CURSOS PROFISSIONAIS
Técnico/a de Turismo
Turismo e Lazer

O que é?

O/A Técnico/a de Turismo executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.

O que faz?

  • Presta informações de carácter turístico sobre o país e o local onde se encontra;
  • Organiza eventos, conferências e acompanha programas de animação turística para grupos;
  • Atende e acompanha clientes, identificando as suas expectativas e orientando as suas escolhas;
  • Efetua a pesquisa de diversos tipos de informação para promover produtos e serviços turísticos e prestar assistência ao cliente;
  • Efetua reservas e emite documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar.

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Turismo pode desempenhar as suas funções em empresas e empreendimentos turísticos e hoteleiros, câmaras municipais, museus, companhias aéreas, operadores turísticos e agências de viagens.

Que formação precisa?

Para o exercício da profissão de Técnico/a de Turismo é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 4 na respetiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Turismo e Lazer (812), que se pode obter através da frequência e conclusão deste curso profissional. Sendo uma profissão regulamentada é ainda necessário obter uma carteira profissional emitida pelo Turismo de Portugal, I.P..

Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.

A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4.