OFERTA FORMATIVA
CURSOS PROFISSIONAIS
Técnico/a de Apoio Psicossocial
Trabalho Social e Orientação
CURSOS PROFISSIONAIS

O que é?

O/A Técnico/a de Apoio Psicossocial promove, autonomamente ou integrado em equipas multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades, no domínio dos cuidados sociais, de saúde e da intervenção social e comunitária.

O que faz?

  • Diagnostica, analisa e avalia diferentes domínios, contextos, situações, problemas e comportamentos sobre os quais seja necessário intervir;
  • Planeia, organiza, desenvolve e avalia programas, projetos, ações e atividades que deem resposta às necessidades diagnosticadas;
  • Intervém junto de indivíduos, grupos, comunidades ou populações com necessidades específicas promovendo o seu desenvolvimento pessoal e sociocomunitário;
  • Participa em equipas pluridisciplinares que desenvolvam atividades no âmbito da Educação para a Saúde.

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Apoio Psicossocial pode desempenhar funções na área de intervenção onde sejam detetadas necessidades especiais, nomeadamente em empresas de cuidados de saúde, jardins-de-infância e creches, escolas dos diversos níveis de ensino, lares de terceira idade, centros de ATL e autarquias.

De que formação precisa?

Para o exercício da profissão de Técnico/a de Apoio Psicossocial é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 4 na respetiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Trabalho Social e Orientação (762), que se pode obter através da frequência e conclusão deste curso profissional.

Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.

A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4.