OFERTA FORMATIVA
CURSOS PROFISSIONAIS
CURSOS PROFISSIONAIS

O que é?

O Animador Sociocultural promove o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades. Organiza, coordena e desenvolve atividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo.

O que faz?

  • Diagnostica e analisa, em equipas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção relativas ao grupo-alvo e ao seu meio envolvente;
  • Planifica e implementa, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sociocomunitária;
  • Desenvolve atividades diversas como: ateliês, visitas a museus, encontros desportivos, culturais, recreativos e intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, culinária, passeios ao ar livre, etc.;
  • Promove a integração social em grupo, envolve as famílias e fomenta a interação entre os vários atores sociais da comunidade.

Onde pode trabalhar?

O Animador Sociocultural pode desenvolver a sua atividade profissional em serviços públicos e privados, tais como hospitais e clínicas, centros de atividades de tempos livres, associações, empresas de animação turística, centros de apoio social e autarquias.

De que formação precisa?

Para o exercício da profissão de Animador Sociocultural é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 4 na respetiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Trabalho Social e Orientação (762), que se pode obter através da frequência e conclusão deste curso profissional.

Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.

A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4.