OFERTA FORMATIVA
CURSOS PROFISSIONAIS
Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos
Ciências Informáticas
CURSOS PROFISSIONAIS

O que é?

O/A Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos instala equipamentos e redes, faz a sua manutenção e administração. Tem competências para realizar atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas.

O que faz?

  • Instala e configura computadores, isolados ou em rede, dispositivos, periféricos e programas informáticos;
  • Diagnostica e corrige falhas no funcionamento de sistemas informáticos;
  • Instala, configura e administra sistemas operativos de rede e aplicações de comunicação de dados (e-mail, Internet, etc.);
  • Instala, configura e promove soluções de segurança informática (antivírus, firewall, backup, etc.);
  • Desenha circuitos eletrónicos, concebe a montagem de circuitos e solda componentes eletrónicos.

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos pode desenvolver a sua atividade em empresas fornecedoras de soluções informáticas de hardware, empresas de manutenção de equipamentos informáticos, empresas e instituições detentoras de sistemas informáticos e empresas vendedoras de equipamentos informáticos.

De que formação precisa?

Para o exercício da profissão de Técnico/a de Gestão de Equipamentos Informáticos é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 4 na respetiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Ciências Informáticas (481), que se pode obter através da frequência e conclusão deste curso profissional.

Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.

A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4.