FORMAÇÃO CONTÍNUA
50 HORAS
Língua estrangeira - iniciação - inglês
Formação em horário laboral ou pós-laboral por apenas € 140,00

Conteúdos

  • Competências de interpretação
    • Ouvir/Ver
      • Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
      • Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
      • Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros)
    • Ler
      • Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Deteção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros)
      • Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos
      • Perceção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
      • Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
      • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade
  • Competências de produção
    • Falar/Escrever
      • Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
      • Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes
      • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
      • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade
      • Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
      • Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse
      • Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
      • Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação
      • Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais
      • Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação