FORMAÇÃO CONTÍNUA
25 HORAS
Comunicação interpessoal e institucional
Formação em horário laboral ou pós-laboral por apenas € 80,00

Objetivos

  • Reconhecer o processo de comunicação interpessoal e institucional.
  • Realizar as operações intrínsecas ao processo de comunicação institucional.

Conteúdos

  • Comunicação interpessoal
    • Comunicação interpessoal – conceitos gerais
      • - Discussão
      • - Conflito
      • - Consenso
      • - Negociação
      • - Argumentação e persuasão
      • - Concessão
      • - Prova
      • - Confiança
      • - Escuta
      • - Influência
    • Análise de comportamentos individuais e em grupo
    • Gestão de fluxos de comunicação entre ambientes culturais diferentes
    • Técnicas de apresentação e de argumentação em contexto negocial
    • Condução de uma negociação ou de outra atividade de grupo com aplicação de estratégias adequadas a tipos de situações e contextos
    • Adaptação à audiência numa ação de formação da linguagem e métodos de comunicação
    • Técnicas de animação de uma reunião, de uma discussão eletrónica de grupo ou de uma comunidade virtual
  • Comunicação institucional
    • Comunicação institucional – fundamentos gerais
      • - Edição
      • - Carta gráfica
      • - Multimédia
      • - Montagem
      • - Revista de imprensa, Desdobrável e encarte
      • - Publicidade de produto e institucional
      • - Stand eexposição
      • - Afixação e painel
      • - Organização virtual
      • - Redes de comunicação
    • Utilização de meios de difusão
      • - Magnetoscópio
      • - Retroprojetor, projetor vídeo e data-show
      • - CD-ROM
      • - Câmara de vídeo, câmara digital e máquina fotográfica
      • - Televisão
      • - Banco de imagens ou de vídeo
      • - Internet
    • Identificação de mensagens dirigidas à organização
      • - Mensagens postais e eletrónicas
    • Meios de comunicação social
    • Preparação de elementos de informação para o exterior da organização
      • - Dossiê de imprensa
      • - Comunicados de imprensa
      • - Notícias
      • - Newsletters
      • - Folhetos e desdobráveis
    • Análise de necessidades de comunicação institucional
    • Redação do caderno de encargos para prestação de serviços de comunicação e acompanhamento do processo
      • - Fotógrafo, jornalista e cineasta
      • - Agência
    • Montagem de textos e ilustrações
    • Preparação de exposições na organização ou em eventos externos