CURSOS PROFISSIONAIS
Técnico/a de Apoio à Infância
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

O que é?

O/A Técnico/a de Apoio à Infância acompanha e vigia crianças, sob supervisão dos educadores de infância ou de forma autónoma, para garantir a sua segurança e bem-estar. Colabora na organização e desenvolvimento das atividades educacionais.

O que faz?

  • Presta cuidados às crianças respondendo às necessidades individuais de sono, alimentação, higiene corporal e da saúde;
  • Desenvolve comportamentos que fomentam a aquisição de hábitos de autonomia e autoconfiança por parte da criança;
  • Colabora com a educadora de infância na execução de atividades lúdicas e pedagógicas;
  • Assegura a vigilância do grupo de crianças que lhe estão atribuídas;
  • Assegura a manutenção, organização e gestão das salas e dos materiais utilizados.

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Apoio à Infância pode desenvolver a sua atividade profissional em instituições públicas ou privadas tais como creches, jardins-de-infância, escolas, instituições de solidariedade social, internatos e outras estruturas de apoio escolar e familiar.

Que formação precisa?

Para o exercício da profissão de Técnico/a de Apoio à Infância é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 4 na respetiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (761), que se pode obter através da frequência e conclusão deste curso profissional.

Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.

A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4.