NOTÍCIAS
11/07/2019 - Provas Finais de RVCC de Nível Secundário

O dia 8 de julho foi marcado pela concretização de projetos para nove candidatos do Centro Qualifica do IPTrans.

Foi um dia muito gratificante de partilha e realizações pessoais, em nove magnificas Provas Finais de RVCC que resultou na certificação de secundário (12º ano).

Felicitamos os certificados e desejamos muito sucesso a todos.

  • Vanda Baltazar
  • Bruno Carvalho
  • Andreia Sousa
  • João Saavedra
  • Maria Fátima Sancho
  • Vanessa Freire
  • Paulo Silva
  • Elizabete Albuquerque
  • Alda Inácio

 

21/06/2019 - Concurso de Ideias

No passado dia 19 de Junho, realizou-se no IPTrans mais uma sessão do Concurso de Ideias, promovido pelo CLDS 3G – Rede em Movimento.

O concurso contou com a participação das turmas 1º TT e 2º TAE e com a presença do Engenheiro Nuno Deus, da Proteção Civil, da Dra. Elisa Santos da Junta de Freguesia de Loures e de Alexandra Nascimento, do CLDS, na mesa do júri.

A ideia vencedora foi do grupo "NaturalMente" que se debruçou sobre o tema da escassez de recursos, ao pensar numa forma de aproveitar a água de uma ribeira para a escola.

Temos esperança que a ideia seja colocada em prática!

 

21/06/2019 - Projeto Piloto - inicia fase de implementação

"Qualificar e Empregar" - Projeto Piloto, desenvolvido pela Sogenave e pela Escola Profissional de Loures, inicia fase de implementação.

Os/As jovens do curso profissional de Técnico/a de Logística, que iniciam o seu curso no ano letivo 2019/2020, terão oportunidade de, para além da realização da sua Formação em Contexto de Trabalho na empresa Sogenave, também ter parte da sua formação técnica em contexto laboral e profissional nas instalações e com profissionais da conceituada empresa.

O projeto piloto ambiciona a construção de percursos formativos, mais sólidos, relevantes e significativos, através de uma relação ainda mais próxima entre a Escola e Empresa.

Este será um projeto onde a escola e a empresa estarão em permanente contacto, partilhando práticas e incentivando a proximidade entre as docentes, profissionais e alunos.

Pretende-se dar aos jovens mais ferramentas e competências técnicas que facilitem a empregabilidade e a entrada no mercado de trabalho.

No passado dia 6 de junho, no âmbito das comemorações do dia da Logística e dos Transportes, a escola profissional de Loures – IPTrans - e a empresa Sogenave tiveram o privilégio de assinar a declaração de intenções para cooperação e parceria que formaliza o início do desenvolvimento do referido projeto piloto.

Estamos confiantes no impacto e relevância deste projeto, para os nossos alunos e escola, pois terão oportunidade de participar numa formação mais orientada e em permanente contacto com a futura realidade profissional.

A Sogenave terá a oportunidade departicipar na formação especifica dos seus futuros recursos humanos.

Em conjunto pretendemos contribuir para o desenvolvimento económico e social do nosso país, num setor tão estratégico como o do comércio e serviços.

A Sogenave é um dos maiores operadores nacionais na área da distribuição alimentar e não alimentar, realizando a distribuição de produtos em todo o território nacional e em todos os segmentos de mercado.

Desde grandes instituições da área da saúde e da educação, hipermercados, supermercados, armazenistas, aos sectores hoteleiro e da restauração, identificando-se como um Food Service Provider único.

Por todas estas razões, estamos muito orgulhosos desta parceria estratégica que certamente será uma grande mais-valia na capacitação e formação dos nossos jovens.

 

21/06/2019 - Projeto do IPTrans é vencedor do concurso "A Nossa Floresta"

Somos vencedores do projeto "A Nossa Floresta" promovido pela PEFC - Sistema Português de Certificação da Gestão Florestal Sustentável.

O nosso projeto foi uma das 5 ideias mais votadas e por isso vencedor.

O IPTrans – Escola Profissional de Loures, A Escola Profissional Magestil, e o Externato Maristas de Lisboa são as escolas detentoras dos 5 trabalhos premiados!

Estamos todos de Parabéns e juntos iremos continuar a sensibilizar para a importância de um consumo sustentável de produtos de origem florestal!

Um obrigado muito especial aos nossos alunos e professores envolvidos no desenvolvimento deste projeto.

 

19/06/2019 - Teatro musical "A Patrulha IPTrans"

Os alunos, dos três anos, do curso de Técnico/a de ação Educativa do IPTrans, cerca de 50, orientados pela professora Ana Filipa Teixeira, propuseram-se produzir e realizar um espetáculo de teatro musical, intitulado "A Patrulha IPTrans" que teve lugar no dia14 de junho 2019.

Foi escrito um guião, que harmonizava diferentes linguagens, as falas, os temas musicais e a coreografia assumindo um carácter multi-expressivo do enredo apresentando, teatro, música e dança. O denominador comum era a educação para o desenvolvimento sustentável de um público de pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.

Este projeto resulta da vontade de dar a conhecer à comunidade local o trabalho desenvolvido na Escola, e de consolidar atuais parcerias, nomeadamente, com instituições que colaboram com a Escola ao nível da Formação em Contexto de Trabalho, acolhendo os nossos estagiários – a afirmação de um projeto educativo.

De relevar o apoio dos parceiros Sogenave, Impress, Bombeiros de Loures, PSP de Loures e ao avô da nossa aluna Marta.

 

19/06/2019 - Projeto "Não te risques do mundo"

No dia 4 de junho 2019, no âmbito do projeto "Não te risques do mundo", desenvolvido pela Câmara Municipal de Loures, realizou-se mais um workshop com o tema: Movimento Associativo.

A Direção Pedagógica, no âmbito das reuniões que realiza com a Associação de Estudantes e Delegados e Subdelegados das turmas, aproveitou a oportunidade para realizar a reunião de 3º período. Num primeiro momento, os alunos tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e esclarecer dúvidas no âmbito do “Movimento Associativismo”, num segundo momento fazer uma avaliação de como decorreu o presente ano letivo e propostas de melhoria para o próximo ano letivo.

 

19/06/2019 - Projeto do IPTrans é finalista do concurso "A Nossa Floresta"

"A Nossa Floresta" é um projeto desenvolvido pelo PEFC Portugal que surge no âmbito da ação "There isn’t a PLANet B! Win-win strategies and small actions for big impacts on climate change" (projeto financiado pela União Europeia e o Camões, I.P.), desenvolvida em Portugal pela AMI. O projecto visa a promoção do consumo sustentável de produtos de origem florestal através de um concurso de ideias proposto aos jovens do ensino secundário- convite à participação.

O projeto do IPTrans é finalista no concurso "A Nossa Floresta", o que muito nos orgulha, considerando os demais projectos candidatos. Agradecemos, pois, aos que votaram no nosso projeto “Pela floresta é que vamos”, pois todos juntos conseguimos uma participação significativa a favor do desenvolvimento sustentável e da preservação da nossa floresta!

Refira-se que o PEFC Portugal é o Sistema Português de Certificação da Gestão Florestal Sustentável, reconhecido pelo PEFC Internacional, que permite aos produtores florestais portugueses cumprirem requisitos de gestão florestal sustentável reconhecidos internacionalmente.

Tem por finalidade dar garantias aos consumidores de que os produtos com certificado PEFC derivam de uma gestão florestal onde são aplicados de forma consistente princípios de sustentabilidade assentes em três pilares básicos: (1) Social (2) Ambiental (3) Económico.

 

18/06/2019 - Dia dos Transportes e da Logística - Logística 4.0

O IPTrans comemorou no dia 6 de junho 2019 o dia dos Transportes e da Logística, subordinado ao tema Logística 4.0.

Depois da 1ª revolução com a descoberta da máquina a vapor - símbolo da revolução industrial, da 2ª revolução com o aparecimento da electricidade e da 3ª revolução com o surgimento da internet, da automação e da robótica surge agora a 4ª revolução com a digitalização e a disponibilidade da tecnologia ao serviço das pessoas e das empresas.

O Miguel Santos, Project Manager & Change Manager da Sogenave fez uma apresentação sobre a Logística da Sogenave, empresa do Grupo Trivalor sublinhando a importância da tecnologia no serviço ao cliente e no melhor desempenho dos colaboradores e no resultado económico da empresa.

O José Costa Faria, professor na área da logística e dos transportes, sublinhou na sua comunicação a importância da curiosidade como forma de potenciar o conhecimento e suscitar o pensamento.

Parabéns aos Alunos e Docentes pela organização.

 

17/06/2019 - Provas Finais no Centro Qualifica

Em dia de Santo António, realizaram-se Provas Finais de RVCC de nível secundário, no Centro Qualifica do IPTrans.

Foi um dia muito produtivo e de concretizações. Seis candidatos foram presentes a um júri de certificação e defenderam com garra o trabalho desenvolvido.

Parabéns e muito sucesso aos certificados:

  • Diana Roque
  • Judá Leonor
  • Susana Silva
  • Elton Lima
  • Andreia Cunha
  • Marisa Silva

 

13/06/2019 - Alcançando metas - 12º ano

No dia 12 de junho, o Centro Qualifica do IPTrans certificou sete novos candidatos. Foi dia de finalização de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), com sete magníficas Provas Finais.

Depois de meses de trabalho na validação de competências o processo culminou neste dia com a apresentação dos candidatos perante o júri de certificação.

Parabéns aos nossos mais recentes certificados:

  • Fábio Vasco
  • Maria João Carvalho
  • João Belo
  • Edgar Marques
  • Paula Restolho
  • Lígia Vaz
  • Marta Pina

 

04/06/2019 - Portugal Smart Cities Summit 2019

A Fundação AIP, em parceria com a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses organizou, entre os dias 21 a 23 de maio na FIL, em Lisboa, o evento Portugal Smart Cities Summit 2019 - a maior mostra nacional relacionada com o futuro das cidades – a cimeira Smart Cities - promotora da partilha de conhecimento, designadamente, sobre eficiência energética, mobilidade, água, ambiente, resíduos, cultura e serviços.

O Município de Loures esteve presente com um espaço focado na mobilidade e sustentabilidade tendo convidado o tecido empresarial e instituições de ensino do concelho a participarem na iniciativa, As organizações presentes - Novabase, Torrestir, Ceramed, Edp – Labelec, Ist, Barraqueiro, Hovione, Ameal, Santogal e o IPTrans manifestaram o seu envolvimento e valorizaram a parceria e cooperação para a promoção e divulgação do Concelho de Loures.

A Câmara Municipal de Loures foi ainda distinguida com o Prémio Município Mais Sustentável/GALP que evidencia o trabalho que o Município tem vindo a desenvolver com diversas medidas e iniciativas no âmbito da sustentabilidade e na criação de um ambiente propício ao desenvolvimento económico.

"Todos os territórios são inteligentes porque beneficiamos do progresso de cada um", afirmou o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, acrescentando "ajudemo-nos reciprocamente a caminhar na esperança de um trabalho continuado de empreender, inovar e prestar um serviço melhor!".

Na Cimeira dos Autarcas foram apresentadas várias propostas, entre as quais: assegurar a cobertura integral do país com acesso à internet e comunicações de voz, estabelecer parcerias focadas em investigação, desenvolver ações para combater as alterações climáticas, promover medidas participadas pelos cidadãos na governação do território, apostar na cultura e tradição como novos modelos de desenvolvimento económico inclusivo, construir modelos transparentes de recolha e armazenamento de dados garantindo a privacidade, segurança e uso ético dos mesmos.

 

31/05/2019 - 5.ª edição da Mostra de Ofertas Profissionais e Educativas (V MOPE)

Nos passados dias 9 a 11 de maio de 2019 realizou-se a 5ª Mostra de Ofertas Profissionais e Educativas de Odivelas.

O evento realizou-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas e contou com visitas dos alunos das escolas do concelho bem como dos seus familiares.

O certame foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, permitindo aos visitantes conhecerem a realidade das ofertas profissionais bem como de nível superior.

O IPTrans participou ativamente tendo, como grande atrativo, a presença do simulador de condução de empilhador, o qual permitiu aos curiosos um primeiro contacto com a realidade e a responsabilidade da condução deste tipo de equipamento, para a qual a palavra SEGURANÇA é omnipresente.

Um agradecimento especial ao nosso parceiro CR&M – Condução Ativa de Condução, o qual disponibilizou o simulador.

Uma palavra também para o aluno João Almeida, do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Transportes (TGT), que é já um especialista no uso do simulador, e para todos os trabalhadores que se envolveram no sucesso da iniciativa.

 

31/05/2019 - Semana da Educação de Loures - Gala Educação 2019

No âmbito da Semana da Educação de Loures, decorreu no passado dia 23 de Maio de 2019 a Gala da Educação de Loures.

O IPTrans este presente e foi homenageado pela Câmara Municipal de Loures pelo contributo na formação e qualificação dos nossos alunos.

Este é o prémio de toda uma equipa que, diariamente, trabalha em prol dos nossos alunos.

O IPTrans participou numa Mesa Redonda Inclusiva: discursos, legislação e práticas profissionais.

Uma boa oportunidade para a partilha de experiências profissionais.

Ainda no âmbito da semana da educação de Loures o IPTrans participou no espetáculo Livres e Iguais com a participação do músico Carlão.

 

31/05/2019 - ENCONTRO ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

O IPTrans – Escola Profissional de Loures marcou presença, a 15 de Maio de 2019, no Encontro de Orientação Escolar e Profissional, organizado pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

O Encontro que reuniu várias escolas profissionais e diferentes agentes educativos, ligados à implementação de programas, no âmbito da educação de carreira, constitui-se como momento fundamental de debate e reflexão, em torno de temas como a transversalidade da orientação escolar e profissional, do Pré-escolar até ao final do Secundário; a necessidade de mobilizar toda a comunidade educativa, a par com a comunidade local, em prol de um serviço de qualidade, que assegure escolhas profissionais conscientes; e a inclusão desta componente no currículo, por forma a maximizar meios e recursos.

 

29/05/2019 - O ensino profissional deve ser a primeira escolha

Publica-se um artigo do Presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais, José Luís Presa, no passado dia 23/5/2019 através do OBSERVADOR:

"Passadas três décadas, contam-se por muitos milhares os jovens que já passaram pelas escolas profissionais, e muitos como primeira escolha, colocando-se ao mesmo nível de conhecimentos e competências dos colegas que frequentam cursos profissionais similares em países como a França, Alemanha, Suécia ou Noruega", refere José Luís Presa, presidente da Anespo Escolas Profissionais.

Veja aqui o artigo completo.

 

13/05/2019 - Projeto "Não te Risques do Mundo"

Promovida pela Câmara Municipal de Loures – Gabinete da Juventude, projeto "Não te Risques do Mundo" - em parceria com a CGTP, no dia 06/05/2019, ocorreu no IPTRANS, uma sessão de esclarecimento, com o tema "Trabalhar com Direitos".

Os alunos dos 3ºs anos de TGPSI, TTAE, TL, TT e de TAI com os respetivos professores, participaram ativamente no debate, colocando questões pertinentes no que respeita à Precariedade Laboral.

Momento vital para uma informação mais alargada "Pelo Emprego Com Direitos".

 

07/05/2019 - Conferência Mobilidade e Sustentabilidade na Área Metropolitana de Lisboa

A Câmara Municipal de Loures promoveu a Conferência “Mobilidade e Sustentabilidade na Área Metropolitana de Lisboa (AML)”, que se realizou no dia 7 de maio de 2019, no LoureShopping.

A conferência, realizada em parceria com a rádio TSF, teve lugar entre as 9h00 e as 13h00 e debateu, num primeiro painel, a "Gestão Metropolitana de Transportes na AML" e, num segundo painel, a "Nova Mobilidade para uma Nova Economia".

O encontro contou com a presença de especialistas na área da mobilidade sustentável e diversos presidentes dos municípios da AML, entre eles o Presidente da CM de Loures, Dr. Bernardino Soares e o Presidente da CM de Lisboa, Dr. Fernando Medina.

 

07/05/2019 - Prova de Aptidão Profissional (PAP) - Técnico/a de Transportes

Dia 9 Maio de 2019 serão publicamente apresentadas 4 provas de aptidão profissional dos nossos alunos do curso profissional de Técnico/a de Transportes - Provas de Aptidão Profissional (PAP).

Será o culminar de um percurso formativo e uma oportunidade para demonstrarem as aprendizagens efectuadas.

 

06/05/2019 - Provas de Aptidão Profissional (PAP) - Técnico/a de Apoio à Infância

As apresentações públicas das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos nossos alunos que estão a concluir os seus Cursos Profissionais tiveram inicio no passado dia 03 de Maio 2019 – Começou a apresentação de PAP's dos alunos do Curso Profissional de Técnico/a de Apoio à Infância.

Este é um momento importante na vida da escola e um marco na formação dos nossos alunos.

 

06/05/2019 - CitizENV - Diálogo Europeu com os Jovens Cidadãos sobre o Ambiente

No passado dia 29 de abril de 2019, realizou-se no IPTrans uma iniciativa denominada CITIZENV, promovida pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia (DG ENV). Tratou-se de uma iniciativa da Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa, entidade que representa um Centro de proximidade da Comissão Europeia junto das populações.

Esta iniciativa consistiu num pequeno workshop e num debate aberto sobre o futuro da política ambiental, com a participação de 30 jovens cidadãos (entre os 18 e os 20 anos), 16 alunos de vários Cursos Profissionais do IPTrans, 14 alunos do Curso Profissional de Secretariado da Escola Secundária José Afonso e da Escola Secundária de São João da Talha, tendo sido dinamizada pela Drª Cidália Santos da DG ENV (DG Environment) e pelo Dr. Nuno Aragão, da Europe Direct. Contou, igualmente, com a presença de uma técnica da Agência Portuguesa do Ambiente para além de três professores das três escolas participantes.

Sendo uma iniciativa centrada na temática ambiental, pretendeu-se recolher os sentimentos, preocupações e ideias dos jovens cidadãos e, indiretamente, estimular a participação nas eleições europeias que se avizinham. Todos os alunos participaram de forma ativa com as suas opiniões e sugestões sendo as conclusões desta iniciativa disponibilizadas, dentro em breve, às escolas e aos jovens participantes.

 

03/05/2019 - Provas Finais de RVCC de Nível Secundário

No dia 3 de maio, quatro candidatos concluíram, o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Realizaram as suas Provas Finais de nível secundário, que lhes conferiu a certificação do nível secundário (12º ano).

O CENTRO QUALIFICA do IPTRANS agradece terem investido na vossa qualificação e terem escolhido a nossa entidade.

  • Filipe Ferreira
  • Lúcia Amaral
  • Luís Oliveira
  • Susana Ribeiro

Os vossos objetivos, são os nossos objetivos.

 

02/05/2019 - CitizENV

No passado dia 29 de abril de 2019, realizou-se no IPTrans uma iniciativa denominada CITIZENV, promovida pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia (DG ENV). Tratou-se de uma iniciativa da Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa, entidade que representa um Centro de proximidade da Comissão Europeia junto das populações.

Esta iniciativa consistiu num pequeno workshop e num debate aberto sobre o futuro da política ambiental, entre cerca de 25 jovens cidadãos (dos 18 aos 25 anos) constituído por alunos de vários cursos do IPTrans, do Curso Profissional de Secretariado da Escola Secundária José Afonso e da Escola Secundária de São João da Talha, tendo sido dinamizada pela Drª Cidália Santos da DG ENV e pelo Dr. Nuno Aragão, da Europe Direct. Contou, igualmente, com a presença de uma técnica da Agência Portuguesa do Ambiente.

Sendo uma iniciativa centrada na temática ambiental, pretendeu-se recolher os sentimentos, preocupações e ideias dos jovens cidadãos e, indiretamente, estimular a participação nas eleições europeias.

Todos os alunos participaram ativamente com as suas opiniões e sugestões sendo as conclusões desta iniciativa disponibilizadas, brevemente, às escolas e aos jovens participantes.

 

30/04/2019 - Provas Finais de RVCC de Nível Secundário

Hoje decorreram Provas Finais de RVCC de nível secundário no Centro Qualifica do IPTRANS.

No período da manhã o Tiago Rodrigues realizou a ambicionada prova que lhe conferiu a conclusão do seu percurso.

No período da tarde, os trabalhos continuaram com a certificação de sete candidatos, também de nível secundário.

Parabéns

  • Tiago Rodrigues
  • André Suzano
  • Cláudia Rodrigues
  • Elsa Costa
  • Luís Araújo
  • Sandra Santos
  • Tânia Pereira
  • Nelson Gomes

Votos de muito sucesso!

Os vossos objetivos, são os nossos objetivos.

 

24/04/2019 - VI Congresso Nacional da Formação Profissional

No dia 11 de Abril de 2019, no Grande Auditório do ISCTE-IUL, realizou-se o VI Congresso Nacional da Formação Profissional subordinado ao tema "Era Digital e Humanismo".

A reflexão centrou-se nas transformações que têm vindo a ocorrer na sociedade e o impacto que poderão ter na Aprendizagem e nas Pessoas, na Educação e Formação Profissional.

  • O que faz a formação profissional neste novo mundo? Como se posiciona? Como percebeu e incorporou os impactos?
  • De que forma o sistema de formação tem vindo a dar resposta aos novos desafios colocados pela digitalização? Qual o seu contributo para assegurar que a digitalização promova um desenvolvimento sustentável e inclusivo?
  • Que mudanças ocorreram, ou vão ocorrer, ao nível do desenho, desenvolvimento e avaliação da formação? Quais as mudanças ao nível da organização e estrutura do próprio processo formativo, das metodologias, estratégias e espaços de aprendizagem, dos recursos utilizados, das competências dos formadores e de outros intervenientes?

A realização anual do Congresso visa dinamizar o sector da formação profissional, juntando os seus principais actores e dinamizadores. "Pensar a Formação" é assim o objectivo geral deste evento que pretende partilhar opiniões, experiências e conhecimentos dos especialistas da área da educação e formação profissional em Portugal.

O IPTrans também se fez representar no evento que contou com excelentes apresentações.

 

24/04/2019 - Curso Profissional Técnico/a de Gestão de Transportes

Foi publicado, no Boletim do Trabalho e Emprego nº 13 de 2019-04-08, a atualização do perfil profissional e do referencial de formação do curso profissional de Técnico/a de Transportes, a partir de agora designado de Técnico/a de Gestão de Transportes.

A atual qualificação do Técnico/a de Gestão de Transportes (TGT) corresponde às funções de programação, organização e controlo das operações inerentes ao serviço de transporte, tendo em conta a complementaridade de modos de transporte, e avaliar a qualidade do serviço prestado.

É um profissional com capacidades para desempenhar atividades de carácter técnico na área específica da gestão dos transportes, controlo e gestão de tráfego, gestão de frotas e logística, numa perspectiva de gestão.

O Curso Profissional de Técnico/a de Gestão de Transportes irá continuar a fazer parte da oferta formativa do IPTrans contribuindo assim para a formação de muitos profissionais que o mercado e as empresas reconhecem pela qualidade do desempenho dos alunos.

 

24/04/2019 - Projeto WhomeN - Programa Erasmus+

O Projeto WhomeN (Programa Erasmus +) surge da necessidade de desenvolver novas abordagens para o desenvolvimento das competências profissionais de mulheres em risco de exclusão social.

O objetivo geral do projeto é oferecer novas oportunidades e competências a mulheres adultas em risco de exclusão social (migrantes, refugiadas, mulheres desempregadas de longa duração, mulheres jovens com baixa escolaridade, mães solteiras, mulheres desempregadas, com mais de 45 anos, etc.) para, assim, melhorem as suas qualificações e níveis de empregabilidade e integração na sociedade, nomeadamente através da implementação de metodologias inovadoras de reconhecimento de competências, incluindo competências transversais e soft skills.

O projeto tem como foco o desenvolvimento de um protocolo eficaz para a avaliação de aptidões e competências, com base nas diretrizes da UE para validação, reconhecimento e ferramentas, tais como o ECVET (European Credit System for Vocational Education and Training -Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais) e o EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais).

A forma de o implementar será através da criação de um Protocolo para o reconhecimento mais abrangente e inclusivo de competências profissionais, depois de implementar sessões de formação de profissionais em educação de adultos.

No âmbito de uma parceria europeia entre organizações complementares de diferentes países e áreas de intervenção, mas que partilham objetivos comuns, desenvolveu-se um estudo centrado na análise das necessidades de formação das mulheres em risco de exclusão social, empregadas ou desempregadas, desde que tenham condições de encontrar um trabalho.

Este estudo tem como objetivo final a implementação de uma Plataforma interativa onde seja possível avaliar as soft-skills por parte do grupo-alvo assim como pelos potenciais empregadores.

 

24/04/2019 - Abril, Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância

"Abril, Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância", é uma campanha que tem como principais objetivos promover os direitos das crianças, relações de proximidade, de afeto e uma parentalidade positiva entre pais e filhos e sensibilizar a comunidade em geral, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.

No dia 24 de Abril de 2019, o IPTrans associou-se a esta iniciativa promovendo uma acção com os seus alunos sensibilizando-os para um problema transversal à sociedade.

 

24/04/2019 - Centro Qualifica - Provas Finais de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)

No Centro Qualifica do IPTrans realizaram-se, nos dias 17, 22 e 23 de abril, as provas finais de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de nível secundário e de nível B3 (9ºano) adquiridas pelos adultos ao longo da vida, por vias formais, informais e não formais, na sua vertente escolar ou profissional.

O IPTrans congratula-se pelo trabalho desenvolvido e deseja os maiores sucessos a todos os candidatos adultos.

O programa Qualifica está vocacionado para a qualificação de adultos de forma a melhorar os níveis de educação, formação e empregabilidade dos mesmos. Pretende proporcionar a adultos um serviço de informação, orientação e encaminhamento com vista à obtenção de uma qualificação escolar e professional.

 

24/04/2019 - Centro Qualifica - Provas Finais de RVCC de Nível B3

No dia 24 de abril, oito candidatos do Centro qualifica do IPTRANS realizaram as suas Provas Finais de RVCC de nível B3 (9º ano).

Toda a equipa felicita estes formandos pelo empenho, dedicação e seriedade com que encararam o processo RVCC.

Obrigada por escolherem o Centro Qualifica do IPTRANS para a concretização deste objetivo.

Parabéns:

  • Custódio Faria
  • Mª Eugénia Silva
  • Rosa Estefânio
  • Carmen Calado
  • Rui Pinto
  • Isa Carvalho
  • Jean Mendy
  • Fábio Quaresma

Votos de muito sucesso!

 

23/04/2019 - Provas Finais de RVCC de Nível Básico

No dia 22 de abril, realizaram-se no Centro Qualifica do IPTrans as Provas Finais de nível B3 (9º ano).

Onze candidatos defenderam o seu processo de RVCC e alcançaram mais um objetivo.

Foi um dia repleto de alegria e emoções fortes.

Congratulamos os nossos mais recentes certificados.

  • Bianca Santos
  • Wanderlea Santos
  • Andreia Mota
  • Elisabete Castim
  • Elisabete Evaristo
  • Luís Evaristo
  • Amândio Marinho
  • Mª Adelina Almeida
  • João Ferreira
  • Gentil Ferreira
  • Hugo Almeida

Votos de muito sucesso para todos.

 

22/04/2019 - Provas Finais de RVCC de Nível Secundário

No passado dia 17 de abril decorreram quatro Provas Finais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário.

Congratulamos os nossos candidatos Ana Filipa Barradas, Ana Paula Manuel, Vera Rolin e Paulo Fernandes pela finalização do processo.

Agradecemos a confiança que cada um depositou no nosso Centro Qualifica para a prossecução deste objetivo.

Muito sucesso para todos.

 

11/04/2019 - O efeito de fatores climáticos na saúde humana - Sessão a 30 de abril das 18:00 às 19:30 - Inscreva-se!

A relação entre o clima e a saúde humana é conhecida desde há largos séculos, mas é atualmente, com a emergência de fenómenos climáticos extremos e com a modificação rápida dos padrões climáticos mais estáveis, que os efeitos do clima na saúde humana têm merecido mais atenção.

Desde os efeitos devidos dos fatores climáticos sobre o ambiente, traduzidos por incêndios, períodos de neve e chuva mais intensos e prolongados, até ao efeito das temperaturas extremas adversas como as ondas de calor e as vagas de frio, o ser humano é agora mais frequentemente confrontado com efeitos diretos sobre a sua capacidade fisiológica, e com efeitos indiretos sobre os sistemas de saúde e sociais, entre outros, de que depende para a sua segurança, conforto, bem-estar e qualidade de vida.

Numa fase em que as assimetrias devidas ao crescimento da população mundial e ao envelhecimento de uma parte dessa população colocam pressão sobre os sistemas políticos e económicos, a evidência mais recente não deixa muita margem para dúvidas de que este desafio tem potencial para alterar profundamente as dinâmicas de vida ao nível individual, familiar e social.

Inscreva-se aqui

 

06/04/2019 - Direção Executiva do IPTrans participa no Forum NETINVET

Nos dias 28 e 29 de março, em Madrid, realizou-se o 9º Fórum NETINVET, sob o lema Reforçando a rede para a mobilidade profissional.

Foram uns profícuos dia e meio de trabalhos, durante os quais se debateram o sistema espanhol de educação e formação profissional (EFP), a visão espanhola sobre a mobilidade na EFP, a melhoria da EFP através das boas práticas dos membros do NETINVET e a promoção e reforço da qualidade na mobilidade na EFP, com particular atenção ao futuro do Erasmus+ e à perspetiva empresarial.

Houve ainda tempo para um workshop interativo sobre a promoção da qualidade na EFP e como intensificar o uso da rede, debate que culminou com uma mesa redonda na qual foram apresentados os resultados.

Os trabalhos do dia concluíram com reuniões de trabalho entre parceiros.

À noite, os congressistas tiveram oportunidade de uma visita guiada pelo centro histórico de Madrid, terminando o dia com o jantar social.

O Fórum foi concluído na 6ª de manhã com a apresentação dos nomeados para os prémios de mobilidade, as boas vindas aos novos associados, a assembleia geral, e a atribuição de prémios às melhores ações de mobilidade de estudantes.

Os trabalhos terminaram com reuniões entre parceiros.

O IPTrans dialogou com escola francesa do sul de França, a qual tem cursos de nível 5, com vários alunos com ascendência portuguesa, interessados em estágios em Portugal.

Foi um dia e meio muito útil para o IPTrans começar a refletir sobre a mobilidade estudantil e docente.

 

05/04/2019 - IPTrans presente na FUTURÁLIA 2019

O IPTrans está presente na FUTURÁLIA 2019 - a maior feira de educação e formação que se realiza em Portugal, atraindo todos os anos milhares de alunos, professores e famílias.

A edição de 2019 realiza-se entre os dias 3 e 6 de abril, na FIL (Lisboa), e conta uma vez mais com a presença do IPTrans, integrado no stand da Câmara Municipal de Loures.

No espaço é apresentada a oferta formativa do IPTrans com jogos e surpresas atrativas e ainda a demonstração de várias operações / atividades relacionadas com os Cursos Profissionais de Técnico de Transportes e Técnico de Logística, através da presença de um simulador de condução de empilhador, graças a uma parceria com a CR&M – Formação Ativa de Condução.

No dia da abertura contámos com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o qual revelou muito interesse pela empregabilidade da oferta formativa do IPTrans.

Destaque igualmente, na 5ª feira, para a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, o qual manifestou o reconhecimento da educação como um desígnio coletivo da comunidade e do território de Loures, sublinhando o contributo do IPTrans.

Presentes ainda o Vereador da Educação, Gonçalo Caroço, e o Chefe de Gabinete da Presidência, António Pombinho, também Presidente do Conselho de Orientação Estratégica do IPTrans e da Mesa da Assembleia Geral da Associação, entidade proprietária.

 

03/04/2019 - 4° Congresso da FECTRANS - Participação de turmas do Curso Técnico/a de Ação Educativa (1º ano) e do Curso Técnico/a de Apoio à Infância (3º ano)

As turmas do 1° ano do Curso de Técnico de Ação Educativa e 3° ano do Curso de Técnico de Apoio à Infância participaram no 4° congresso da FECTRANS – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações que se realizou nos dias 29 e 30 de março de 2019, prestando serviços de recepção e apoio ao evento e presentearam os participantes com uma fantástica atuação do coro do IPTrans.

 

01/04/2019 - Visita de Estudo - Visita de Estudo ao Jardim Zoológico

No passado dia 28 de Março, o IPTrans organizou uma visita ao jardim Zoológico com a adesão de 89 alunos.

Com mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes, o Jardim Zoológico é o local perfeito para uma aula ao ar livre de Educação Ambiental para a Sustentabilidade e de Educação para a Cidadania desde o pré-escolar ao ensino básico e secundário.

Os alunos vibraram com a visita.

 

27/03/2019 - Jornadas da Juventude 2019 - Feira das Profissões

No âmbito do projeto Jornadas da Juventude 2019, a Câmara Municipal de Mafra organizou no dia 27 de março de 2019, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal, em Mafra, mais uma edição da Feira das Profissões, que tem por objetivo a promoção e divulgação dos cursos e atividades das entidades participantes, proporcionando aos jovens um melhor conhecimento da oferta escolar e profissional após a escolaridade obrigatória.

O IPTrans esteve presente na divulgação da sua oferta formativa com a presença dos seus alunos.

 

26/03/2019 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à NAV Portugal

No passado dia 26 de fevereiro, os alunos do 1º e 3ª TTAE – Técnico/a de Tráfego e Assistência em Escala participaram numa visita de estudo à NAV Portugal – uma empresa que tem como missão garantir a prestação segura e eficiente de Serviços de Navegação Aérea, contribuindo para a criação de valor e bem-estar da sociedade, desempenhando assim um papel vital no sector da aviação.

Para a plena concretização da sua missão de Controlo de Tráfego Aéreo a NAV Portugal possui um vasto conjunto de equipamentos e instalações técnicas (estações radar, rádio-ajudas e comunicações) em vários pontos do Continente e Regiões Autónomas.

Os alunos revelaram grande interesse na visita pela interação com as matérias que estudam.

 

26/03/2019 - Alunos do Profissional vão poder entrar na universidade sem exames

Os alunos que concluírem o ensino secundário através de cursos profissionais vão contar com novas possibilidades de acesso às licenciaturas dadas em universidades e institutos politécnicos.

O projeto está ainda em fase de preparação, mas deve entrar em vigor já para o próximo ano letivo.

Em vez de terem de fazer exames nacionais como provas de ingresso – que acabam por ser um dos maiores obstáculos por se realizarem, por vezes, em disciplinas que não tiveram – os estudantes apenas terão de cumprir os critérios definidos por cada instituição do ensino superior.

As regras para a fixação de vagas serão conhecidas até junho.

Escolhe o curso profissional no IPTrans e segue os teus estudos.

 

22/03/2019 - Loures Arte Pública

No dia 20 de março de 2019, os alunos do 2º ano do Curso de Técnicos de Agências de Viagens e Turismo do IPTrans participaram numa visita à Loures Arte Pública - uma iniciativa da Câmara Municipal de Loures destinada á promoção e divulgação da arte pública, com ênfase na arte urbana.

 

21/03/2019 - Peça de Teatro "Uma Comédia de Pessoas"

Na passada segunda-feira, dia 18 de Março, os nossos alunos do 3º ano do curso Técnico de Apoio à Infância, foram ao cineteatro de Loures assistir à peça Uma Comédia de Pessoas, interpretada pelos alunos da Oficina de Teatro da Universidade Sénior da Portela.

Um enredo de originalidade e boa disposição, que contagiou o público de várias idades!

Queremos agradecer pelo convite e pela tarde bem passada! Esperamos ansiosamente pela próxima peça!

 

20/03/2019 - Projetos Alunos IPTrans

Os alunos das turmas dos Cursos de Técnico de Transportes (TT) e Técnico de Logística (TL) realizaram a 2ª edição do "Dia do Transporte e da Logística" sob o lema "Unidos pela Aprendizagem e Profissionalismo" com o objectivo de apresentar a escola aos futuros empregadores e de sublinhar as suas competências enquanto alunos e o seu potencial para o mercado de trabalho. Foi organizada uma mesa redonda subordinada ao tema "Mobilidade e Sustentabilidade" com a participação de profissionais de empresas do sector e apresentada a simulação de um armazém, de cargas e descargas, e de distribuição com software de suporte bem como outras atividades relacionadas com o uso do camião. De relevar ainda, o testemunho emotivo de antigos alunos do IPTrans que relataram o seu percurso escolar e a decorrente capacitação para o exercício da sua profissão.

Os alunos das turmas do Curso Técnico Tráfego de Assistência em Escala (TTAE) promoveram a criação de um grupo – "Voluntários da Leitura" – que pretende incentivar a leitura junto de grupos de crianças, em particular das crianças do 1º ciclo e das que revelem mais dificuldades de aprendizagem ou menor interesse pela leitura e assim promover e incentivar o contacto e o gosto pelos livros. Propõem-se realizar um conjunto de actividades como sejam a leitura a par; a leitura em voz alta e a apresentação e o debate sobre livros e ainda concursos e jogos de leitura.

Acresce ainda o projeto focado na área dos estudos do Curso TTAE que consiste na elaboração de um guia prático que venha a reunir a informação necessária e pertinente à escolha de uma viagem, de uma companhia aérea, dos trâmites e condições da bagagem, O objectivo é a divulgação do guia prático junto de pessoas idosas, nomeadamente as que frequentam a Universidade Sénior de Loures.

Os alunos das turmas do Curso Técnico de Agência de Viagens e Transportes (TAVT) estão a desenvolver um projeto –"A Arte Urbana em Loures" que procura valorizar os recursos turísticos de Loures, mediante o conhecimento e promoção de equipamentos e sítios identificados com o concelho de Loures, promovendo visitas guiadas numa colaboração em rede com as associações promotoras e situadas no território. A ideia é potenciar o concelho como referência na arte urbana valorizandoa integração e coesão social entre bairros e a promoção de um turismo alternativo.

Os alunos das turmas dos Cursos de Técnico de Informática de Gestão (TIG) e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) desenvolveram um projeto,da iniciativa da Comissão Social de Inter-freguesias, da anterior presidência da Junta de Freguesia de Loures, designado de "Rede de Parceria Solidária" que visa desenvolvimento de uma plataforma WEB, para partilha de alimentos, vestuário, brinquedos e livros e assim contribuir para a redução de desperdício e combate à pobreza.

De relevar ainda o projeto"Knowing" que é uma parceria entre a Universidade Sénior de Loures e o IPTrans com o objectivo de dar apoio formativo em redes sociais aos seniores.

Os alunos das turmas dos Cursos de Técnico de Apoio à Infância (TAI) e Técnico de Ação Educativa (TAE) realizaram um "PeddyPaper" no âmbito das cidades educadoras que designaram por "O Outro Lado da Cidade" tendo registado a presença de cerca de 150 participantes e contribuiu para um maior conhecimento de Loures como a cidade educadora.

Uma iniciativa relevante foi a criação do "Coro IPTrans" que promoveu, aquando da época natalícia, nas suas instalações, um encontro de gerações com a participação do coro da Universidade Sénior – "Coro da Academia dos Saberes" – tendo sido uma manhã muito animada e de grande alegria. O "Coro IPtrans" também animou a Sessão solene do aniversário dos 25 anos do IPTrans.

Da iniciativa dos referidos alunos, está em preparação a "Patrulha doIPtrans" - um teatro musical, envolvendo o tema prevenção e segurança a fim de despertar a curiosidade e a noção de que todos constituem um agente ativo na proteção civil.

 

20/03/2019 - Mostra de Cursos Profissionais

A convite da Câmara Municipal de Loures o IPTrans participou como expositor na iniciativa “Mostra de Cursos Profissionais” que decorreu no dia 19 de março de 2019, no Pavilhão do Oriente em Moscavide.

A iniciativa pretende proporcionar aos jovens que frequentam o 9º ano um maior conhecimento sobre as respostas/escolhas que poderão fazer em relação ao seu percurso académico e/ou profissional.

Registou grande interesse por parte dos alunos a experiência de condução do simulador de empilhador gentilmente disponibilizado pela CR&M no âmbito da parceria de formação com a nossa Escola.

 

18/03/2019 - Feira Solidária - Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros

No dia 19 de março, os pais vão estar em destaque no CECSSAC - Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros! Visite a Feira Solidária de roupa e calçado de homem aberta a toda a comunidade.

 

18/03/2019 - Visita de Estudo - Visita de Estudo à Casa Fernando Pessoa e à Fundação José Saramago

No passado dia 26 de fevereiro, o IPTRANS deslocou-se ao centro de Lisboa com os alunos dos 2ºs e 3ºs anos para efetuar uma visita de estudo à Casa Fernando Pessoa e à Fundação José Saramago, uma iniciativa no âmbito da disciplina de Português.

Foi fantástico visitar o último quarto onde Fernando Pessoa viveu e, no último piso, os alunos descobriram mais sobre este poeta plural, utilizando um espaço interativo, com filmes, imagens e vozes, convidando-os a experiências multisensoriais e únicas.

A visita à Fundação José Saramago, guiada, foi mais um contacto excecional com a cultura portuguesa e com o único autor português a receber o Nobel da Literatura.

 

18/03/2019 - Visita de Estudo - Visita de Estudo ao Palácio Nacional de Mafra, Centro Interpretativo de Surf e MAAT

No dia 28 de janeiro, o IPTrans realizou com os seus alunos três visitas de estudo:

O Palácio Nacional de Mafra de grande importância histórica possui uma das mais relevantes bibliotecas portuguesas, com um valioso acervo de aproximadamente 36 mil volumes. Um verdadeiro repositório de conhecimento e obras-primas. Dispõe de dois carrilhões com um total de 98 sinos que constituem o maior conjunto sineiro do século XVIII, a que se juntam os seis magistrais órgãos instalados na Basílica e onde decorrem vários concertos.

A visita ao Centro de Interpretação da Reserva Mundial do Surf (Ericeira), um projeto inovador e interativo com uma abordagem que aposta fortemente na tecnologia, que proporcionou uma experiência verdadeiramente imersiva aos nossos alunos.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Belém, o edifício, apresenta-se num movimento ondulante que se funde com a paisagem envolvente. A cobertura pedonal constitui um espaço público com uma vista de privilegiada da cidade e do rio muito apreciado pelos nossos alunos.

 

18/03/2019 - Dia do Desporto - Sessão com João Matos, Madjer e Pedro Cary

No dia do desporto do IPTrans dia 14 de Março de 2019 - recebemos na nossa escola 3 atletas de alta competição.

A sua experiência e testemunho são inspiradores e mostram-nos como pode ser possível atingirmos os nossos sonhos.

Obrigado ao João Matos, ao Madjer e ao Pedro Cary.

 

08/03/2019 - Dia do Desporto

No próximo dia 14 de Março de 2019, vai ter lugar, no IPTrans, o Dia do Desporto.

O objetivo da iniciativa é a promoção da atividade física e do convívio social, melhorando a saúde, através da prática desportiva e da dança.

Está prevista a realização de Torneios de Andebol, Alcatrão Volei 3x3, Matraquilhos, Ténis de Mesa, Futvolei, Badminton, Street Basket 2x2, um Workshop de Kizomba e uma Aula de Zumba.

De realçar, a participação de reconhecidos jogadores que irão apresentar o seu testemunho enquanto atletas de alta competição – as suas motivações, ansiedades, dificuldades, objectivos e superação.

  • JOÃO MATOS: Capitão do SCP e jogador da Seleção Nacional de Futsal
  • MADJER: Melhor jogador do mundo de futebol de praia
  • PEDRO CARY: Jogador do SCP e da Seleção Nacional de Futsal

Não percas esta oportunidade de participar no Dia do Desporto da tua Escola!

aqui o cartaz.

 

02/03/2019 - Projeto VETMO4TL Apoiado pelo Programa ERAMUS+ - 4ª Reunião Internacional

"Expandindo, desenvolvendo e promovendo a Mobilidade no Ensino e Formação Profissional (VET) de nível 4 do Quadro Europeu de Qualificações em Transportes e Logística"

No dia 27 de Fevereiro de 2019, o IPTrans acolheu nas suas instalações a 4ª reunião internacional de trabalho com a presença dos Parceiros do projeto tendo sido apresentado o resultado do trabalho efectuado bem como as atividades ainda a desenvolver com vista à sua boa execução.

O IPTrans é parceiro no projeto VETMO4TL – um projecto europeu co-financiado pelo programa Erasmus+, que decorre entre 2017 e 2020,e visa a elaboração de documentos e a disponibilização de ferramentas que irão permitir e facilitar uma mobilidade europeia de alunos / formandos do Ensino e Formação Profissional (VET) de nível 4 do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) em Transportes e Logística.

O projeto junta 11 organizações parceiras e complementares como Centros de investigação em transportes e logística, Organizações profissionais, Autoridades competentes e Centros de ensino e formação profissional, de 10 países europeus (Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Espanha (Catalunha) e os Países Baixos.

O projeto contempla, numa primeira fase, o desenvolvimento e elaboração de referenciaisde formação comuns, nomeadamente perfis profissionais e padrões de competência, que contribuirão para a compreensão mútua das qualificações existentes de nível 4 do QEQ em Transportes e Logística nos 10 países parceiros e viabilizarão a comparação entre os diferentes referenciais de formação, graças à utilização da metodologia ECVET.

Num segundo momento, prevêo desenho e promoção de padrões de mobilidade mediante a comparação de programas de formação correspondentes aos perfis, particularmente entre dois países, para determinar com clareza as possibilidades de correspondência entre unidades e resultados de aprendizagem e definir guias de ação para reforço do apoio aos professores e aos formadores das organizações.

Por fim, está prevista a organização de quatro ações de formação em mobilidade para professores, visando a sua formação mediante o uso das ferramentas e dos documentos desenvolvidos na rede de trabalho do projeto (tais como as referências partilhadas e os padrões de mobilidade) e dar-lhes a oportunidade de criar e reforçar parcerias.

A interação da parceria alargada de 11 organizações parceiras representará um grande passo em frente para aumentar a compreensão mútua entre parceiros e permitir o reconhecimento de resultados de aprendizagem decorrente dos documentos e ferramentas desenvolvidos. Os resultados do projeto serão, além disso, integrados na rede de trabalho NETINVET - uma rede europeia de escolas, centros de formação, organizações profissionais e empresas associadas, que pretende proporcionar aos jovens oportunidades de mobilidade durante o seu percurso de formação profissional.

 

01/03/2019 - Notícias do Município - Campanha de Doação de Sangue e Registo de Dadores de Medula Óssea

A Câmara Municipal de Loures, através da Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Apoio Psicossocial tem realizado várias campanhas de colheita de sangue e registo de dadores de medula óssea dirigidas aos trabalhadores e abertas também a outros interessados.

No sentido de dar continuidade a esta iniciativa tão nobre, estão programadas mais duas colheitas em colaboração com o Instituto Português de Sangue e Transplantação que se realizarão nos dias 26 de Março e 24 de Setembro de 2019, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre as 09h00 e as 13h00.

O envolvimento da comunidade é importante... Adira à iniciativa!

 

28/02/2019 - Centro Qualifica - Prova Final de RVCC de Nível Secundário

No dia 28 de fevereiro, houve PROVAS FINAIS de RVCC de nível secundário no Centro Qualifica do IPTrans.

Foi o dia em que o Daniel Machado e a Sandra Lopes, alcançaram os objetivos traçados aquando da inscrição neste Centro.

Viram neste processo, RVCC, uma forma de melhorar sua formação e qualificação, apostando na certificação das competências adquiridas ao longo da vida.

Parabéns e votos de muito sucesso.

 

15/02/2019 - Conselho de Orientação Estratégica 2019

No dia 13 de Fevereiro de 2019, realizou-se a reunião anual do Conselho de Orientação Estratégica tendo registado a participação de representantes de empresas e demais organizações do concelho de Loures e de profissionais com conhecimento relevante na área dos transportes e logística.

O resultado da reunião foi muito positivo e interessante pela reflexão e contributos apresentados para a definição, promoção e melhoria das principais ações, actividades e projectos a desenvolver pela Escola na importante ligação ao mercado de trabalho.

O ensino profissional afirma-se como uma alternativa de adequar a formação dos recursos humanos às necessidades do concelho e assim responder às oportunidades e ofertas de trabalho manifestadas pelas empresas e operadores do sector.

Foi manifestado pelos participantes do Conselho de Orientação Estratégica o reconhecimento do IPTrans como escola de referência do concelho, com um projecto educativo focado na oferta de cursos profissionais e alunos qualificados.

O envolvimento da CMLoures e demais entidades participantes foi sublinhado como determinante na perspectiva de contribuir para a relevância do IPTrans como escola de vocação educacional social e integradora do concelho.

 

27/12/2018 - Transportes Paulo Duarte pioneira nos link trailers em Portugal

A transportadora Paulo Duarte adquiriu recentemente três link trailers, um novo investimento na sustentabilidade, característica que se insere na política de responsabilidade social e ambiental da empresa. Actualmente, o novo modelo link trailer está nas estradas portuguesas ao serviço da grande distribuição da Sonae MC e tem uma capacidade de transporte de até 38 toneladas, podendo comportar 51 paletes.

"É com grande orgulho que podemos afirmar que somos pioneiros na aquisição de três link trailers considerados como semi-reboques do ano em 2018", conta a empresa, "a inovação desta nova forma de transportar, transfere para todos os parceiros uma nova abordagem e vantagens no processo de transporte logístico", acrescenta, avançando também que estes irão funcionar sob temperatura controlada.

A empresa explica que os novos equipamentos trazem vantagens inovadoras para as empresas e seus parceiros, passando pela flexibilidade do equipamento, por um aumento de 55% na capacidade de carga, relativamente aos reboques convencionais, e pela redução das emissões de CO2 em 25%.

Fonte: http://www.supplychainmagazine.pt/2018/12/18/transportes-paulo-duarte-pioneira-nos-link-trailers-em-portugal/

 

17/12/2018 - 25 ANOS DO IPTRANS - O que diz a Comunicação Social

"Não queremos" só quem não consegue "continuar no ensino tradicional"
O Instituto Profissional de Transportes, em Loures, nasceu para formar gente e colmatar as necessidades das empresas locais.
In Público | 10/11/2018

"Não queremos só receber os alunos que não têm capacidade de continuar no ensino tradicional"
O Instituto Profissional de Transportes, em Loures, nasceu com o objectivo de formar gente para colmatar as necessidades das empresas do município.
In Público Online | 10/11/2018

SIMAB e Instituto Profissional de Transportes colaboram na formação profissional
SIMAB e Instituto Profissional de Transportes colaboram na formação profissionalAgricultura e Mar Actual 19 horas atrás Agricultura, Empresas, Featured Deixe um comentário 4 VisualizaçõesA SIMAB vai integrar o Conselho de Orientação Estratégica da Associação para o Ensino Profissional em Transportes e Logística, proprietária do Instituto Profissional de Transportes (IPTrans), que assinala esta sexta-feira (9 de Novembro), em Loures, os 25 anos da sua fundação
In Agricultura e Mar Actual Online | 09/11/2018

Escola profissional em Loures prepara alunos para um futuro nos transportes
Em Loures há uma escola profissional que há 25 anos prepara jovens para entrar no mercado de trabalho na área dos transportes através de uma parceria entre a autarquia local, uma associação e até uma federação de sindicatos
In Diário de Notícias Online | 09/11/2018

Escola profissional em Loures prepara alunos para um futuro nos transportes
Em Loures há uma escola profissional que há 25 anos prepara jovens para entrar no mercado de trabalho na área dos transportes através de uma parceria entre a autarquia local, uma associação e até uma federação de sindicatos
In Jogo Online (O) | 09/11/2018

Escola profissional em Loures prepara alunos para um futuro nos transportes
Em Loures há uma escola profissional que há 25 anos prepara jovens para entrar no mercado de trabalho na área dos transportes através de uma parceria entre a autarquia local, uma associação e até uma federação de sindicatos
In TSF Online | 09/11/2018

 

17/12/2018 - 25 ANOS DO IPTRANS - Câmara Municipal de Loures congratula IPTrans

A Câmara Municipal de Loures, em reunião ordinária de 2018.11.21, aprovou um voto de congratulação pelo 25º Aniversário do IPTrans-Instituto Profissional de Transportes desejando ao IPTrans "sucesso no seu crescimento e afirmação como escola profissional de referência no país assente no conhecimento, competências e nos valores da cidadania, solidariedade, responsabilidade social, sustentabilidade, excelência e profissionalismo..."

 

12/12/2018 - Desporto Escolar - Primeira Jornada de Andebol Feminino

Realizou-se, no passado dia 6 de Dezembro, a 1ª jornada, do Desporto Escolar, da nossa equipa de andebol feminino, no escalão de juvenis na Escola José Gomes Ferreira em Benfica.

Nesta jornada participaram as seguintes Escolas: Escola Secundária José Gomes Ferreira, Escola Braancamp Freire e IPTrans.

Cada equipa realizou 2 jogos, as primeiras equipas a entrar em ação foram as equipas do IPTrans e da Escola Secundária José Gomes Ferreira. Neste confronto a equipa da Escola Secundária José Gomes Ferreira levou a melhor tendo ganho ao IPTrans por 30 a 7.

No 2º jogo o IPTrans defrontou a equipa da Escola Braancamp Freire e esteve quase a vencer, depois de um resultado de 6-2 , ao intervalo, a nosso favor, acabámos por quebrar fisicamente e perder no final do jogo por 9-8.

Os jogos foram bem disputados e a nossa equipa deu boas indicações para os próximos jogos.

Vamos continuar a treinar para na próxima jornada, dia 19/1, a equipa estar mais preparada para os desafios da competição.

Força IPTrans!

Treinadores

  • João Véstia
  • Gonçalo Sequeira

 

06/12/2018 - Dia Internacional da Aviação Civil - 7 de Dezembro de 2018

No âmbito da comemoração do "Dia Internacional da Aviação Civil", dia 7 de dezembro, os alunos do 1.º e 3.º anos do Curso de Técnico de Tráfego e Assistência em Escala (TTAE) e do 2.º ano do curso de Técnico de Agência de Viagens (TAVT) vão desenvolver algumas atividades junto da comunidade escolar como sejam a reconstituição de um “Balcão de Serviço ao Cliente” com a simulação de uma Irregularidade (vouchers) e atraso/mudança de aeronave; e um Balcão Agência de Viagens” com a aplicação de medidas de segurança num ambiente aeroportuário.

A partir daí os alunos vão sendo encaminhados para o estúdio, para a visualização de um vídeo sobre o curso de TTAE, uma simulação de voo e um quiz.

Está prevista uma exposição sobre a evolução da aviação civil complementada com uma palestra de profissionais do sector da aviação civil, que irão partilhar experiências e esclarecimento de algumas dúvidas e questões dos alunos.

 

04/12/2018 - Seminário Nacional Emprego para todos - Promovido pela Câmara Municipal de Loures e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação

À hora a que escrevemos esta notícia, decorre este Seminário, cuja sessão de abertura contou com a participação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

A iniciativa integra-se na Semana da Inclusão.

O edil destacou a importância do investimento nos equipamentos públicos para os adaptar às pessoas com mobilidade reduzida e na importância da maior integração das pessoas com deficiência nas atividades letivas.

Referiu a importância de vários municípios se terem associado à iniciativa, sugerindo a ponderação da possibilidade legal de municípios terem mecanismo que permitam a contratação de mais pessoas com mobilidade reduzida.

Vieira da Silva destacou a importância da organização desta sessão pelo INR e valorizou o direito ao trabalho das pessoas com deficiência. Apesar da taxa de integração de referência de pessoas com deficiência ser atingível, lembrou que o desemprego destas pessoas é ainda superior ao das restantes.

O governante pôs o enfoque no direito ao trabalho, recordando que este é, talvez, a mais forte expressão da não discriminação.

Valorizou ainda a importância territorial dos serviços públicos, os quais devem garantir as acessibilidades, e chamou a atenção de que os incentivos à contratação de pessoas com deficiência nem sempre são bem conhecidos.

Refletiu ainda sobre o quadro legislativo, o qual distingue público e privado, e considerou que a solução das quotas, tema sempre polémico, é mais uma necessidade do que a única solução.

Comentou a proposta do Presidente da Câmara, sobre a contratação orientada para as pessoas com deficiência, como algo a refletir, considerando que a mesma não as deve encaminhar para atividades pré-definidas.

Do seu ponto de vista, o Estado ainda está longe de ser o exemplo mas questão fundamental é a da aposta na educação inclusiva.

Transmitiu também a ideia de que uma sociedade não inclusiva é mais pobre, recordando o exemplo impressionante do físico Stephen Hawkins.

Sintetizou, valorizando que a inclusão das pessoas com deficiência é um direito e uma necessidade, a qual precisa do contributo de todos.

Mais informação em http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=5776

 

04/12/2018 - Prova Final de RVCC de Nível Secundário

No dia 3 de dezembro cinco candidatos do Centro Qualifica, que estão a concluir o secundário fizeram a Prova Final.

Foi um dia de trabalho e de partilha.

Parabéns por mais uma etapa.

Votos de muito sucesso.

  • Gilmar Correia
  • Carlos Roque
  • Fátima Borges
  • Célia Fernandes
  • Bráulio Conceição

Os vossos objetivos, são os nossos objetivos.

 

03/12/2018 - Prova Final de RVCC de Nível Básico

No dia 29 de Novembro sete candidatos do grupo NB5 finalizaram os seus processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível básico, equivalente ao 9º ano.

Foi um dia de trabalho e emoções fortes.

O grupo iniciou o processo em Maio e hoje concluem, conforme a data prevista, sete candidatos.

Felicitamos os nossos finalistas:

  • Sueli Pinto
  • Andreína Pinto
  • Jorge Pinto
  • Elisabete Santos
  • João Ruivo
  • Diogo Ramos
  • Manuel Godinho

Muito sucesso para todos.

Os vossos objetivos, são os nossos objetivos.

 

30/11/2018 - Ensino e Formação Profissionais no Coração da Europa - Lançamento da Terceira Semana Europeia da Formação Profissional

Sob o lema «Descubra o seu Talento», milhares de jovens em toda a Europa terão a possibilidade de conhecer oportunidades de formação e carreira graças ao ensino e à formação profissional, através de mais de 1 000 eventos que se realizarão em toda a Europa até dezembro de 2018. A iniciativa reúne os prestadores de ensino e formação, as organizações da sociedade civil, as autoridades públicas, as organizações empresariais, os sindicatos e o público em geral, com o objetivo de sensibilizar para os benefícios do ensino e da formação profissionais (EFP).

A primeira edição da Semana Europeia da Formação Profissional teve lugar em 2016. Em 2017, realizou-se a segunda edição, com mais de 1585 atividades organizadas em toda a Europa que chegaram a 1 milhão de pessoas. Os eventos para a terceira edição por país podem ser consultados aqui.

Para mais informações

Sítio Web da Semana Europeia da Formação Profissional e mapa de eventos

Página de Evento do Facebook: Semana Europeia da Formação Profissional 2018

 

25/11/2018 - Município de Loures entregou Galardão de Mérito Empresarial

As empresas Ceramed Coatings, Eurofirst, Tété e Adega do Almirante foram as distinguidas na cerimónia do Galardão de Mérito Empresarial que, este ano, se realizou na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures, no passado dia 15.

A cerimónia de entrega do Galardão de Mérito Empresarial pretende distinguir a excelência e o desempenho do tecido empresarial do concelho de Loures, reconhecendo as empresas que se destacam pela sua importância socioeconómica, capacidade de inovação e contribuição para o desenvolvimento económico do concelho. Este ano, foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à Adega do Almirante, Atividades Hoteleiras, Lda., que na opinião do júri se distinguiu em diversas categorias.

Previamente à entrega do galardão, realizou-se este ano, pela primeira vez, a conferência Loures no contexto da Área Metropolitana de Lisboa: estratégia para 2030, que contou, como orador, com o professor catedrático Augusto Mateus, convidado a debater as principais linhas orientadoras para um plano de inovação tecnológica e empresarial, e o posicionamento do concelho de Loures na Área Metropolitana de Lisboa.

Augusto Mateus perspetivou caminhos de futuro para o desenvolvimento do concelho de Loures referindo "que não é possível pensar Loures sem pensar, adequadamente, o que é Lisboa, uma grande capital europeia". "Loures tem de fazer futuro, ajudando a ganhar a batalha pela afirmação de Lisboa no mapa da Europa e do Mundo", acrescentou. A dimensão internacional é muito importante, o relacionamento com o mundo não europeu é absolutamente relevante", alterou Augusto Mateus. O professor catedrático e ex-ministro da Economia alertou que o país necessita de "criar uma sociedade mais dinâmica e uma economia mais forte".

O presidente da Câmara Municipal de Loures, no âmbito da sua intervenção, apresentou os eixos prioritários para o desenvolvimento económico sustentável no concelho, salientando que "a afirmação de Loures no espaço metropolitano passa por estimular a Economia, captar investimentos de qualidade e apostar acolhimento de projetos de base tecnológica, que potenciem a renovação do nosso tecido empresarial, a criação de mais valor, riqueza e de emprego."

Bernardino Soares sublinhou o papel ativo do Município de Loures "no serviço público prestado às empresas", referindo à necessidade de "valorizar o tecido económico e premiar as boas-práticas e o sucesso das nossas empresas".

Inovação, ciência e tecnologia, formação, acessibilidades, investimento, fundos comunitários e relação das empresas com o mundo universitário foram alguns dos temas em destaque nesta conferência. Para além do orador Augusto Mateus, participaram na mesa redonda Nuno Almeida, vice-presidente da Hovione; Manuel Tarré, Presidente do Conselho de Administração da Gelpeixe; e Isabel Dias, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico, e Mónica Silvares, jornalista do ECO – Economia online.

Concluindo a cerimónia de entrega do Galardão de Mérito Empresarial, Bernardino Soares, saudou as empresas homenageadas, referindo-se ao Galardão como "uma valorização do trabalho de qualidade do nosso tecido empresarial, e o reconhecimento das empresas que melhor se destacam pelo seu empenhamento e consistência da sua atividade no concelho de Loures. O autarca fez questão de destacar o papel da Comissão de Avaliação do Galardão, composto "por representantes de diversas entidades locais e nacionais", que permite ter "uma abrangência de análise, garantindo que as escolhas são sólidas e que correspondem, de facto, a uma distinção merecida e inteiramente comprovada".

 

10/11/2018 - 1º Torneio de Street Handball - Comemorações dos 25 anos do IPTrans

O IPTrans organizou, para as Escolas da Freguesia de Loures, um Torneio de Street Handball, no âmbito das comemorações dos 25 anos da instituição.

Este ano, o IPTrans inscreveu 1 equipa de andebol feminino, escalão de juvenis, no Desporto Escolar.

O 1º Torneio de Street Handball decorreu a 7 de Novembro de 2018, nas instalações do IPTrans e contou com a participação de 8 equipas e 1 equipa de andebol federado do Loures.

As equipas foram divididas em 2 grupos de 4. As 2 equipas melhor classificadas de cada grupo disputaram as meias finais, para apurar as 2 finalistas.

A equipa vencedora do Torneio foi a equipa da Escola Secundária José Afonso.

 

10/11/2018 - Novo Serviço Online do IEFP

O IEFP, IP, no âmbito do processo de melhoria contínua e de aproximação às necessidades dos empregadores, passou a partir de dia 6 de novembro a disponibilizar a possibilidade de agendar online a sua visita ao Serviço de Emprego.

Assim, para além do acesso prioritário que tem nos serviços do IEFP, pode agora marcar comodamente o dia e hora para o seu atendimento, de acordo com o assunto pretendido.

O novo serviço de agendamento online permite-lhe:

  • agendar um atendimento através do seu computador ou dispositivo móvel;
  • escolher o local, dia e hora da sua preferência para ser atendido;
  • pesquisar, alterar ou cancelar marcações previamente agendadas.

Poderá aceder diretamente ao Portal de Marcações de Atendimento do SIGA ou através do portal iefponline, escolhendo a opção "Agendamento Online" que estará visível no ecrã de entrada e também na sua área de gestão. Será então direcionado para a marcação online da sua visita ao Serviço de Emprego. Para tal, deverá ter consigo as suas credenciais da Segurança Social Direta ou aceder com a chave móvel digital e cartão de cidadão.

Ficará de imediato informado do dia, hora e local para comparência no Serviço de Emprego e receberá um e-mail ou SMS com o comprovativo da marcação e um código que terá de utilizar no dia do atendimento.

Saiba ainda que tem ao seu dispor, em todos os Serviços de Emprego, a possibilidade de marcar o atendimento através dos seguintes canais: telefone, email ou presencialmente.

O IEFP está ainda ao seu dispor através do E-Balcão ou do telefone 300 010 001 do Centro de Contato do IEFP, todos os dias úteis das 8h00 às 20h00.

 

09/11/2018 - 25 ANOS DO IPTRANS

O IPTrans comemorou hoje 25 anos de existência.

Numa sessão solene realizada nas suas instalações, a iniciativa contou com a participação do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, entre muitas outras individualidades.

A sessão começou com a demonstração de atividades de transportes (autocarro panorâmico e ações de carga e descarga de camiões) e de logística (organização do armazém e demonstração do simulador de empilhador), prosseguindo com uma experiência de Tiago Brandão Rodrigues no simulador automóvel, em que o Ministro pode constatar os riscos de condução sobre a influência de álcool num contexto de acidente.

A iniciativa prosseguiu com visitas a duas salas de aulas de ação educativa e de transportes onde o governante interagiu com as alunas e com os alunos.

Depois de uma breve visita à exposição fotográfica sobre os 25 anos, Tiago Brandão Rodrigues e Bernardino Soares procederam ao descerramento da placa alusiva à efeméride.

A sessão formal começou com a intervenção de boas vindas do Presidente da Direção do IPTrans, Nelson Sousa, o qual recordou a génese da escola.O Presidente lembrou o trabalho de sucesso dos últimos 4 anos, que permitiu inverter completamente um processo de declínio, e iniciativas como a da criação dos cursos de motoristas e mecânicos.

Face à importância das ofertas proporcionadas pelo IPTrans, Nelson Sousa desafiou o Ministro a impor às escolas públicas a obrigação de permitirem a divulgação das ofertas profissionalizantes.

A terminar, o Presidente anunciou o projeto de ampliação e diversificação das instalações, com mais salas de aulas, armazém e gimnodesportivo.

"Hoje é um dia de homenagem e celebração para esta escola", assim como "para o ensino profissional que não pode ser secundarizado e não pode estar na periferia do que é a nossa escola", defendeu Tiago Brandão Rodrigues, em declarações aos jornalistas.

O ensino profissional permite a certificação profissional e académica e, para o ministro, a escola de Loures é "um belo exemplo de uma escola profissional vocacionada para os transportes que trabalha a partir do município de Loures para todo o país".

"É um bom exemplo porque forma os estudantes que passam por esta escola para integrarem o mercado de trabalho, mas dá-lhes valências, competências e qualificações para poderem efetivamente ir para o ensino superior, se assim o entenderem", sublinhou Tiago Brandão Rodrigues.

"As qualificações da escola são absolutamente fundamentais para sermos competitivos em termos económicos e para podermos viver melhor nas nossas cidades, com gente mais preparada a conduzir os nossos alunos, a trabalhar nos transportes públicos ou a fazer a distribuição de alimentos e de bens que tantas vezes acontece durante a noite e muitas vezes nem nos apercebemos de volume e dimensão que têm", lembrou.

"É uma boa parceria entre o mundo empresarial, uma organização sindical e também a câmara municipal", defendeu o ministro.

Nesta sessão usaram ainda da palavra o Presidente da SIMAB – Sociedade Instaladora dos Mercados Abastecedores -, o qual valorizou o protocolo de parceria assinado com o IPTrans na ocasião, e o Presidente da Câmara Municipal de Loures, que pôs em destaque a importância estratégica da escola para o cluster da logística do concelho de Loures.

Depois de uma pausa para café, em que o Ministro da Educação e o Presidente da Câmara cantaram os parabéns ao IPTrans, seguiu-se a segunda parte da sessão com a assinatura do Protocolo com a CR&M, Condução Ativa de Condução, testemunhos de dois antigos alunos, assinatura de declaração de intenções visando a constituição da Associação dos Antigos Alunos e Antigas Alunas do IPTrans e entrega de certificados de excelência, diplomas de finalistas e certificados do Centro Qualifica.

Nunca é demais agradecer a todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras do IPTrans que tornaram um sucesso este dia de celebração.

Veja aqui a notícia no Jornal Municipal de Loures.

Veja aqui a notícia na SIC.

Veja aqui a notícia no DN.

 

05/11/2018 - Aula prática do curso de Técnico/a de Transportes

O Professor José Soares, dos Transportes Florêncio & Silva, trouxe um veículo pesado de mercadorias para dar uma aula prática aos alunos dos 3 anos do curso profissional de Técnico/a de Transportes.

O objetivo principal foi ensiná-los a ter um olhar diferente sobre o "camião" que transporta os produtos que todos os dias consumimos nas nossas casas.

Os alunos ficaram a perceber, por um lado, as características do veículo e, por outro, toda a dinâmica que esta atividade envolve.

Assim se faz a ponte entre a aula teórica e a prática e se valoriza o contacto com a realidade que os ajuda a registar a informação que, mais tarde, deverão ter presente na sala de aula.

 

29/10/2018 - GO MARKET: Programa de Scale-Up de Negócios Inovadores - Candidaturas abertas até 15 de novembro!

O programa GO MARKET apoia empreendedores e startups no desenvolvimento de projetos piloto com o mercado e a indústria, baseado na rede de mais de 50 parceiros empresariais do Loures INOVA (sócios e parceiros).

A partir de inovação de base tecnológica, de produto ou serviço nas áreas da inovação agroalimentar, transportes e logística, será realizada ao longo do programa a validação do modelo de negócio e o desenvolvimento do produto ou serviço, com o apoio de uma rede de parceiros, mentores e especialistas, preparando a ideia para o mercado. O resultado final do programa é a criação de projetos piloto das startups, que serão apresentados a potenciais clientes, fornecedores e investidores no dia 7 de dezembro, no GO MARKET Open Day.

Datas:

  • Candidaturas: até 15 novembro
  • Bootcamp: 23 e 24 novembro
  • Mentoring: 26 novembro a 6 dezembro
  • GO MARKET Open Day: 7 dezembro
  • Incubação (opcional): 1 dezembro a 31 março

Destinatários:

  • Empresas / Empreendedores com produtos ou serviços inovadores;
  • Projetos Investigação (proof-of-concept).

FERRAMENTAS: Validação de Produto, Mentoring de Mercado, Matching com Clientes/Parceiros, Teste Produtos com Mercado, Design Modelo Negócio, Modelo de financiamento do Scale UP, Incubação.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Inserção nos setores estratégicos, Grau de Inovação do produto/serviço, Potencial da empresa/projecto, Modelo de Negócio, Criação de emprego, Impacto económico local.

CANDIDATURAS: aqui.

 

25/10/2018 - Centro Qualifica - Prova Final de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

dia 24 de outubro dois candidatos do nosso Centro QUALIFICA fizeram a sua Prova Final de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível secundário (12º ano).

Os candidatos apresentaram e refletiram sobre o trabalho realizado no decorrer do seu processo de Certificação.

Parabéns Pedro Rodrigues e João Silva.

 

03/10/2018 - Centro Qualifica - Prova Final de Nível Secundário

No dia 28 de setembro três candidatos do processo RVCC de nível secundário fizeram a sua Prova Final no Centro Qualifica do IPTrans.

Foi o fecho de um percurso, com o sentimento de dever cumprido e objetivos atingidos.

Parabéns Rute Moreira, Mário Gonçalves e Mariana Carriço.

Os vossos objetivos são os nossos objetivos.

 

21/09/2018 - Seminário Educação de Adultos realizou-se em Lisboa - Promovido pelo Conselho Nacional da Educação

No passado dia 20 de setembro, no auditório do Conselho nacional de Educação (CNE) realizou-se este interessante evento.

O IPTrans fez-se representar pelos Diretores Executivos, Helena Nunes e José Bourbon, e pela coordenadora do Centro Qualifica, Mariana Bispo.

Literacia, competências e qualificação da população adulta, Formação Profissional para os menos qualificados, Educação de adultos e adquiridos experienciais, Estratégias de Educação de adultos em regiões do "interior" e Educação de adultos e democracia foram os temas em debate.

De entre os muitos e ricos temas em análise, destacamos a importância do diagnóstico valorizador dos adquiridos e da formação mais focada nas competências sociais (por exemplo: saber escolher o tipo de tarifa9 as quais, por sua vez, se entrecruzam com as "escolares": linguagem, TIC, matemática e cidadania.

Foi um dia frutificante e inspirador para todos os envolvidos.

 

10/09/2018 - Arranque do ano letivo a 12 e a 17 de setembro

As novas turmas do 1º (10º) ano dos cursos profissionais iniciam as aulas a 17 de setembro, pelas 8h30. Isto deve-se à necessidade de preparar convenientemente o arranque do ano letivo das novas turmas.

Quanto às restantes turmas (incluindo Operador de Informática - 9º ano), iniciam na próxima 4ª feira, 12 de setembro, pelas 8h30.

VOTOS DE UM BOM ANO LETIVO, PLENO DE SUCESSO!

 

14/08/2018 - Alunos que frequentam Cursos Profissionais nas Escolas Profissionais têm maior taxa de sucesso

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) publicou um trabalho relacionado com a conclusão do ensino profissional e o abandono escolar e que está disponível na sua página web e pode ser consultado AQUI.

Importa referir que o estudo da DGEEC põe em evidência os percursos dos alunos que começaram um curso profissional em 2014/2015 e terminaram em 2016/2017, em que se salienta que 67% dos matriculados nas escolas profissionais concluíram o curso em três anos, enquanto nos outros estabelecimentos essa taxa de conclusão é de 56% (ver página 10). O o mesmo estudo regista que, felizmente, nos últimos 3 ciclos formativos, há um considerável progresso na taxa de sucesso nos dois tipos de entidades. Porém, as escolas profissionais estão muitos pontos à frente, também quanto aos alunos que começaram em 2012/13 (mais 12 pontos percentuais) e em 2013/14 (mais 7) conforme se pode ver na tabela da página 20.

Recomendamos a leitura do estudo da DGEEC que tem um conjunto de informação regional e por oferta formativa, por idades, sexo, etc, que vale a pena analisar e debater, sendo pena que os dados por região não reflitam as taxas de conclusão, conforme a natureza dos estabelecimentos.

Com realismo e confiança, temos a evidência de que é nas escolas profissionais, em geral, que melhor funciona o ensino profissional. Passados quase 30 anos depois de ser criado e implementado pelas escolas profissionais, essa é hoje uma evidência clara.

 

09/08/2018 - ANTRAM e Fectrans assinam novo Contrato Coletivo de Trabalho

A ANTRAM e a FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações) acabam de assinar o novo Contrato Coletivo de Trabalho (CCTV) do setor.

O documento – que aguarda agora a sua publicação no Boletim de Trabalho e Emprego (BTE) e que resulta de um período negocial de mais de dois anos – integra uma revisão global das questões relativas à organização do tempo de trabalho, à profissionalização e flexibilidade das empresas e, ainda, à remuneração.

O novo CCTV elimina a obrigação do descanso das 24 horas, exigida aos motoristas de internacional antes do início de uma nova viagem, e que acrescia aos dias de descanso semanal. O documento deixa claro, também, que o trabalho prestado no dia de descanso semanal complementar (por regra, o sábado) não dá direito a descanso compensatório. Destaque-se, ainda neste ponto, a introdução de uma figura semelhante à isenção de horário de trabalho para os motoristas afetos ao serviço nacional, nos termos apenas existente para os motoristas internacionais.

O novo CCTV passa a exigir uma maior profissionalização dos motoristas, com as empresas a terem de suportar os custos de manutenção das certificações legais de acesso à profissão dos seus trabalhadores. Com o intuito de distinguir e compensar os trabalhadores – conforme a dificuldade do tipo de serviço de transporte que realizam –, o novo CCTV altera, igualmente, a estrutura de pagamento, introduzindo-se a figura dos complementos salariais, com valores diferentes em função do veículo utilizado e âmbito geográfico do transporte.

Ainda em matéria de remuneração, é introduzida a cláusula de ajudas de custo diárias, que substitui a anterior forma de pagamento prevista,– pagamento à fatura das despesas com as refeições para os motoristas de internacional. Neste caso concreto, as empresas são livres de adotar os seus sistemas de cálculo, ficando, porém, limitadas a um valor máximo e a um mínimo/dia, calculado em função da pernoita quando se trata de um motorista deslocado. Ainda no âmbito da profissionalização do setor, destaque-se que o regime do período experimental foi alterado, passando dos 15 dias de período experimental para 90 dias, a que acresce, ainda, o período relativo à formação inicial que lhe tenha sido dada.

No campo da flexibilidade que é exigida, atualmente, às empresas, elimina-se a obrigação destas em garantir o regresso dos trabalhadores na altura da Páscoa. Quanto ao regresso no Natal, este continua a estar previsto, mas permite-se que o mesmo seja substituído por outro dia, com significado equivalente para o trabalhador ou, em alternativa, na Passagem de Ano. De salientar ainda a proibição dos motoristas em realizar operações de cargas e descargas. "Apesar das equacionadas exceções, pretende-se, assim, combater um dos grandes problemas atuais do setor: as cargas e descargas que são exigidas aos motoristas por parte das grandes superfícies/centros logísticos", segundo comunicado.

A assinatura do novo Contrato Coletivo – que contou com a presença de Gustavo Paulo Duarte (presidente da ANTRAM) e de José Manuel Oliveira (coordenador da FECTRANS) assume-se como a primeira fase de um processo que a ANTRAM pretende continuar a desenvolver com os parceiros sociais, adequando-o sucessivamente para que represente a nova realidade setorial.

Fonte:http://logisticamoderna.com/antram-e-fectrans-assinam-novo-contrato-coletivo-de-trabalho/