NOTÍCIAS
30/06/2020 - Loures INOVA organiza seminário Zoom com Startups e Parceiros - No seu 3º aniversário

No dia 30 de junho, pelas 17 horas, o Loures INOVA organizou encontro com startups e os seus parceiros.

Motivo do encontro: celebrar o terceiro aniversário deste Centro de Negócios e Incubação.

Num evento que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Loures, estiveram presentes inúmeras entidades, designadamente, o Presidente do MARL, do Instituto Superior Técnico, do Grupo Luís Simões, da GELPEIXE, da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), entre muitas outras.

Um dos temas valorizado, numa perspetiva de futuro, foi o da parceria que envolve o MARL, o Município, o Loures INOVA, o IPTrans e a ANTRAM / ANTROP, a qual irá viabilizar a instalação no MARL de um showroom do LOURES Inova e do simulador de alta performance da ANTRAM/ANTROP, o qual irá ser explorado pelo IPTrans com o apoio da CR&M – Condução Ativa de Condução.

No decurso do evento, as startups Wildbran, Beatroot e Fidufoods apresentaram as suas propostas de negócio na área alimentar saudável.

Bernardino Soares destacou a importância de estes Centros de Incubação apresentarem resultados concretos e Sónia Figueiredo, do Loures INOVA, destacou a singularidade do Centro, que aposta estrategicamente no Agroalimentar e nos Transportes e Logística.

Depois de uma intervenção do Presidente da CPPME, o edil encerrou os trabalhos, reforçando que o Município vai continuar a dar grande prioridade ao Loures INOVA e que as micro e pequenas empresas vão precisar de muito apoio à sua revitalização, nestes tempos difíceis.

O IPTrans participou ativamente neste seminário, através dos seus Diretores Executivos, Helena Nunes e José Bourbon.

Parabéns LOURES INOVA!

 

29/06/2020 - Revista Visão e a Importância da Logística

Na edição do dia 25 de junho, a revista Visão, enaltece a importância das áreas da logística nos dias de hoje!

É uma das áreas fundamentais para o funcionamento da nossa sociedade, ganhando ainda mais notoriedade no pós pandemia.

 

29/06/2020 - Campanha "Traz um amigo" - Participa e ganha prémios!

Temos o prazer de vos apresentar a campanha "Traz um amigo" para o ano letivo 2020-2021.

Participa e ganha prémios!

Consulta aqui o regulamento.

 

29/06/2020 - Open Day ISG – ZOOM 10H00

Realizou-se no dia 26 de Junho uma sessão em videoconferência com cerca de 60 alunos IPTrans do 2º e 3º anos e o Instituto Superior de Gestão.

Teve como objetivo dar a conhecer os cursos lecionados nesta instituição superior, esclarecer os alunos em relação às condições de acesso e proporcionar o debate entre os elementos da universidade e os alunos.

 

15/06/2020 - Folha de Cálculo - 50 horas
  • A Distância
  • Certificado de Formação
  • Registo no Passaporte Qualifica

Clique aqui para se inscrever!

 

15/06/2020 - Rádio Horizonte FM - Direção Executiva do IPTrans participa na rubrica "Hora H"

No passado dia 10 de junho, a convite da Rádio Horizonte FM, os diretores executivos da nossa escola, Dr. José Bourbon e Dra. Helena Nunes, participaram na rubrica, Hora H.

O nosso obrigado pela oportunidade!

 

22/05/2020 - CONFERÊNCIA ECONOMIA | LOURES 2020 - Inovação e investimento na recuperação pós-pandemia

A TSF e a Câmara Municipal de Loures têm a honra de o convidar a assistir, em direto, à CONFERÊNCIA ECONOMIA | LOURES 2020 - INOVAÇÃO E INVESTIMENTO NA RECUPERAÇÃO PÓS-PANDEMIA, que se realiza no dia 27 DE MAIO, das 9h15 às 13h00, em tsf.pt e em cm-loures.pt.

ASSISTA EM DIRETO AQUI

 

20/05/2020 - Regresso às aulas presenciais - DGEste divulga regras de segurança a adotar nos recintos escolares

Neste regresso às aulas presenciais é importante que a comunidade educativa esteja sensibilizada para as regras de segurança a adotar nos recintos escolares no sentido de conter a propagação do novo coronavírus, constantes das orientações já enviadas às escolas pela DGEstE.

Não deixes de consultar o vídeo e as 3 brochuras sobre este tema.

 

13/05/2020 - E@D – Ensino à Distância - Emprestados um "Magalhães" e outro computador

O apoio ao IPTrans não pára!

Prosseguem as manifestações de apoio aos alunos do IPTrans que não têm computadores.

Um agradecimento muito especial ao Ricardo Rocha que nos emprestou 2 computadores, neste período tão desafiante.

A Família IPTrans manifesta o seu público reconhecimento por este gesto de solidariedade.

 

12/05/2020 - E@D – Ensino à Distância - Câmara Municipal de Loures apoia alunos carenciados do IPTrans

O Município de Loures concretizou o empréstimo de 10 routers para acesso à internet para alunos do IPTrans.

Com este empréstimo, dá-se mais um passo no reforço de condições para que os alunos possam participar no Ensino @ distância.

Um bem-haja à Câmara de Loures pelo seu compromisso social!

 

09/05/2020 - E@D – Ensino à Distância - MEDWAY doa 5 portáteis a alunos do IPTrans

Mesmo vivendo momentos desafiantes, na MEDWAY continuam a dar o seu melhor e a fazer a diferença também na sociedade e junto dos seus parceiros.

Mantendo uma estreita ligação com o IPTRANS – participando ativamente no Conselho de Orientação Estratégica -, a MEDWAY não podia deixar de apoiar e incentivar que todas as actividades da nossa escola possam continuar acessíveis para todos os alunos.

Nesse sentido, a MEDWAY respondeu ao apelo lançado pelo IPTRANS e doou 5 portáteis para seus alunos que, até à data, não tinham meios disponíveis para aceder ao ensino à distância.

É com grande satisfação que avançamos com esta doação que vai possibilitar a 5 alunos continuar a receber a sua formação profissional, agora à distância.

O IPTrans - Instituto Profissional de Transportes - é uma escola profissional sediada em Loures, criado em 1993, oferecendo cursos nas mais variadas áreas, com enfoque nas áreas de logística e transportes, de dupla certificação: escolar e professional.

A MEDWAY é um operador logístico e o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica, capaz de oferecer soluções de logística integradas.

Detém uma vasta frota de locomotivas e vagões - 68 locomotivas (34 elétricas e 34 a diesel) e 2917 vagões - assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário.

A MEDWAY faz parte da MEDLOG, um operador logístico com atividade em mais de 70 países.

 

02/05/2020 - REACT-COVID - Inquérito Nacional a Hábitos Alimentares e de Atividade Física (DGS)

A Direção-Geral da Saúde acaba de lançar um inquérito nacional para caracterizar os comportamentos de atividade física e alimentação dos portugueses em confinamento social, no atual contexto da pandemia COVID-19.

Considerando que a participação em grande escala neste estudo reveste-se da máxima importância, pede-se a colaboração de todos para que a entidade de saúde central consiga ajudar na implementação de estratégias que atenuem impactos negativos ao nível da atividade física e alimentação da população.

Para consulta de mais informações e preenchimento do inquérito, clique aqui.

 

27/04/2020 - E@D – Ensino à Distância - Direção do IPTrans aprova Plano Estratégico de Educação à Distância

Na passada sexta-feira, 24 de abril, a Direção do IPTrans aprovou o Plano Estratégico de Educação à Distância. Consulte aqui o documento.

 

26/04/2020 - E@D – Ensino à Distância - Membros do Conselho de Orientação Estratégica (COE) apoiam os alunos

A Associação de Estudantes, a MEDWAY - OPERADOR FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS, S.A., a SANTOS E VALE, S.G.P.S. e a CR&M - Formação Ativa de Condução, Lda., foram os primeiros membros do COE a responder presente.

Para a realização das aulas à distância, 35 alunos não têm computador e 6 não têm internet.

O IPTrans deitou mãos à obra e lançou um desafio aos membros do COE no sentido de nos ajudarem a colmatar essa insuficiência.

Muito obrigado aos que já nos responderam e a todos os que, certamente, irão abraçar esta causa.

 

19/04/2020 - SCM Talks 2020 - Primeira conversa debate o futuro da cadeia de Abastecimento no pós-COVID-19

Um computador portátil e acesso à internet já! – foi o desafio que José Costa Faria, Professor e Consultor em Logística e membro do Conselho de Orientação Estratégica do IPTrans deixou ao Governo e aos ouvintes da primeira conversa sobre a Cadeia de Abastecimento, iniciativa promovida pela Supply Chain Magazine.

Miguel Pinto, da Continental Advanced Antenna Portugal, o outro participante no debate, começou por referir os impactos da crise do COVID-19, quer ao nível do modo de transporte (em que o avião é pontualmente equacionado como alternativa ao navio) quer em relação à realidade empresarial em determinados países que encerraram todas as atividades consideradas não essenciais quer quanto à procura de peças ou componentes alternativas.

Respondendo a questões colocadas por Costa Faria, Miguel Pinto considerou que, no pós-crise, haverá que melhorar a gestão do risco, ponderando questões como a da extensão geográfica da cadeia de abastecimento ou a dependência de um único fornecedor ou região ou ainda a dos stocks demasiado baixos.

A terminar, Costa Faria considerou que o teletrabalho veio para ficar, que as viagens profissionais vão diminuir, que o ensino à distância vai ganhar mais peso, que o Serviço Nacional de Saúde não será mais subfinanciado e que os cidadãos vão exigir políticas mais de médio e longo prazo.

Por seu lado, Miguel Pinto destacou a agilidade dos operadores logísticos, o desafio da automatização e a sustentabilidade.

Com a devida vénia à SCMaganize, aqui fica o link das primeiras conversas à volta das cadeias de abastecimento: https://youtu.be/Q6y7R3GMIxk

 

18/04/2020 - Folha de cálculo - 50 horas
  • E-Learning
  • Certificado de Formação
  • Registo no Passaporte Qualifica

 

13/04/2020 - IPTrans destacado na edição 394 da Revista ANTRAM

Na edicão nº 394, da revista Antram, salientamos o destaque dado à nossa escola, o IPTrans, através da publicação de 4 páginas.

Nesta divulgação, destacam-se algumas atividades realizadas na escola de extrema importância para a comunidade escolar, reforçando assim o papel do IPTrans na formação de profissionais, mas também de cidadãos.

 

06/04/2020 - Obrigado a Todos - O nosso aplauso é para vocês!

O IPTrans agradece e aplaude o esforço de todos os profissionais que estão na linha da frente do combate ao coronavírus.

 

19/03/2020 - Óbito - Falecimento do João Paulo Oliveira

João Paulo, como era conhecido na escola, pelos alunos, docentes e não docentes, foi responsável pelo café/bar do IPTrans durante quase duas décadas.

Viveu connosco muitas alegrias e tristezas, marcando-nos pelo seu espírito cordato e amigo.

Toda a comunidade educativa do IPTrans que o conheceu, expressa, à família enlutada, as mais sentidas condolências.

 

12/03/2020 - Inspiring Future - WorkShop

No dia 6 de março, a nossa escola recebeu a Associação "Inspiring Future" que realizou sessões informativas e workshops que procuraram inspirar os nossos alunos e fornecer algumas dicas sobre como encarar a vida académica e profissional.

Ao longo da manhã, foram debatidos temas como a integração no mercado de trabalho, a proatividade ou o prosseguimento de estudos no ensino superior e esclarecidas algumas dúvidas, através de uma linguagem simples e apelativa e de exercícios práticos e motivadores.

 

12/03/2020 - Dia Internacional da Mulher

No passado dia 9 de março a convite da PSP de Loures, 10 alunas da nossa escola vieram comemorar o dia Internacional da mulher.

Estão presentes alunas de todos os anos e todos os cursos para podermos partilhar experiências diversificadas.

OBRIGADA pelo convite, sempre simpáticos, atentos e divertidos.

 

12/03/2020 - Ética no Desporto - Sessão Informativa

No dia 9 de março, os alunos do 1º ano participaram numa sessão informativa sobre Ética no Desporto que teve como objetivo promover a prática do desporto com valores e fair-play.

Esta foi realizada em parceria com o Gabinete de Apoio à Juventude da CMLoures e procurou prevenir situações de violência na prática desportiva, o racismo e a discriminação social.

 

12/03/2020 - Visita ao Pavilhão do Conhecimento

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, domínio de Educação para a Saúde, no dia 10 de março, foi realizada uma ida ao Pavilhão do Conhecimento, onde os alunos tiveram oportunidade de visitar a exposição "Pum, a vida secreta dos intestinos" e assim ampliar os seus conhecimentos acerca do corpo humano e tomar decisões mais conscientes ao nível dos hábitos alimentares e de saúde.

 

12/03/2020 - Visita à Exposição "Meet Vincent Van Gogh"

Dia 10 de março, os alunos do 1 TTAE/TIG/TGT/TL e 3 TAVT/TIG tiveram a oportunidade de visitar a exposição "Meet Vincent Van Gogh", uma viagem imersiva e multi-sensorial pela vida de um dos mais famosos pintores de sempre, desenhada de forma interativa, quebrando todos os habituais limites entre o público e a exposição.<&/p>

Sem dúvida, uma experiência enriquecedora!

 

11/03/2020 - RVCC nos Bombeiros de Camarate

Fruto do Protocolo de Colaboração entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Camarate e o Centro Qualifica do IPTrans, iniciou o terceiro grupo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível secundário.

As sessões decorrerão nas instalações do Bombeiros de Camarate em regime de itinerância, às segundas e quintas-feiras, entre as 19 e as 21h.

Votos de muito sucesso para todos os que agora iniciam o seu processo.

 

11/03/2020 - Provas Finais de nível secundário

No dia 11 de março realizaram-se seis Provas Finais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível secundário, no nosso Centro Qualifica.

Congratulamos os nossos finalistas de hoje:

  • José Sequeira
  • Cláudia Almeida
  • David Brás
  • Diogo Preto
  • Abel Bexigas
  • Ana Vitorino

Votos de muito sucesso.

 

04/03/2020 - Protocolo de colaboração entre o Centro qualifica do IPTrans e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém

Assinou-se no dia 3 de Março o Protocolo de Colaboração entre o Centro Qualifica do IPTrans e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, para o encaminhamento de adultos que pretendam melhorar as suas qualificações e para o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Depois da assinatura do Protocolo iniciou-se o primeiro grupo de nível secundário.

Desejamos que este protocolo seja profícuo para todos e todas.

 

21/02/2020 - Mostra de Ofertas Educativas realizou-se em Loures

No passado dia 20 de fevereiro realizou-se a Mostra de Cursos Profissionais 2020, iniciativa da Câmara Municipal de Loures, realizada no Pavilhão António Feliciano Bastos.

O IPTrans esteve presente com dois espaços de exposição, um stand tradicional e um espaço onde se instalou o simulador de condução de motociclo, um equipamento da CR&M – Formação Ativa de Condução, nossa parceira, à qual muito agradecemos.

Este simulador suscitou grande interesse dos jovens visitantes do certame.

O evento foi inaugurado pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, o qual conversou com a Diretora Pedagógica do IPTrans, Helena Nunes.

 

20/02/2020 - 2ª edição da Agrologística - Eficiência na cadeia de abastecimento das indústrias agroalimentares

No passado dia 20 de fevereiro realizou-se a 2ª edição da Agrologística, conferência de logística da indústria agroalimentar, subordinada ao tema "Eficiência na cadeia de abastecimento das indústrias agroalimentares".

A iniciativa contou com a participação de alunos dos cursos profissionais de Técnico/a de Logística e de Gestão de Transportes.

Coube a Filipe Barros, da SupplyChain Magazine, organizadora do evento, dar as boas vindas aos participantes.

Rui Paulo Figueiredo, Presidente do SIMAB e do MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, valorizou a importância do evento para o setor agroalimentar, referindo ainda que também o MARL terá condições, no futuro, para acolher este tipo de iniciativa.

Coube a Bernardino Soares a abertura dos trabalhos, tendo igualmente destacado a relevância da iniciativa e refletindo sobre as várias tendências do sistema produtivo, quer macro quer micro. Considerou que também o MARL pode ser um local ideal para debate destas temáticas.

Rui Paulo Figueiredo proferiu a primeira intervenção sobre Os desafios dos mercados abastecedores e do setor no abastecimento às cidades.

Referiu que vários temas são relevantes para as atividades económicas, destacando, por exemplo, o lançamento do concurso público internacional de serviço público de transporte rodoviário de passageiros, com forte impacto na mobilidade.

Como tendências para o futuro referiu a consolidação de cargas e a "uberização" das entregas, com mais recurso a veículos de menores dimensões e elétricos.

Aristides Sécio, Presidente da COPVAL – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, apresentou a realidade daquela cooperativa, produtora de pêra rocha, a qual aposta na diferenciação. Brasil, Inglaterra e Marrocos são os 3 principais importadores, para além da relevância do consumo nacional.

Ricardo Arruda, responsável de desenvolvimento de negócios agroalimentares da APCER, falou sobre a Segurança Alimentar e Qualidade enquanto pilar da eficiência na cadeia logística.

Depois de uma agradável pausa para café, com copos comestíveis, fruta e sumos naturais, a primeira Mesa Redonda, moderada por António Nabo Martins, Presidente Executivo da APAT, debateu o papel da logística na internacionalização / exportação. Participaram no debate Steven Inácio, da Riberalves, Daniel Portelo, da TheSummerBerryCompany Portugal, e David Mota, do Grupo Luís Vicente.

A sessão da manhã terminou com uma intervenção de André Silva, da Mercadona Portugal, o qual apresentou o modelo desta empresa, caracterizado por um crescimento partilhado e sustentável. Para isso, a empresa aposta em 19 centros de coinovação, trabalhando a cadeia para trás, procurando saber o que o fornecedor tem para oferecer e todos os trabalhadores são contratados sem termo e com participação em 25% dos lucros.

Por outro lado, a empresa identifica todos os fornecedores nos rótulos dos produtos que comercializa.

Em síntese, procura satisfazer o Chefe, o Colaborador, o Fornecedor, a Sociedade e o Capital.

A manhã terminou com a intervenção de José Reis Santos, da DKJ International, o qual abordou o tema "Blockchain, logística e agropecuária: estado da arte e oportunidades".

Da parte da tarde os trabalhos prosseguiram com uma intervenção de Lúcio Silva, da SevenBerries, seguindo-se um painel intitulado "Startups aceleram desenvolvimento económico e logístico do setor". Participaram no debate Henrique Vasconcelos, da WildBran, Isabel Faria, Olive Emotion, e Tiago Pessoa da Agri Marketplace.

A última parte debateu o "Rumo a uma cadeia de abastecimento sem desperdício", com a participação de José Godinho, Grupo Os Mosqueteiros, Vítor Figueiredo, Greenyard, e Pedro Castro Rego, da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.

Foi um excelente dia de aprendizagem, com muitos temas atuais e a merecerem reflexão.

 

18/02/2020 - Transporte rodoviário de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa - Concurso público internacional para aquisição do serviço público foi lançado

No passado dia 18 de fevereiro realizou-se a cerimónia de apresentação do concurso internacional para aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros.

Presentes o Primeiro Secretário da Àrea Metropolitana de Lisboa, Sérgio Monteiro, que apresentou o programa, o Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o Presidente da Câmara Municipal de Loures e o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, entre muitas outras entidades, públicas e privadas. A sala foi pequena para acolher todos os interessados.

Este concurso irá aumentar em 40% a oferta de transporte rodoviário de passageiros, potenciando o conceito de transportes metropolitanos de Lisboa.

Fernando Medina, que é também Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, valorizou o direito ao transporte coletivo, quer de cada indivíduo quer da cidade. Referiu a distribuição geográfica do aumento das vendas de títulos de transportes, com o passe único, reforçando-se as vendas fora de Lisboa e para vários públicos. Considerou faltar integrar os outros modos para termos um serviço de transporte integrado. No entanto, este é já um passo muito relevante, com 18 municípios envolvidos, representado um compromisso destas entidades de 250 milhões de euros.

A sessão terminou com uma foto de conjunto, com a participação de todos os municípios, e encerrou com a intervenção do Ministro Matos Fernandes. Este valorizou o número de 40%: de redução das emissões carbónicas e de aumento da oferta de transportes rodoviários de passageiros. Terminou, preconizando uma mudança de hábitos, em prol de uma maior sustentabilidade.

 

18/02/2020 - Projeto VETMO4TL - Já está disponível a Newsletter nº 3!

Este projeto é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ e ambiciona disponibilizar os documentos e ferramentas necessários que permitam e facilitem uma mobilidade reconhecida para alunos/aprendizes em ensino e formação profissional (VET) no nível 4 do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) nos setores dos transportes e logística.

Apesar de ser um trabalho para este setor, o mesmo é válido para organizações de ensino e formação profissional de outros setores.

Para aceder à newsletter clique aqui.

 

17/02/2020 - Loures - aqui tem de haver Metro - Bernardino Soares entrega mensagem a António Costa

As forças vivas do concelho de Loures participaram numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loures visando a concretização daquele modo pesado de transporte. A sessão começou com uma receção no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte durante a qual o Presidente da edilidade destacou os impactes ambientais negativos da atual realidade, nomeadamente em matéria de emissões de CO2.

Lembrando que o concelho de Loures é o único da área metropolitana norte sem transporte ferroviário, Bernardino Soares lembrou ser preciso inscrever este investimento no próximo quadro comunitário.

Daí a importância de se entregar ao Primeiro Ministro uma mensagem, contendo as pretensões do concelho.

Os participantes deslocaram-se a São Bento onde o edil entregou ao Primeiro Ministro as propostas para a concretização do Metro até Loures.

Foi um momento de participação cívica que contou com as presenças dos Diretores Executivos do IPTrans, Helena Nunes e José Bourbon.

 

12/02/2020 - Aula inaugural Groundforce

No passado dia 12 de fevereiro realizou-se a "aula inaugural" Groundforce, no âmbito do curso de Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala.

Catarina Ferreira, da Direção de Recursos Humanos da empresa foi a responsável pela apresentação.

Coube a Paulo Lopes, da Direção da Associação, a intervenção de boas vindas, na qual destacou a importância desta formação para o setor do turismo e da aviação.

Helena Nunes, Diretora Pedagógica, saudou todos os presentes, alunos do 1o e do 2o anos, antigos alunos, já a trabalhar na empresa, encarregados de educação, Direção e professores, destacando os Professores Luísa Lello e João Silva, os quais foram essenciais para o sucesso do curso.

Foi uma aula muito participada por todos e que representou uma oportunidade de conhecimento da realidade do parceiro Groundforce.

Temos fortes expetativas da continuação do reforço da parceria em prol do sucesso dos nossos alunos, da Groundforce e do setor do transporte aéreo e do Turismo.

 

12/02/2020 - IPTrans entrega diplomas

12 de fevereiro foi também a data de entrega de diplomas: bolsas e diplomas de méritos, diplomas de conclusão de curso, de conclusão de RVCC e da formação TIC Erasmus+, realizada em Bolonha por alguns dos trabalhadores/as do IPTrans.

Foi mais um momento de afirmação e união deste projeto educativo de sucesso.

Foram quase uma centena, que já fazem parte da nossa história!

 

10/02/2020 - Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde de Loures - Workshops de Planeamento

No passado dia 6 de fevereiro, tivemos o privilégio de participar em workshops pensados para construir o plano de desenvolvimento social e de saúde de Loures.

Uma experiência a repetir nos próximos dias, muito enriquecedora e pensada para melhorar as ofertas na área social e da promoção da saúde do concelho.

Participarmos em equipas multidisciplinares onde pudemos contribuir com a nossa realidade e experiência e pudemos ouvir outras realidades e experiências.

Um dia cheio de aprendizagem e por um bem comum!

 

10/02/2020 - Digitinta - Técnicas de Pintura

Nada melhor que ser e fazer... para poder ensinar e educar.

A turma de CEF, tipo 2, do curso de Cuidador de Crianças e Jovens experimentou a sensação de fazer digitinta e adoraram, na disciplina de Educação Artística.

Pequenos gestos que valem muito.

Mais oportunidades virão!

Até lá!

 

10/02/2020 - Educação para os Media - Torneio de FIFA

No passado dia 7 de fevereiro, no âmbito do domínio de Educação para os Media, realizou-se um torneio de FIFA, promovido em parceria com o Gabinete de Apoio à Juventude da CML, que procurou dar a conhecer os vários tipos de entretenimento que a tecnologia proporciona e fomentar abordagens positivas de lidar com os videojogos.

Participaram as turmas de CEF e a turma de primeiro ano do Curso de Informática de Gestão.

 

03/02/2020 - Torneio de Padel

Terminou no dia e 2 de fevereiro, o torneio de Padel do nosso Concelho, que decorreu no Lx Indoor Padel.

Contámos com a honrosa participação da equipa IPTrans, constituída pelos professores João Loureiro e Gonçalo Sequeira.

Foram eliminados na passagem às 8 melhores duplas.

A nossa escola ficou, mais uma vez, bem representada.

Parabéns.

 

03/02/2020 - Sessão sobre "violência no namoro"

No âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, domínio de Educação para a Saúde, realizou-se no dia 29 de Janeiro de 2020 uma sessão sobre "Violência no Namoro", promovida pelo Gabinete de Apoio à Juventude da Câmara Municipal de Loures.

Esta sessão teve como objetivos esclarecer e informar os nossos alunos acerca dos seus direitos sexuais e reprodutivos, prevenindo situações de violação dos mesmos, proporcionar o reconhecimento de situações de violência no namoro e divulgar os serviços e recursos disponíveis na comunidade, dentro desta área.

 

03/02/2020 - Câmara Municipal de Loures aposta na formação dos seus trabalhadores

Durante o mês de janeiro, iniciaram três grupos de Educação de Adultos, na modalidade Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível secundário, no Centro Qualifica do IPTrans.

Estes grupos são constituídos por trabalhadores municipais que aceitaram o desafio de melhorar as suas qualificações.

No momento de abertura dos grupos, contamos com palavras de encorajamento da Direção Executiva do IPTrans - Helena Nunes e José Bourbon, do Vereador da Educação - Gonçalo Caroço, do Diretor do Departamento de Recursos Humanos - Carlos Santos, do Chefe da Divisão de Gestão de Recursos Humanos -Cândido Esteves, da Técnica da Área de Formação do RH - Carla Semedo e da Coordenadora do Centro Qualifica - Mariana Bispo.

Votos de muito sucesso para todos.

 

30/01/2020 - Inauguração da Casa Sindical da União dos Sindicatos de Lisboa - Diretores Executivos do IPTrans presentes no evento

No passado dia 29 de janeiro realizou-se a sessão solene de inauguração das novas instalações de diversos sindicatos da CGTP, entre as quais a nossa associada FECTRANS – Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações e o SIMAMEVIP, Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagem, Transitários e Pesca, organização da qual é oriundo o Diretor da AEPTL, Paulo Lopes.

A sessão foi aberta por Libério Domingues, da União dos Sindicatos de Lisboa, o qual valorizou o trabalho coletivo de concretização das instalações da casa sindical e os cinco anos de negociação com a Câmara Municipal de Lisboa.

Destacando a sua matriz de sindicatos que colocam sempre em primeiro lugar os interesses dos trabalhadores, valorizou o papel determinante dos trabalhadores da União e dos sindicatos envolvidos, os quais doram fundamentais para a concretização desta mudança.

Carlos Castro, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, referiu a cedência do edifício em direito de superfície, manifestou o empenhamento da edilidade em trabalhar com todas as estruturas sindicais e expressou o apoio do Município para o que venha a ser necessário.

Já Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP relevou a importância do momento, demonstrativo do trabalho contínuo de reforço da capacidade de intervenção das estruturas sindicais.

Lembrando os 50 anos da CGTP, valorizou a importância da democracia participativa e o papel determinante dos sindicatos nessa concretização.

Recordou o dia 31 como de greve da função pública a nível nacional, considerando tratar-se de manifestação que justifica o envolvimento de todos.

Sobre a contratação coletiva, manifestou preocupação com a caducidade, a precariedade e a desregulação dos horários.

Defendendo o objetivo de salários dignos, lembrou que a economia tem que estar ao serviço das pessoas e que os salários não são inimigos das empresas.

Preconizou ainda o reforço da capacidade financeira da Segurança Social e lembrou os valores de abril e o muito que tem que mudar.

Em relação à nova Casa Sindical, valorizou o papel importante da Câmara Municipal nesta solução e considerou que os trabalhadores são os protagonistas.

A terminar, lembrou que não há coletivo sem contribuições individuais pelo que, destacando a União dos Sindicatos de Lisboa, a FECTRANS e os sindicatos envolvidos, terminou com uma referência especial ao papel do coordenador da União, o Libério Domingues.

Do momento mais institucional passámos para o cultural.

Coube ao coordenador da FECTRANS, José Manuel Oliveira, a apresentação do livro de José Luís, um sindicalista espanhol, o "Diário de abril".

Foram lidos vários excertos e o autor referiu que a poesia pode ser essencial para o desenvolvimento social e recordou Salgueiro Maia, o qual lembrou o esquecimento dos valores de abril.

Seguiu-se um momento musical, a cargo do grupo El Sur, composto por dirigentes sindicais que juntaram 2 sindicatos dos músicos, grupo que apresentou repertório da América Latina e próprio, recorrendo também a textos de José Saramago.

A festa terminou com um animado lanche que culminou com o cantar do hino da CGTP e o apreciar do excelente bolo de comemoração, confecionado por uma das trabalhadores presentes.

Parabéns do IPTrans, à CGTP, à USL, ao SIMAMEVIP, aos restantes sindicatos e à nossa associada FECTRANS pela nova CASA SINDICAL!

 

16/01/2020 - Camião autónomo faz viagem de costa a costa nos EUA em três dias

A tecnológica Plus.ai, empresa fornecedora de tecnologia para camiões autónomos, anunciou ter concluído a primeira operação comercial de um frete de costa a costa (EUA) com um camião autónomo. A viagem foi feita para a empresa Land O’Lakes, Inc. A viagem com uma extenção de 7.200 km, foi feita num camião autónomo L4 da Plus.ai, e decorreu entre os hubs da Land O’Lakes em Tulare na Califórnia e Quakertown na Pennsylvania e demorou menos de três dias. Este é o primeiro piloto comercial, que atravessa o território dos EUA, feito num camião L4, com um reboque frigorífico totalmente carregado com carga perecível.

Segundo a Plus.ai, este frete transnacional realizado para a Land O’Lakes mostra «a segurança, a eficiência e a maturidade seus camiões autónomos», que neste momento já realizam fretes para outras empresas várias vezes por semana.

O camião foi equipado com o sistema de direcção autónoma da Plus.ai, que utiliza fusão multi-modal de sensores, algoritmos visuais de aprendizagem profunda e tecnologias simultâneas de localização e mapeamento (SLAM). A viagem foi um marco importante na validação da capacidade do sistema em lidar com uma ampla variedade de condições climáticas e de estradas em total segurança. O veículo percorreu praticamente em modo autónomo 4.480 km nas estradas interestaduais 15 e 70, passando por terrenos e condições climáticas variadas. Um motorista de segurança esteve a bordo o tempo todo para monitorizar e assumir o controle, caso necessário, tendo também estado presente um engenheiro de segurança para monitorizar as operações do sistema.

A Plus.ai mostra-se muito satisfeita com os avanços contínuos que os seus camiões autónomos têm conseguido e por estarem a provar que viagens transnacionais nos EUA podem tornar-se uma realidade num futuro próximo. «Estamos empolgados em demonstrar o que nossa tecnologia já pode alcançar hoje, ao mesmo tempo que cumprimos rigorosos padrões de segurança de condução autónoma e conformidade no transporte de alimentos».

Na sua viagem contínua de costa a costa, o camião autónomo Plus.ai percorreu «com segurança dia e noite pelas extensas planícies do Kansas, estradas sinuosas das Montanhas Rochosas, estradas em obras, vários km de túneis, atingiu altitudes de 3.350 metros, enfrentou estradas chuvosas e com neve em direcção ao leste, tudo em menos de três dias. Esta é uma demonstração poderosa da segurança e eficiência que podem ser alcançadas quando os camiões autónomos se tornarem disponíveis comercialmente».

Fonte: http://logisticamoderna.com/camiao-autonomo-faz-viagem-de-costa-a-costa-nos-eua-em-tres-dias/

 

14/01/2020 - Erasmus+ - Integrating ICT and new technologies into teaching and education

No âmbito do Programa Erasmus+, o consórcio constituído pelos Agrupamentos de Escolas José Afonso, Eduardo Gageiro, São João da Talha e pelo IPTrans, estão em Bolonha para a formação "Integrating ICT and new technologies into teaching and education".

Com esta formação, os participantes melhorarão as competências em TIC para utilização destas ferramentas na sua prática educativa.

 

08/01/2020 - Visitas de Estudo ao Campeonato Nacional das Profissões - SkillsPortugal, Setúbal 2020

De 9 a 14 de fevereiro de 2020, Setúbal recebe a 44.ª edição do WorldSkills Portugal - Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal, Setúbal 2020. Nesta competição, cerca de 400 jovens dos 17 aos 25 anos vão disputar os títulos nacionais reservados aos melhores em 47 profissões.

O QUE É O CAMPEONATO NACIONAL DAS PROFISSÕES?

É uma competição dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional. Pretende demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho que são avaliadas por júris de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Os vencedores nacionais terão depois a oportunidade de afirmar as suas competências nos campeonatos europeu e mundial.

RAZÕES PARA VISITAR

O SkillsPortugal, Setúbal 2020 será um espaço de inspiração, informação e orientação para jovens, encarregados de educação e educadores. As competências exigidas por cada profissão, o desenvolvimento pessoal proporcionado pela formação, a oferta formativa nacional, as oportunidades de carreira nos diferentes setores de atividade e as prioridades do país nos domínios da inovação, crescimento económico e coesão social são algumas das questões que poderão ser esclarecidas nesta grande mostra das profissões.

A VISITA DE ESTUDO

A visita de estudo percorre todo o recinto do Campeonato, onde estão em competição mais de 40 profissões nas seguintes grandes áreas:

  • Construção Civil e Obras Públicas;
  • Artes Criativas;
  • Gestão e Tecnologias da Informação;
  • Produção, Engenharia e Tecnologia;
  • Serviços Sociais, Pessoais e Turismo;
  • Transporte e Logística.

Além de assistirem às provas, os visitantes podem participar em seminários e debates com especialistas e decisores sobre temas relacionados com o emprego e a formação profissional e em inúmeras atividades de animação e demonstração de competências.

O SkillsPortugal, Setúbal 2020 é um evento aberto ao público, oferecendo visitas guiadas gratuitas às escolas e centros de formação professional, contribuindo, assim, para alargar os horizontes e para ajudar na escolha informada sobre o futuro profissional. Inscreva-se o quanto antes e garanta o acesso no dia e horário pretendido. Para o efeito, basta preencher e submeter a este Formulário de Inscrição. Está, ainda, disponível para download um Guia de Apoio ao Professor/Formador para efeitos de preparação da visita.

LOCAL

IEFP – Serviço de Formação Profissional de Setúbal

Morada: António José Baptista, 86, 2910-397 Setubal

Coordenadas GPS: N 38° 31.792, W 8° 53.0779

HORÁRIO DAS VISITAS

  • 10 de fevereiro, entre as 13h00 e as 18h00;
  • 11 e 12 de fevereiro, entre as 09h00 e as 18h00;
  • 13 de fevereiro entre as 09h00 e as 13h00.

(mais informação no site da WorldSkills Portugal)

 

06/01/2020 - Novas regras de segurança rodoviária introduzem uma mudança importante na segurança dos veículos

No passado domingo 5 de janeiro entrou em vigor o novo regulamento relativo à segurança geral.

As novas regras exigem que, a partir de julho de 2022, todos os novos modelos de veículos introduzidos no mercado europeu estejam equipados com dispositivos de segurança avançados, tais como a tecnologia de deteção da sonolência e da distração do condutor, uma zona de impacto melhorada para reduzir o risco de ferimentos em peões e ciclistas, sistemas que reduzam os ângulos mortos em camiões e autocarros e tecnologia de registo de eventos.

As novas características podem ajudar a reduzir significativamente o número de mortos e feridos nas nossas estradas.

O regulamento insere-se no objetivo a longo prazo da UE «Visão Zero» de se aproximar de zero mortos e feridos graves nas estradas até 2050.

As regras irão também preparar o caminho para uma mobilidade mais conectada e automatizada e estimular a inovação e a competitividade da indústria automóvel europeia.

 

06/01/2020 - IPTrans: Formação adequada ao mercado - Newsletter Pós-Venda Pesados divulga a atividade da escola

Na newsletter nº 77 de 2 de janeiro último, esta publicação inseriu detalhada notícia sobre a nossa escola e suas atividades.

A notícia pode ser lida aqui.

 

27/12/2019 - Taxa de sucesso no ensino profissional nunca foi tão alta

O jornal Público divulgou, recentemente, que a taxa de sucesso do ensino profissional nunca foi tão alta: enquanto, na rede de escolas do Estado, 59% dos alunos completam o curso nos três anos previstos, no setor privado, esse valor é 10 pontos percentuais mais elevado.

A versão integral do artigo do jornal pode ser encontrada AQUI.

Este artigo de jornal foi elaborado com base num estudo da DGEEC que pode ser consultado AQUI.

 

23/12/2019 - Conselho de Orientação Estratégica debateu futuro do IPTrans - A 4 de dezembro

Depois da tomada de posse e apresentação dos novos membros do COE presentes – António Nabo Martins, Presidente Executivo da APAT – Associação dos Transitários de Portugal, Catarina Ferreira, Coordenadora de Recrutamento & Seleção da Direção de Recursos Humanos e Planeamento da Groundforce, e José Manuel Cruz, Diretor de Regulação Económica da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes -, coube à Diretora Pedagógica, Helena Nunes, pôr em destaque o projeto educativo para o próximo triénio.

Nesse âmbito, destaque para o Projeto Piloto "Qualificar e Empregar", parceria com as empresas Sogenave e Groundforce, visando aulas e utilização de tecnologias inovadoras em contexto de trabalho, conducentes a aprendizagens práticas e mais eficazes. Aliás, foi nesse âmbito que se procedeu à assinatura de protocolo de colaboração com a SOGENAVE, com as presenças do seu Presidente do Conselho de Administração, João Simões, e dos membros da Direção da AEPTL/IPTrans, Nelson Sousa, Carla Cruz e Paulo Lopes.

Seguiu-se uma informação sobre o trabalho realizado pelo IPTrans para dar resposta às recomendações do último COE, a cargo dos Diretores Executivos, Helena Nunes e José Bourbon, culminando com um debate com todos os Conselheiros, no qual estes apresentaram as suas recomendações para os próximos anos:

  • Escola de referência na AML Norte e não apenas em Loures e Odivelas;
  • Reforço da formação de adultos;
  • Importância das softskills;
  • Levar os alunos às empresas e convencê-los a virem trabalhar para os nossos setores;
  • Instalação do simulador de condução nas instalações do MARL;
  • Comunicar cada vez melhor o potencial de emprego e de remuneração;
  • Evolução do conceito de transportes para o conceito de mobilidade - inclusividade, segurança e coesão mas também eficiência, produtividade e sustentabilidade, não apenas na vertente ambiental;
  • Técnico/a de Condução - Cursos para a obtenção do CAM – certificado de aptidão de motorista; reconversão da profissão;
  • Técnico/a de Logística;
  • Conhecer onde é que os nossos alunos se empregam e qual o grau de empregabilidade;
  • Dois problemas muito importantes: o climático e o da transição energética;
  • Trabalhar mais e melhor o tema da distribuição urbana;
  • Rede local de transporte deficiente, estando em marcha concurso público internacional que prevê o reforço da rede de Loures, em quantidade, densidade e qualidade, nomeadamente nas áreas geográficas com maior concentração de atividades económicas; esperam-se novidades em 2020;
  • Logística urbana: trânsito e paragens para descarga/carga.

Foi uma sessão muito produtiva que irá contribuir para que o IPTrans continue a responder bens aos desafios da educação e formação em transportes e logística.

 

11/12/2019 - 6ª Conferência Internacional "Bob Crow"

Terminou a 6ª Conferência Bob Crow, sobre saúde e segurança no local de trabalho, que se realizou nos dias 9 e 10 de Dezembro, no IPTRANS.

A iniciativa contou com participantes dos Estados Unidos, do Brasil, de Espanha, do Reino Unido, de Portugal e de alunos dos cursos de transportes.

No final do dia e meio de trabalhos foi aprovada uma declaração final sobre os temas em dicussão, em que se sintetiza o posicionamento sindical.

A Conferência teve intervenções especializadas sobre condições de trabalho em transporte ferroviário e no mar, o problema dos horários desregulados, os efeitos do ruído e das vibrações, as doenças musculo-esqueléticas e os efeitos do amianto e das inalações de gases do diesel, na base das experiências de cada país e de cada organização.

Foi uma Conferência organizada pela FECTRANS, pelo RMT do Reino Unido, pelo TWU dos Estados Unidos e pelo Barry Commoner Center da Universidade de Nova Iorque.

Esta iniciativa é, simultaneamente, uma forma de homenagear Bob Crow, antigo Secretário Geral do RMT, precocemente falecido.

 

09/12/2019 - Dia Internacional da Aviação Civil no IPTrans

No passado dia 6 de dezembro comemorou-se o "Dia Internacional da Aviação Civil", e neste âmbito, os alunos organizaram um conjunto de atividades com a comunidade escolar, inerentes ao projeto de curso de Técnico de Tráfego e Assistência em Escala (TTAE).

Agradecemos a todos a vossa participação.

 

06/12/2019 - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 1º Torneio de Boccia

No passado dia 3 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Neste âmbito, a Policia de Segurança Pública organizou o 1.º Torneio de Boccia, no qual o Iptrans participou com uma equipa de 5 elementos, com alunos do curso de Cuidador de Crianças.

Atividades como esta favorecem os valores inerentes ao projeto educativo da escola, como a inclusão, solidariedade e cooperação.

 

06/12/2019 - Dia do Desporto - Contributo de Madjer

No passado dia 1 de dezembro, a seleção portuguesa de Futebol Praia capitaneada por João Vítor Tavares Saraiva, conhecido nas areias como Madjer, sagrou-se campeã do Mundo da modalidade pela terceira vez.

O IPTrans dá os parabéns a todos pela conquista, em especial ao Madjer, que esteve presente no Dia do Desporto, com um enorme contributo.

 

06/12/2019 - 5ª Feira do Emprego & Empreendedorismo

O IPTrans participou em mais uma Edição, a 5ª, Feira do Emprego & Empreendedorismo, promovida pelo GIP e Junta de Freguesia de Lousa.

A abertura do evento esteve a cargo do Presidente da Junta de Freguesia, Nelson Batista, pelo Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Loures, António Pombinho, e pela Diretora do Centro de Emprego Loures-Odivelas, Susana Marques.

Seguiu-se o Painel - Formação: "Qualificar para reinventar-se", que contou com as intervenções do Serviço de Formação da Amadora, do IPTrans e do Citeforma.

O remate final foi dado com dois Workshops. O primeiro alusivo ao tema "Reinventar-se na 1ª pessoa" e o segundo "O que procuram as empresas".

Foi uma manhã de partilha e enriquecimento para todos.

 

29/11/2019 - Jantar comemorativo dos 30 anos das escolas profissionais e dos cursos profissionais

Foi no ano letivo de 1989/1990 que entraram em funcionamento as primeiras escolas profissionais e os primeiros cursos profissionais.

A ANESPO – Associação Nacional das Escolas Profissionais tem vindo a promover iniciativas que evidenciam a importância do ensino profissional, a maior transformação ocorrida no ensino secundário desde a publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo, e a assinalar a efeméride.

As celebrações iniciaram-se em janeiro no Porto, com uma sessão simbólica no dia 21 de janeiro, data em que foi publicado, há 30 anos, o diploma legal que criou as escolas profissionais.

No passado dia 21 de novembro realizou-se um jantar comemorativo desse ato fundador.

O jantar foi assegurado a todos os níveis, desde a preparação, passando pela confeção e pelo serviço, pela parceria de trabalho entre os profissionais da unidade hoteleira onde se realizou, Hotel Pestana Palace em Lisboa, e alunos de cursos profissionais de duas escolas associadas da ANESPO.

 

21/11/2019 - Formação em Técnicas de Socorrismo

Terminou mais uma edição da Unidade de Formação de Curta Duração 4478, Técnicas de Socorrismo – princípios básicos.

Teve a duração de 25h e 21 formandos, que são agora capazes de aplicar técnicas básicas de socorrismo.

Estão todos de parabéns.

Muito sucesso.

 

21/11/2019 - Reino Unido testa estradas geradoras de energia

O projeto, a ser implementado na cidade de Aylesbury Garden com vista ao aproveitamento da energia cinética do trânsito circulante, recebeu um financiamento público de 4,5 milhões de libras como parte de um programa de inovação nacional para revolucionar as redes rodoviárias locais com a introdução de infraestrutura inteligente.

Fonte: https://www.smartplanet.pt/news/energias/reino-unido-testa-estradas-geradoras-de-energia

 

07/11/2019 - IPTrans participa em seminário em Loures - Projeto ERASMUS+ sobre formação de adultos em TIC

Irene Louro, Diretora do Agrupamento de Escolas José Afonso, moderou a mesa de abertura, composta por Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures, e por Armando Loureiro, Presidente da APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos.

Referiu que Portugal está abaixo da média em matéria de competências digitais, sendo que, no nosso país, 22% nunca utilizou a internet.

Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures, relevou a importância da educação de adultos, da aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente na vertente das competências digitais, os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências e a importância do ensino noturno.

Recordou a falta de competências digitais de muitos portugueses, os quais não sabem sequer aceder à internet para, por exemplo, apresentar uma declaração fiscal. Esta realidade é um entrave ao desenvolvimento, considerou.

Armando Loureiro, Presidente da APEFA, referiu-se também às outras faltas de competências que nos impedem de aceder às digitais.

Considerou que a visão não deve ser funcionalista, de mera empregabilidade, mas também de promoção da felicidade individual, da solidariedade e intercultural.

Referiu também a importância das educações informais e não formais e valorizou a educação dos maiores de 64 anos, tendo os Centros Qualifica como um dos parceiros centrais.

Referiu um projeto piloto – Percursos de Cidadania -, chamando a atenção para a existência de mais de meio milhão de portugueses a necessitar de apoio para ultrapassar as suas limitações, ao nível da iliteracia.

O 1º painel, moderado pela nossa Diretora Pedagógica, Helena Nunes, debateu as capacidades e oportunidades da educação de adultos, com as participações de João Piedade, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Nuno Sanches, coordenador de projetos TI nas indústrias Química e Farmacêutica, Ana Rita Marques, do Centro de Emprego de Loures / Odivelas e Ana Vítor, da Câmara Municipal de Loures.

O 2º painel, intitulado Novos desafios para a educação de adultos, foi moderado por Clara Laranjeira, do agrupamento de escolas Eduardo Gageiro, e contou com os contributos de Isabel Soares, da Academia dos Saberes – Universidade Sénior, Paula Curtinhas, coordenadora dos cursos EFA no agrupamento de escolas José Afonso, Dina Ferreira, do agrupamento de escolas de São João da Talha e Mariana Bispo, coordenadora do nosso Centro Qualifica.

Foi uma importante reflexão, no âmbito do projeto ERASMUS+ em que o IPTrans está inserido: Rede Municipal de Escolas Formadoras em TIC.

 

04/11/2019 - Festejamos 26 anos!

O IPTrans festeja hoje o seu 26º aniversário!

 

26/10/2019 - Presidente da Câmara Municipal de Loures visita o IPTrans - Educação - Investir no futuro - Mais perto de si

No passado dia 24 de outubro o IPTrans recebeu a visita do Presidente e do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Loures, no âmbito da iniciativa camarária intitulada "Educação - Investir no futuro - Mais perto de si".

No início da visita, no átrio da escola, os visitantes tiveram oportunidade de observar os alunos do curso de Técnico/a de Logística (TL) e Técnico/a de Transporte a acondicionar, para futura expedição, os bens recolhidos na escola, no âmbito da proposta da Câmara Municipal de Loures para participação no projeto nacional "Luta contra a pobreza e exclusão social".

De seguida, os nossos convidados apreciaram a exposição itinerante da Câmara Municipal de Loures, subordinada ao tema "As mulheres na 1ª República".

A segunda parte da visita decorreu no auditório.

Coube ao Presidente da Direção da AEPTL, Nelson Sousa, dar as boas vindas aos visitantes, apresentando o projeto IPTrans: nº de alunos e de turmas, diversidade de cursos em transportes e logística, evolução de resultados, análise SWOT e objetivos estratégicos.

Falou depois a Diretora Pedagógica, Helena Nunes, a qual apresentou o projeto educativo para o próximo triénio, subordinado ao lema "Movo o Mundo", no seu objetivo geral e estratégias e ainda nos seus 3 eixos orientadores: cultural, saúde e bem-estar e técnico.

De seguida, os alunos de Técnico/a de Logística e de Gestão de Transportes transmitiram as suas expetativas sobre o Projeto Piloto "Qualificar e Empregar", uma parceria com a empresa Sogenave, do grupo TRIVALOR: aulas e utilização de equipamentos e tecnologias inovadoras em contexto de trabalho oque conduzirá a uma aprendizagem prática e mais eficaz.

A terminar a apresentação do IPTrans, José Bourbon, Diretor Administrativo e Financeiro, apresentou o projeto de requalificação e alargamento das instalações do IPTrans.

Bernardino Soares, Presidente da edilidade, justificou esta iniciativa como forma de dar visibilidade às respostas educativas do concelho.

Considerou que o IPTrans tem um papel absolutamente essencial, com uma importância que extravasa o território do concelho.

Manifestando toda a disponibilidade para encontrar as soluções mais adequadas, considerou ser essencial reforçar a notoriedade da instituição, para reforçar o seu sucesso no contacto com os potenciais alunos.

 

18/10/2019 - Direitos Humanos - Ação de Sensibilização

A 15 de outubro, à tarde, no Parque Municipal Adão Barata, a turma de CCJ (Cuidadores de Crianças e Jovens) levou a cabo uma ação de sensibilização, em prol dos direitos humanos, nomeadamente os das crianças, através de uma distribuição de folhetos, alusivos ao tema, e por eles elaborados.

Ontem como hoje, esta é a mensagem: Todas as crianças necessitam dos seus direitos.

 

13/10/2019 - Projeto ERASMUS+ VETMO4TL - 5ª reunião transnacional realizou-se em Dublin

A equipa do projeto VETMO4TL reuniu, nos passados dias 8 e 9 de outubro, em Dublin, no âmbito de mais uma reunião transnacional do projeto.

Acolhida pelo nosso parceiro irlandês TUI – a União de Professores da Irlanda – a reunião, atendendo a que o projeto está a entrar na sua fase final, centrou-se na disseminação dos resultados do projeto para os sete meses finais, nomeadamente no que diz respeito à organização dos eventos multiplicadores e da conferência final.

Os parceiros analisaram ainda o ponto da situação dos trabalhos em curso, nomeadamente a redação dos padrões de mobilidade, a organização da atividade formativa transnacional e os eventos multiplicadores para treinar professores e formadores bem como para testar e avaliar as linhas de orientação do Produto 6.

 

07/10/2019 - Comemoração da Implantação da República no Concelho de Loures

No dia 04/10/2019, cerca das 15h, a turma de 1º ano de TL/TGT participou no momento solene de homenagem à Junta Revolucionária, ao depositar uma coroa de flores no túmulo respetivo e guardando um minuto de silêncio por aqueles que fizeram a nossa história, lutando pela alvorada republicana a 04/10/1910.

Depois, encaminhados pela vivaz sabedoria da doutora Ana Paula Assunção fomos visitar a exposição, constituída por um conjunto de painéis móveis, As Mulheres na I República.

Nomes como Ana de Castro Osório, Adelaide Cabete, Joaquina Ginja emergem das brumas da memória, para nos chamar a atenção para o dinamismo associativo das mulheres, por esta época, e a sua justa relevância.

De seguida, ainda houve tempo para celebrarmos o hino nacional, de Alfredo Keil, a propósito da visita à exposição A Preparação da Redenção da Pátria, cotejada com excertos da obra magna de Luís Vaz de Camões: "Cesse tudo o que a Musa antiga canta/ Que outro valor mais alto se alevanta".

 

07/10/2019 - Projeto Erasmus + Educação e Formação 2019

Projeto Erasmus + Educação e Formação 2019 - Educação de Adultos - Ação Chave I Mobilidade para Fins de Aprendizagem: "Rede Municipal de Escolas Formadoras em TIC para a Comunidade Local"

Todos os participantes foram selecionados pelos diretores das ecolas que integram o consórcio, de acordo com os seguintes critérios:

  • Apresentar disponibilidade para fazer o curso integrado num projeto Erasmus+;
  • Ser, sempre que possível, professor ou funcionário do quadro, para garantir a continuidade do projeto;
  • Ter gosto por adquirir novas competências e capacidades na área das TIC, associado a um público muito específico;
  • Apresentar disponibilidade para integrar uma equipa de disseminação e implementação do curso de competências básicas digitais para adulto.

 

01/10/2019 - Aula Inaugural Sogenave

No passado dia 18 de setembro, no âmbito do projeto-piloto "Qualificar e Empregar", parceria entre o IPTrans – Instituto Profissional de Transportes e a empresa Sogenave, do grupo Trivalor, foi realizada a aula inaugural do curso de Técnico de Logística.

A aula inaugural decorreu nas instalações da empresa Sogenave, e contou com a participação do Eng.º Bruno Faneco, administrador da empresa, e direção do IPTrans, representada pela Dr.ª Carla Cruz, que evidenciaram a importância deste projeto para o Grupo, Escola e Concelho.

A referida aula foi dividida em dois momentos muito enriquecedores. Num primeiro momento, os alunos tiveram contacto com os futuros formadores e uma primeira apresentação dos valores, recursos e serviços da empresa e do grupo. Num segundo momento, uma visita ao armazém, para observação in loco das diferentes plataformas (ambiente, refrigerado e congelado) e reconhecimento das fases de preparação de uma encomenda, com recurso ao voice picking.

A aula terminou com um coffe-breack que promoveu a interação entre todos os participantes e com a entrega do fardamento inicial aos alunos.

Depois desta excelente manhã, encontramo-nos bastante expectantes relativamente ao sucesso, a todos os níveis, desta parceria.

 

25/09/2019 - Semana Europeia da Mobilidade em Loures - 15 a 22 de setembro de 2019

No dia 22 de setembro, terminou a Semana Europeia da Mobilidade, em Loures, iniciativa afim de temáticas privilegiadas pelo IPTrans.

No Parque Adão Barata, entre as 09:00 e as 13:00, estiveram disponíveis trotinetes elétricas, para propiciar novas experiências de mobilidade, num contexto de desenvolvimento sustentável.

Num mundo sempre em movimento, esta foi certamente uma manhã "mexida".

 

19/09/2019 - Dia da Mobilidade na Freguesia de Loures - 22 de setembro das 09:00 às 13:00 no Parque Adão Barata

A Junta de Freguesia de Loures, no âmbito da semana europeia da mobilidade, vai desenvolver uma atividade alusiva ao tema no Parque Adão Barata, entre as 09:00 e as 13:00 do dia 22 de setembro. Saiba mais aqui.

 

10/09/2019 - Ação de Formação - Técnico/a de Condução de Veículos de Transporte Rodoviário

Inscreve-te: Ação de Formação

Técnico/a de Condução de Veículos de Transporte Rodoviário

FORMAÇÃO INICIAL COMUM – PARTE GERAL

225 horas de UFCD – Unidades de Formação de Curta Duração

  • Mecânica e eletrónica dos veículos de transporte rodoviário (50 h);
  • Regulamentação laboral no transporte rodoviário (50 h);
  • Prevenção da criminalidade no transporte rodoviário (25 h);
  • Saúde, segurança e higiene no trabalho e na condução de veículos pesados de transporte rodoviário (25 h);
  • Situações de emergência e primeiros socorros no transporte rodoviário (25 h);
  • Relações interpessoais e qualidade do serviço no transporte rodoviário (50 h).

No final da formação, os formandos habilitam-se a frequentar a FORMAÇÃO INICIAL COMUM – PARTE ESPECÍFICA, devendo optar por passageiros ou mercadorias.

Com a frequência da 2ª parte da formação, os formandos habilitam-se à emissão da carta de qualificação de motorista (artº 4º, nº 1 do Decreto-Lei nº 126/2009 de 27 de maio) para o exercício da condução dos veículos das categorias C e C+E ou das categorias D e D+E (artº 2º do citado Decreto-Lei), a qual depende da posse de um CAM (artº 4º, nº 2 do citado DL) o qual, por sua vez, implica a aprovação em exame após frequência da formação inicial (artº 5º, nº 2 do DL). O CAM obtido na sequência da formação de qualificação inicial, sem prejuízo das demais exigências legais, permite a obtenção de carta de condução para veículos das categorias C e C+E ou para veículos das categorias D e D+E.

Para a propositura a exame junto do IMT-Instituto da Mobilidade e dos Transportes, visando a obtenção da carta de condução da categoria C (pesados de mercadorias) ou D (pesados de passageiros), o candidato terá que, previamente à realização das UFCD Condução individual – transporte rodoviário de mercadorias ou UFCD Condução individual – transporte rodoviário de passageiros, ter obtido a carta de condução da categoria B (ligeiros) bem como aprovação no exame de avaliação médica e psicológica, nos termos legais.

 

10/09/2019 - IPTrans participa em ação formativa na Sogenave - No arranque da parceira do curso de Técnico/a de logística

No passado dia 9 de setembro os Diretores Executivos e Professores do IPTrans visitaram as instalações da SOGENAVE em São Julião do Tojal. Fomos recebidos por Bruno Faneco, administrador, por António Picanço dos Santos e Elsa Boto, entre outros colaboradores daquela empresa e do grupo TRIVALOR. Objetivo do encontro: realizar uma sessão formativa, dirigida aos professores do curso de Técnico/a de Logístico, sobre os valores, missões e atividades do grupo TRIVALOR e da empresa SOGENAVE.

A visita começou com uma apresentação do grupo, na qual Elsa Boto destacou que qualquer profissional do grupo tem um potencial de carreira profissional diversificada. Sendo o terceiro maior empregador, com mais de 30 mil trabalhadores, as suas áreas de atuação são muito diversificadas, desde os Management services, os Food services, a Logística e distribuição e a Facility. O grupo encara as Escolas profissionais como parceiros estratégicos, uma vez que estas qualificam para várias áreas de que o grupo carece.

Sofia Caldeira falou-nos sobre a empresa Sogenave e sobre os produtos, alimentares e não alimentares em que trabalha. Coube a Miguel Santos falar-nos dos novos projetos da SOGENAVE visando a melhoria contínua do negócio. Foi muito interessante saber que, no futuro, os inventários no armazém poderão ser feitos com recurso a drones e que a atividade poderá utilizar óculos de "realidade aumentada".

Bruno Faneco valorizou o caráter percursor desta parceria no curso de Técnico/a de Logística. 7 formadores da SOGENAVE, alguns dos nossos melhores quadros, vão ministrar unidades aos nossos alunos do curso que agora começa. Destacou a importância que a empresa e o grupo atribuem à sua política de Responsabilidade Social e lembrou que, no atual contexto de taxa de desemprego muito baixa, é premente o problema da contratação de pessoal qualificado. Face ao reconhecimento do prestígio do IPTrans e uma vez que a empresa aqui irá continuar, pelo menos, na próxima década, esta parceria faz todo o sentido.

A terminar, Picanço Dos Santos, pela SOGENAVE, e Helena Nunes e José Bourbon, Diretores Executivos do IPTrans, valorizaram a importância desta iniciativa para a empresa e para a qualidade do ensino aprendizagem.

Seguiu-se uma interessante visita ao armazém, incluindo frios e congelados, terminando o evento com um almoço de confraternização. Com esta ação formativa, os professores do IPTrans viram reforçado o seu conhecimento daquela realidade empresarial o que, certamente, melhor os habilita ao trabalho a realizar com os alunos.

O IPTrans agradece à SOGENAVE a oportunidade desta parceria.

 

09/08/2019 - Volta a Portugal em Bicicleta - IPTrans patrocinou a 2ª etapa

O IPTrans foi uma das entidades patrocinadoras da 2ª etapa da Volta a Portugal.

Sendo a mais longa etapa da Volta, da Marinha Grande a Loures (Santo António dos Cavaleiros), a etapa teve um percurso considerável dentro do concelho, passando, entre outros locais, por Bucelas e Sacavém.

Parabéns à organização, ao Município de Loures e aos ciclistas participantes!

 

09/08/2019 - Cursos EFA - Educação e Formação de Adultos

Cursos de Educação e Formação de Adultos.

Contacto: http://www.clds3g-loures.com/contacto/