana Europeia da Mobilidade - Sessão de Informação e Reflexão

Focando-se essencialmente no tema "Mobilidade verde, partilhada e inteligente", a edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade pretendeu promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos transportes mais ecológicos.

O slogan para as iniciativas das diferentes organizações e entidades decorreram sob o lema "A partilhar chegamos mais longe".

O IPTrans, enquanto escola ativa e comprometida com estas temáticas e sempre aberta à comunidade, assinalou a data e organizou no passado dia 22 de Setembro uma sessão de informação e reflexão com a presença de representantes da Câmara Municipal de Loures, de operadores de transporte e de consultores especialistas.

Tiago Belchior, do Gabinete de Planeamento Estratégico da CM de Loures, abordou o tema "O Futuro da Mobilidade" principalmente nas áreas urbanas, onde fez uma retrospectiva histórica das primeiras iniciativas no concelho de Loures (Larmanjat) e apresentou as principais premissas do novo paradigma da mobilidade.

Já Sónia Caimão, da Rodoviária de Lisboa, apresentou o projeto, em curso desde 2015, as "Carreiras Amigas das Bicicletas". Tendo em vista incentivar e facilitar a utilização da bicicleta em deslocações em meio urbano, a RL permite o transporte gratuito de bicicletas (embora limitado a 1 ou 2 por autocarro) aos utilizadores das principais carreiras desta empresa com destino a Lisboa.

Por último, o Consultor especialista Carlos Carvalho partilhou com a assistência a sua vasta experiência na Logística Urbana, assinalando os principais desafios e tendências.

O IPTrans fez-se representar nas sessões de abertura e encerramento pela sua Direção Executiva, José Bourbon e Helena Nunes.

Na plateia os alunos de Transportes, Logística, Tráfego de Assistência em Escala e Agências de Viagens e Turismo, tiveram oportunidade de contribuir ativamente para o sucesso desta iniciativa.

 

04/10/2017 - Formação de Primeiros Socorros

O IPTrans em parceria com o IEFP de Sintra, levou a cabo uma formação de Primeiros Socorros, com a duração de 25h.

Iniciada a 7 de setembro, terminou no dia 3 de outubro, com 100% de aprovação.

As sessões decorreram nas instalações do IPTrans.

Foi uma formação muito interessante e importante que dotou os formando de competências para atuar perante várias situações: hemorragias, fraturas, queimaduras, desmaios, crises convulsivas, intoxicações, AVC, enfartes agudos do miocárdio e obstruções da via aérea.

A componente prática incidiu sobre a permeabilização da via aérea, Posição Lateral de Segurança (PLS) e Suporte Básico de Vida (SBV).

A partir de hoje, estes formandos estão aptos a intervir, cumprindo as fases do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Parabéns a todos.

Um agradecimento especial à formadora Tânia Marques, em representação do IEFP de Sintra.

 

13/09/2017 - Receção aos Agentes Educativos 2017/2018

No dia 12 de setembro, no Museu da Cerâmica de Sacavém, decorreu a RECEÇÃO AOS AGENTES EDUCATIVOS do concelho, promovida pela Câmara Municipal de Loures (CML).

O presidente da CML, Bernardino Soares, fez o discurso de abertura, ao qual se seguiu uma homenagem aos professores aposentados do concelho.

Após um bom momento, com a apresentação do grupo Teatro Circo Gato Ruim, a vereadora da Educação, Maria Eugénia Coelho, partilhou com os presentes as apostas do município para este novo ano letivo.

Após a assinatura dos protocolos com os Agentes Educativos do concelho, seguiu-se um momento de convívio em torno de um beberete e um Bucelas de Honra.

Votos de bom ano letivo para todos.

 

12/09/2017 - Semana Europeia da Mobilidade - Ações para a Mobilidade

Após o sucesso do Dia Europeu sem Carros (DESC), em 2000 e 2001, foi lançada em 2002 a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia. Esta campanha é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia.

Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. Para mais informações sobre a organização ver aqui).

A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.

Na cerimónia de lançamento da campanha do DESC, presidida pela Comissária para o Ambiente, Margot Wallstrom, que se realizou em Bruxelas, a 4 de fevereiro de 2000, Portugal foi um dos países europeus a assinar a Declaração Europeia, comprometendo-se, assim, a participar nesta iniciativa.

Na sequência das alterações registadas no ano passado com a introdução do projeto "Do The Right Mix" no portal da Semana Europeia da Mobilidade, enquanto promotor da mobilidade urbana sustentável, esta edição traz novas atualizações e surgem as AÇÕESPARAAMOBILIDADE.

Com os mesmos objetivos que o "Do The Right Mix" e, ao contrário da participação na SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE, que acontece apenas de 16-22 de setembro, e é exclusiva às Câmaras Municipais, as AÇÕESPARAAMOBILIDADE podem ser registadas durante o ano inteiro e por qualquer entidade. Não importa se as ações duram apenas um dia ou um mês - o que é importante é que promovam uma mudança comportamental no sentido de uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável.

Seja uma deslocação de bicicleta para o trabalho na companhia de vizinhos ou um empresário que adota medidas específicas para incentivar os seus funcionários a deslocarem-se para o trabalho de transporte público, todas as AÇÕESPARAAMOBILIDADE podem ser registadas online e são divulgadas no portal europeu da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE, ações que, inclusivamente, podem ser promovidas usando os materiais da campanha. Partilhe com o mundo inteiro quais os passos por si dados para uma deslocação mais inteligente!

Pretende-se, desta forma, expandir e complementar o atual formato da Semana Europeia da Mobilidade com atividades a decorrer o ano inteiro, e criar uma única comunidade online, focada no transporte urbano sustentável na Europa, abrindo novas oportunidades que o antigo formato não permitia, como o registo de ações desenvolvidas no contexto da mobilidade, não apenas inseridas no âmbito da SEM, e por entidades que não apenas as Câmaras Municipais.

No novo modelo/plataforma, os promotores da SEM, autoridades locais, ONG, sociedade civil, operadores de transporte, entidades privadas, e outros, poderão registar e mostrar as suas iniciativas, inspirar-se em novas ideias, obter informações, e candidatar-se a prémios de mobilidade urbana sustentável.

Fonte: http://www.apambiente.pt/index.php?ref=19&subref=138&sub2ref=168

 

12/09/2017 - Início do Ano Letivo

O novo ano letivo iniciou-se na passada segunda feira, dia 11 de setembro, no IPTrans.

Os novos alunos foram acolhidos pelos respetivos Coordenadores de Curso e/ou Orientadores Educativos.

Depois desta primeira apresentação, o resto da manhã foi marcada por atividades lúdicas, com o objetivo de promover a integração e convívio entre todos os alunos e destes com o pessoal docente e não docente. No final das atividades, alunos e professores deram as mãos criando um cordão humano, traduzindo deste modo o espírito de equipa e camaradagem entre todos.

Sejam bem vindos.

Bom ano letivo para todos.

 

06/09/2017 - Camião autónomo fez a primeira entrega - Camião autónomo da Uber fez a primeira entrega depois de viajar 200 km sozinho

O veículo pertence à Otto, startup norte-americana adquirida pela Uber por 680 milhões de dólares. O sistema está em fase de testes e a primeira experiência foi bem sucedida.

De Fort Collins a Colorado Springs são 200 quilómetros de distância e foi exatamente essa viagem que o primeiro camião da Otto percorreu para concretizar a primeira entrega autónoma.

Nesta primeira experiência seguiram 50 mil latas de cerveja e uma equipa de monitorização que controlou os dados gerados pelos sensores do veículo durante todo o percurso.

A tecnologia de automação desenvolvida pela empresa é, no entanto, diferente das demais soluções que têm sido criadas para automóveis. Enquanto as segundas são afinadas para lidar com qualquer tipo de estrada e factores externos que possam interceder a condução em zonas mais movimentadas por pedestres, o software da Otto foca-se nas vias onde os camionistas passam a maior parte do seu tempo: auto-estradas.

Segundo a Wired, que acompanhou esta primeira viagem, o sistema é capaz de lidar perfeitamente com a condução em auto-estrada, mantendo distâncias de segurança e decidindo bem sobre as mudanças de faixa. Desta forma, o condutor fica dispensado do volante durante a maior parte da sua viagem, tendo apenas de "atracar o barco" uma vez que este entra na localidade de destino.

O equipamento necessário a esta viagem custa cerca de 30 mil dólares. Entre o interior e o exterior do camião contam-se sensores laser, um radar, uma câmara de alta precisão, dois botões para ativar e desativar o sistema e um conjunto de computadores que se encarrega de transformar os dados recolhidos pelos sensores em direções concretas.

"A tecnologia está pronta para começar a fazer estes testes comerciais. Durante os próximos anos vamos continuar a desenvolver a tecnologia para estar efetivamente pronta para corresponder a todas as condições na estrada", diz Lior Ron, co fundador da Otto. "Achamos que as tecnologias de condução autónoma podem melhorar a segurança, reduzir emissões e melhorar a eficiência das entregas".

O sistema não vai sair já da oficina em definitivo. De acordo com os responsáveis da empresa ainda há melhorias a empregar a curto-prazo ao nível da aceleração, da travagem e de outras partes que asseguram uma viagem segura e estável. Projetos mais complexos como a previsão do comportamento dos outros condutores ou a adaptação da condução às condições meteorológicas, são pormenores que vão ser revistos a longo prazo.

Fonte: http://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/camiao-autonomo-da-uber-fez-a-primeira-entrega-depois-de-viajar-200-quilometros-sozinho

 

08/08/2017 - Loures INOVA - Primeira reunião de sócios e parceiros da futura Associação para a Inovação e Capacitação Empresarial

Depois do términus do ano letivo, no passado dia 27 julho de 2017, foi realizada a primeira reunião de sócios e parceiros da futura Associação para a Inovação e Capacitação Empresarial.

O IPTrans – Instituto Profissional de Transportes - fez-se representar pela diretora executiva/ pedagógica, Dr.ª Helena Nunes.

A reunião foi considerada de extrema importância, pois todos os sócios e parceiros tiveram oportunidade de se conhecer, apresentar as suas empresas e as suas expetativas/dúvidas em relação a este projeto inovador.

No que diz respeito ao IPTrans, é de extrema importância, para o seu desenvolvimento estratégico, fazer parte deste núcleo e ser parceiro ativo na persecução dos seus objetivos, uma vez que o Loures INOVA é "um polo de inovação com enfoque para os clusters "Agroalimentar e Logística", com a aposta no acolhimento e suporte de projetos de base tecnológica que potenciem a renovação do tecido empresarial."

Ficamos a aguardar as futuras atividades com expetativa.

 

10/07/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo aos Bastidores do Aeroporto Humberto Delgado

No passado dia 26 de junho, os nossos alunos do primeiro ano do cursos de Técnico de Tráfego e Assistência em Escala, fizeram a sua primeira visita aos bastidores do Aeroporto Humberto Delgado, no âmbito do projeto ANACONVIDA.

Foi uma manhã de muitas aprendizagens.

 

04/07/2017 - Métodos de Estudo - Sessões - CLDS 3G - Rede em Movimento

No âmbito do projeto CLDS 3G - Rede em Movimento, no qual o IPTrans é entidade parceira, foram levadas a cabo duas sessões sobre “Métodos de estudo” para quatro turmas do primeiro ano dos Cursos Profissionais.

Nestas sessões os alunos puderam experienciar dinâmicas de grupo, refletir e treinar métodos de estudo num ambiente de descontração e aprendizagem.

Foi uma experiência muito interessante que envolveu os alunos e que poderá fazer a diferença no seu percurso escolar.

O nosso obrigada à equipa do CLDS 3g - Rede em Movimento e à Andreia Santos (APAR - Centro de Desenvolvimento).

 

04/07/2017 - Arraial no IPTrans

No dia 23 de Junho realizou-se o Arraial IPTrans 2017, uma festa animada que contou com a colaboração de alunos, pessoal docente e não docente.

Foi um final de tarde bem animado com um programa bem recheado:

  • Entrega de medalhas;
  • Apresentação/demonstração de Patinagem de velocidade;
  • Demonstração de Semba;
  • Apresentação do mix do espetáculo musical "Era uma vez";
  • Marchas;
  • Zumba;
  • Desfile de Super Heróis;
  • Bancas representativas dos cursos.

O IPTrans preparou-se a rigor para receber toda a comunidade educativa e os respetivos convidados.

O jantar e os petiscos estiveram a cargo da Roulote Graça.

Um bem-haja a todos.

 

04/07/2017 - Stº António Transportes Apoia Aluna do IPTrans

No âmbito da Responsabilidade Social da empresa Santo António Transportes, Grupo Barraqueiro, esta instituição ofereceu a uma aluna do IPTrans a possibilidade de utilizar gratuitamente a carreira que serve a deslocação entre a sua casa e o local de estágio.

Este apoio, que se prolonga por todo o mês de julho, justifica-se pelas dificuldades económicas da respetiva família, atendendo ao custo adicional para a deslocação para o local de estágio.

O IPTrans agradece à Santo António Transportes o apoio proporcionado.

 

03/07/2017 - Loures INOVA lança incubadora de empresas e constitui Associação

Esta, uma das frases nas paredes das novas instalações da incubadora de empresas do Loures INOVA, inaugurada no passado dia 29 de junho, no MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

O evento serviu ainda para a constituição da Associação Loures INOVA, à qual o IPTrans se ligou, na qualidade de parceiro.

A iniciativa, que contou ainda com a participação do Presidente do Conselho de Administração do MARL e o Presidente do MADAN Parque, iniciou-se com a outorga do acordo de colaboração entre estas três entidades.

José Damião, do Loures INOVA, destacou a relevância do lançamento da incubadora e as metodologias de aceleração, a formalização da rede e o trinómio empresas, parceiros e projetos.

Já Luís Martins, da mesma entidade, valorizou o AgroUP, programa de aceleração, como um apoio para entidades que já têm um produto ou serviço, informando que haverá receção de candidaturas até 8 de setembro.

Intervieram ainda João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras e José Vale, em representação do IAPMEI. Este último, destacou as excelentes características, à partida, do Loures INOVA, potenciadoras de boas perspetivas de sucesso, chamando a atenção para os benefícios fiscais e para os programas Startup voucher e Vale Inovação.

Para além das intervenções dos representantes do MARL e do MADAN Parque, coube a Bernardino Soares encerrar esta primeira parte do evento, valorizando a importância do momento em que se iam assinar as 40 cartas de intenção, de associados e de parceiros. Apesar do Município ter definido, como estratégicas, as áreas do agroalimentar e da Logística, manifestou disponibilidade para trabalhar com todas as empresas. Referindo-se à localização no MARL, relevou que aqui estão presentes cerca de 900 operadores.

De seguida, procedeu-se à assinatura das cartas de intenção dos parceiros e dos associados.

A AEPTL/IPTrans, na qualidade de parceira, foi representada pelo vogal da Direção, Paulo Lopes.

O evento terminou com uma visita às inspiradoras instalações da incubadora das empresas onde os diversos espaços têm frases inspiradoras de diversos autores, nacionais e estrangeiros.

Aqui citamos de cor outra, do basquetebolista Michael Jordan.

O talento pode ganhar jogos mas é o trabalho de equipa que ganha campeonatos.

 

19/06/2017 - Tragédia em Pedrógão Grande

O IPTrans manifesta o seu profundo pesar pelas perdas de vidas humanas e animais e de bens, ocorridas nesta grande fatalidade.

As nossas palavras de solidariedade dirigem-se a todos quantos são familiares e amigos das vítimas e também àqueles que, de forma mais próxima, viveram esta tragédia.

Terminamos com uma palavra especial para todos quantos atuaram e atuam no combate às chamas e no apoio às vítimas, nomeadamente os bombeiros portugueses.

O IPTrans irá procurar ajudar, na medida das suas possibilidades.

Linha solidária da SIC de apoio às vítimas dos incêndios. Um Abraço a Portugal é uma linha solidária da SIC de apoio às vítimas dos incêndios. Ao ligar 760 100 100 estará a contribuir com 50 cêntimos. Juntos vamos dar um abraço a Portugal. Preço/chamada: 0,60€+IVA; Com o apoio MEO, NOS e Vodafone. Esta é uma linha que reverte totalmente a favor das vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande.

A Caixa Geral de depósitos criou uma conta solidária - Unidos por Pedrógão - e doou 50 mil euros para apoiar as vítimas da tragédia. Os dados desta conta solidária são:
Conta Solidária Caixa 0001 100000 330
IBAN PT50 0035 0001 00100000330 42

O Novo Banco também decidiu doar 50 mil euros às vitimas da tragédia em Pedrógão Grande, através de uma conta solidária que abriu na sua plataforma de solidariedade, a NB Crowdfunding. Os dados desta conta solidária são:
Conta Solidária NOVO BANCO 0003 40461950
IBAN PT50 0007 0000 0034046195023

A Cáritas disponibiliza para já 200 mil euros de apoio para "necessidades emergentes da população no local". E também abriu uma conta solidária "para apoiar todas as vítimas dos incêndios". Os dados desta conta são:
Conta Cáritas (Caixa Geral de Depósitos): 0001 200000 730
IBAN PT50 0035 0001 00200000 730 54

A Cáritas pede os seguintes bens: lençóis e cobertores de Verão, atoalhados e roupa de criança. "Estes bens podem ser entregues nas Cáritas Diocesanas", a partir desta segunda-feira.

Para quem estiver em Lisboa, por exemplo, pode entregar nos Bombeiros Voluntários de Lisboa, na Rua das Flores (Largo Barão Quintela):

  • Água com gás (muito importante para a hidratação dos bombeiros depois do combate às chamas);
  • Água oxigenada;
  • Compressas;
  • Ligaduras.

A Câmara de Lisboa divulgou, entretanto, uma lista das corporações que estão a receber donativos de bens alimentares ou outros:

  • Ajuda (Rua Sá Nogueira);
  • Beato (Rua do Grilo);
  • Cabo Ruivo (Rua Montepuez);
  • Campo de Ourique (Rua José Gomes Ferreira);
  • Lisbonenses (Rua Camilo Castelo Branco).

O Sporting Clube de Portugal apela aos adeptos que se desloquem ao Estádio José Alvalade para entregar bens de primeira necessidade aos bombeiros que combatem o incêndio de Pedrógão Grande. Frutas (sobretudo as que são mais fáceis de descascar), barras de cereais e outros alimentos podem ser deixados no Hall Vip do estádio dos "leões", em Lisboa.

A plataforma Uber vai disponibilizar, através da sua aplicação, uma opção gratuita para os utilizadores doarem bens alimentares e material médico para ajudar bombeiros e vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande. Esta opção estará ativa na próxima segunda-feira, dia 19 de Junho, entre as 10h00 e as 17h00, em Lisboa e no Porto.

Fonte: https://www.publico.pt/2017/06/18/sociedade/noticia/o-que-fazer-para-ajudar-bombeiros-e-vitimas-1776067

 

14/06/2017 - Concurso de Ideias - CLDS 3G - Rede em Movimento

Decorreu no dia 12 de Junho, no IPTrans, a primeira fase do "Concurso de Ideias" promovido pelo CLDS 3G - Rede em Movimento.

Depois de uma breve contextualização do concurso, criaram-se grupos de trabalho que começaram a esboçar as suas ideias.

No dia 19 de junho, continuar-se-á a trabalhar e a dar corpo às ideias.

Bom trabalho a todos/as.

 

09/06/2017 - Dia da Logística Comemorado no IPTrans

No dia 6 de junho assinala-se o "Dia da Logística". Este ano o IPTrans comemorou esta efeméride.

Com o grande envolvimento das turmas dos Cursos de Transportes e Logística e com a enorme dedicação da professora Teresinha Fernandes e colaboração do professor Pedro Neves, o dia foi magnificamente experienciado.

Desde a transformação de salas do edifício antigo em armazém (IPTrans Logistic) à simulação de uma sala de tráfego (IPTransporta). Um trabalho muito exigente, já que se tratou da recuperação de um espaço devoluto, com algum grau de degradação, para transformá-lo num lugar com interesse para os alunos destes cursos.

O dia foi marcado por uma mesa redonda intitulada "Empresas/Escola - Concertar Competências. Depois das boas vindas dos Diretores Executivos, deu-se início ao primeiro painel, "A visão dos alunos", com representantes das três turmas de Técnico/a de Transportes e Técnico/a de Logística. O segundo painel, "A visão das Empresas", contou com a participação de representantes de três empresas Pedro Neto (Cityrama), Fernando Manuel Torres (Torres TIR) e José Soares (TFS - Transportes Florêncio e Silva). Ambos foram moderados pelo coordenador de curso, professor Hugo Alves.

No terminus de uma manhã didática e de partilha, fez-se a visita às salas de simulação de armazém e de tráfego, assim como ao veículo pesado, gentilmente cedido pela TFS - Transportes Florêncio e Silva.

Um agradecimento a todos os envolvidos: alunos, mentores, pessoal docente e não docente, aos convidados e a todas as entidades que contribuíram com materiais para a concretização do projeto.

 

09/06/2017 - Participação dos alunos do IPTrans no "Certame Multicool 2017" - União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas

No dia 2 de junho os alunos do curso de 1º ano de Técnico de Apoio à Infância participaram no Certame Multicool organizado pela Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros.

Os alunos apresentaram as canções da Disney, organizaram uma oficina de dedoches, dando a oportunidade às crianças de realizarem o seu próprio animal, para contarem uma história.

Para além destas atividades, alguns alunos participaram na sessão sobre Bullying pela Polícia de segurança Pública.

 

07/06/2017 - XI Mostra Nacional de Ciência - 25° Concurso de Jovens Cientistas

Nos dias 1, 2 e 3 de junho ocorreu, na Alfândega do Porto, a XI Mostra Nacional de Ciência âmbito do 25° Concurso de Jovens Cientistas. O projeto “Organização e Gestão de Transportes para Intervenção Social – OGTIS” desenvolvido pelos alunos André Pires e Leonardo Santos da turma de 3° TGPSI, sob a coordenação do Prof Luís Pereira, foi selecionado de entre cerca de 300 projetos para participar na etapa final da Mostra.

O evento contou com a presença de mais de 100 projetos de diferentes áreas entre elas Ciências Sociais, Biologia, Química, Matemática, Ciências do Ambiente e Informática. A presença neste evento foi importante para o desenvolvimento social, pessoal e profissional dos alunos, favorecendo a aprendizagem dos diferentes saberes e a troca de conhecimentos entre alunos e entre estes e professores.

O IPTRANS agradece desde já o apoio de parceiros como o Grupo Barraqueiro que apoiaram a participação da Escola na Mostra Nacional de Ciência e congratula os alunos André Pires e Leonardo Santos, bem como o Prof Luís Pereira pelo projeto. Também deixamos o nosso agradecimento à Prof. Marta Azevedo por ter acompanhado os nossos alunos neste iniciativa.

 

31/05/2017 - Com o apoio da Rede Nacional de Expressos - IPTrans participa na XI Mostra Nacional de Ciência - 25º Concurso Jovens Cientistas

A Rede Nacional de Expressos ofereceu os bilhetes de transporte entre Lisboa e Porto (ida e volta) aos 3 participantes do IPTrans na XI Mostra Nacional de Ciência - 25º Concurso Jovens Cientistas (ver anterior notícia).

O IPTrans agradece o apoio, o qual é muito relevante para a concretização da referida participação.

Mais informação sobre a Rede Nacional de Expressos em http://www.rede-expressos.pt/.

 

30/05/2017 - 25º Concurso Jovens Cientistas - Alunos do IPTrans integram a final na XI Mostra Nacional de Ciência

É com muita satisfação que o IPTrans vê uma equipa da sua Escola composta por dois alunos do 3.º ano do curso de Técnico e Gestão de Sistemas Informáticos, André Pires e Leonardo Santos, coordenados pelo Professor Luís Pereira, ser aprovada e integrar a final na XI Mostra Nacional de Ciência, 25.º Concurso Jovens Cientistas 2017, promovida pela Fundação da Juventude, http://ms.fjuventude.pt/jcientistas2017/, que irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 no Porto.

O Projeto a concurso, na área científica da Informática / Ciências da Computação consiste numa aplicação para a Organização e Gestão de Transportes para a Intervenção Social.

 

24/05/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Novabase

No passado dia 18 de maio, os alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos realizaram uma visita de estudo às instalações da empresa Novabase.

A visita foi organizada pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Loures a quem deixamos o nosso profundo agradecimento.

 

24/05/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Cidade do Porto

Os alunos do 2º ano do Curso de Técnico de Turismo visitaram a cidade do Porto, no passado mês de março.

A viagem até à cidade Invicta foi feita de avião, o que permitiu a alguns alunos viver a sua primeira experiência como passageiros deste modo de transporte.

A visita de estudo teve como objetivo realizar uma apreciação crítica ao itinerário turístico da referida cidade, construído pelos alunos nas aulas do Módulo 7 - Itinerários e Destinos Turísticos da disciplina de Turismo – Informação e Animação Turística.

Com esta iniciativa, os alunos puderam ainda conhecer as potencialidades do Porto como destino turístico, com destaque para a Livraria Lello & Irmão, uma das mais bonitas do mundo segundo a imprensa internacional, o seu centro histórico, classificado pela UNESCO como património cultural da Humanidade.

 

24/05/2017 - Homenagem - Homenagem a Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2017

Os alunos do 1º e 2º ano do curso de Técnico de Apoio à Infância criaram dois vídeos de homenagem a Salvador Sobral, na sequência do feito alcançado no Festival Eurovisão da Canção 2017.

Através da música levou o nome do nosso país, cantando em português.

Homenagem da turma do 1º ano do curso de TAI Homenagem da turma do 2º ano do curso de TAI

 

22/05/2017 - Escola com Teatro - Bica Teatro - Departamento de Educação da Câmara Municipal de Loures realizou no IPTrans o espetáculo "Karingana Blues"

No âmbito da atividade "Escola com Teatro – Bica Teatro", o Departamento de Educação – da Câmara Municipal de Loures, realizou na nossa escola o espetáculo "Karingana Blues".

O espetáculo decorreu na quinta-feira (18 de maio), das 10h15m às 11h45m, no auditório da escola e foi um sucesso. Os nossos parabéns ao ator Paulo Patraquim pelo seu excelente trabalho e um grande obrigado à Associação Bica Teatro.

Agradecemos também à Câmara Municipal de Loures por nos ter proporcionado este momento teatral com contos tradicionais africanos muito divertidos.

 

10/05/2017 - Aluna do IPTrans desloca-se para o estágio com o apoio da Barraqueiro Transportes

Prossegue o apoio da Barraqueiro Transportes às deslocações para estágio dos alunos do IPTrans, no âmbito da Responsabilidade Social desta empresa.

Esta instituição ofereceu a mais uma aluna do IPTrans a possibilidade de utilizar gratuitamente as carreiras das operadoras Mafrense, Barraqueiro Oeste e Boa Viagem, durante o período de duração dos estágios.

Este apoio justifica-se pelas dificuldades económicas das respetivas famílias, atendendo às significativas distâncias entre as residências e os locais de estágio.

O IPTrans agradece, mais uma vez, à Barraqueiro Transportes o apoio proporcionado.

 

16/04/2017 - VECTOR's project news - First phase of the pilot test of the Destination Manager Curriculum took place at Valladolid

March 28 was the beginning of the Destination Manager (DM) curriculum pilot test.

24 students from Italy, Spain and Portugal, but also from France and Croatia, gathered in Valladolid, at Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Valladolid (CamVa), at the premises of the Escuela Internacional de Cocina.

Purpose of this event: to start the test of the DM curriculum.

The participants had contact with the Training Platform but also with some of the modules of the course: Planning, Management, Marketing, fund-raising and information technologyand web 2.0 in the tourism sector.

The group is very rich and diverse which gave us the chance to have a wide variety of inputs.

4th VECTOR's project meeting took also place in CamVa's premises.

March 30 was the day for Vector's partners to gather in order to continue the project's work.

Partners were received by CamVa's General Director, Roberto García Marcos.

After that, they started working on the Destination Manager Curriculum Development, namely about the finalization of the Deliverable 4.1 (learning content), the discussion about the main contents of the Deliverable 4.2 (ECVET- proof Destination Manager profile) as well as the deliverable 4.3 (ECTS evaluation and transcript for each module of the Destination Manager Curriculum).

Partners also did a first Pilot test event debriefing, important remarks concerning the Mid-Term reporting to the European Commission and a review of the first Political event, including the presentation of the Vector Pilot test event, with the participation of 3 students, in order to have their feedback concerning this first week of activities as long as their aims and aspirations in becoming Destination Managers.

Before the end of that working day partners discussed about the Quality Assurance of the project and of the related outcomes, the working progresses and the preparation of the mid-term report.

City tour and social dinner

Before dinner, partner's had the chance of knowing a little bit about Valladolid's center.

It was a very interesting tour in which we saw some of the most relevant monuments, namely Iglesia de San Benito, Plaza de San Pablo, the Catedral or Iglesia de San Lorenzo.

The day finished with a "how to make Spanish tortillas" class and with a nice buffet dinner, in each weate the tortillas and drink the nice wine of the region.

March 31st, at Salon de Actos of Chamber of Commerce, took place the 2ndday of the meeting with a political event with Spanish stakeholders

Moderated by the Hosting entity, CAMVA, we heard about the political vision concerning Education in Tourism sector. After an introduction and welcome speech made by Víctor Ángel Caramanzana Rey, President of the Chamber of Commerce ofValladolid, Agustín Sigüenza Molina, General Director of Vocational Training and Special Regime of the Education Office of the Junta de Castilla y León, gave us his view.

After that, VECTOR's Project Coordinator Marco Scerbo, presented us the project at a glance and David Lagunilla Cantero, Head of Training Service for Employment and Accreditation of Professional Qualifications of the Public Employment Service of Castilla y León also provided us with his perspective.

VECTOR's Scientific Coordinator, Giovanni Liberatore, shared with the participants some information concerning the Destination Management, a subject that was also referred about the autonomic region by Alejandro David Galán Aguado, Coordinator of the Directorate of Tourism de la Junta de Castilla Y Leon.

The 2nd Session concerned the offer level, with some examples of destination management in Castilla Y Leon and with an insight on Vector's Training course.

Gumersindo Bueno Benito, from Foundation Santa Maria la Real, talked about the Cultural Heritage Destinations, Mónica García Hernando, Manager of the Tourist Board, Provincial Council ofValladolid, presented the topic of Rural Destinations in Valladolid, and finally Marcos Yllera Pérez, President of the Yllera Group and Director of El Hilo de Ariadna, focused on Wine Tourism Destinations.

The day ended with a presentation of the Vector´s pilot test event

José Bourbon (partner IPTrans) gave the floor to 3 students which spoked about their feedbacks, expectations and aims: Benedetta Borri, from Italy, Maria del Piño Perez, from Spain, and Larissa Slavic, from Croatia, but also from Italy, where she lives.

In what concerns the feedbacks, all the participants were very satisfied with the great level of knowledge and experiences of the participants. They all considered this course a relevant need to the market, taking in to account the sustainability perspective.

Participants expect to acquire new skills, to be in contact with real actors of the tourism sector and to analyze real case studies and real life examples. On the other hand, they have the expectation of more innovative and creative modules with updated multimedia components.

They have the view that the DM is not a technician but an entrepreneur on destination opportunities and that the course should give value to internships and employability.

Finally, in what concerns the DM role, the participants highlighted their view on the DM structural competences: Marketing, Management and Planning, not forgetting the digital knowledge. They also referred the tourism market flows, international policies, legislations and regulations as others relevant knowledges.

They believe that the DM has a special way of doing things, building networks, between public and private sectors, enhancing the resources of the territory and acting "glocally".

His final aim: to create new sustainable package tourism destinations.

This political event ended before lunch time. All partners returned home with the conviction that we will have, from now on, a great collaboration from our student's group.

 

11/04/2017 - Colaboração em Exposição - Alunos do 2º ano do curso Técnico/a de Apoio à Infância colaboram em Exposição no Palácio Marqueses da Praia e Monforte

O 2º ano do curso de Técnico/a de Apoio à Infância realizou uma Pomba da Paz em origami, para uma exposição no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, entre os dias 19 e 30 de abril.

Visitem!

 

08/04/2017 - Agradecimento - Espetáculo Cultural "Era uma vez..."

O IPTrans - Escola Profissional de Loures vem por este meio e em representação da Direção Pedagógica e dos alunos dos cursos de Acompanhantes de crianças (9º ano) e de Técnico de Apoio à Infância (10º e 11º anos) agradecer a vossa preciosa colaboração no Espetáculo Cultural "Era uma vez...".

Esperamos que tenha sido do vosso agrado, pois o feedback que temos das nossas crianças tem sido, até agora, extremamente positivo.

 

04/04/2017 - IPTrans presente na Futurália 2017 com o apoio da Frota Azul

O IPTrans voltou a marcar presença na Futurália, a grande feira nacional das ofertas educativas e formativas.

Destaque para o apoio que nos foi proporcionado pela Frota Azul (Grupo Barraqueiro), a qual disponibilizou a demonstração do software de organização de escalas de serviço, utilizado pela empresa.

O IPTrans agradece à Frota Azul e ao António Encarnação – trabalhador da empresa e ex-aluno do primeiro curso de Técnico de Transportes do IPTrans – a colaboração prestada.

 

30/03/2017 - Semana Ecológica no IPTrans

Decorreu, de 20 a 24 de março, a semana ecológica na nossa escola. Durante estes dias, os alunos tiveram a oportunidade de participar em várias atividades relacionadas com a sensibilização ambiental, nomeadamente:

  • Ação de Sensibilização «Espécies em vias de extinção» promovida pela LPN - Liga para a Protecção da Natureza;
  • Ação de Sensibilização «A Política dos 3 R's» desenvolvida pela Câmara Municipal de Loures;
  • Workshop de reutilização de materiais dinamizado pela Câmara Municipal de Loures;

  • Plantação de Romãzeiras com o apoio da Câmara Municipal de Loures;
  • Plantação de morangos com a colaboração dos alunos dos segundos anos;
  • Exposição de trabalhos elaborados pelos alunos na disciplina de inglês, no âmbito dos módulos relacionados com o ambiente;
  • Celebração do Dia da Poesia (21 de março) com a recolha e exposição de poemas relacionados com a natureza.

Esperamos que esta semana possa contribuir para uma maior consciencialização ambiental e agradecemos a disponibilidade e o apoio da Câmara Municipal de Loures, LPN e Valorsul para a realização da semana ecológica.

 

26/03/2017 - VECTOR's project reaches a decisive step - Destination Manager Curriculum Pilot Test will be made in Valladolid from March 27 to 31

83 candidates were received for participation in this crucial phase of the project.

24 were selected, from the 3 project countries but also nationals from other European countries.

A large majority of the candidates has relevant education and experience in tourism.

During this week, participants will have a first contact with some modules, considered more crucial and inovatives, namely Tourism Destination Business Planning, T. D. Management, T. D. Marketing, T. D. Finance, Information Technology and Web 2.0 in the tourism sector.

They will also have the chance to use the e-learning platform, specifically developed for the project which will be useful to test the other modules, with the support of tutors.

We expect a very interesting week, in which we will be able to receive relevant information in order to better define the course curriculum.

The second phase will be done in Florence, one year later.

At the end of the project, a professional profile and a course curriculum for Tourism Destination Manager will be validated.

This project is developed supported by Erasmus + Program, Sector Skills Alliance measure, Key Actio 2 "Cooperation for innovation and best practices".

Theconsortium has 12 elements, four from each participant country: Italy, Spain and Portugal.

Keep in touch!

After the Valladolid meeting and pilot test, we will get to you with more news.

More in http://www.vector-tourism.net/.

 

25/03/2017 - Sogenave apoia o IPTrans

No âmbito da Responsabilidade Social do Grupo Trivalor, a Sogenave oferece um lanche às 150 crianças participantes do Espetáculo Cultural "Era uma vez..." a realizar no próximo dia 5 de Abril, no Cine-Teatro de Loures.

O IPTRANS e as IPSS parceiras agradecem o apoio à Sogenave e ao grupo Trivalor.

 

25/03/2017 - Etigrafe apoia o IPTrans

O IPTrans agradece à empresa "Etigrafe - Artes Gráficas, Lda." o seu donativo para a realização de trabalhos na disciplina de expressão plástica.

 

25/03/2017 - Reboques Amadora apoia o IPTrans

O IPTrans agradece à empresa "Reboques Amadora, Lda." o apoio em merchandising para distribuição na Futurália.

 

20/03/2017 - Conclusão de Módulo - Tecnologias de Apoio à Gestão nos Transportes

No dia 21 de março, a nossa turma de 2º ano do Curso de Técnicos de Transporte, termina o Módulo "Tecnologias de Apoio à Gestão nos Transportes" lecionado pela estimada prof. Susana, representante da empresa ABMN - Business Solutions.

Neste módulo são abordados temas relativos a tecnologias de apoio à gestão, no ramo do transporte, onde a tecnologia assume uma importância nuclear no processo, na medida em que as empresas de transportes cada vez mais dispõem de sistemas informáticos.

Esta aprendizagem, e uma atualização constante, vai preparar os técnicos de transporte para enfrentar as dificuldades que lhe surgirão no seu primeiro emprego.

O referido módulo tem como objetivos:

  • Utilizar os sistemas informáticos utilizados pelos operadores de transportes;
  • Utilizar sistemas de gestão de frota, administração e faturação;
  • Explicar o funcionamento do sistema de gestão de distribuição;
  • Explicar o funcionamento do sistema de gestão de tráfego;
  • Explicar o funcionamento do sistema de gestão e controlo de stocks.

Desenvolve conteúdos como:

  • Conceitos teóricos sobre sistemas informáticos;
  • Importância da tecnologia nos transportes;
  • Vantagem competitiva das empresas que apostam na tecnologia;
  • Tecnologia e rentabilidade;
  • Vantagens da atualização tecnológica.

Assim sendo, o nosso sincero agradecimento à empresa ABMN – Business Solutions, na pessoa do Eng. Rui Nabais e à excelente Prof.ª Eng.ª Susana Gonçalves.

 

20/03/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Itconic Portugal

No passado dia 15 de março realizou-se uma visita de estudo à Itconic Portugal, com as turmas do OPI, 1ºTGPSI e 2ºTGPSI.

A Itconic Portugal situa-se no Prior Velho e oferecem aos seus clientes uma única rede interligada de 5 Data Centers neutros que abrangem toda a Península Ibérica.

A partir de cada dos nossos centros, proporcionam às empresas todas as vantagens da mais completa plataforma de interligação do mercado, ajudando-as a modernizar os seus processos de negócio e a encontrar novas oportunidades no mercado. São muito mais do que um fornecedor de serviços de alojamento de dados.

A itconic oferece a oportunidade de ligar as empresas às principais redes e fornecedores de cloud pública do mercado para que possa escolher a alternativa mais eficiente e adaptada aos projetos que estiver a realizar.

 

20/03/2017 - Participação em evento organizado pelo Conselho Municipal de Educação

A primeira vez que ouvi falar da Escola da Ponte estava na faculdade e ao fim de, pelo menos, 20 anos, no âmbito de uma atividade formativa do Conselho Municipal de Educação de Loures, tive o privilégio de a visitar.

Deixo o meu profundo agradecimento à Câmara Municipal de Loures, na pessoa da Sra. Vereadora da Educação Maria Eugénia (Presidente do Conselho Municipal de Educação).

A Escola da Ponte fica no concelho de Santo Tirso, mais precisamente em Vila das Aves. Esta escola carateriza-se pela sua metodologia de trabalho centrada no aluno (sempre com a participação do aluno) e na intencionalidade educativa.

Assim, como forma de nos demonstrarem "in loco" a suas práticas, todos os grupos foram acompanhados por crianças da escola, que prontamente responderam a todas as questões que lhes foram colocadas. Paralelamente, mostraram-nos todas as salas da escola com os seus diferentes núcleos, pois esta escola não se organiza em ciclos e turmas, e os dispositivos que utilizam no trabalho diário.

Fiquei impressionada com a autonomia, responsabilidade e entreajuda nos alunos, independentemente da idade e constatei que a teoria tem efetivamente aplicabilidade na prática e com bons resultados.

Também foi evidente as dificuldades que os responsáveis pela escola sentem em "serem diferentes", apesar dos bons resultados que apresentam.

Por fim, posso dizer que foi possível constatar que as metodologias de trabalho são bastante diferentes das tradicionais, pese embora, o próprio ambiente da escola nos leve a acreditar ser possível adotar esta metodologia nas nossas escolas, com sucesso e com alunos mais envolvidos nas suas aprendizagens.

Foi um dia muito formativo – tanto numa perspetiva de desenvolvimento profissional como pessoal.

Espero conseguir traduzir as aprendizagens realizadas na minha prática diária.

Helena Nunes

Diretora Executiva/Pedagógica

(Membro do Conselho Municipal de Educação do Concelho de Loures)

 

17/03/2017 - Clube de Programação e Robótica do IPTrans - WorkShop - Aconteceu hoje no IPTrans

Hoje o Clube de Programação e Robótica do IPTrans levou a cabo um Workshop sobre Robótica e Programação, em parceria com o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas do D. Dinis, representado pelo Professor Carlos Almeida e pelo aluno Bruno Coelho, também daquele Agrupamento de Escolas.

Neste Workshop os alunos do IPTrans, cerca de trinta (30), tiveram contacto com robots de diversos tipos. Tiveram a possibilidade de montar robots, programa-los e vê-los, aos robots, numa luta de sumo.

Paralelamente, enquanto os alunos estavam envolvidos nas diversas atividades, robots passeavam-se pela sala, evitando obstáculos, outros seguiam em diferentes pistas uma linha preta e ainda outros andavam para a direita e esquerda equilibrando-se numa mesa sem caírem.

Foi, de facto, uma manhã dedicado às ciências da programação e da robótica mas, desta vez, ao vivo e a cores!

O nosso profundo agradecimento ao Professor Carlos Almeida e ao Bruno Coelho assim como a todos os Professores do IPTrans que permitiram levar a cabo este evento. Também um agradecimento à Professora Ana Filipa, e aos seus alunos, assim como aos Senhores Pedro Francisco e João Véstia que construíram a primeira pista de robótica do IPTrans.

 

10/03/2017 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Luís Simões, S.G.P.S., S.A.

No dia 20 de fevereiro os alunos dos cursos Técnico de Transportes e Técnico de Logística realizaram uma visita de estudo ao Centro de Operações Logísticas do Carregado da empresa Luís Simões, S.G.P.S., S.A.

Nestas instalações os alunos puderam acompanhar várias operações em dois armazéns com características francamente distintas, um armazém convencional, o C1 e um armazém automatizado, o C2.

Desta forma, foi possível verificar in loco as diferentes soluções logísticas que o Grupo Luís Simões apresenta e os desafios que estas diferentes infraestruturas encaram.

 

09/03/2017 - Mais um Apoio da Barraqueiro Transportes

No âmbito da Responsabilidade Social da empresa Barraqueiro Transportes, S.A., esta instituição ofereceu a mais um aluno do IPTrans a possibilidade de utilizar gratuitamente as carreiras das operadoras Mafrense, Barraqueiro Oeste e Boa Viagem, durante o período de duração dos estágios.

Este apoio justifica-se pelas dificuldades económicas das respetivas famílias, atendendo às significativas distâncias entre as residências e os locais de estágio.

O IPTrans agradece, novamente, à Barraqueiro Transportes o apoio proporcionado.

 

03/03/2017 - Apresentado Ecossistema de Inovação - Concelho de Loures - Iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Loures, do MARL e do Madan Parque

No passado dia 26 de janeiro, nas instalações do Loures INOVA, foi apresentado o Ecossistema de Inovação para o concelho de Loures.

Na ocasião, Rui Paulo Figueiredo, presidente do conselho de administração do MARL, destacou o acréscimo de procura como um sinal de retoma e o apoio da câmara municipal ao investimento.

António Pombinho, Vereador com o pelouro das atividades económicas, destacou 5 clusters no concelho: agroalimentar, transportes e logística, saúde, ambiente e indústrias criativas.

Valorizou os serviços camarários de apoio à criação de emprego e à exportação, e a importância da diversificação e revitalização dos centros urbanos.

Nestas, como noutras tarefas, considerou que a Câmara Municipal, via Loures INVEST e Loures INOVA é um parceiro para a Inovação. Nesse sentido, chamou a atenção para a importância da ligação das empresas às universidades e da criação de uma rede que ajude à sustentação dos projetos.

Afirmando o apoio da Câmara ao empreendedorismo, referiu que todos os parceiros que possam contribuir para a inovação vão constituir uma associação a partir do Loures INOVA.

Depois de uma intervenção do representante do MADAN Parque, José Damião, que destacou as virtualidades do Loures INOVA, coube ao representante do IAPMEI valorizar a importância desta parceria, bem adaptada à realidade da região em que se insere, com o enfoque na auscultação das empresas e no apoio ao empreendedorismo. Sintetizou, considerando a equipa da câmara de grande valor.

Bernardino Soares, Presidente da Câmara, encerrou a sessão valorizando a excelência da localização geográfica do concelho. Afirmando a existência de potencialidades e instrumentos por explorar, destacou a prioridade política à atividade económica, nomeadamente através de redes de apoio e contacto.

Quanto aos resultados, chamou a atenção que os mesmos só se conseguirão avaliar a médio e longo prazo, pelo que defendeu que as instituições têm que trabalhar numa perspetiva de continuidade.

 

17/02/2017 - Barraqueiro Transportes Apoia Alunas do IPTrans

No âmbito da Responsabilidade Social da empresa Barraqueiro Transportes, S.A., esta instituição ofereceu a três alunas do IPTrans a possibilidade de utilizarem gratuitamente as carreiras das operadoras Mafrense, Barraqueiro Oeste e Boa Viagem, durante o período de duração dos estágios.

Este apoio justifica-se pelas dificuldades económicas das respetivas famílias, atendendo às significativas distâncias entre as residências e os locais de estágio.

O IPTrans agradece à Barraqueiro Transportes o apoio proporcionado.

 

16/02/2017 - Concurso sitestar.pt 4 - 4 equipas do IPTrans passam à 2ª fase!

Professores e alunos, de escolas do Norte a Sul do país e ilhas, concorreram à iniciativa da DECO e do DNS.PT, tendo sido submetidas 270 propostas de ideias de sites inovadores.

O Concurso Sitestar.pt 4 desafia jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, que estejam a frequentar escolas públicas ou privadas, de Portugal, a criar sites originais em português e sob o domínio ".pt".

As categorias a que podiam concorrer eram as seguintes: Faz a Diferença. Jovens Com Talento, Saber & Ciência e Notícias na Escola.

O IPTrans orgulha-se de ter passado para a segunda fase deste concurso com as seguintes equipas:

Categoria Equipa Elementos
Saber & Ciência FRJ IPTrans Jéssica Cristina Tavares Pereira | Fábio Raimundo da Silva | Ricardo André Rodrigues Marques
Saber & Ciência Além da Terra Francisco Ferreira da Costa Pimenta | Liliana Patrícia Faria Silva Morais | Jéssica Cristina Tavares Pereira
Faz a Diferença HelpLife Marisa Sofia dos Santos Tareco | Luís Miguel de Carvalho Bilro | Sérgio Almeida
Jovens com Talento JCT Leandro Luís Costa da Silva | Pedro Rafael Gonçalves Riddel Costa | Diogo Ricardo Stramota Gonçalves

A todas as equipas os nossos parabéns!

 

12/02/2017 - Clube de Programação e Robótica do IPTrans - Reconhecido pelo Ministério da Educação

É com muito orgulho e satisfação que vemos o Clube de Programação e Robótica do IPTrans reconhecido pela Direção-Geral da Educação (DGE).

Esta Direção-Geral realizou, durante os meses de novembro e dezembro, um inquérito nacional com o objetivo de identificar os Clubes de Programação e Robótica existentes nas escolas.

De um total de 188 clubes georreferenciados, o nosso foi um deles.

 

16/01/2017 - Em reunião na ANAC - Apresentado o Curso de Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala

No passado dia 13 de janeiro uma delegação do IPTrans foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da ANAC, Luís Ribeiro.

O encontro, que contou ainda com a participação, do lado da ANAC, da Chefe de Departamento de Controlo e Qualidade da Segurança da Aviação Civil, Carla Pinto, foi acompanhado, do lado do IPTrans, pela Diretora Carla Cruz, e pelos Diretores Executivos Helena Nunes e José Bourbon.

Objetivos da reunião: identificar as condições para a obtenção do cartão para circular no aeroporto e, em particular, para o acesso ao lado Ar, por parte dos alunos do curso de Técnico de Tráfego de Assistência em Escala, durante os estágiose identificação de eventuais requisitos que os formadores devam possuir para ministrar os módulos de Segurança na aviação comercial (Security), Percursos e segurança aeroportuária (Safety) e Mercadorias perigosas (DangerousGoodsRegulations).

Foi uma reunião muito profícua, tendo sido identificada como muito útil uma articulação permanente entre as duas entidades para garantir a contínuaatualização dos conteúdos do curso.

O IPTrans agradece à ANAC a atenção, disponibilidade e interesse pelo sucesso do nosso curso.

 

05/01/2017 - Projeto VECTOR - Primeira Reunião dos Parceiros Portugueses em Loures

No passado dia 4 de janeiro, realizou-se nas instalações do IPTrans, em Loures, a primeira reunião dos parceiros portugueses do projeto VECTOR.

Agenda: discutir questões de comunicação e disseminação e debater matérias relativas a questões financeiras e técnicas do projeto.

Tratou-se de um dia de trabalho muito produtivo no qual os parceiros procuraram reforçar o bom espírito de colaboração entre todos ao nível da comunicação e disseminação dos principais aspetos do projeto, nomeadamente através do site e das flash news.

Os parceiros discutiram igualmente diversas questões financeiras importantese, sobretudo, diversas questões técnicas como as relativas à seleção dos estudantes, próxima reunião em Valladolid, contactos com a ANQEP e próximas tarefas a realizar.

Foi um excelente dia de entrosamento dos parceiros portugueses!

Votos de um excelente 2017!

 

22/12/2016 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à STEF Portugal

No dia 16 de dezembro os alunos do curso Técnico de Logística visitaram a empresa STEF Portugal, conhecida como a empresa da logística do frio, onde puderam conhecer as três áreas diferentes a que este grupo se dedica: o transporte; a prestação logística; os sistemas de informação.

Sendo uma referência em todos os setores da logística sob temperatura controlada de -25 a 15ºC, com esta visita de estudo os alunos puderam testemunhar as atividades que se desenvolvem diariamente neste armazéns com características tão particulares.

Os alunos tiveram ainda o privilégio que contactar com ex-alunos do IPTrans que exercem a sua atividade profissional na STEF Portugal.

 

22/12/2016 - Natal em Camarate

Sábado, 17 de dezembro, 11 horas.

Uma equipa de "intervenção rápida" chega à vivenda Bogalheira, no bairro com o mesmo nome, em Camarate. Casa da Bruna Barbeitos Silva, aluna do curso de Técnico de Turismo de 2013/2016, do IPTrans.

Missão: dar um teto ao quarto da Bruna e da sua irmã.

Com efeito, há alguns meses que todos os trabalhadores do IPTrans se tinham apercebido da grave situação em que se encontrava a casa de família da Bruna: o telhado do seu quarto estava a céu aberto, tornando essa divisão da casa inabitável.

Contactado o empresário do concelho António Coelho, da empresa GSN – Construções e Representações Lda., este não hesitou em avaliar a situação e em disponibilizar meios humanos e materiais para tornar este objetivo uma realidade.

Para isso, contou também com a solidariedade do empresário Joaquim Nogueira, da empresa NLSF, o qual garantiu uma equipa de 6 voluntários, profissionais do setor da construção, que tornaram o sonho realidade.

E foi assim que, depois de um fantástico dia de são convívio e solidariedade, a meio da tarde, a MISSÃO estava CUMPRIDA.

Da esquerda para a direita, Francisco Viegas, Bruna Silva, Carlos Morais, Vítor Ferreira, Fernando Carvalho, Pedro Coelho, Jaime Pinto e o pai da aluna, Jorge Silva

Nestes tempos em que está na moda falar de RESPONSABILIDADE SOCIAL, é bom ver que esta, para alguns, como estes nossos amigos, não é apenas um gesto de circunstância.

A família da Bruna está grata. E o IPTrans também.

FELIZ NATAL!

 

19/12/2016 - Visita de Estudo - Visita de Estudo ao Museu da Carris e Oficinas dos Elétricos

No passado dia 6 de dezembro, os alunos dos cursos de Técnico de Transportes – 1º e 2º anos – visitaram as instalações da Carris, em Santo Amaro, Lisboa.

Nada melhor que lerem a reportagem, elaborada pelos alunos:

"Visita ao Museu da Carris: Lembrar o passado, viver o presente e apostar no futuro (Técnicos de Transporte - 1º e 2ºs anos).

"Na visita que realizámos pudemos ter o prazer de entrar na oficina da manutenção dos elétricos e perceber o seu funcionamento."

"De seguida, desfrutámos de uma visita guiada ao Museu da Carris, na qual pudemos descobrir a história dos nossos elétricos e de outros meios de transporte, como o autocarro e o metro."

"Sem dúvida que os elétricos, mais que um símbolo da cidade de Lisboa, já se transformaram num símbolo do próprio país."

"Sigam a nossa visita pelas nossas fotografias."

 

19/12/2016 - Semana Europeia das Competências Vocacionais - Fórum Europeu do Ensino e Formação Profissional reuniu em Bruxelas

No passado dia 8 de dezembro realizou-se o referido evento, promovido pela Comissão Europeia – Direção Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, e com a participação de representante do IPTrans.

A formação dos docentes e formadores e a sua presença nas empresas (acompanhamento dos estágios, ministração de aulas ou, inversamente, destinatários de formação) bem como a formação dos tutores foram alguns dos aspetos debatidos.

Também o tema da aprendizagem baseada no trabalho (formação prática em contexto de trabalho) e a atualidade / utilidade dos conteúdos dos cursos foram aspetos muito refletidos.

Ficámos a saber, pelo Diretor de Qualificação do IEFP, que, em Portugal, estará brevemente disponível o RVCC pedagógicas.

Dos debates muito ricos em que pudemos participar registámos que o programa Erasmus+, de 2014 a 2020, apoia o desenvolvimento das competências profissionais (skills), designadamente promovendo o encontro entre a oferta e a procura de conteúdos, no âmbito de um novo aviso, em fase de preparação, segundo informou João Santos, Chefe de Unidade da DG EMPL.

Também Bernardette Forsthuber, técnica da EACEA, se referiu à Ação Chave 3 (KA3), valorizando a cooperação com as empresas, no âmbito de um aviso em curso, aberto até 17/1.

A valorização das soft skills (competências sociais ou transversais) foi outro tema muito valorizado, incluindo ainda as línguas e a matemática.

Finalmente, foi ainda destacada a rápida evolução das TIC, a qual gera um permanente desafio de atualização.

 

12/12/2016 - Sessão de Apresentação Pública - Versão Portuguesa do Código IMDG - International Maritime Dangerous Goods

No dia 16 de novembro, os alunos finalistas do curso Técnico de Transportes marcaram presença na sessão de apresentação pública da versão portuguesa do Código IMDG - International Maritime Dangerous Goods, que decorreu na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

Enquadrado no transporte de mercadorias perigosas, foi possível perceber neste evento as implicações em matéria de segurança nas operações portuárias e as novidades introduzidas nesta edição do Código.

 

05/12/2016 - Cerimónia de abertura do ano letivo

Decorreu, no passado dia 7 de novembro, a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo do IPTrans, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

Contou-se com a participação dos alunos e dos parceiros do IPTrans, com assento no Conselho de Orientação Estratégica,bem como outras entidades, públicas e privadas, com que o IPTrans se relaciona.

O Presidente da Direção, Nelson Sousa, fez o discurso de abertura, ressalvando o trabalho que tem vindo a ser feito e o empenho de todos os envolvidos.

Dando seguimento e ilustrando as suas palavras, alunos dos diferentes cursos apresentaram alguns dos projetos a desenvolver no presente ano letivo.

O Presidente da Câmara Municipal de Loures proferiu o discurso final, destacando a importância da instituição no Município, o sucesso da renovada aposta dos 3 associados e valorizando o apoio da Edilidade ao futuro deste projeto.

No final, os alunos dos cursos de Técnico de Apoio à Infância e Acompanhante de Crianças, proporcionaram um momento coral.

 

25/11/2016 - Seminário - A Economia da Partilha: Oportunidades e Desafios

No dia 10 de novembro, os alunos dos 2º e 3º anos do Curso Técnico de Transportes, no âmbito da disciplina de Economia, participaram no seminário A Economia da Partilha: Oportunidades e Desafios, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

Neste evento, promovido pelo Câmara Municipal de Loures em parceria com a DECO, e com a participação de entidades como a Universidade Aberta, Fundação AIP, a RAIZE, Cooperativa Horas de Sonho e a PPL - Crowdfunding Portugal, os alunos puderam conhecer e participar no debate de ideias sobre este fenómeno também conhecido como "consumo colaborativo".

 

15/11/2016 - Projeto CLDS 3G apresentado em reunião de CLAS

No passado dia 14 de novembro o projeto "Rede em Movimento" no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração foi apresentado ao Plenário do Conselho Local de Ação Social de Loures.

Em reunião realizada no auditório da Escola Básica João Villaret, Ana Simão, responsável pela coordenação do projeto, em representação da Associação Luiz Pereira Motta, apresentou a iniciativa, os parceiros e apelou à participação da Rede Social.

A reunião foi presidida pela Vereadora Maria Eugénia Coelho, contando ainda com a participação da Diretora da Segurança Social do Distrito de Lisboa,Isabel Saldida.

Esta responsável da Segurança Social destacou a disponibilidade de colaboração, nomeadamente através dos serviços locais e em particular quanto ao levantamento das instituições potencialmente colaboradoras. Sobre o futuro, lembrou a importância de as expetativas não serem goradas, designadamente quanto à continuidade das iniciativas pós-projeto.

A Vereadora reiterou igualmente o apoio da Câmara, referindo existir já reunião agendada.Na sua intervenção, valorizou ainda a importância da participação do IPTrans, da Casa do Gaiato e do Saltarico para o sucesso do projeto. Terminou destacando a importância do envolvimento das pessoas a quem se destinam os projetos, classificando-o de fundamental.