ARTIGOS
03/10/2022 - Plenário da Comissão Social Inter-Freguesias

No passado dia 29 de setembro, pelas 10h00, reuniu-se a Comissão Social Inter-Freguesias de Loures, Lousa, Fanhões e Bucelas nas instalações do IPTRANS.

Neste Plenário, foram abordados alguns assuntos do interesse da nossa comunidade, tais como, a plataforma RPS e a participação dos nossos alunos e alunas do curso Técnico de Ação Educativa nas atividades relacionadas com alguns temas importantes para as instituições.

30/09/2022 - Dia Europeu do Desporto no IPTrans

Entre os dias 23 e 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto (SED), teve como objetivo promover o desporto e a atividade física.

A campanha #BEACTIVE, incentiva cada um a ser ativo, não só durante esta semana, mas ao longo de todo o ano.

O tema associado ao evento deste ano, Dia Europeu do Desporto na Escola, foi o "Green in Sport – Desportos na Natureza".

Neste contexto e aderindo ao desafio, o IPTrans deslocou-se até ao Parque Adão Barata (Parque da Cidade), que nos ofereceu todas as condições para uma manhã dinâmica e enérgica.

O principal objetivo foi ser ativo pelo menos durante 120m, e tudo contou: correr, saltar, dançar, jogar...

Foi uma manhã de muita diversão, música e atividades desportivas, em que alunos, professores e pessoal não docente, conviveram e assinalaram o fecho da Semana Europeia do Desporto.

#SED2022 #BEACTIVE #municipiodelouresdesporto #louresfazemosdesporto

28/09/2022 - Dia Europeu do Desporto

O dia Europeu do Desporto na escola celebra-se sexta-feira.

Vem assinalar esta data connosco, no parque da cidade em Loures a partir das 9h!

Atividades desportivas e música não vão faltar!

27/09/2022 - Festival Emoções

O festival das emoções, organizado pela associação Agita que é nossa parceira no apoio psicossocial aos alunos, decorreu de dia 22 até ao passado domingo.

Ao longo do festival houve peças de teatro, concertos, uma feira de artesanato e street food.

Contou com o apoio da CML e da Junta de Freguesia de Santa Iria da Azoia.

Agradecemos à Agita o convite e parabenizamos a organização do evento!

22/09/2022 - Ação semana da mobilidade

Esta quinta-feira celebra-se o dia Mundial sem Carros, destinado a sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades e como tal, divulgamos a ação de sensibilização na rua da nossa escola, para os automobilistas que fazem um uso abusivo da via, prejudicando a locomoção e segurança dos nossos alunos no seu trajeto de acesso à escola.

Esta foi uma iniciativa que resultou do debate e reflexão sobre os problemas de mobilidade que os nossos alunos sentem no seu quotidiano e resulta da promoção da Semana Europeia da Mobilidade,que contou com a participação dos cursos TAE, TCVTR e TGT.

E não se esqueça: neste dia, pense duas vezes antes de tirar o carro da garagem. Será uma boa oportunidade para dar o exemplo aos seus filhos, promover o uso de transportes públicos e para os educar relativamente às boas práticas ambientais.

20/09/2022 - Novo ciclo na Escola Náutica - Tomada de posse de novo Presidente

A cerimónia de tomada de posse de Vítor Correia, Presidente da ENIDH - Escola Superior Naútica Infante D. Henrique, realizou-se esta segunda-feira dia 19 de Setembro de 2022.

Presidiu à sessão o secretário de estado do mar, José Maria Fonseca. A mesa da sessão foi ainda composta pelo Presidente do conselho geral, pelo Vice-presidente do conselho dos institutos politécnicos públicos e pelo novo Presidente da ENIDH.

A histórica Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, que tem como objetivo formar oficiais para a marinha mercante, caminha a passos largos para o seu centenário: 100 anos a valorizar a escola e as profissões ligadas ao mar.

No contexto atual, enfrenta, como principais desafios, a sustentabilidade ambiental, a digitalização, as tecnologias 4.0, e as rápidas mudanças tecnológicas.

20/09/2022 - Feira de emprego na Apelação

No passado dia 17 de setembro, teve lugar a "Expo Fonte" - Feira de emprego, nas instalações do Centro Comunitário da Apelação, tendo como objetivo principal a promoção da empregabilidade, através da divulgação de ofertas de emprego e formação profissional

O IPTrans marcou presença, de forma a dar a conhecer a sua entidade, atividades, bem como a formação profissional disponível e o seu Centro Qualifica (reconhecimento de competências escolares).

O evento contou com uma organização a cargo de diversas entidades, entre as quais a AMUA, Associação Comunitária da Apelação, Câmara Municipal de Loures e CLDS 4G "Fonte de Mudança".

09/09/2022 - Regresso às Aulas - 14 SETEMBRO

Estamos à tua espera!

05/08/2022 - Reunião internacional do projeto realizou-se no IPTrans - Projeto VET21001

De 2 a 4 de agosto teve lugar mais uma reunião do projeto VET21001, financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Este projeto visa a criação de um conjunto de ferramentas standardizadas para apoio à implementação do sistema de qualidade EQAVET, com recurso à norma ISO 21001, dirigido às escolas que ministram cursos profissionais.

Presentes 8 participantes das seis organizações parceiras: ERIFO – Ente di Ricerca e Formazione (Itália), SKUPNOST – VSS – Associação Eslovena das Escolas Superiores Profissionais (Eslovénia), KIC – Centro de Conhecimento e Inovação (Malta), MCAST – Colégio de Artes, Ciência e Tecnologia (Malta), AEVA/EPA – Escola Profissional de Aveiro (Portugal) e AEPTL/IPTrans – Escola Profissional de Loures (Portugal).

Durante os 3 dias de trabalho os participantes fizeram um ponto de situação sobre os resultados já obtidos, com particular destaque para os resultados n.º 5, relativos ao "kit de ferramentas" (modelos de instrumentos de gestão) e analisaram o plano de disseminação e os aspetos administrativos e financeiros.

O sucesso desta reunião contou com a preciosa colaboração do Município de Loures, o qual disponibilizou almoços, transportes e lembranças.

O nosso muito obrigado!

22/06/2022 - Formar para Melhorar - Educação de Adultos - Projeto Erasmus+

Projeto ERASMUS + (Centro Qualifica do IPTrans no consórcio com a Escola Secundária Eduardo Gageiro e com a Escola Secundária José Afonso).

Formar para melhorar - Educação de adultos

Entre 29 de maio e 4 de junho, 2 elementos da equipa participaram na mobilidade à Grécia, mais precisamente na cidade de Larissa, e participaram na formação: "21st Century Approach To Adult Education".

Realçar a importância que a "cidade de Larissa" concedeu a esta iniciativa de ERASMUS pois os participantes foram recebidos na Câmara Municipal, pelo seu Vice-presidente, com o intuito de expor as mudanças que estão a ser efetuadas ao nível educativo, na cidade, tendo presente os fundamentos de uma educação transformadora.

Inclusivamente, fomos notícia no jornal local!

22/06/2022 - Formar para Melhorar - Educação de Adultos - Projeto Erasmus+

Ontem, foi o momento escolhido para realizarmos a disseminação da mobilidade à Islândia, junto da equipa do CQ, com o tema "Developing 21st Century Teaching Skills".

A Prof.ª Vânia Nunes, com toda a sua paciência, partilhou os conhecimentos adquiridos para que no futuro possam ser trabalhados junto dos nossos adultos.

Vânia, obrigada pela partilha!

13/06/2022 - Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde (PDSS) de Loures em debate - Encontro de reflexão e partilha a 9 de junho

A reunião foi presidida pela Vereadora Sónia Paixão a qual, sobre a descentralização de competências, afirmou a ambição do Município de fazer tão bem ou melhor do que a administração central.

A edil destacou ainda as presenças de representantes de todos os executivos das freguesias do concelho para além de muitas das organizações com assento no Conselho Local de Ação Social.

Coube a Ana Oliveira da consultora Logframe, apresentar um breve resumo do PDSS 2021/2025, destacando que este pretende ser instrumento para mudanças concretas, pelo que exige planos de ação.

Teceu algumas considerações sobre os 5 eixos (Ação social – família e comunidade, Deficiência e incapacidade, Infância e juventude, Envelhecimento e Saúde) e concluiu informando que vão ser realizados workshops por eixo para a concretização dos respetivos planos de ação.

O objetivo é, dentro de um mês, termos as versões finais dos planos de ação

31/05/2022 - Rota de Água - Prémio da semana Europa

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, domínio grupo 1, Educação Ambiental, os alunos da turma 2º TAE 20/23 participaram na atividade: Rota de Água|Prémio da semana Europa.

A Educação Ambiental pretende incentivar os alunos a conhecer o que implica o conceito de sustentabilidade associado a uma responsabilidade inter-geracional.

Promove ainda a reflexão sobre causas de alterações climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem.

26/04/2022 - III Congresso Europeu Sobre Uma Justiça Amiga das Crianças

Após o sucesso do II Congresso Europeu Sobre Uma Justiça Amiga das Crianças que organizámos em Maio de 2018 e que contou com a participação de 42 oradores e de cerca de 500 Congressistas e com o objetivo de promover um amplo debate sobre as formas de prevenção da delinquência juvenil, está em preparação o III Congresso que terá lugar nos dias 4 e 5 de Maio de 2022, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Partindo uma vez mais das Diretrizes "Uma Justiça Amiga das Crianças", este Congresso incidirá, especialmente, nos Direitos Humanos das Crianças.

Para a realização deste evento conta-se com a parceria de diversas entidades Públicas e da Sociedade Civil, nomeadamente a Procuradoria-Geral da República, a Ordem dos Advogados, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o Instituto da Segurança Social, I.P., a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Centro de Estudos Judiciários, o Centro de Direito da Família da Universidade de Coimbra, o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Atlântica, a Casa Pia de Lisboa e a CrescerSer – Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família.

Todas as informações sobre o Congresso estão disponíveis em http://congresso.comdignitatis.org/.

11/04/2022 - Projeto Transforma Portugal

Esta iniciativa procura a promoção e apoio da ação voluntária de estudantes do ensino superior que queiram desenvolver ações de serviço à comunidade, em modelo de micro-empreendedorismo cívico (com um apoio financeiro até ao limite de € 400 por projeto).

As ações propostas devem responder aos problemas gerados em duas áreas específicas:

  • Categoria A - Apoio a crianças e jovens refugiados em Portugal;
  • Categoria B – Apoio a estudantes do ensino superior, em situação de vulnerabilidade.

Na plataforma do Transforma Portugal - www.transformaportugal.pt – encontrará disponível o formulário de inscrição.

O prazo de candidatura é até ao dia 30 de abril.

Poderá esclarecer todas as questões com a gestora do projeto – Janina Morgantini – janina.morgantini@forum.pt ou 218854730.

23/03/2022 - Campanha #WaterOfTheFuture - Evento de Lançamento

#WaterOfTheFuture é uma campanha de sensibilização pan-europeia que procura influenciar jovens europeus de oito Estados-membros da UE e Cabo Verde, e com foco nos desafios e práticas relacionadas com a escassez de água.

A campanha #WaterOfTheFuture enquadra-se no projeto PeopleandPlanet, financiado pela União Europeia.

Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) e pela FUEL.

Estivemos presentes no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, na Fábrica de Água de Alcântara, onde foi o lançamento da campanha, ao mesmo tempo que em todos os países onde o projeto PeopleandPlanet está a ser implementado.

Após o "pontapé de saída" com as entidades envolvidas, tivemos o privilégio de ouvir uma mensagem do nosso Presidente da República, Professor Marcelo Ribeiro de Sousa e depois à conversa com Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal e as ativistas Catarina Barreiros e Joana Tadeu, influencers de sustentabilidade.

18/03/2022 - Prémio Agostinho Roseta

O Prémio Agostinho Roseta, instituído no ano 2000 pelo Ministério da Solidariedade e do Trabalho, tem natureza simbólica e pretende homenagear a personalidade que se distinguiu na dedicação do seu trabalho e da sua vida, a contribuir para a melhoria e dignificação do trabalho, e das condições em que é prestado.

A abertura ao diálogo social, a defesa da participação dos trabalhadores na empresa, a renovação das relações de trabalho e o empenhamento reflexivo no desenvolvimento de novos temas e abordagens ao fenómeno do trabalho marcaram, entre outros ideais, a personalidade de Agostinho Roseta.

O Prémio de Mérito, desenvolvido pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, constitui-se essencialmente num testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de boas práticas em domínios relevantes para a melhoria e dignificação do trabalho, e das condições em que é prestado, e para o incremento do diálogo social, ou na realização de estudos e trabalhos de investigação sobre estas matérias.

Com esta iniciativa, o incentivo à participação e à difusão do prémio, bem como o interesse pelo conhecimento e o espírito de rigor e de excelência nas matérias a que o galardão diz respeito é reconhecido em duas categorias: Boas Práticas e Estudos e Trabalhos de Investigação.

A Categoria Boas Práticas — visa premiar boas práticas em domínios da qualificação dos recursos humanos, inovação organizacional, segurança e saúde no trabalho, diálogo e concertação social e cidadania empresarial, com participação dos trabalhadores na empresa.

A Categoria Estudos e Trabalhos de Investigação — visa premiar estudos e trabalhos de investigação no âmbito das relações laborais, segurança e saúde no trabalho, participação dos trabalhadores nas empresas, concertação social, sindicalismo e associativismo, emprego e formação profissional e conciliação da vida profissional com a vida familiar ou que parcialmente obedeçam aos critérios temáticos para o enriquecimento do leque de abordagens dos temas do Prémio.

O Prémio, para cada uma das categorias, consiste na atribuição de um valor pecuniário no montante de 12.500 euros.

O Regulamento encontra-se disponível para consulta e descarregamento em: Prémios IEFP

O procedimento de inscrição é efetuado eletronicamente, através do portal iefponline, podendo aceder diretamente à página de candidatura num dos links abaixo identificados:

Candidatura à categoria de Boas Práticas

Candidatura à categoria de Estudos e Trabalhos de Investigação

14/03/2022 - Comissão Social Inter-Freguesias de Loures, Lousa, Fanhões e Bucelas - Plenário

A Comissão reuniu a 10 de março, no auditório Tomás Noivo, edifico da Junta de Freguesia de Bucelas.

Foram definidos alguns pontos na ordem de trabalhos, tais como, a reorganização do funcionamento da CSILLFB, a apresentação e aprovação dos planos de ação, quer para o Grupo de Trabalho Ação Social, quer para o Grupo de Trabalho Seniores. A eleição de um representante da CSILLFB no CLAS, a proposta de adesão de um novo parceiro, a entidade Diálogos Valiosos – Associação (APAR) e por fim, nos outros assuntos, a apresentação da Plataforma RPS- Rede de Parceria Solidária.

Este último ponto esteve a cargo de José Bourbon e Gonçalo Sequeira, tendo sido feita uma apresentação do ponto de situação do desenvolvimento da plataforma, incluindo uma visualização dos conteúdos da mesma.

O trabalho da plataforma vai prosseguir, e o objetivo é que até ao final do mês de março seja criado um manual de utilizador e até ao final do mês de abril, as melhorias já identificadas sejam corrigidas.

A reunião terminou com o agendamento de um novo Plenário, para o dia 2 de junho, pelas 10 horas, com uma forte possibilidade de o IPTRANS receber esta reunião.

28/01/2022 - Apresentação - Portefólio Reflexivo de Aprendizagem

Para encerrarmos o ano de 2021 em pleno, no passado dia 28 de dezembro, 2 dos nossos adultos de RVCC de secundário e 5 dos nossos adultos de RVCC de básico apresentaram o seu Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) e concluíram mais uma fase do seu percurso escolar.

Parabéns a todos.

Votos de muitos sucessos pessoais e profissionais.

Boa sorte!

28/01/2022 - 1ª Disseminação de projeto Erasmus - Formar para Melhorar

Com o grupo de Básico a terminar o seu processo RVCC, foi necessária uma “injeção” de motivação para o momento das apresentações ao Júri.

Assim a nossa TORVC Dr.ª Daniela, preparou uma sessão dinâmica e motivadora que ajudou os adultos a ficarem mais confiantes e seguros.

Temos a certeza que vai tudo correr bem.

28/01/2022 - 2ª Disseminação de projeto Erasmus - Formar para Melhorar

Na abertura do novo grupo de RVCC de secundário NS29, as aprendizagens realizadas na mobilidade à Croácia foram uma grande ajuda.

Na primeira sessão e com objetivo de criar relações, motivar os adultos e levar os adultos a refletir na sua história de vida a Coordenadora do centro Dr.ª Helena Nunes e a TORVC Dr.ª Susana prepararam e realizaram algumas dinâmicas de grupo.

As atividades foram tão interessantes e tão participadas que o grupo nem deu pelo tempo passar.

Foi uma noite verdadeiramente auspiciosa - esperamos que os adultos mantenham esta motivação até ao final do seu processo e que o concluam com muito sucesso.

21/01/2022 - Prémio de Boas Práticas Erasmus+

O Centro Qualifica do IPTrans está muito orgulhoso por ter participado no projeto ERASMUS + Educação de Adultos "Rede Municipal de Escolas Formadoras em TIC para a Comunidade Local” do Consórcio de escolas:

  • Escola Secundária José Afonso;
  • Escola Secundária Eduardo Gageiro;
  • Escola Secundária de S. João da Talha;
  • Escola Profissional de Loures – Centro Qualifica IPTrans.

Para além das aprendizagens realizadas, as amizades encontradas, a viagem maravilhosa e a gratificação da implementação das práticas junto dos adultos, ainda tivemos esta agradável surpresa de sermos premiados com o prémio de Boas Práticas.

Mais um momento muito feliz de ERASMUS.

Parabéns a todas as escolas e a todos os envolvidos no projeto.

Veja o evento da entrega dos prémios.

06/12/2021 - Projeto de Formação não Formal em Português - Visita de Estudo à GAP

No passado sábado (4/12/2021), realizou-se a primeira visita de estudo no âmbito da 1ª Ação de Orientação Cultural, que decorre em Stº António dos Cavaleiros, incluída no projeto de Formação não Formal em Português (parceria entre IPTrans e Câmara Municipal de Loures).

As ações de formação são dirigidas ao público migrante do concelho de Loures e a visita realizada foi à Galeria de Arte Pública, situada na Quinta do Mocho - Sacavém.

Esta visita de estudo contou com a presença do prof. Pedro Lindo da Junta de Freguesia de St.º Ant.º dos Cavaleiros e Frielas, da Dr.ª Lara Silva da Divisão de educação e da Dr.ª Patrícia Santiago da Unidade Inclusão e Cidadania, ambas da Câmara Municipal de Loures, a prof.ª de Português Lúcia Serralha e da Dr.ª Helena Nunes Diretora Executiva/Coordenadora do CQ e FC do IPTrans.

Todos os presentes consideraram a visita de estudo muito interessante e rica em aprendizagens acerca da cultura portuguesa.

Fica a nossa saudação e um obrigado ao nosso fantástico guia – Kedy Santos.

19/11/2021 - Jornadas pedagógicas da ANESPO - O modelo pedagógico no horizonte 2030

O evento realizou-se no passado dia 12 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, tendo contado, na cerimónia de abertura, com a presença do administrador Guilherme de Oliveira Martins, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Costa, e do Presidente da Direção da ANESPO, José Luís Presa.

A temática da inovação pedagógica esteve bem presente nas 3 intervenções de abertura.

O 1.º Painel – Educação e Formação Profissional – Balanço e perspetivas no horizonte 2030, contou com as participações de José Matias Alves, da Universidade Católica Portuguesa, Domingos Fernandes, do ISCTE, Pedro Dominguinhos, do Instituto Politécnico de Setúbal, e de Julen Elgeta, da Associação dos Centros de Formação Profissional de Iniciativa Social do País Basco. Foi um painel muito interessante em que se refletiu sobre a educação enquanto bem social ou solução para fornecimento de mão-de-obra.

Depois de almoço a primeira sessão da tarde refletiu sobre a escola e as condicionantes provocadas pela COVID19. Participaram representantes de 3 escolas: Arcélio Sampaio, da CIOR Famalicão, Daniel Joana, de Trancoso, e Sandra Quitério, da Praia da Vitória.

O tema seguinte versou sobre Autonomia, Flexibilidade e Escola Inclusiva. Participaram Ana Pereira, da Escola Profissional de Odemira, Angelina Presa, da ETAP de Caminha, Carla Grande, da PROFITECLA de Barcelos e Guilherme Rocha da Escola Técnica e Profissional da Moita.

A terminar, o incontornável tema da Gestão/Garantia da Qualidade alinhada com o EQAVET, com a questão de saber como desenvolver e consolidar os sistemas. Carlos Correia, Escola de Comércio do Porto, Carlos Sousa, Escola Profissional da Mealhada, Jorge Gamboa, do Fundão, e José Luís Pegada, de Ourém, foram os participantes numa interessante mesa redonda.

Os trabalhos terminaram com a apresentação das conclusões pelo Diretor do CEFANESPO, Carlos Vieira.

19/11/2021 - Reunião de Trabalho - JLS - Transportes Internacionais

Juntarmo-nos é um começo, mantermo-nos é um progresso, trabalharmos juntos é um sucesso! (JLS)

Só juntos faz sentido... por todos nós... pelo IPTrans!

15/11/2021 - Pact for Skills - Um ano depois

O Pact for Skills (Pacto por Competências) um ano depois: 450 organizações prometem requalificar mais de 1,5 milhão de pessoas na Europa.

Ter as habilitações certas é essencial para o sucesso num mercado de trabalho em mudança rápida. A recuperação da pandemia Covid-19 acelerou o ritmo de mudança de como vivemos, aprendemos, trabalhamos, e progredimos nas nossas carreiras. O Pact for Skills foi criado para reunir empregadores, trabalhadores, serviços públicos de emprego, autoridades regionais e outros para identificar quais competências serão necessárias em diferentes setores da economia para garantir que possamos prosperar numa sociedade mais verde e digital.

Hoje, o pacto comemora o seu primeiro aniversário. Muito aconteceu no último ano e as fortes alianças já construídas estão a criar mais oportunidades para pessoas de idade ativa em toda a Europa aprenderem novas competências e melhorarem as suas perspetivas no mercado de trabalho e nos seus empregos. #pactforskills

15/11/2021 - CTeSP de Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação - Última fase de candidaturas

Tem até sexta-feira dia 19 para se candidatar à última fase do curso técnico superior profissional de Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação.

Clique aqui e escolha a opção "Loures" na secção "Indique o local pretendido".

15/11/2021 - Sunset IPTrans

A nossa comunidade educativa realizou uma festa de magusto diferente.

Um Sunset onde não faltou nada (nem o quentinho do sol)!

Enquanto as castanhas iam assando pela tarde fora, comiam-se os bolos das bancas do 3.º TGT e 3.º TAE, dançava-se ao som do nosso formador Hugo Glória e bebiam-se os mocktails, diferentes e muito saborosos.

Uma celebração muito divertida e acolhedora para mais tarde recordar!

09/11/2021 - Abertura do Curso Técnico Superior Profissional de Logística - Representantes do Instituto Politécnico de Setúbal dão início ao curso

8 de novembro foi a data escolhida pelo Instituto Politécnico de Setúbal (ISP) para o início desta oferta formativa de nível superior.

Na cerimónia, realizada ontem na sala polivalente do IPTrans, estiveram presentes a Vice-presidente do IPS, Ângela Lemos, o Subdiretor da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais, Pedro Pardal, e a Coordenadora do Curso, Helena Penalva.

O IPTrans fez-se representar pelo Coordenador Geral, José Bourbon.

José Bourbon destacou o esforço realizado por todos os envolvidos, em muito pouco tempo, para o sucesso do projeto e a importância atribuída pelo Município à concretização do mesmo, uma vez que ele representa a primeira oferta de ensino superior do concelho.

Os restantes membros da mesa destacaram igualmente o significado e importância do momento, seguindo-se uma fase de debate, com a participação dos alunos e de dois docentes presentes.

Nesse mesmo dia realizou-se também a primeira aula do CTeSP de Acompanhamento de Crianças e Jovens, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Santarém, e que contou, entre outras, com a presença da Diretora da Escola Superior de Educação, Fernanda Ribeiro.

Está também em curso o CTeSP de Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Tomar, Escola Superior de Tecnologia de Tomar.

04/11/2021 - Festejamos 28 anos!

O IPTrans festeja o seu 28º aniversário!

02/11/2021 - CTeSP de Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação - Sessão de Abertura

Coube ao Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Loures, André Antunes, encerrar a sessão protocolar de abertura do novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Tomar.

Na sua intervenção, o representante da Câmara considerou este um momento de alegria e a captação do ensino superior um marco para o concelho, um pontapé-de-saída para a capacitação económica e social dos jovens lourenses.

A sessão iniciou com as boas vindas a cargo do Diretor Paulo Lopes, o qual destacou a importância da oferta de ensino superior para o IPTrans e o concelho.

O Diretor da Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar, João Patrício, valorizou o trabalho de equipa realizado com o IPTrans, o que permitiu, em tão pouco tempo, o sucesso da iniciativa.

Cristoph Ribeiro, da SOFTINSA/IBM, entidade parceira, destacou o apoio da empresa aos estagiários e a elevada empregabilidade na empresa, nos 80%.

Nos próximos dias 2 e 8 de novembro irão iniciar os outros CTeSP: Acompanhamento de Crianças e Jovens, com o Instituto Politécnico de Santarém, e Logística, com o Instituto Politécnico de Setúbal.

02/11/2021 - Assembleia Regional da Região Sul

Dia 29 de outubro tivemos o privilégio de receber, nas nossas instalações, a ANESPO e os seus associados para a Assembleia Regional da região sul.

Foi uma ordem de trabalhos de elevado interesse e focada, sempre, na projeção do Ensino Profissional.

Somos ensino profissional, somos a escolha certa!

02/11/2021 - ERASMUS+ - Primeira Mobilidade

No âmbito do projeto "Formar para Melhorar - Educação de Adultos" do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, em consórcio com o Agrupamento de Escolas José Afonso de Loures e o IPTRANS - Instituto Profissional de Transportes/Escola Profissional de Loures, inserido na Ação Chave 1, realizou-se entre 15 e 25 de outubro, a primeira mobilidade, à cidade de Split, na Croácia.

A formação em "Enhancing Motivation Strategies in the Contemporary Classroom" proporcionou, a seis docentes, experiências profissionais e sociais que permitiram adquirir e/ou desenvolver skills que irão contribuir para solucionar problemas dentro das necessidades identificadas pelas três instituições, no domínio da Educação de Adultos.

18/10/2021 - Arranque dos CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Estamos muito entusiasmados e expectantes com o arranque iminente dos cursos técnicos superiores profissionais na nossa escola, o qual irá representar uma estreia deste tipo de cursos em Loures.

Eis as datas previstas:

  • 25/10 - Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação (em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar)
  • 02/11 - Acompanhamento de Crianças e Jovens (em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém)
  • 08/11 - Logística (em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal)

O período de candidatura ao CTeSP de TPSI em Loures foi prolongado até 5 de novembro. Candidata-te aqui escolhendo a opção "Loures" na secção "Indique o local pretendido".

15/10/2021 - Órgãos associativos reunidos - Balanço de sete anos de atividade

Dia 11 de outubro realizou-se, no auditório do IPTrans, a Assembleia Geral da AEPTL, na qual se discutiu o plano de atividades e orçamento de 2021 e o relatório e contas de 2020.

Presentes os representantes de todos os órgãos associativos e os principais executivos.

António Pombinho, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, abriu os trabalhos, dando a palavra ao Presidente da Direção, Nelson Sousa, o qual, com o apoio do Coordenador Geral, José Bourbon, apresentou o Plano de Atividades e a proposta de Orçamento.

Nelson Sousa e António Pombinho relembraram a história recente de recuperação sustentada e superação, sucesso que só foi possível com a perseverança e a excelência do trabalho realizado pelos presentes.

Prestados todos os esclarecimentos e ouvido o parecer favorável do conselho fiscal, o Plano de Atividades e Orçamento foi aprovado por unanimidade.

A assembleia pronunciou-se, igualmente de forma favorável, pela aprovação do Relatório e Contas de 2020.

Destaque, nesta reunião, para o balanço de 7 anos de atividade feito pela Direção, o qual suscitou, da parte dos presentes, um voto de louvor à Direção pelo bom trabalho realizado.

13/10/2021 - Conselho de Orientação Estratégica 2021

No passado dia 29 de setembro, no auditório da nossa escola, teve lugar a reunião anual do Conselho de Orientação Estratégica (COE) com a presença de muitos dos parceiros do IPTrans.

Abertos os trabalhos pelo Presidente do COE, António Pombinho, coube á Direção e ao Coordenador Geral, José Bourbon, apresentar aos novos membros um breve enquadramento histórico da escola e do COE.

A reunião ficou também marcada pela tomada de posse e apresentação de novos membros: Carlos Lopes, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Diogo Lacerda Machado, gestor, especialista em transporte aéreo, Luís Cabaço Martins, administrador do Grupo Barraqueiro, Vítor Palhôco, em representação de Susana Paulino, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e Teresa Pereira, representante de Jorge Reis, Presidente do SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores.

Depois de um período de prestação de contas, em que foram dadas informações sobre as atividades realizadas e os resultados alcançados para cumprir com as anteriores recomendações do COE, os membros do COE foram convidados a apresentar as suas novas recomendações para 2022 e anos seguintes.

Tratou-se de mais uma reunião muito participada, tendo sido encerrada pelo Presidente do COE, António Pombinho.