NOTÍCIAS
06/12/2018 - Dia Internacional da Aviação Civil - 7 de Dezembro de 2018

No âmbito da comemoração do "Dia Internacional da Aviação Civil", dia 7 de dezembro, os alunos do 1.º e 3.º anos do Curso de Técnico de Tráfego e Assistência em Escala (TTAE) e do 2.º ano do curso de Técnico de Agência de Viagens (TAVT) vão desenvolver algumas atividades junto da comunidade escolar como sejam a reconstituição de um “Balcão de Serviço ao Cliente” com a simulação de uma Irregularidade (vouchers) e atraso/mudança de aeronave; e um Balcão Agência de Viagens” com a aplicação de medidas de segurança num ambiente aeroportuário.

A partir daí os alunos vão sendo encaminhados para o estúdio, para a visualização de um vídeo sobre o curso de TTAE, uma simulação de voo e um quiz.

Está prevista uma exposição sobre a evolução da aviação civil complementada com uma palestra de profissionais do sector da aviação civil, que irão partilhar experiências e esclarecimento de algumas dúvidas e questões dos alunos.

 

04/12/2018 - Seminário Nacional Emprego para todos - Promovido pela Câmara Municipal de Loures e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação

À hora a que escrevemos esta notícia, decorre este Seminário, cuja sessão de abertura contou com a participação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

A iniciativa integra-se na Semana da Inclusão.

O edil destacou a importância do investimento nos equipamentos públicos para os adaptar às pessoas com mobilidade reduzida e na importância da maior integração das pessoas com deficiência nas atividades letivas.

Referiu a importância de vários municípios se terem associado à iniciativa, sugerindo a ponderação da possibilidade legal de municípios terem mecanismo que permitam a contratação de mais pessoas com mobilidade reduzida.

Vieira da Silva destacou a importância da organização desta sessão pelo INR e valorizou o direito ao trabalho das pessoas com deficiência. Apesar da taxa de integração de referência de pessoas com deficiência ser atingível, lembrou que o desemprego destas pessoas é ainda superior ao das restantes.

O governante pôs o enfoque no direito ao trabalho, recordando que este é, talvez, a mais forte expressão da não discriminação.

Valorizou ainda a importância territorial dos serviços públicos, os quais devem garantir as acessibilidades, e chamou a atenção de que os incentivos à contratação de pessoas com deficiência nem sempre são bem conhecidos.

Refletiu ainda sobre o quadro legislativo, o qual distingue público e privado, e considerou que a solução das quotas, tema sempre polémico, é mais uma necessidade do que a única solução.

Comentou a proposta do Presidente da Câmara, sobre a contratação orientada para as pessoas com deficiência, como algo a refletir, considerando que a mesma não as deve encaminhar para atividades pré-definidas.

Do seu ponto de vista, o Estado ainda está longe de ser o exemplo mas questão fundamental é a da aposta na educação inclusiva.

Transmitiu também a ideia de que uma sociedade não inclusiva é mais pobre, recordando o exemplo impressionante do físico Stephen Hawkins.

Sintetizou, valorizando que a inclusão das pessoas com deficiência é um direito e uma necessidade, a qual precisa do contributo de todos.

Mais informação em http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=5776

 

04/12/2018 - Prova Final de RVCC de Nível Secundário

No dia 3 de dezembro cinco candidatos do Centro Qualifica, que estão a concluir o secundário fizeram a Prova Final.

Foi um dia de trabalho e de partilha.

Parabéns por mais uma etapa.

Votos de muito sucesso.

  • Gilmar Correia
  • Carlos Roque
  • Fátima Borges
  • Célia Fernandes
  • Bráulio Conceição

Os vossos objetivos, são os nossos objetivos.

 

03/12/2018 - Prova Final de RVCC de Nível Básico

No dia 29 de Novembro sete candidatos do grupo NB5 finalizaram os seus processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível básico, equivalente ao 9º ano.

Foi um dia de trabalho e emoções fortes.

O grupo iniciou o processo em Maio e hoje concluem, conforme a data prevista, sete candidatos.

Felicitamos os nossos finalistas:

  • Sueli Pinto
  • Andreína Pinto
  • Jorge Pinto
  • Elisabete Santos
  • João Ruivo
  • Diogo Ramos
  • Manuel Godinho

Muito sucesso para todos.

Os vossos objetivos, são os nossos objetivos.

 

30/11/2018 - Ensino e Formação Profissionais no Coração da Europa - Lançamento da Terceira Semana Europeia da Formação Profissional

Sob o lema «Descubra o seu Talento», milhares de jovens em toda a Europa terão a possibilidade de conhecer oportunidades de formação e carreira graças ao ensino e à formação profissional, através de mais de 1 000 eventos que se realizarão em toda a Europa até dezembro de 2018. A iniciativa reúne os prestadores de ensino e formação, as organizações da sociedade civil, as autoridades públicas, as organizações empresariais, os sindicatos e o público em geral, com o objetivo de sensibilizar para os benefícios do ensino e da formação profissionais (EFP).

A primeira edição da Semana Europeia da Formação Profissional teve lugar em 2016. Em 2017, realizou-se a segunda edição, com mais de 1585 atividades organizadas em toda a Europa que chegaram a 1 milhão de pessoas. Os eventos para a terceira edição por país podem ser consultados aqui.

Para mais informações

Sítio Web da Semana Europeia da Formação Profissional e mapa de eventos

Página de Evento do Facebook: Semana Europeia da Formação Profissional 2018

 

25/11/2018 - Município de Loures entregou Galardão de Mérito Empresarial

As empresas Ceramed Coatings, Eurofirst, Tété e Adega do Almirante foram as distinguidas na cerimónia do Galardão de Mérito Empresarial que, este ano, se realizou na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures, no passado dia 15.

A cerimónia de entrega do Galardão de Mérito Empresarial pretende distinguir a excelência e o desempenho do tecido empresarial do concelho de Loures, reconhecendo as empresas que se destacam pela sua importância socioeconómica, capacidade de inovação e contribuição para o desenvolvimento económico do concelho. Este ano, foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à Adega do Almirante, Atividades Hoteleiras, Lda., que na opinião do júri se distinguiu em diversas categorias.

Previamente à entrega do galardão, realizou-se este ano, pela primeira vez, a conferência Loures no contexto da Área Metropolitana de Lisboa: estratégia para 2030, que contou, como orador, com o professor catedrático Augusto Mateus, convidado a debater as principais linhas orientadoras para um plano de inovação tecnológica e empresarial, e o posicionamento do concelho de Loures na Área Metropolitana de Lisboa.

Augusto Mateus perspetivou caminhos de futuro para o desenvolvimento do concelho de Loures referindo "que não é possível pensar Loures sem pensar, adequadamente, o que é Lisboa, uma grande capital europeia". "Loures tem de fazer futuro, ajudando a ganhar a batalha pela afirmação de Lisboa no mapa da Europa e do Mundo", acrescentou. A dimensão internacional é muito importante, o relacionamento com o mundo não europeu é absolutamente relevante", alterou Augusto Mateus. O professor catedrático e ex-ministro da Economia alertou que o país necessita de "criar uma sociedade mais dinâmica e uma economia mais forte".

O presidente da Câmara Municipal de Loures, no âmbito da sua intervenção, apresentou os eixos prioritários para o desenvolvimento económico sustentável no concelho, salientando que "a afirmação de Loures no espaço metropolitano passa por estimular a Economia, captar investimentos de qualidade e apostar acolhimento de projetos de base tecnológica, que potenciem a renovação do nosso tecido empresarial, a criação de mais valor, riqueza e de emprego."

Bernardino Soares sublinhou o papel ativo do Município de Loures "no serviço público prestado às empresas", referindo à necessidade de "valorizar o tecido económico e premiar as boas-práticas e o sucesso das nossas empresas".

Inovação, ciência e tecnologia, formação, acessibilidades, investimento, fundos comunitários e relação das empresas com o mundo universitário foram alguns dos temas em destaque nesta conferência. Para além do orador Augusto Mateus, participaram na mesa redonda Nuno Almeida, vice-presidente da Hovione; Manuel Tarré, Presidente do Conselho de Administração da Gelpeixe; e Isabel Dias, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico, e Mónica Silvares, jornalista do ECO – Economia online.

Concluindo a cerimónia de entrega do Galardão de Mérito Empresarial, Bernardino Soares, saudou as empresas homenageadas, referindo-se ao Galardão como "uma valorização do trabalho de qualidade do nosso tecido empresarial, e o reconhecimento das empresas que melhor se destacam pelo seu empenhamento e consistência da sua atividade no concelho de Loures. O autarca fez questão de destacar o papel da Comissão de Avaliação do Galardão, composto "por representantes de diversas entidades locais e nacionais", que permite ter "uma abrangência de análise, garantindo que as escolhas são sólidas e que correspondem, de facto, a uma distinção merecida e inteiramente comprovada".

 

10/11/2018 - 1º Torneio de Street Handball - Comemorações dos 25 anos do IPTrans

O IPTrans organizou, para as Escolas da Freguesia de Loures, um Torneio de Street Handball, no âmbito das comemorações dos 25 anos da instituição.

Este ano, o IPTrans inscreveu 1 equipa de andebol feminino, escalão de juvenis, no Desporto Escolar.

O 1º Torneio de Street Handball decorreu a 7 de Novembro de 2018, nas instalações do IPTrans e contou com a participação de 8 equipas e 1 equipa de andebol federado do Loures.

As equipas foram divididas em 2 grupos de 4. As 2 equipas melhor classificadas de cada grupo disputaram as meias finais, para apurar as 2 finalistas.

A equipa vencedora do Torneio foi a equipa da Escola Secundária José Afonso.

 

10/11/2018 - Novo Serviço Online do IEFP

O IEFP, IP, no âmbito do processo de melhoria contínua e de aproximação às necessidades dos empregadores, passou a partir de dia 6 de novembro a disponibilizar a possibilidade de agendar online a sua visita ao Serviço de Emprego.

Assim, para além do acesso prioritário que tem nos serviços do IEFP, pode agora marcar comodamente o dia e hora para o seu atendimento, de acordo com o assunto pretendido.

O novo serviço de agendamento online permite-lhe:

  • agendar um atendimento através do seu computador ou dispositivo móvel;
  • escolher o local, dia e hora da sua preferência para ser atendido;
  • pesquisar, alterar ou cancelar marcações previamente agendadas.

Poderá aceder diretamente ao Portal de Marcações de Atendimento do SIGA ou através do portal iefponline, escolhendo a opção "Agendamento Online" que estará visível no ecrã de entrada e também na sua área de gestão. Será então direcionado para a marcação online da sua visita ao Serviço de Emprego. Para tal, deverá ter consigo as suas credenciais da Segurança Social Direta ou aceder com a chave móvel digital e cartão de cidadão.

Ficará de imediato informado do dia, hora e local para comparência no Serviço de Emprego e receberá um e-mail ou SMS com o comprovativo da marcação e um código que terá de utilizar no dia do atendimento.

Saiba ainda que tem ao seu dispor, em todos os Serviços de Emprego, a possibilidade de marcar o atendimento através dos seguintes canais: telefone, email ou presencialmente.

O IEFP está ainda ao seu dispor através do E-Balcão ou do telefone 300 010 001 do Centro de Contato do IEFP, todos os dias úteis das 8h00 às 20h00.

 

09/11/2018 - 25 ANOS DO IPTRANS

O IPTrans comemorou hoje 25 anos de existência.

Numa sessão solene realizada nas suas instalações, a iniciativa contou com a participação do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, entre muitas outras individualidades.

A sessão começou com a demonstração de atividades de transportes (autocarro panorâmico e ações de carga e descarga de camiões) e de logística (organização do armazém e demonstração do simulador de empilhador), prosseguindo com uma experiência de Tiago Brandão Rodrigues no simulador automóvel, em que o Ministro pode constatar os riscos de condução sobre a influência de álcool num contexto de acidente.

A iniciativa prosseguiu com visitas a duas salas de aulas de ação educativa e de transportes onde o governante interagiu com as alunas e com os alunos.

Depois de uma breve visita à exposição fotográfica sobre os 25 anos, Tiago Brandão Rodrigues e Bernardino Soares procederam ao descerramento da placa alusiva à efeméride.

A sessão formal começou com a intervenção de boas vindas do Presidente da Direção do IPTrans, Nelson Sousa, o qual recordou a génese da escola.O Presidente lembrou o trabalho de sucesso dos últimos 4 anos, que permitiu inverter completamente um processo de declínio, e iniciativas como a da criação dos cursos de motoristas e mecânicos.

Face à importância das ofertas proporcionadas pelo IPTrans, Nelson Sousa desafiou o Ministro a impor às escolas públicas a obrigação de permitirem a divulgação das ofertas profissionalizantes.

A terminar, o Presidente anunciou o projeto de ampliação e diversificação das instalações, com mais salas de aulas, armazém e gimnodesportivo.

"Hoje é um dia de homenagem e celebração para esta escola", assim como "para o ensino profissional que não pode ser secundarizado e não pode estar na periferia do que é a nossa escola", defendeu Tiago Brandão Rodrigues, em declarações aos jornalistas.

O ensino profissional permite a certificação profissional e académica e, para o ministro, a escola de Loures é "um belo exemplo de uma escola profissional vocacionada para os transportes que trabalha a partir do município de Loures para todo o país".

"É um bom exemplo porque forma os estudantes que passam por esta escola para integrarem o mercado de trabalho, mas dá-lhes valências, competências e qualificações para poderem efetivamente ir para o ensino superior, se assim o entenderem", sublinhou Tiago Brandão Rodrigues.

"As qualificações da escola são absolutamente fundamentais para sermos competitivos em termos económicos e para podermos viver melhor nas nossas cidades, com gente mais preparada a conduzir os nossos alunos, a trabalhar nos transportes públicos ou a fazer a distribuição de alimentos e de bens que tantas vezes acontece durante a noite e muitas vezes nem nos apercebemos de volume e dimensão que têm", lembrou.

"É uma boa parceria entre o mundo empresarial, uma organização sindical e também a câmara municipal", defendeu o ministro.

Nesta sessão usaram ainda da palavra o Presidente da SIMAB – Sociedade Instaladora dos Mercados Abastecedores -, o qual valorizou o protocolo de parceria assinado com o IPTrans na ocasião, e o Presidente da Câmara Municipal de Loures, que pôs em destaque a importância estratégica da escola para o cluster da logística do concelho de Loures.

Depois de uma pausa para café, em que o Ministro da Educação e o Presidente da Câmara cantaram os parabéns ao IPTrans, seguiu-se a segunda parte da sessão com a assinatura do Protocolo com a CR&M, Condução Ativa de Condução, testemunhos de dois antigos alunos, assinatura de declaração de intenções visando a constituição da Associação dos Antigos Alunos e Antigas Alunas do IPTrans e entrega de certificados de excelência, diplomas de finalistas e certificados do Centro Qualifica.

Nunca é demais agradecer a todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras do IPTrans que tornaram um sucesso este dia de celebração.

Veja aqui a notícia na SIC.

Veja aqui a notícia no DN.

 

05/11/2018 - Aula prática do curso de Técnico/a de Transportes

O Professor José Soares, dos Transportes Florêncio & Silva, trouxe um veículo pesado de mercadorias para dar uma aula prática aos alunos dos 3 anos do curso profissional de Técnico/a de Transportes.

O objetivo principal foi ensiná-los a ter um olhar diferente sobre o "camião" que transporta os produtos que todos os dias consumimos nas nossas casas.

Os alunos ficaram a perceber, por um lado, as características do veículo e, por outro, toda a dinâmica que esta atividade envolve.

Assim se faz a ponte entre a aula teórica e a prática e se valoriza o contacto com a realidade que os ajuda a registar a informação que, mais tarde, deverão ter presente na sala de aula.

 

29/10/2018 - GO MARKET: Programa de Scale-Up de Negócios Inovadores - Candidaturas abertas até 15 de novembro!

O programa GO MARKET apoia empreendedores e startups no desenvolvimento de projetos piloto com o mercado e a indústria, baseado na rede de mais de 50 parceiros empresariais do Loures INOVA (sócios e parceiros).

A partir de inovação de base tecnológica, de produto ou serviço nas áreas da inovação agroalimentar, transportes e logística, será realizada ao longo do programa a validação do modelo de negócio e o desenvolvimento do produto ou serviço, com o apoio de uma rede de parceiros, mentores e especialistas, preparando a ideia para o mercado. O resultado final do programa é a criação de projetos piloto das startups, que serão apresentados a potenciais clientes, fornecedores e investidores no dia 7 de dezembro, no GO MARKET Open Day.

Datas:

  • Candidaturas: até 15 novembro
  • Bootcamp: 23 e 24 novembro
  • Mentoring: 26 novembro a 6 dezembro
  • GO MARKET Open Day: 7 dezembro
  • Incubação (opcional): 1 dezembro a 31 março

Destinatários:

  • Empresas / Empreendedores com produtos ou serviços inovadores;
  • Projetos Investigação (proof-of-concept).

FERRAMENTAS: Validação de Produto, Mentoring de Mercado, Matching com Clientes/Parceiros, Teste Produtos com Mercado, Design Modelo Negócio, Modelo de financiamento do Scale UP, Incubação.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Inserção nos setores estratégicos, Grau de Inovação do produto/serviço, Potencial da empresa/projecto, Modelo de Negócio, Criação de emprego, Impacto económico local.

CANDIDATURAS: aqui.

 

25/10/2018 - Centro Qualifica - Prova Final de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

dia 24 de outubro dois candidatos do nosso Centro QUALIFICA fizeram a sua Prova Final de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível secundário (12º ano).

Os candidatos apresentaram e refletiram sobre o trabalho realizado no decorrer do seu processo de Certificação.

Parabéns Pedro Rodrigues e João Silva.

 

03/10/2018 - Centro Qualifica - Prova Final de Nível Secundário

No dia 28 de setembro três candidatos do processo RVCC de nível secundário fizeram a sua Prova Final no Centro Qualifica do IPTrans.

Foi o fecho de um percurso, com o sentimento de dever cumprido e objetivos atingidos.

Parabéns Rute Moreira, Mário Gonçalves e Mariana Carriço.

Os vossos objetivos são os nossos objetivos.

 

21/09/2018 - Seminário Educação de Adultos realizou-se em Lisboa - Promovido pelo Conselho Nacional da Educação

No passado dia 20 de setembro, no auditório do Conselho nacional de Educação (CNE) realizou-se este interessante evento.

O IPTrans fez-se representar pelos Diretores Executivos, Helena Nunes e José Bourbon, e pela coordenadora do Centro Qualifica, Mariana Bispo.

Literacia, competências e qualificação da população adulta, Formação Profissional para os menos qualificados, Educação de adultos e adquiridos experienciais, Estratégias de Educação de adultos em regiões do "interior" e Educação de adultos e democracia foram os temas em debate.

De entre os muitos e ricos temas em análise, destacamos a importância do diagnóstico valorizador dos adquiridos e da formação mais focada nas competências sociais (por exemplo: saber escolher o tipo de tarifa9 as quais, por sua vez, se entrecruzam com as "escolares": linguagem, TIC, matemática e cidadania.

Foi um dia frutificante e inspirador para todos os envolvidos.

 

10/09/2018 - Arranque do ano letivo a 12 e a 17 de setembro

As novas turmas do 1º (10º) ano dos cursos profissionais iniciam as aulas a 17 de setembro, pelas 8h30. Isto deve-se à necessidade de preparar convenientemente o arranque do ano letivo das novas turmas.

Quanto às restantes turmas (incluindo Operador de Informática - 9º ano), iniciam na próxima 4ª feira, 12 de setembro, pelas 8h30.

VOTOS DE UM BOM ANO LETIVO, PLENO DE SUCESSO!

 

14/08/2018 - Alunos que frequentam Cursos Profissionais nas Escolas Profissionais têm maior taxa de sucesso

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) publicou um trabalho relacionado com a conclusão do ensino profissional e o abandono escolar e que está disponível na sua página web e pode ser consultado AQUI.

Importa referir que o estudo da DGEEC põe em evidência os percursos dos alunos que começaram um curso profissional em 2014/2015 e terminaram em 2016/2017, em que se salienta que 67% dos matriculados nas escolas profissionais concluíram o curso em três anos, enquanto nos outros estabelecimentos essa taxa de conclusão é de 56% (ver página 10). O o mesmo estudo regista que, felizmente, nos últimos 3 ciclos formativos, há um considerável progresso na taxa de sucesso nos dois tipos de entidades. Porém, as escolas profissionais estão muitos pontos à frente, também quanto aos alunos que começaram em 2012/13 (mais 12 pontos percentuais) e em 2013/14 (mais 7) conforme se pode ver na tabela da página 20.

Recomendamos a leitura do estudo da DGEEC que tem um conjunto de informação regional e por oferta formativa, por idades, sexo, etc, que vale a pena analisar e debater, sendo pena que os dados por região não reflitam as taxas de conclusão, conforme a natureza dos estabelecimentos.

Com realismo e confiança, temos a evidência de que é nas escolas profissionais, em geral, que melhor funciona o ensino profissional. Passados quase 30 anos depois de ser criado e implementado pelas escolas profissionais, essa é hoje uma evidência clara.

 

09/08/2018 - ANTRAM e Fectrans assinam novo Contrato Coletivo de Trabalho

A ANTRAM e a FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações) acabam de assinar o novo Contrato Coletivo de Trabalho (CCTV) do setor.

O documento – que aguarda agora a sua publicação no Boletim de Trabalho e Emprego (BTE) e que resulta de um período negocial de mais de dois anos – integra uma revisão global das questões relativas à organização do tempo de trabalho, à profissionalização e flexibilidade das empresas e, ainda, à remuneração.

O novo CCTV elimina a obrigação do descanso das 24 horas, exigida aos motoristas de internacional antes do início de uma nova viagem, e que acrescia aos dias de descanso semanal. O documento deixa claro, também, que o trabalho prestado no dia de descanso semanal complementar (por regra, o sábado) não dá direito a descanso compensatório. Destaque-se, ainda neste ponto, a introdução de uma figura semelhante à isenção de horário de trabalho para os motoristas afetos ao serviço nacional, nos termos apenas existente para os motoristas internacionais.

O novo CCTV passa a exigir uma maior profissionalização dos motoristas, com as empresas a terem de suportar os custos de manutenção das certificações legais de acesso à profissão dos seus trabalhadores. Com o intuito de distinguir e compensar os trabalhadores – conforme a dificuldade do tipo de serviço de transporte que realizam –, o novo CCTV altera, igualmente, a estrutura de pagamento, introduzindo-se a figura dos complementos salariais, com valores diferentes em função do veículo utilizado e âmbito geográfico do transporte.

Ainda em matéria de remuneração, é introduzida a cláusula de ajudas de custo diárias, que substitui a anterior forma de pagamento prevista,– pagamento à fatura das despesas com as refeições para os motoristas de internacional. Neste caso concreto, as empresas são livres de adotar os seus sistemas de cálculo, ficando, porém, limitadas a um valor máximo e a um mínimo/dia, calculado em função da pernoita quando se trata de um motorista deslocado. Ainda no âmbito da profissionalização do setor, destaque-se que o regime do período experimental foi alterado, passando dos 15 dias de período experimental para 90 dias, a que acresce, ainda, o período relativo à formação inicial que lhe tenha sido dada.

No campo da flexibilidade que é exigida, atualmente, às empresas, elimina-se a obrigação destas em garantir o regresso dos trabalhadores na altura da Páscoa. Quanto ao regresso no Natal, este continua a estar previsto, mas permite-se que o mesmo seja substituído por outro dia, com significado equivalente para o trabalhador ou, em alternativa, na Passagem de Ano. De salientar ainda a proibição dos motoristas em realizar operações de cargas e descargas. "Apesar das equacionadas exceções, pretende-se, assim, combater um dos grandes problemas atuais do setor: as cargas e descargas que são exigidas aos motoristas por parte das grandes superfícies/centros logísticos", segundo comunicado.

A assinatura do novo Contrato Coletivo – que contou com a presença de Gustavo Paulo Duarte (presidente da ANTRAM) e de José Manuel Oliveira (coordenador da FECTRANS) assume-se como a primeira fase de um processo que a ANTRAM pretende continuar a desenvolver com os parceiros sociais, adequando-o sucessivamente para que represente a nova realidade setorial.

Fonte:http://logisticamoderna.com/antram-e-fectrans-assinam-novo-contrato-coletivo-de-trabalho/

 

17/07/2018 - Prova Final de RVCC no Centro Qualifica do IPTrans

Decorreu no dia 16 de Julho mais uma Prova Final de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) de nível secundário.

Neste dia, três dos candidatos que abraçaram o processo, terminaram o seu percurso, alcançando os objetivos traçados.

Parabéns a todos pelo empenho.

Votos de muito sucesso:

  • Patrick Carlos
  • Jorge Leitão
  • Mafalda Baião

 

17/07/2018 - Provas Finais de RVCC no Centro Qualifica do IPTrans

No dia 13 de Julho os candidatos que iniciaram o seu processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) de nível Básico (B3).

O Centro Qualifica (CQ) congratula-se pela confiança depositada e dá os parabéns a todos os que neste dia atingiram os objetivos traçados para esta etapa.

Parabéns pelo esforço de todos e contamos vê-los em breve para a próxima etapa.

Muitos sucessos:

  • Bruno Silva
  • Patrícia Silva
  • Consuela Panguana
  • Danieli Silva
  • Pedro Machacaz
  • Andreia Machado
  • Daniela Matos
  • Andreia Rodrigues
  • Alda

 

13/07/2018 - Seminário O Novo Regulamento de Proteção de Dados Pessoais

No dia 25 de maio, entrou em vigor o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Já conhece as novas regras que se aplicam às entidades? Sabia que o incumprimento das regras pode conduzir à aplicação de sanções?

Se ainda tem dúvidas, venha participar no Seminário: O (novo) Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Este Seminário, inserido na Festa do Associativismo, será já no próximo dia 14 de julho, pelas 21h00, no Pavilhão Paz e Amizade.

Não é preciso inscrição, basta aparecer... A não perder!

Este Seminário decorre no âmbito do projeto CLDS 3G - Rede em Movimento e em parceria com o Espaço A - Apoio ao Movimento Associativo da Câmara Municipal de Loures.

 

13/07/2018 - Provas finais de nível secundário

No dia 12 de julho decorreu no Centro Qualifica do IPTrans as Provas Finais de RVCC de nível secundário.

Foi um dia de muita ansiedade, nervosismo e enriquecimento para todos.

Muitos parabéns. Votos de muito sucesso.

  • Dina Fofo
  • Helena Sousa
  • Luís Cabral
  • Maria José Carriço
  • Teresa Figueiredo
  • Vitor Costa

 

12/07/2018 - Prova Final de RVCC de nível básico

O Centro Qualifica do IPTrans orgulha-se de todos os candidatos que no dia 11 de julho deram mais um passo na sua formação.

Parabéns a todos:

  • Ana Gaspar;
  • Andreia Cunha;
  • Edgar Ferreira;
  • Madalena Matias;
  • Maria de Jesus Fernandes;
  • Maria Emília Ferreira;
  • Rui Santos;
  • Susana Ribeiro.

 

12/07/2018 - RVCC na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Camarate

No dia 30 de julho, dando cumprimento ao Protocolo de Formação entre o Centro Qualifica do IPTrans e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Camarate, decorreu a Prova Final de RVCC de nível básico e secundário.

Parabéns a todos:

  • Ana Catarina Alves;
  • Joana Vicente;
  • Mafalda Martins;
  • Paulo Almeida;
  • Pedro Ladeira;
  • Vera Lima.

 

08/07/2018 - Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida - Aula Prática

O módulo de Saúde Infantil - Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, do curso de Técnico/a de Apoio à Infância ficou melhor com o apoio dos Bombeiros de Camarate.

Este ano pudemos contar com a preciosa ajuda desta entidade, na pessoa de Victor Costa, que durante uma manhã inteira esteve connosco numa aula prática.

Obrigada à Associação dos Bombeiros Voluntários de Camarate, por nos ajudarem na formação dos nossos alunos.

 

08/07/2018 - IV Seminário Nacional de Educação e Formação de Adultos

O IPTrans esteve presente no IV Seminário Nacional de Educação e Formação de Adultos, dinamizado pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos - Aprendências (APEFA), no dia 6 de julho em Almada.

Em debate estiveram temas como:

  • Direitos sociais. Contributo da Educação de Adultos para a Igualdade de Oportunidades;
  • O papel da autarquia na naturalização de uma EA para todos;
  • As Universidades Populares, génese de uma atuação integrada e global da EA num território;
  • ERASMUS +, na esteira de uma Educação de Adultos para todos;
  • Instrumentos de operacionalização e intervenção.

 

26/06/2018 - Baile de Finalistas 2018

Teve lugar no dia 31 de maio, o baile finalistas de todas as escolas do concelho.

Este ano decorreu numa Quinta em Sintra.

Os nossos finalistas vestiram-se a rigor e marcaram presença neste fantástico evento.

Finalistas, não guardem as toilettes.

Ainda antes do final do ano letivo queremos festejar convosco.

 

26/06/2018 - Viva o Circo em digressão

O espetáculo criado, neste ano letivo, pelos alunos dos cursos de Acompanhante de Crianças, Técnico/a de Ação Educativa e Técnico/a de Apoio à Infância continua a sua digressão.

Em dia de mais um espetáculo Viva o Circo, a sala do Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros - CECSSAC encheu-se com as crianças do concelho.

Hoje os familiares e amigos dos nossos alunos também foram convidados a assistir.

Parabéns por mais esta magnífica atuação.

 

26/06/2018 - A Empregabilidade no Turismo em Portugal - Seminário

No dia 30 de Maio de 2018, estiveram presentes no seminário "A Empregabilidade no Turismo em Portugal" 12 alunos do Curso Profissional de Técnico/a de Agências de Viagens e Transportes, acompanhados dos docentes Marisa Branco e Gonçalo Sequeira.

Este Seminário realizou-se no âmbito de um projeto final do curso de Pós-Graduação em "Organização e Gestão de Eventos de Negócios, Desportivos e de Animação Turística" do ISCE e para o qual fomos gentilmente convidados através do Dr. Nuno Abranja.

O seminário foi presidido pelo Dr. Nuno Abranja, também ele professor na nossa Instituição de Ensino e tendo como oradores a Dra. Cristina Russo, representante dos Recursos Humanos do Grupo Ibersol, o Dr. Jorge Abrantes responsável pelo TURILINK e a Dra. Vera Pereira representante do grupo Intercontinental Hotels.

O principal objetivo da participação neste seminário foi possibilitar aos alunos o contacto com as questões da empregabilidade, poderem ouvir relatos reais de pessoas que há vários anos estão nesta área e poderem esclarecer todas as suas dúvidas, medos e receios quanto ao seu futuro profissional.

Aos alunos participantes foi posteriormente pedido que, em sala de aula, fizessem um pequeno texto sobre a sua participação neste seminário, dando a sua opinião sobre o mesmo.

Cumpriu-se assim, satisfatoriamente, os objetivos pretendidos.

 

26/06/2018 - Kizomba no IPTrans

Durante este ano letivo, houve aulas de kizomba no IPTrans.

Decorreram à sexta-feira das 13h às 14h no auditório.

O nosso obrigado ao professor David Soares que tão bem conduziu os nossos bailarinos.

Parabéns a todos os que aceitaram este desafio.

No próximo ano há mais!

 

20/06/2018 - IPTrans apoia a Seleção Nacional

No segundo jogo de Portugal no Mundial 2018, o auditório do IPTrans transformou-se em Fã Zone para assistir ao jogo Portugal - Marrocos.

Alunos, professores e pessoal não docente reuniram-se num apoio incondicional aos nossos jogadores.

Força Portugal

 

20/06/2018 - I Concurso de Quadras Populares

Está a decorrer o I Concurso de Quadras Populares do IPTrans.

As quadras serão colocadas nos manjericos que estarão à venda no Arraial IPTrans, que decorrerá no dia 29 de Junho.

As quadras deverão incluir as palavras IPTrans e S. Pedro.

A melhor será divulgada no Arraial e terá direito a prémio.

O júri do concurso é constituído pela Diretora Pedagógica, Professora de Língua Portuguesa, Coordenadora do Centro Qualifica do IPTrans e uma aluna.

Mostra-nos a tua veia poética, participa.

 

20/06/2018 - Marchas do IPTrans

Atenção marchantes que "Lá vai IPTrans".

Ainda vais a tempo de te inscrever na Marcha para o Arraial 2018.

Os ensaios serão nos intervalos e a nossa apresentação acontece no dia 29 de Junho, durante o Arraial.

Contamos contigo, inscreve-te.

 

20/06/2018 - IPTrans Talent

No dia 29 de Junho, durante o Arraial IPTrans 2018, haverá apresentação de talentos.

Os três primeiros lugares têm direito a prémio.

Inscreve-te e vem surpreender-nos.

Inscreve-te na secretaria.

 

11/06/2018 - Preparar o mercado de trabalho - Análise SWOT - Sessão de Informação

No passado dia 17 de Abril de 2018, os alunos do 3º ano participaram na sessão de informação "Preparar o mercado de trabalho – Análise SWOT" integrada no projeto "Não te risques do mundo".

Esta sessão de informação foi dinamizada por dois Técnicos da empresa de recrutamento e seleção "Talenter" que procuraram dar a conhecer algumas estratégias de inserção profissional, nomeadamente ao nível da realização do currículo, apresentação e postura no decorrer de uma entrevista de seleção, entre outros.

O nosso obrigada à Talenter e ao projeto "Não te risques do Mundo", por proporcionarem este importante contributo aos nossos alunos.

 

11/06/2018 - No limite da dor - Peça de Teatro

No dia 24 de Abril, os alunos do IPTrans assistiram no cine-teatro de Loures à peça de teatro "No limite da dor", enquadrada nas comemorações do 25 de Abril.

A peça baseada em histórias verídicas conta a experiência de vários cidadãos portugueses com a PIDE, cujo principal objetivo foi levar os espectadores à reflexão sobre a resistência, o medo e a dor, mas também a dignidade do ser humano, durante a época do Estado Novo.

Os nossos alunos gostaram de fazer parte deste público e aprenderam muito com esta encenação.

 

11/06/2018 - Dia da Logística e dos Transportes no IPTrans

O IPTrans preparou-se a rigor para assinalar o Dia da Logística e dos Transportes, 6 de junho. Para este Dia os alunos e professores organizaram atividades e criaram obra para toda a escola. Começou-se o dia com uma Mesa Redonda de partilha de experiências, em que contamos com o testemunho de Rui Lopo, da Sogenave (grupo Trivalor), e de Joana Chaves, da Cruz Vermelha Portuguesa. Numa segunda mesa, tivemos como oradores a partilhar experiências Pedro Ventura, fundador e administrador da empresa "Camisola Amarela" e de Filipe Araújo, fundador e administrador da empresa "Smart&Cold".

A manhã terminou em beleza com atividades práticas, com jogos, uma simulação de expediente de armazém e entregas à nossa cliente Roulote Graça. No final a possibilidade da nossa comunidade experimentar uma volta nas bicicletas da empresa camisola Amarela e conhecer o interior de um veículo pesado de mercadorias.

Foi um dia fascinante, de fazer acontecer, testemunhado pelo entusiasmo de todos os envolvidos.

Obrigada aos organizadores e aos nossos estimados convidados.

 

07/06/2018 - Formação a Dirigentes Associativos - O Novo Regulamento de Proteção de Dados Pessoais

No âmbito do projeto CLDS 3G - Rede em Movimento e em parceria com o Espaço A - Apoio ao Movimento Associativo da Câmara Municipal de Loures, está a decorrer a formação «O Novo Regulamento de Proteção de Dados Pessoais».

Esta ação está a ser ministrada pela Dra. Maria da Graça Canto Moniz do CEDIS - Universidade NOVA e contou com cerca de 30 participantes, dirigentes associativos dos mais diversos setores. A primeira sessão no dia 5 de Junho decorreu no auditório do IPTrans e hoje, dia 7 de Junho, estaremos juntos no auditório do Espaço A - CML.

A II Edição, cujas inscrições já estão esgotadas, decorrerá a 2 e 3 de Julho.

 

05/06/2018 - XII Mostra Nacional de Ciência - 26º Concurso Jovens Cientistas

Realizou-se nos dias 31 de maio, 1 e 2 de Junho, no Porto, o 26º Concurso Jovens Cientistas.

Os nossos alunos do curso de Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, acompanhados pelo professor Luís Pereira, estiveram presentes, representando o IPTrans – Escola Profissional de Loures.

Parabéns aos alunos e ao professor que tão bem nos representaram na XII Mostra da Ciência no Porto.

Ficarmos entre os 100 selecionados encheu-nos de orgulho.

Agradecemos a presença e colaboração do Professor Doutor Vairinhos.

 

10/05/2018 - Cursos de Educação Formação de Tipo 3 apoiados pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020

O Curso de Educação Formação de 2016/2017 está a ser apoiado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020.

Depois da assinatura do termo de aceitação, o IPTrans recebeu um adiantamento de 15% encontrando-se neste momento em fase final de submissão do pedido de reembolso intermédio, relativo ao período até 31 de dezembro de 2016.

Logo que o mesmo seja aceite, avançar-se-á com a submissão do pedido de saldo, relativo ao período até 31 de Agosto de 2017.

Em 2016/2017 a turma de Curso de Educação Formação de tipo 3 (1 ano, conferindo o 9º ano) visou qualificar, em dupla certificação, jovens, conferindo-lhes, num ano letivo, uma qualificação profissional de nível 2 e o 9º ano de escolaridade. Tratou-se de meia turma de Acompanhante de Crianças e meia turma de Operador de Informática.

Aguarda-se a aprovação da candidatura relativa ao Curso de Educação Formação de 2017/2018.

No ano em curso concretizámos e temos em funcionamento uma turma com dois cursos: Acompanhante de Crianças e Operador de Logística.

Cofinanciado por

 

10/05/2018 - Centro Qualifica do IPTrans vai ser apoiado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020

Aguarda-se a aprovação da candidatura com vista à assinatura do termo de aceitação.

A candidatura abrange o período de março de 2017 a setembro de 2018, com os seguintes objetivos anuais (12 meses):

Meta 2018
Inscritos
Meta 2018
Encaminhados para Ofertas
Meta 2018
Encaminhados para processo de RVCC
Meta 2018
Certificados Parciais e Totais
450 162 205 97

Uma vez que, só no final de 2017 foi possível apresentar candidatura, o IPTrans apostou, no início de 2018, na contratação de técnicas para ir ao encontro das metas contratualizadas com a ANQEP.

Apesar de ainda nos encontrarmos numa fase muito inicial, os resultados do 1º trimestre de 2018, apesar de ainda insuficientes, já revelam um significativo crescimento face a 2017.

1º trim 2018
Inscritos
1º trim 2018
Encaminhados para Ofertas
1º trim 2018
Encaminhados para processo de RVCC
1º trim 2018
Certificados Parciais e Totais
61 6 78 0

Cofinanciado por

 

07/05/2018 - BARRAQUEIRO Transportes colabora com IPTrans - Apoio ao transporte para estágio de 1 aluna

A BARRAQUEIRO Transportes decidiu corresponder ao pedido do IPTrans, oferecendo o transporte na BARRAQUEIRO Boa Viagem entre Lisboa e o Carregado, durante o período de estágio de uma aluna, entre 15 de maio e 10 de julho.

O IPTrans agradece, mais uma vez, a Responsabilidade Social da BARRAQUEIRO Transportes, consubstanciada neste novo apoio.

Estamos certos que a aluna saberá corresponder à confiança que nela é depositada, mantendo o bom nível de aproveitamento escolar, também no decurso da formação prática em contexto de trabalho.

 

07/05/2018 - Torneio de Counter Strike

Na semana de 2 a 6 de julho vai realizar-se um torneio de Counter Striker, no IPTrans, organizado pelo 3º anos TGPSI.

Inscreve-te na secretaria, traz o teu portátil e respetivos periféricos (rato, teclado...).

Participa

Mais Informação aqui.

 

07/05/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à FabLab da EDP

No passado dia 27 de Abril, a turma de Técnicos de Informática de Gestão, deslocou se ao FabLab da Edp, a convite da Câmara Municipal de Loures, em concreto do Gabinete da Juventude.

Os alunos foram bem recebidos, e mostraram muito interesse por aquilo que é realizado neste laboratório.

 

07/05/2018 - Espetáculo Viva o Circo

O espetáculo cultural "Viva o Circo" da Escola Profissional de Loures - IPTrans, foi um projeto de curso da área de Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, transversal a todos os anos e contou com a participação das turmas de 9º ano de Acompanhantes de Crianças, 1º ano de Técnico/a de Ação Educativa e 2º e 3º anos de Técnico/a de Apoio à Infância.

Agradecemos os apoios e patrocínios, nomeadamente à Câmara Municipal de Loures bem como à Sogenave/Trivalor, por acreditarem connosco neste projeto.

Agradecemos também a todas as instituições presentes pela oportunidade ao aceitarem ser espectadores deste nosso grandioso espetáculo que transmitiu e alegria e a magia de um grande circo.

A todos os envolvidos, um grande agradecimento pela dedicação, esforço, trabalho em equipa e profissionalismo. Competências estas, desenvolvidas durante toda a concretização deste trabalho e que conduziram ao fantástico produto final!

Orgulho é a palavra mestra!

 

06/05/2018 - Provas de Aptidão Profissional - Técnico/a de Turismo

No dia 4 de maio, os alunos do 3º ano do curso de Técnico/a de Turismo apresentaram as suas Provas de Aptidão Profissional.

Os projetos individuais foram desenvolvidos ao longo deste último ano e culminou num relatório escrito que foi agora defendido perante um júri.

Desenvolveram variadas temáticas e fizeram uso dos conteúdos programáticos e aprendizagens adquiridas ao longo dos últimos três anos, durante a frequência deste curso.

Parabéns

  • Alberto Trinta - Cruzeiros Beto's
  • David Fernandes - Aventura no Olimpo (Campo Aventura)
  • Ancuta Coiabla - AmscMilitary (Acantonamento Militar)
  • Maria Alexandra Ginja - Uma experiência Hogwarts
  • Inês Pereira - Sunset Music & Surfers
  • Ana Catarina Xavier - OutdoorGitst (Empresa de Animação Turística)
  • Lucas Mendes - GreenPoint - Roteiros Turísticos na Ilha Terceira
  • Tatiana Santos - Ericeira Surf Guest House

 

06/05/2018 - Seminário Nacional Modelos de Educação do Futuro

Damos os nossos sinceros parabéns a mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Loures.

O Seminário Nacional - Modelos de Educação do Futuro, que decorreu no passado dia 19 de abril, foi bastante interessante e enriquecedor.

Os oradores estão de parabéns pela forma como abordaram o tema.

 

06/05/2018 - Empreg@rte IV - IV Edição da Feira de Emprego e Formação

O IPTrans (CENTRO QUALIFICA) esteve presente, pelo quarto ano consecutivo, na IV Edição da Feira de Emprego e Formação - Empreg@rte IV, que decorreu no Pavilhão Polivalente de Odivelas, no dia 3 de maio.

Este evento é organizado pelo Espaço PAE - Centro Comunitário Paroquial de Famões (Odivelas).

 

03/05/2018 - Estágio de Observação do 1º ano do ISCE no IPTrans

Iniciou no IPTrans o novo grupo de 3 estagiárias, alunas do 1º ano de Educação Social do ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas para realizar o seu Estágio de Observação.

Tiveram a oportunidade de assistir ao projeto de final de ano das turmas de Educação, o «Viva o Circo!» que teve lugar no Cineteatro de Loures.

Começou, assim, mais um novo ciclo de estágios no IPTrans que decorrerá até Junho.

 

01/05/2018 - 77 Palavras Contra a Discriminação Racial

No âmbito da disciplina "Área de Integração" e da abordagem de temas como a discriminação, os alunos do 2º ano dos cursos de Técnico/a de Tráfego e Assistência em Escala e Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participaram no Concurso 77 Palavras Contra a Discriminação Racial.

 

27/04/2018 - Apresentação do Professor Doutor Valter Vairinhos

No passado dia 26 de abril o IPTRans teve o prazer de receber o Professor Doutor Vairinhos que realizou uma apresentação subordinada ao tema "Text Mining para Avaliação de Conhecimentos Baseada em Respostas a Questões Abertas".

Esta apresentação foi destinada aos alunos que estão a frequentar cursos de informática no IPTrans e respetivos docentes.

Os alunos do 2.º Ano de TGPSI tiveram particular interesse nesta apresentação pois apresentaram-se ao Concurso "Jovens Cientistas", promovido pela Fundação da Juventude, um tema, precisamente sobre a temática agora apresentada.

 

26/04/2018 - Falecimento de antigo aluno - Vassily Pires da Luz

É com dor e pesar que comunicamos o falecimento de Vassily Pires da Luz, antigo aluno do IPTrans do Curso de Técnico de Transportes (ciclo formação 2000/2003).

Partiu no dia 23/4, vítima de doença prolongada.

 

26/04/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo ao Porto

No dia 24 de Abril de 2018, os alunos finalistas do curso de Técnico/a de Transportes foram de visita de estudo ao Porto, de avião.

Foi a última visita destes alunos, com esta turma, pois o seu ciclo de formação termina neste ano letivo.

Visitaram a livraria LELLO, a ponte D. Luís I, o mercado do Bulhão, fizeram uma viagem de teleférico entre Gaia e a Serra do Pilar e a tradicional caminhada pelas ruas e ruelas da cidade do Porto.

Os alunos gostaram muito da visita de estudo, além da experiência de viajar de avião, o batismo de voo para alguns, gozaram das belezas e cultura dos Porto.

Foi uma visita inesquecível.

 

25/04/2018 - Clube de Programação e Robótica - Ação de Divulgação

No passado dia 11 de Abril, teve lugar na nossa escola uma acção de divulgação de Robótica, organizado pelo nosso Clube e que teve a participação especial do núcleo de Robótica da Escola Secundária D. Dinis.

Nesta acção tivemos a oportunidade de ver alguns dos projectos desenvolvidos por aquela escola, onde se salientou o desenvolvimento de um Drone autónomo.

Tivemos a oportunidade ainda de fazer algumas actividades de programação de Robot's.

Agradecemos a participação do Clube de Robótica da Escola Secundária D.Dinis e ao seu núcleo e coordenador professor Carlos Almeida pela sua disponibilidade, colaboração e entusiasmo.

 

25/04/2018 - CLDS 3G - Rede em Movimento - Final do II Concurso de Ideias

O II Concurso de Ideias, promovido pelo CLDS 3G - Rede em Movimento, teve a sua final no dia 23 abril de 2018. Estiveram presentes no auditório do IPTrans os cerca de 30 alunos finalistas desta escola profissional e da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo.

Assistiram à sessão final, alunas do CEF de Acompanhantes de Crianças eoutros alunos alunos de várias turmas do 2º ano. Estiveram também presentes: Helena Nunes, diretora executiva e pedagógica do IPTrans, Carla Cruz da Loures Inova, Albino Freire da Gesentrepreneur, Jaime Bastos pela Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Ana Simão e Teresa Nunes Correia do CLDS 3G - Rede em Movimento.

O Júri foi constituído por: Sónia Figueiredo da Loures Inova - Câmara Municipal de Loures, que atribui o 1º prémio; João Costa, em representação do Dr. Pedro Neto da Cityrama Grey Line, entidade atribuidora do 2º prémio; e Joaquim Vale, administrador da Santos e Vale, que atribuiu o 3º Prémio.

A ideia vencedora integrará, durante um ano, a incubadora de ideias/ centro de negócios empresarial Loures Inova - CMLoures; o segundo prémio recebeu vouchers para barco e autocarro hop-on hop-off disponibilizados pela Cityrama; e o 3º prémio recebeu sacos de merchandising da Santos e Vale.

Todos os alunos participantes/ finalistas a concurso receberam ainda vouchers de autocarro hop-on hop-off da Cityrama.

O CLDS 3g - Rede em Movimento agradece a todos os participantes, à parceria estabelecida com a Escola Secundária Dr. António carvalho Figueiredo na pessoa do Dr. Luís Camacho e ainda à empresa que geriu todo o concurso, a Gesentrepreneur e aos respectivos consultores que demonstraram toda a disponibilidade e profissionalismo: Dr. Luís Caixado e Dra. Ana Araújo.

1º Prémio: TryOut - Jérsia Santos e Márcia Gonçalves – Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo – Professor Jaime Bastos
2º Prémio: HealthApp - Inês Lopes e Laura Lopes - Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo – Professor Jaime Bastos
3º Prémio: GoEasy - Daniela Martins, Inês Fernandes e David Fernandes – IPTrans – Instituto Profissional de transportes – Teresa Nunes-Correia

 

23/04/2018 - Estágio de Observação do 1º ano do ISCE no IPTrans

O IPTrans tem o prazer de receber, de Abril até Julho de 2018, um conjunto de 9 alunos do 1º ano de Educação Social do ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas para realizar o seu Estágio de Observação.

O primeiro grupo de 3 alunas terminou este sábado o seu estágio que abrangeu o acompanhamento e participação nas mais diversas atividades que decorreram nestas últimas semanas: II Edição do Concurso de Ideias promovido pelo projeto CLDS 3G - Rede em Movimento e em parceria com a Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo em Loures), Clube de Robótica, Projeto Geração Z, Sessões de acolhimento e dinâmicas de grupo do Centro Qualifica IPTrans, Preparação e ensaios do espetáculo de final de ano dos cursos profissionais da área de Educação do IPTrans - o "Viva o Circo!" e ainda a II Mostra do Pão de Ló Tradicional de Loures (CLDS 3G - Rede em Movimento), entre outras.

 

22/04/2018 - Areal Editores promoveu Ação de Formação - Nas instalações do IPTrans

A empresa portuense Areal Editores, realizou, na sala polivalente do IPTrans, uma Ação de Formação para Professores dos vários níveis de ensino.

A sessão teve lugar no passado dia 18 de abril.

Nessa ação, a empresa teve oportunidade de apresentar as suas publicações, em particular as destinadas ao ensino básico.

 

11/04/2018 - "Viriato" - Viseu vai ter o primeiro transporte público autónomo

Viseu vai ser a primeira cidade portuguesa a ter em operação de transporte público um veículo totalmente elétrico e autónomo: o Viriato. Criado pela TULAlabs, o pequeno veículo, com capacidade para 24 passageiros (sentados e de pé), vai circular, em breve, na capital da Beira Alta.

A operação deste carro é assegurada por um sistema de gestão e monitorização para veículos autónomos, que apresenta informação sobe a posição, a velocidade e distância percorrida de cada veículo em tempo real, permitindo, por exemplo, definir intervenções preventivas das componentes mecânicas, informações sobre ciclos de carga e descarga das baterias, entre outros.

O Viriato tem um nível cinco de automação, ou seja, é o nível máximo na escala criada pela Society of Automotive Engineers (SAE). A escala foi baseada no grau de autonomia da máquina e na necessidade de intervenção do homem no veículo. No nível cinco, a inteligência artificial assume na totalidade o controlo do automóvel, que está desprovido de pedais e volante.

Fonte: http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=57986

 

10/04/2018 - Rodoviária de Lisboa e IPTrans colaboram - Apoio ao transporte de 2 alunas

A Rodoviária de Lisboa decidiu corresponder ao pedido do IPTrans, oferecendo 2 títulos "Livre Trânsito", com validade até final de Julho.

Em complemento, o IPTrans garante os custos com o Navegante 4-18 escalão A, válido na Carris e restantes operadores aderentes.

Esta parceria irá permitir às alunas continuarem a deslocar-se diariamente para o IPTrans, apesar de terem passado a viver longe da escola.

O IPTrans agradece, mais uma vez, a Responsabilidade Social da Rodoviária de Lisboa, consubstanciada neste novo apoio.

Estamos certos que as alunas saberão corresponder à confiança que nelas é depositada, mantendo o bom nível de aproveitamento escolar.

 

09/04/2018 - Abril 2018: Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loures e a Câmara Municipal de Loures com o apoio do LoureShopping, convidam a visitar a exposição de trabalhos da comunidade educativa, que estará patente no piso zero do LoureShopping, em Loures, entre os dias 9 e 20 de abril.

Pretende-se com esta exposição evocar Abril, o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.

 

09/04/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Valorsul

No dia 27 do mês de fevereiro, os alunos das turmas de Técnico de Apoio à Infância (2.º ano), de Acompanhante de Crianças e de Operadores de Logística tiveram a oportunidade de visitar a Valorsul - Central de Tratamentos de Resíduos Sólidos Urbanos, em São João da Talha.

No período da tarde, as turmas de Técnico de Agências de Viagens e Transportes e de Técnico de Informática de Gestão visitaram a Central de Triagem e Ecocentro, no Lumiar.

Em ambas as visitas, os alunos foram sensibilizados para a importância da separação do lixo e para as vantagens da reciclagem.

Um agradecimento especial à Valorsul e à Câmara Municipal de Loures por nos ter proporcionado esta visita de estudo.

 

30/03/2018 - Projeto VECTOR - A entrar na reta final, sexta reunião do projeto VECTOR vai realizar-se em Florença

Nos dias 18 a 20 de abril terá lugar na Universidade de Florença a sexta reunião internacional do projeto VECTOR.

Em debate vão estar diversos temas, nomeadamente o processo de reconhecimento do perfil profissional do curso de Gestor de Destinos Turísticos, nos três países do projeto (Itália, Espanha e Portugal), a organização e calendarização do curso piloto bem como a conclusão dos trabalhos a ele inerentes, a garantia da qualidade do projeto, a conclusão do acordo relativo aos direitos de propriedade intelectual, o desenvolvimento das atividades de trabalho político em rede.

No dia 20 o evento contará ainda com uma conferência internacional sobre Gestão de Destinos. Diversos temas de interesse serão abordados. É o caso do dos residentes e dos turistas, um processo de equilíbrio que começa a ser alvo de debate também em Portugal, particularmente em Lisboa e Porto. Nesse evento, os estudantes receberão os seus certificados de participação no curso piloto.

A sessão da manhã terminará com a assinatura de um Memorando de Entendimento com parceiros interessados, públicos e privados.

Da parte da tarde haverá sessões paralelas sobre aspetos fundamentais da Gestão de Destinos Turísticos: Planeamento e Gestão, Marketing e Promoção e ainda financiamento e web 4.0.

Em paralelo, nos dias 16 a 20 de abril, terá lugar a 2ª fase do curso piloto de Gestor de Destinos Turísticos.

São objetivos verificar os resultados do processo de testes e ter um teste geral de todo o curso.

Os estudantes terão a lecionação da parte final do módulo do financiamento, discutirão com os professores os módulos anteriores, prepararão a sua participação nas sessões paralelas e receberão, no evento político, o certificado de participação.

Nota Legal: Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta comunicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

 

27/03/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à STEF Portugal

No passado dia 21 de março, os alunos dos cursos Técnico de Transportes e Técnico de Tráfego e Assistência em Escala visitaram as instalações da empresa STEF na Póvoa de Santa Iria.

Desta forma, puderam conhecer uma das instituições que coopera com o IPTrans no acolhimento de estágios curriculares do curso Técnico de Transportes, conhecida como "a especialista da logística do frio".

A visita permitiu que os nossos alunos conhecessem as diferentes áreas de negócio da empresa e os seus diferentes armazéns de temperatura controlada de -25ºC até 15ºC.

O nosso profundo agradecimento à STEF pelo acolhimento.

 

27/03/2018 - Plantação de Árvores

Na semana passada, os nossos alunos de 1º ano do curso de Técnico/a de Ação Educativa, no âmbito da disciplina de Saúde Infantil, UFCD 3270 - Modelos Psicológicos e Fases do Desenvolvimento da Criança, plantaram duas árvores, um limoeiro e um pinheiro, no recinto da nossa escola.

Assinalaram assim a chegada da Primavera, com a recriação de uma atividade a desenvolver com crianças de 5 anos.

Os alunos foram incentivados a planear e organizar uma atividade tendo em conta as etapas do desenvolvimento humano.

Parabéns pela iniciativa.

 

20/03/2018 - Terminou a FUTURÁLIA - Participação do IPTrans foi um sucesso

Terminou no passado sábado a participação do IPTrans na FUTURÁLIA.

Ao longo dos 4 dias, a participação de docentes e não docentes e dos alunos permitiu fazer destes 4 dias momentos que valeram a pena para o IPTrans.

Da roda da sorte aos sininhos, do jogo do galo aos dados e à participação dos bonecos, não faltaram estímulos para atrair visitantes ao nosso stand e registar os seus contactos.

Uma palavra de agradecimento ao Município de Loures o qual, mais uma vez, disponibilizou o espaço para as escolas do concelho.

 

16/03/2018 - Canguru Matemático sem Fronteiras 2018

No dia 15 de março, 50 alunos do IPTrans participaram no Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2018.

Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Este concurso contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens.

O Concurso foi para TODOS os alunos!

Os resultados serão conhecidos em Maio.

 

15/03/2018 - WorkShop promovido pelo Município de Loures e pelo AICEP

No passado dia 1 de março, os alunos do 3º ano do curso Técnico de Transportes tiveram a oportunidade de participar num workshop, promovido pela Município de Loures e pelo AICEP, com o objetivo dar a conhecer o potencial do mercado nos países da Europa do Norte.

Nesta sessão os alunos puderam contactar com empresários, entre os quais alguns transitários, que revelaram as suas diferentes visões, estratégias e desafios que envolvem o mercado em causa.

 

15/03/2018 - FUTURÁLIA 2018 - IPTrans participa na FUTURÁLIA e recebe a visita do Ministro da Educação

O stand do IPTrans na FUTURÁLIA, inserido no stand do Município de Loures, recebeu hoje a visita de Tiago Brandão Rodrigues.

Nessa ocasião, o governante teve oportunidade de conhecer as ofertas formativas e educativas da escola bem como posar com as mascotes do IPTrans.

O IPTrans tem vindo a participar ativamente, com diversas demonstrações do muito que os seus alunos e professores desenvolvem em contexto escolar.

A todos o nosso MUITO OBRIGADO!

A FUTURÁLIA, Feira da Educação, decorre até ao próximo dia 17 na FIL, no Parque das Nações.

 

14/03/2018 - Visita de estudo ao Dino Parque da Lourinhã

Aproveitamos a "brecha" no estado do tempo, entre a tempestade Félix e a Gisele, e rumaram à Era Mesozóica no Dino Parque da Lourinhã.

Numa visita ao ar livre, num percurso pedestre de 2,5km pudemos percorrer 400milhões de anos, pelos diferentes períodos da história da Terra.

Observamos muitos dos dinossauros à escala real. O parque conta com 120 expostos pelos diferentes percursos.

Visitámos também os achados fósseis de dinossauros naquela que é a região mais rica da Europa, expostos no Museu. Assim como, o laboratório onde pudemos acompanhar a "preparação dos fósseis".

Foi um dia muito enriquecedor e revigorante.

 

13/03/2018 - Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

No dia 12 de março decorreu, nas instalações do IPTrans, uma ação de sensibilização para os direitos do consumidor.

Assinala-se no dia 15 de Março o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, e para assinalar esta efeméride os nossos alunos foram alertados para estas questões.

O Dr. João Calado (ISEG), Marina (CMLoures) e o Agente Pires (PSP) refletiram connosco sobre os nossos direitos como consumidores e alertaram para a problemática do consumismo.

Prometemos ficar mais alerta e ser mais poupados.

 

06/03/2018 - Notícias do Município - Bucelas: Terra, Vinho e Culto

No próximo dia 10 de março, a Câmara Municipal de Loures promove mais uma caminhada integrada no programa Desporto, Natureza e Cultura – Bucelas: Terra, Vinho e Culto.

Um passeio por terras do arinto e os seus lugares-comuns, de culto e memória, numa viagem pela história de Bucelas, com início marcado para as 10h00, junto ao Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas.

Inscreva-se, gratuitamente, até dia 8 de março, pelos telefones 211 151 085/6 ou através do endereço de correio eletrónico se_ceramica@cm-loures.pt.

Saiba Mais

 

28/02/2018 - Notícias do Município - Campanha de Doação de Sangue e Registo de Dadores de Medula Óssea

A Câmara Municipal de Loures, através da Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Apoio Psicossocial (DSSOAP), tem realizado várias campanhas de colheita de sangue e registo de dadores de Medula Óssea dirigidas aos trabalhadores e abertas também a outros interessados.

No sentido de dar continuidade a esta iniciativa tão nobre, estão programadas mais duas colheitas de sangue e registo de dadores de medula óssea, em colaboração com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

Estas decorrerão nos dias 27 de março e 25 de setembro de 2018, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, entre as 09:00 e as 13:00.

 

25/02/2018 - Ação de sensibilização para o cancro da mama

Tivemos o privilégio de receber uma ação de sensibilização para o cancro da mama.

Ficámos a saber que prevenir faz toda a diferença.

Deste modo, só podemos agradecer à Câmara Municipal de Loures, por esta oportunidade, bem como às oradoras da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa que nos elucidaram para questões de saúde tão importantes para todos.

 

25/02/2018 - Mostra de Cursos Profissionais do Município de Loures

Decorreu no passado dia 22 de fevereiro a Mostra de Cursos Profissionais do município de Loures.

O IPTrans marcou, mais uma vez, presença neste evento com a divulgação da oferta educativa.

Tivemos ainda o privilégio de estar representados no momento de abertura deste encontro, com a participação das nossas alunas do Curso de Acompanhante de Crianças com o medley "Era uma vez..." com as mais belas e inesquecíveis canções da Disney.

Parabéns às artistas que tão bem representaram a nossa escola.

 

20/02/2018 - Obras de Manutenção - IPTrans recupera cobertura das instalações

Começaram as obras na cobertura do edifício do IPTrans.

Esta ação visa resolver o problema das infiltrações das águas pluviais, as quais estavam a prejudicar a qualidade das condições de trabalho em algumas salas de aulas.

Dentro de alguns meses, logo que a estrutura do edifício esteja mais seca, serão realizadas pinturas nas zonas mais afetadas.

Este investimento resulta de uma parceria com a empresa Orange Ways, a qual vai instalar painéis fotovoltaicos na cobertura do edifício, para a produção de energia elétrica.

 

14/02/2018 - PROGRAMA SIMPLEX + 2017 - Medida do SIMPLEX+, Informação ao consumidor + simples, já está implementada

Já é possível organizar e disponibilizar, de forma mais simples e acessível, todas as informações que atualmente se encontram afixadas, em formato papel, nos estabelecimentos comerciais, quer sejam obrigatórias ou facultativas. Através da plataforma www.comunicarconsumidor.gov.pt os comerciantes podem criar o seu painel de informações ao consumidor, o qual substitui, para todos os efeitos legais, os vários documentos em formato papel afixados nas paredes do seu estabelecimento comercial.

É simples e não tem custos. Basta ir ao "website" indicado.

Pela sua importância na vida dos empresários, bem como dos consumidores, solicitamos a ampla divulgação desta plataforma junto de profissionais, consumidores e demais interessados.

A Direção-Geral do Consumidor

 

14/02/2018 - IPTrans reforça envolvimento da comunidade escolar

"Se estás aqui é porque fazes parte da nossa história".

Esta frase, colocada por cima do guichê da Secretaria, expressa bem o reforço do envolvimento de todos, em particular dos alunos, no sucesso do projeto educativo que é o IPTrans.

Um sucesso que passa pela sala de aula mas que vai muito para além disso, com as visitas de estudo e todo um conjunto de iniciativas extra-curriculares, muitas vezes por proposta dos alunos.

O IPTrans vale mesmo a pena!

Com a participação de todos.

 

07/02/2018 - Carnaval 2018 no IPTrans

A Associação de Estudantes está a organizar uma festa para celebrar o Carnaval. Esta decorrerá no dia 9 de Fevereiro e apela-se à participação de todos/as.

Pede-se que venham mascarados/as de forma a participarem no desfile de máscaras.

Haverá ainda um concurso para a "Máscara mais criativa". A participação pode ser em grupo, turma, ou a pares. As máscaras serão apresentadas a um júri que terá a difícil tarefa de escolher a mais original e criativa.

A aquisição das pulseiras para a festa é tratada diretamente com a Presidente, Vice-presidente ou Tesoureiro da AE.

A Associação de Estudantes agradece a vossa participação.

 

07/02/2018 - Centro Qualifica - Protocolo entre o Centro Qualifica do IPTrans e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Camarate

Foi assinado no dia 5 de Fevereiro o Protocolo entre o nosso Centro qualifica e a AHBV de Camarate, de forma a melhorar as qualificações dos colaboradores e associados desta entidade.

O primeiro passo foi dado e a Coordenadora do CQ deu as boas vindas a todos os/as candidatos/as na sessão de acolhimento, com a seguinte ordem:

  • Programa Qualifica;
  • Centro Qualifica do IPTrans;
  • Etapas de Intervenção;
  • Cronograma.

Votos de muito sucesso a todos/as.

 

07/02/2018 - Visita de Estudo - Visita de estudo à Sogenave

No dia 7 de fevereiro os nossos professores/coordenadores de cursos, acompanhados pela Diretora Pedagógica, fizeram uma visita de estudo à Sogenave.

Esta visita serviu para reafirmar a proximidade e reforçar a parceria entre as duas entidades. O grupo teve o prazer de ver in loco todo o trabalho e organização desta empresa.

A Sogenave integra o Conselho de Orientação Estratégica (COE) do IPTrans e historicamente acolhe os nossos estágios profisisonais.

Obrigado por nos receberem tão bem.

 

06/02/2018 - Marta Baeta com o Quénia no coração

No dia 5 de Fevereiro, Marta Baeta passou pela nossa escola para partilhar connosco a sua experiência de voluntária em Kibera, Quénia.

Consigo trouxe algum artesanato para mostrar os trabalhos elaborados por aquela comunidade e para angariar fundos para alimentar esta causa.

Obrigado pela visita.

 

05/02/2018 - Desporto Escolar - Segunda Jornada de Andebol

Disputou-se no dia 31 do passado mês, a 2ª jornada referente ao Desporto Escolar, na modalidade de Andebol, no escalão de Juvenis.

Apesar de dois resultados negativos, a entrega, o espírito de sacrifício e de união falaram mais alto.

Dia 21 de Fevereiro, realiza-se a terceira jornada, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.

 

04/02/2018 - Semana Europeia do Ensino e Formação Profissional

A Semana Europeia do Ensino e Formação Profissional de 2017 foi um sucesso!

O IPTrans participou neste evento anual, no qual a Comissão Europeia procura valorizar a importância do Ensino e Formação Profissional.

Mais informação em http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?sitelang=en&ref=I149494.

 

01/02/2018 - Visita de Estudo - Visita de Estudo ao Porto de Lisboa, Museu de Arte Popular e Palácio Nacional da Ajuda

Porque a escola não se faz dentro de paredes, no dia 29 de janeiro os nossos alunos deixaram as salas de aula e partiram em visita de estudo.

As turmas dos cursos de transportes e logística tiveram a oportunidade de visitar o Porto de Lisboa.

As turmas de apoio à infância, ação educativa e acompanhante de crianças visitaram a Exposição Escher em Lisboa, no Museu de Arte Popular.

Os alunos dos cursos de turismo, agência de viagens e transporte, gestão e programação de sistemas informáticos e informática de gestão tiveram uma visita guiada ao Palácio Nacional da Ajuda.

A tarde foi passada no LX Factory.

 

20/01/2018 - I CET-ETRM 09/10 - Antigos alunos e professores do 1º curso de especialização tecnológica em jantar de confraternização

6ª feira, 5 de janeiro, antigos alunos e professores do primeiro CET em Exploração do Transporte Rodoviário de Mercadorias juntaram-se para jantar em Alhandra.

Foi um momento especial de reencontro e de recordação dos bons momentos vividos, num curso que marcou de forma indelével a relação que se estabeleceu entre todos os envolvidos.

Na ocasião, Vítor Rocha, um dos organizadores, em conjunto com Anabela Casquinha, manifestou a sua satisfação pela significativa participação, fazendo votos de repetição desta iniciativa no futuro.

No mesmo sentido se pronunciou José Bourbon, em representação do IPTrans, o qual secundou aqueles votos e convidou todos os presentes a aliarem-se às comemorações dos 25 anos do IPTrans.

Na ocasião, não deixou de dirigir também uma palavra a Francisco Costa Lopes, igualmente presente, o qual esteve na origem do IPTrans e que também proferiu algumas palavras sobre a efeméride.

De entre os professores presentes, contámos igualmente com a participação de Fernando Cruz Gonçalves, da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, elemento fundamental na concretização desta parceria com o IPTrans.

Fazemos votos de um reencontro no próximo ano!

 

18/01/2018 - Francisco Lufinha no IPTrans

No passado dia 17 de Janeiro recebemos na nossa escola o Francisco Lufinha, um jovem aventureiro e recordista mundial português.

O Francisco é um apaixonado pelo mar, começou na Vela depois no Wakeboard e Windsurf, mas foi o Kitesurf que o agarrou mais, por ser uma mistura dos seus desportos favoritos.

Na sua apresentação o Francisco teve oportunidade de partilhar o seu percurso, a paixão pelo mar, pela aventura e pelos novos desafios.

Foi uma oportunidade única de conhecer alguém que conseguiu alinhar o seu percurso profissional à sua paixão pelos desportos náuticos.

Não menos importante foi a mensagem que nos deixou sobre a importância da preservação dos oceanos que é um papel e uma obrigação de todos nós.

Obrigado Francisco pela partilha e inspiração.

 

08/01/2018 - Ano letivo 2018/2019 - Divulgação em marcha!

O IPTrans iniciou o trabalho de divulgação das suas ofertas para o próximo ano letivo.

Estamos todos empenhados em fazer mais e melhor para reforçar, em quantidade e qualidade, os novos alunos que irão integrar os nossos cursos.

O IPTrans oferece Cursos Profissionais nas áreas dos Transportes (incluindo também Tráfego de Assistência em Escala), Logística, Informática (de Gestão, entre outros), Turismo (Agências de Viagens e Transportes), Ação Educativa e Psicossocial. Destinam-se a jovens com o 9º ano e idade até 20 anos, conferindo o 12º e uma qualificação profissional.

Também oferece Cursos de Educação Formação nas áreas de Logística, Informática, Infância e Família e Comunidade. São cursos para jovens com o 8º ano, conferindo o 9º e qualificação profissional.

QUERO SER CONTACTADO PARA MAIS INFORMAÇÕES

 

30/12/2017 - Notícias do Município - Novos órgãos municipais

A cerimónia pública de instalação dos novos órgãos autárquicos do Município de Loures decorreu, no dia 20 de outubro, no Pavilhão Paz e Amizade .

Após a tomada de posse dos novos órgãos municipais, o presidente reeleito, Bernardino Soares, esclareceu que "a nossa aliança fundamental é com o povo do concelho e o nosso entendimento é com os trabalhadores do Município. Assumiremos todas as responsabilidades."

Mencionou, a propósito, que "a gestão partilhada, com outras forças políticas, não foi possível porque, em relação à coligação de direita, foi inviabilizada pelo seu posicionamento político na campanha eleitoral e porque o Partido Socialista não esteve recetivo para concretizar essa participação em funções executivas".

O autarca, eleito para o seu segundo mandato, estabeleceu as prioridades: "Manteremos uma política de aposta no investimento, designadamente na rede viária, em escolas, dando seguimento às várias escolas construídas ou reconstruídas neste mandato, nos espaços verdes e considerando também aqui a manutenção adequada dos equipamentos e espaços municipais, para que possam plenamente desempenhar as suas funções.

Apostaremos na requalificação do espaço público, na melhoria da oferta e do ordenamento do estacionamento e prosseguiremos a revitalização dos centros urbanos.

Além disso, a questão dos transportes públicos continuará no topo das nossas preocupações. Continuaremos a intervir e a apoiar na área da integração social, a ser um concelho que valoriza a diversidade e que promove a inclusão e iniciaremos o processo para termos um centro cultural".

Aludiu, ainda, à continuação da mudança que, nos últimos quatro anos, se pautou pela "recuperação financeira, estrutural e do prestígio e credibilidade da Câmara. Estamos com confiança reforçada, alicerçada no trabalho feito e na perspetiva do trabalho futuro com uma gestão de qualidade e seriedade".

Resultados Eleitorais

Câmara Municipal
PCP-PEV 32,76% 4 mandatos
PS 28,24% 4 mandatos
PPD/PSD.PPM 21,55% 3 mandatos
B.E. 3,55%
CDS-PP 2,86%
PCTP/MRPP 2,55%
PAN 2,08%
NC 0,84%
PDR.JPP 0,51%
PTP 0,30%

Assembleia Municipal
PS 31,19% 12 mandatos
PCP-PEV 29,44% 11 mandatos
PPD/PSD.PPM 19,72% 7 mandatos
B.E. 5,02% 1 mandato
PAN 3,01% 1 mandato
CDS-PP 2,98% 1 mandato
PCTP/MRPP 2,23%
PDR.JPP 0,66%
PTP 0,39%

 

30/12/2017 - Notícias do Município - Mantêm-se as competências delegadas nas juntas de freguesia

Com a instalação da Assembleia Municipal de Loures, mantêm-se em vigor os acordos de execução para concretização da delegação de competências da Câmara Municipal nas juntas de freguesia, celebrados em abril de 2014, mas que serão objeto de negociação.

Estes acordos contratualizam a delegação de competências em áreas cujas tarefas se consideram ser mais adequadamente realizadas pelas juntas de freguesia, considerando a relação de proximidade territorial destes órgãos locais, tendo como objetivo respostas mais céleres e de qualidade às populações.

Negociados entre a Câmara Municipal e todas as freguesias do concelho, com critérios acordados e rigorosamente equitativos, são objeto de transferências financeiras correspondentes aos encargos apurados, anualmente atualizadas em função da variação do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) a receber pelo Município.

O envelope financeiro transferido para as juntas de freguesia foi, no último mandato, de 34.781 milhões de euros.

Principais competências transferidas

  • Manutenção e reparação dos equipamentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, bem como dos espaços envolventes e logradouros;
  • Manutenção, conservação e gestão de recintos desportivos municipais protocolados;
  • Gestão e manutenção de espaços verdes;
  • Limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros;
  • Manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público, com exceção daquele que é objeto de concessão;
  • Gestão e manutenção corrente de feiras e mercados;
  • Manutenção e conservação de caminhos, arruamentos e pavimentos pedonais;
  • Aquisição e colocação de sinalização vertical, bem comoa sua substituição.

Outras competências

  • Utilização e ocupação da via pública;
  • Afixação de publicidade de natureza comercial;
  • Atividade de exploração de máquinas de diversão;
  • Controlo e fiscalização de recintos itinerantes;
  • Realização de espetáculos desportivos e divertimentos na via pública;
  • Atividade de guarda-noturno;
  • Realização de acampamentos ocasionais;
  • Realização de fogueiras e queimadas;
  • Emissão de licença de ruído.

 

26/12/2017 - Projeto VETMO4TL - Mobilidade no Ensino e Formação Profissional (VET) de nível 4 do QEQ em Transportes e Logística

O projeto VETMO4TL é uma ação de 30 meses de duração que é cofinanciada pelo programa Erasmus+ e que visa fornecer os necessários documentos e ferramentas para permitir e facilitar uma mobilidade reconhecida para alunos/formandos no Ensino e Formação Profissional (VET) de nível 4 do QEQ em Transportes e Logística.

O projeto junta 11 organizações parceiras complementares tais como Centros de investigação em transportes e logística, organizações profissionais, autoridades competentes e centros de Ensino e Formação Profissional, de 10 países Europeus (Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Espanha (Catalunha) e os Países Baixos.

Para alcançar os objetivos do projeto, a equipa do VETMO4TL começará, em primeiro lugar, por desenvolver referências comuns, nomeadamente perfis profissionais e padrões de competências comuns.

Estes documentos permitirão uma compreensão mútua das qualificações existentes de nível 4 QEQ em Transportes e Logística nos 10 países parceiros e viabilizarão a comparação entre os diferentes "curricula" (referenciais de formação), graças à utilização da metodologia ECVET.

Num segundo momento, os parceiros irão providenciar padrões de mobilidade. O objetivo destes documentos é comparar programas de formação correspondentes, em trabalho entre dois países, para determinar com clareza as possibilidades de correspondência entre unidades de resultados de aprendizagem e definir uma espécie de guias de ação para apoiar ainda mais os professores e os formadores na organização de uma mobilidade reconhecida.

Por fim, a equipa de projeto organizará 4 ações de formação em mobilidade para professores, visando formá-los no uso das ferramentas e dos documentos desenvolvidos na rede de trabalho do projeto (tais como as referências partilhadas e os padrões de mobilidade) e dar-lhes a oportunidade de criar novas ou reforçar parcerias.

A interação da parceria alargada de 11 organizações parceiras representará um grande passo em frente para aumentar a compreensão mútua entre parceiros e permitir o reconhecimento de resultados de aprendizagem de um país para outro graças aos documentos e ferramentas desenvolvidos.

Os resultados do projeto serão, além disso, integrados na existente rede de trabalho NETINVET.

 

22/12/2017 - Um Natal especial

No dia 20 de Dezembro as alunas do Curso de Educação e Formação - Acompanhantes de Crianças, fizeram uma apresentação na festa de natal da PSP de Loures, assista aqui ao vídeo!

Parabéns a todas pelo desempenho.

Bom Natal

 

20/12/2017 - NATAL no IPTrans

A vida é feita de momentos e hoje os trabalhadores do IPTrans reuniram-se para celebrar o Natal.

Foi um momento de salutar convívio entre pessoal docente e não docente, para assinalar esta época festiva.

No final, a tradicional troca de presentes do "amigo secreto".

Obrigada às alunas de CEF - Acompanhante de Crianças que nos proporcionaram um bom momento musical.

O nosso agradecimento à Roulote Graça que, de braços abertos, acolheu o desafio e tão bem nos serviu.

 

18/12/2017 - Festas Felizes e Bom Ano Novo!

A Direção da AEPTL/IPTrans formula votos de Boas Festas para toda a sua comunidade educativa: Alunos, Encarregados de Educação, Empresas e outras entidades, Administração Pública, Trabalhadores e todos quantos vêm contribuindo para o sucesso do projeto.

O trabalho realizado nos últimos 3 anos dá-nos a confiança, com o envolvimento de todos, de que iremos ter um 2018 pleno de sucessos, com os novos desafios que temos pela frente.

Obrigado, felicidades e bom trabalho!

 

17/12/2017 - Iniciativa da ANQEP - Sessão de Informação: Sistema de Créditos para o Ensino e Formação Profissionais e Passaporte Qualifica

No passado dia 7 de dezembro, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, realizou-se a referida sessão de informação.

Oportunidade para se refletir sobre as dimensões de atribuição, acumulação e transferência dos pontos de crédito em qualificações integradas no Catálogo Nacional de Qualificações e utilização do Registo Individual de Competências e Passaporte Qualifica, enquanto instrumento de orientação para percursos de aprendizagem no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).

Considerando a relevância e contributo dos Conselhos Sectoriais na identificação das qualificações fundamentais e dinamização do CNQ, a ANQEP vai promover a operacionalização do Sistema de Créditos, de acordo com a estrutura modular das ofertas formativas integradas no Catálogo.

A Agência solicitou a colaboração de todos os Conselhos Sectoriais para a Qualificação, visando o favorecimento da legibilidade e reconhecimento do sistema de ensino e formação profissionais, por parte de todos os parceiros interessados, e a desejada valorização das aprendizagens certificadas no contexto do SNQ.

 

15/12/2017 - Loures INOVA prepara o futuro - Com as Universidades e o IPTrans

No passado dia 15 de dezembro, o Loures INOVA reuniu com os parceiros ligados à área da educação: universidades, politécnicos e ensino profissional.

Objetivos: apresentar os resultados do programa de aceleração Agro Up, ouvir os parceiros, relativamente ao desenvolvimento do projeto, de apoio às start up mas também às ideias inovadoras das empresas já consolidadas, e dar informações sobre o processo de constituição da Associação.

Com a participação do Vereador António Pombinho, responsável pela Divisão de Economia e Inovação, tratou-se de um debate muito rico, do qual o IPTrans retirou muitas pistas para o futuro: a Logística e os novos desafios – energia e resíduos (economia circular), estágios profissionais para jovens finalistas de cursos de informática, departamento de geografia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova que trabalha em redes de transporte com sistemas de informação geográfica, a ecologia humana, relacionada com os desperdícios e a alimentação e a Ebusiness week, promovida pela AIP, de 11 a 13 de abril de 2018, na qual poderão ser apresentados projetos de empresas com universidades e politécnicos, tendo sido referido o stand da Câmara Municipal, o qual poderá divulgar projetos nas áreas do ambiente, inovação, smart cities, etc..

O IPTrans, como única escola profissional do concelho, irá continuar a participar ativamente nesta iniciativa de grande interesse económico e empresarial.

 

14/12/2017 - Dia Internacional da Aviação Civil

Comemora-se no dia 7 de dezembro o Dia Internacional da Aviação Civil e os nossos alunos do 2º ano do curso de Técnico de Tráfego e Apoio em Escala (TTAE) não quiseram deixar passar esta efeméride em branco. Assim, criaram uma exposição sobre a evolução da aviação civil, medidas de segurança e algumas curiosidades.

Neste dia, dedicaram a manhã a mostrar aos colegas aquilo que têm aprendido neste curso. Criaram um check-in, a porta de entrada para as atividades, sendo posteriormente encaminhados para o auditório e para uma sala.

No auditório, criaram uma simulação de voo, com uma pequena demonstração do trabalho das Assistentes de Bordo e posteriormente assistiram a um curto filme de uma viagem de avião. Na sala, criaram três atividades: um quiz, um vídeo e um jogo de computador, que atraiu a atenção dos colegas.

No período da tarde,assistiram a uma palestra tendo como convidados três TTAE que partilharam connosco as suas atividades, experiências e puderam esclarecer algumas dúvidas e questões dos nossos alunos.

Agradecemos a disponibilidade dos três Técnicos: Diogo Silva, Filipa Alves e João Silva.

 

14/12/2017 - O Comandante e a Assistente de Bordo vêm à escola

Na continuidade do Dia Internacional da Aviação Civil (7/12), no dia 12 de dezembro o Comandante Sérgio Melo e a Assistente de Bordo Cláudia Fernandes, vieram falar com os nossos alunos.

A palestra pensada particularmente, nos alunos do curso profissional de Técnico de Tráfego e Assistência em Escala (TTAE), foi alargada a outros cursos: Transportes, Turismo, Agência de Viagens e Transporte e Operador de Logística, podendo estes também beneficiar desta experiência.

Assim, numa sessão aberta os nossos convidados partilharam connosco os seus percursos, algumas questões técnicas associadas às suas atividades e muitas curiosidades, ligando a teoria à prática.

Foi uma sessão muito interativa e empolgante que os nossos alunos muito apreciaram, aproveitando a vinda dos nossos convidados para colocarem muitas questões e esclarecendo algumas ideias pré-concebidas.

Obrigado ao Sérgio Melo e à Cláudia Fernandes.

 

13/12/2017 - Portugal é melhor destino turístico do mundo

Portugal foi distinguido como o Melhor Destino Turístico do Mundo, arrecadando um total de seis Óscares Mundiais, no World Travel Awards, que este ano teve lugar no Vietname.

Estes prémios são fruto de um investimento que tem vindo a ser feito um pouco por todo o país, tornando-nos assim nesta potência mundial a nível turístico.

Óscares:

  • Melhor destino Turístico do Mundo;
  • Melhores Campanhas de Promoção Turística;
  • Melhor Organização de Turismo do Mundo;
  • Melhor Citybreak do Mundo - Lisboa;
  • Melhor Destino Insular – Madeira;
  • Melhor Exemplo de Recuperação de Património - Parques de Sintra-Monte da Lua.

O IPtrans congratula-se com a excelência do turismo português e irá continuar a contribuir para o setor formando os nossos técnicos na área do Turismo.

 

12/12/2017 - MELQUEP oferece porta para sala de expressões

Nesta época de Natal temos de agradecer à empresa MELQUEP - MONTAGEM ELÉCTRICA DE QUADROS E EQUIPAMENTOS, LDA., na pessoa do Sr. Alfredo Nunes, que ofereceu uma porta para a nossa sala de expressões.

Assim podemos estar mais confortáveis e ser mais felizes a aprender.

Gratos pela bondade!