FORMAÇÃO CONTÍNUA
50 HORAS
Ética e deontologia em geriatria
Formação em horário laboral ou pós-laboral por apenas € 140,00

Objetivos

  • Identificar as características essenciais do técnico de geriatria.
  • Reconhecer e aplicar os princípios fundamentais da deontologia e ética, na função de acompanhamento do idoso.
  • Explicar as diferentes formas de resolução de conflitos, consoante as características dos mesmos.

Conteúdos

  • Perfil do técnico de ação direta em geriatria
    • Qualidades do técnico em geriatria
    • A relação humana que o técnico deve estabelecer com o idoso
    • Funções do técnico de ação direta em geriatria
    • Importância da resiliência nos técnicos de geriatria
  • Fatores associados ao comportamento social e emocional do técnico
    • Fatores que influenciam o comportamento social e emocional
    • Aspetos da linguagem que se devem ter sempre em conta na relação com um idoso
    • Aspetos atitudinais que se devem ter em conta na relação com um idoso
  • Apresentação pessoal e higiene do técnico de ação direta em geriatria
    • Higiene e o arranjo pessoal do técnico
    • Higiene dos instrumentos de trabalho (farda, calçado, entre outros)
    • Apresentação pessoal do técnico
  • Ética e Deontologia
    • Conceitos de ética e deontologia
    • Alguns aspetos inerentes à ética e deontologia (responsabilidade, sigilo profissional...)
  • Código deontológico do técnico de ação direta em geriatria
    • Direitos e deveres do técnico
  • Atos e ações corretas e incorretas
    • Atos lícitos e ilícitos
    • Atos legítimos e ilegítimos
    • Sanções
  • Princípios e valores
    • Principais princípios no trabalho em geriatria (competência, responsabilidade, integridade e respeito pelos direitos e dignidade da pessoa)
    • Principais valores a defender na prática em geriatria
  • Técnicas de resolução de conflitos
    • Técnicas que se devem usar (deliberação e persuasão - em casos extremos)
    • Técnicas que nunca se devem usar (manipulação e coerção)
  • Comportamento do técnico face às barreiras atitudinais do idoso
    • Barreiras atitudinais do idoso
    • Role-play de situações problema
  • Direitos humanos dos idosos
    • Direito à independência
    • Direito à participação
    • Direito à assistência
    • Direito à autorrealização
    • Direito à dignidade
  • Protocolo de atuação em caso de deteção de casos de maus tratos
  • Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais
    • Competências relacionais
    • Competências criativas
    • Competências de gestão do tempo
    • Competências de gestão da informação
    • Competências de tomada de decisão
    • Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
  • Pesquisa de informação para procura de emprego
  • Curriculum vitae
  • Candidatura espontânea
  • Entrevista de emprego