Foi aprovada a candidatura do IPTrans à criação de um Centro Tecnológico Especializado Industrial.
Num investimento global de 1 milhão e 700 mil euros, esta infraestrutura irá valorizar as aptidões profissionais dos nossos alunos, em particular dos jovens que frequentam os cursos profissionais dos transportes e logística.
Um armazém com um pé direito de 7 metros, um segundo armazém para separação de encomendas e um terceiro para expedição, uma sala de simuladores de condução, uma sala polivalente e quatro salas de aula totalmente reequipadas, são a garantia da qualidade ímpar que queremos disponibilizar à comunidade envolvente.
Este projeto irá também servir os alunos que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais, de logística e de tecnologia e programação em sistemas de informação, sendo igualmente importante para avançarmos com os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais, nomeadamente de operador logístico.
A candidatura do IPTrans foi a primeira classificada, entre 21 CTE industriais aprovados para a Região de Lisboa Norte, o que é bem demonstrativo da qualidade do trabalho realizado pela equipa IPTrans.
Uma equipa que contou ainda com o envolvimento de diversos parceiros externos, sem os quais este sucesso não seria possível.
Este investimento, a concretizar nos próximos dois anos, irá ainda melhorar a imagem e a apresentação da escola e reforçar a atração das nossas ofertas por parte dos alunos de Loures e Odivelas.
Com efeito, vamos revolucionar o aspeto da escola, com uma profunda remodelação das instalações pré-fabricadas.
Uma excelente prenda de Natal para o futuro do IPTrans.
O dia de acolhimento aos novos alunos do IPTrans, está marcado para o dia 13 de setembro (sexta-feira), pelas 9h30.
O programa de acolhimento tem como objetivo principal acolher os nossos novos estudantes e permitir que nesta fase nova e de transição, se sintam verdadeiramente em casa, porque esta vai ser a sua casa nos próximos anos!
Esperamos por vocês!
Na última semana, os alunos do 9.ºA da Escola Básica Maria Veleda participaram numa atividade prática inovadora na disciplina de História que visava não apenas a aprendizagem teórica, mas também o desenvolvimento de competências sociais essenciais. Utilizando palitos e marshmallows, os estudantes foram desafiados a construir a torre mais alta possível.
A iniciativa, coordenada pelo professor Nelson Ribeiro (participante no ERASMUS + do Centro Qualifica IPTrans), teve como principais objetivos promover a liderança, a coordenação e fortalecer o espírito de equipa entre os alunos. Além disso, a atividade foi planeada para reforçar a importância do respeito mútuo e da inclusão, contribuindo assim para a prevenção do bullying, do racismo e da indisciplina no ambiente escolar.
Durante a atividade, os alunos formaram grupos e precisaram de trabalhar em conjunto, compartilhando ideias e estratégias para alcançar o objetivo comum. A colaboração foi fundamental, pois exigia que todos os membros do grupo se comunicassem de forma eficaz e respeitassem as opiniões uns dos outros.
"A construção da torre com palitos e marshmallows não só estimula a criatividade e a resolução de problemas, mas também é uma maneira lúdica de ensinar os nossos alunos sobre a importância de valores como a liderança positiva e a cooperação," explicou o docente. "É uma forma de mostrar na prática como o trabalho em equipa pode ser produtivo e como cada um pode contribuir de maneira única e valiosa."
Esta atividade integra uma série de estratégias que o docente procura disseminar, baseando-se nos conteúdos e métodos adquiridos durante uma formação Erasmus que frequentou em Limassol, Chipre. Este docente faz parte da equipa de formação do Instituto Profissional de Transportes e é, através deste, que lhe foi possível a realização do curso intitulado "FACING BEHAVIOURAL PROBLEMS – Indiscipline, racism and bullying in the classroom", proporcionando-lhe assim conhecimentos valiosos sobre como enfrentar problemas comportamentais e promover um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso.
A atividade foi um sucesso, com os alunos demonstrando entusiasmo e empenho ao longo do processo. No final, todos puderam refletir sobre a experiência e discutir o que aprenderam sobre trabalho em grupo e convivência harmoniosa.
Desta forma, O Centro Qualifica IPTrans e a Escola Básica Maria Veleda demonstram continuar a apostar em métodos pedagógicos que vão além do conteúdo tradicional, acreditando que a formação integral dos jovens e adultos ao nível do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
Realizou-se hoje a 2ª fase de apresentações das provas de aptidão profissional dos alunos do curso de Técnico/a de Ação Educativa.
Os alunos tiveram assim a oportunidade de mostrar os conhecimentos e competências acerca do tema que selecionaram para a sua PAP e que foram adquirindo ao longo do curso na sua área de formação.
Desejamos a todos os nossos alunos um percurso cheio de conquistas pessoais e profissionais.
Muitos parabéns a todos!
No passado dia 10 de julho, o Centro Qualifica IPTrans realizou mais uma sessão de disseminação Erasmus intitulada “Migrações: entre a xenofobia, o racismo e o etnocentrismo”, conduzida pelo formador Nelson Ribeiro.
A sessão iniciou-se com uma explicação detalhada do contexto deste encontro, inserido no âmbito do projeto Erasmus+ do nosso Centro Qualifica. Este projeto visa promover o conhecimento e a compreensão sobre temas relevantes para a sociedade atual, com particular foco nas questões migratórias.
O nosso formador dividiu a sessão em três grandes partes: começou por abordar aspetos relacionados com o Chipre onde, a par da docente Mayra Romão, realizou uma formação que lhe permitiu adquirir, consolidar e aplicar conceitos associados à xenofobia, racismo e etnografia. Assim, foram apresentadas as características geográficas, políticas, culturais e económicas cipriotas que lhe proporcionou uma base sólida para entender o contexto específico das migrações naquele país e as suas particularidades.
Numa segunda fase, foram explorados conceitos chave relacionados com a xenofobia, o racismo e o etnocentrismo onde os participantes tiveram a oportunidade de debater e refletir sobre estas questões, partilhando experiências e perspetivas diversas. Este intercâmbio de ideias foi fundamental para enriquecer o entendimento coletivo sobre os desafios e as oportunidades associados às migrações.
Já numa parte final da sessão, esta foi dedicada a uma atividade prática, onde os participantes puderam aplicar os conceitos discutidos em cenários concretos. Em específico, foi realizada uma atividade apreendida na formação realizada em Limassol que procurava dar importância à comunicação e ao respeito pelo outro. Esta atividade não só reforçou o conhecimento teórico adquirido, como também incentivou a colaboração e a troca de ideias entre os presentes.
Esta sessão marcou o início de uma série de encontros, sobre este tema, que decorrerão ao longo dos próximos meses, com o objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos e fomentar um diálogo contínuo sobre as migrações e os seus impactos. Estas iniciativas são fundamentais para sensibilizar e informar a comunidade, promovendo uma sociedade mais inclusiva e informada.
Através destas sessões, o Centro Qualifica IPTrans reafirma o seu compromisso com a educação e a formação contínua de adultos, procurando sempre abordar temas de relevância social e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus adultos.
Decorreu no passado dia 2 de julho, o Torneio de Futsal IPTrans.
Foi uma manhã e início de tarde com muita diversão e competitividade à mistura.
A nossa comunidade escolar marcou presença no Pavilhão Paz e Amizade, onde decorreu o torneio, para jogar e apoiar os participantes.
A equipa que se sangrou vencedora foi a AC IPTrans 1, tendo conquistado o 1ºlugar.
Queremos agradecer à Câmara Municipal de Loures pelo apoio e parceria, bem como à Junta de Freguesia de Loures, e também a todos aqueles que estiveram presentes e participaram!
O IPTrans – Instituto Profissional de Transportes, escola profissional de Loures, obteve a pontuação máxima – 18 em 18 – no processo de renovação do seu selo EQAVET.
Este excelente resultado foi possível com o envolvimento de todos, nomeadamente professores, alunos, Direção, empresas, encarregados de educação e membros da equipa de consultoria.
O IPTrans continua comprometido na melhoria contínua, em prol das empresas, encarregados de educação e, em primeiro lugar, dos nossos alunos.
No âmbito do Projeto Ler+ Qualifica – (Re)encontro com a Leitura, sugerimos aos nossos adultos, através das redes sociais, o Livro: "O Cavaleiro da Dinamarca"
Sinopse:
No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, o Cavaleiro tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família.
Nessa viagem, maravilha-se com as cidades de Veneza e Florença, e ouve histórias espantosas sobre pintores, poetas e navegadores.
São muitas as dificuldades com que se depara, mas uma força inabalável parece ajudá-lo a passar essa noite tão especial com aqueles que mais ama...
Sugestão feita pelo júri Jaime Abreu.
Estamos orgulhosos em anunciar que o Centro Qualifica IPTrans entrou ontem numa nova e desafiante etapa ao dar início ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional! O primeiro grupo a beneficiar deste programa pertence aos Bombeiros Voluntários de Camarate, com quem mantemos uma parceria de vários anos.
Este é um passo importante no Reconhecimento, Valorização e Certificação das Competências Profissionais dos nossos bombeiros, proporcionando-lhes novas oportunidades de crescimento profissional.
Agradecemos a todos os envolvidos por tornar este momento possível. No futuro pensamos desenvolver este processo noutras áreas de formação.
Coordenadora e Técnicos do Centro Qualifica IPTrans, no dia 5 de julho, participaram no X Seminário Nacional e II Internacional de Educação e Formação de Adultos, Liberdade, Desenvolvimento, Bem-Estar, organizado pela Associação Portuguesa de Educação de Adultos- Aprendências.
Um dia de muitas aprendizagens e partilha!
Obrigado!
Ontem foi dia de apresentações de provas finais de RVCC de nível secundário, do nosso Centro Qualifica.
Os candidatos Pedro Custódio, Sofia Gonçalves, Luís Vicente e Cláudio Oliveira, realizaram as suas provas junto dos habituais membros do júri e da TORVC Susana Gonçalves.
Felicitamos todos os adultos por terem concluído mais uma etapa na sua vida, que poderá ajudá-los a alcançar outras metas, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
No âmbito do Projeto Projeto EU-Africa Erasmus+ Digipreneur - TRAINERS Marathon dinamizado pelo Mindshift, o Centro Qualifica participou no passado dia 19 de junho numa ação de formação, com o objetivo de apoiar os estudantes da Geração Z a tornarem-se empreendedores digitais.
As turmas de 1° e 2° TGT e 3° TCVTR, realizaram uma visita de estudo às oficinas do grupo Barraqueiro, no âmbito das UFCD de mecânica, acompanhados pelos professores Isabel Gomes, Vera Mendes e Pedro Neves.
Foi uma visita bastante enriquecedora!
Centro Qualifica IPTrans - Projetos Locais para a Qualificação - : Fase de entrevistas para adultos que queiram concluir o 9º ano!
Este candidato já tem a sua inscrição garantida!
Quando fará a sua?
Contacte-nos e venha até nós em hora marcada (de acordo com a sua disponibilidade)!
O Centro Qualifica IPTrans, procedeu no passado dia 4 de junho, à abertura de mais um grupo da Câmara Municipal de Loures, nossa parceira, que contou com a presença das técnicas Dr. Joana Narciso da CMLoures e Marta Tibério SMAS.
Esta parceria permite que os trabalhadores destas entidades se qualifiquem e obtenham o 12º ano de escolaridade.
No dia 13 de junho, teve lugar a última reunião de trabalho, para a abertura do RVCC profissional de Bombeiro/a nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Camarate. O encontro contou com a presença da Dr.ª Helena Nunes, Coordenadora do CQ IPTrans, e do 1.º Comandantes Luís Martins e 2.º Comandante Pedro Magrinho, dos Bombeiros Voluntários de Camarate.
Esta reunião insere-se na parceria estratégica entre as duas entidades, com o objetivo de implementar o RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) Profissional para Bombeiro/a.
Através desta iniciativa, espera-se proporcionar uma formação e certificação de qualidade aos bombeiros de nível 4, valorizando e reconhecendo as suas competências e experiências. O processo de RVCC terá início no próximo dia 3 de julho.
Continuamos a trabalhar juntos para fortalecer a formação e a qualificação dos nossos bombeiros, garantindo um serviço cada vez mais eficiente e preparado para servir a comunidade.
Os nossos alunos de Técnico/a de Gestão de Transportes (TGT) e de Técnico/a de Condução de Veículos de Transporte Rodoviário (TCVTR), também fizeram as apresentações das suas PAP, no passado dia 7 de junho.
Os nossos finalistas estão de parabéns por todo o percurso realizado ao longo dos três anos e pelos trabalhos apresentados.
Um agradecimento especial a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri, aos orientadores, aos professores e ao coordenador do curso professor Hugo Alves.
No âmbito do Projeto Ler+Qualifica – (Re)encontro com a Leitura, sugerimos aos nossos adultos, através das redes sociais, o Livro: "Um Sonho Tornado Realidade"
Sinopse:
Bela, a heroína desta história, procura salvar o seu mundo mágico da escuridão e da tristeza. Para conseguir, junta-se a mais três amigos que partem para o desconhecido, com o objetivo de conseguir resgatar um novo coração para o seu mundo mágico e perfeito. São o amor e a amizade a chave do triunfo para que Bela e os seus amigos recuperem toda a magia e cores do seu reino.
Sugestão feita pelo nosso Técnico Elton Moreira.
Os alunos de Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala, apresentaram na passada sexta-feira, as suas Provas de Aptidão Profissional.
Os projetos demonstraram os conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação que se revelou estruturante para o seu futuro profissional.
Os nossos finalistas estão de parabéns por todo o percurso realizado ao longo dos três anos e pelos trabalhos apresentados.
Um agradecimento especial a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri, aos orientadores, aos professores e à coordenadora do curso profissional de TTAE Mónica Filipe.
No passado dia 6 de junho, os candidatos Vera Gomes, Telma Ferreira, Luciana Martins e Ricardo Carvalho, realizaram as suas provas de RVCC de nível secundário.
As mesmas contaram com a presença dos três membros do júri e da TORVC Susana Gonçalves.
Muitos parabéns a todos/as por mais uma conquista e que a partir de agora, novos caminhos se construam!
Celebrámos no passado dia 4 de junho, o dia mundial da criança no IPTrans.
Foi uma tarde descontraída, na qual os nossos alunos e professores puderam aproveitar o bom tempo para ir até ao exterior jogar jogos tradicionais, ouvir música, fazer pinturas faciais e divertirem-se!
Muito obrigado a todos/as os/as que participaram!
No passado dia 29, no âmbito do projeto ERASMUS +, "+ Competências na Formação de Adultos – Formar para melhorar +", partilhámos com o grupo NS40 os conhecimentos estratégias desenvolvidas no fluxo de mobilidade à Ilha da Reunião, sobre a temática Inclusão e Diversidade na sala de aula – Ensinando Empatia, Mindfulness e Pensamento Crítico.
Foi uma sessão dedicada ao bem-estar com partilha de atividades que certamente irão ajudar os nossos adultos a cuidar e melhorar a sua saúde mental no seu dia-à-dia e durante as nossas sessões.
Os alunos da nossa escola participaram numa visita de estudo inesquecível com o Hippotrip, a famosa excursão anfíbia de Lisboa.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a cidade de uma maneira única, tanto por terra como por água.
A atividade proporcionou uma experiência educativa e divertida, promovendo a aprendizagem sobre a história e cultura de Lisboa de forma interativa e dinâmica.
Um agradecimento às nossas professoras que acompanharam os nossos alunos: Ana da Nóbrega, Isabel Gomes e Carina Ribeiro.
Dia de partida de Split: últimos passeios pela cidade marcados pela abertura da época alta - decoração das ruas repletas de bandeiras da Croácia.
Paragem para almoçar e últimas compras.
Bagagem cheia de empolgante experiência, maior conhecimento da língua inglesa e vontade de repetir ERASMUS!
Após Madrid (escala), as nossas TORVC rumaram ao nosso país, aterrando em Lisboa.
Decorreu no passado dia 28 de maio, no auditório do IPTrans, uma sessão sobre "Saúde Mental nos jovens", organizada pela nossa Associação de Estudantes.
A sessão tinha como objetivo, falar sobre esta temática, apelando à participação dos nossos alunos, ao falar sobre sentimentos, bem como da forma como se sentem.
A sessão contou com a participação da enfermeira Andreia Espírito Santo do Hospital Beatriz Ângelo, e da Câmara Municipal de Loures.
Os alunos das turmas 1º TGT (técnico/a de gestão de transportes) e 1º TTUR (técnico/a de turismo), realizaram uma atividade prática na disciplina de Geografia, no âmbito do módulo 2 - Clima.
A atividade envolveu a construção de um carro movido a energia solar.
Este projeto faz parte de uma iniciativa criada pela AIDGLOBAL - Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD).
A iniciativa visa promover a consciência ambiental e o uso de energias renováveis entre os jovens.
Último dia do "Intensive Course of English": dia de revisão e consolidação de todos os conteúdos ministados, entre eles - English phrases for daily conversation in use/ Present Tenses in use: Interactive communicative activities and gamer/Past Tenses (past simple & past continuous)/Vocabulary:forming and expressing opinions/Future Tenses, expressing plans and predictions/Modal verbs and first conditional).
Procedeu-se ao momento da entrega de Certificados.
Final do dia, tempo dedicado ao jantar de despedida de todos.
Penúltimo dia de participação no ERASMUS - foi possível experienciar aulas ao ar livre, no parque Sustipan.
Destacaram-se os exercícios corporais e mentais que permitiram as nossas TORVC consolidarem os conhecimentos obtidos anteriormente (Present Perfect,Future and Conditional).
Todas as atividades desenvolvidas promoveram sensação de bem-estar, estimulou a criatividade e a produtividade, aumentando o foco e a atenção.
No período da tarde, o foco foi a praia e o convívio entre todos.
O fim de semana (7º e 8º dias de ERASMUS) foi repleto de atividades pedagógicas e de lazer.
As nossas TORVC foram postas à prova nas atividades dramáticas propostas (dar asas à imaginação e concluir de forma diferente o conto de fadas de Hansel e Gretel).
No período da tarde de sábado, houve lugar a compras no Mall Split e uma ida à praia.
No domingo foram adquiridos conhecimentos relativos ao Present Perfect e consolidados com dinâmicas de grupo.
Devido à paragem da chuva no final da tarde, aproveitaram para um jantar em grupo.
Os candidatos Cláudia Saraiva, Raquel Marques, Telma Carvão e Alfredo Pais, realizaram no passado dia 23 de maio, as suas provas de RVCC nível secundário, perante os habituais membros do júri e da TORVC Susana Gonçalves.
Muitos parabéns a todos/as!
O quinto dia de Erasmus foi reservado ao estudo do tempo verbal - Futuro -.
Desde a aquisição de conhecimentos teóricos, à prática (dinâmicas a pares/em grupo).
As TORVC tiveram a oportunidade de visitar e ter as sessões do dia, na escola primária "Skalic".
No dia 16 de maio, os candidatos Maria José Lourenço, Isa Costa, Pedro Belchior e Jaime Domingos, realizaram as suas provas de RVCC nível secundário, perante os membros do júri, da coordenadora do centro qualifica Helena Nunes e da TORVC Susana Gonçalves.
Obrigada a todos/as.
Parabéns por mais uma etapa concluída.
Decorreu no dia 14 de maio, pelas 16h no auditório do IPTrans, a segunda sessão pública de apresentação dos resultados do projeto AI4ALL.
A equipa do Centro Qualifica participou ativamente, incluindo as nossas estagiárias de 1º e 2º ano de Educação Social (ISCE) que também participaram, pois estamos sempre empenhados em utilizar estratégias inovadoras para promover a qualificação dos nossos adultos.
Caros TORVC, Professores, parceiros e adultos participantes,
É com um profundo sentimento de gratidão e orgulho que anunciamos mais um ciclo de sucesso no Centro Qualifica IPTrans. Nos últimos 3 anos, graças ao vosso empenho, dedicação e trabalho, conseguimos alcançar as metas propostas para este projeto.
Apesar de alguns de vós, neste momento, já não se encontrarem a trabalhar connosco, um grande obrigado aos TORVC e professores pelo vosso contributo na melhoria das qualificações dos nossos adultos, e aos parceiros pelo seu constante apoio.
Por último, parabéns a todos os adultos que participaram no projeto, pela sua determinação em melhorar as qualificações escolares e por nos terem escolhido para alcançar esta sua conquista. O vosso esforço é inspirador e motivo de grande orgulho.
Assim sendo, em janeiro do presente ano, iniciámos um novo ciclo e contamos com todos para que volte a ser um sucesso, pois pretendemos continuar a promover e desenvolver a educação e qualificação ao longo da vida.
Muito obrigado e continuação de sucesso a todos!
No mês de junho, o Centro Qualifica do IPTrans irá abrir grupos de nível Básico nos horários – tarde e pós-laboral.
Se ainda não tem o 9º ano de escolaridade fale connosco!
Através do reconhecimento da sua experiência de vida, os seus conhecimentos são valorizados e poderá obter o próximo nível de escolaridade.
Os adultos que estiverem interessados podem-se inscrever através da nossa página (aqui), por telefone (21 983 69 48) ou presencialmente.
Aproveite!
Nos passados dias 9 e 10 de maio, os alunos do 3º ano do curso de Técnico/a de Ação Educativa, apresentaram as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), concretizando mais um dos seus objetivos.
A todos muitos parabéns!!!
No passado dia 10 de maio, pelas 18h30, decorreu a inauguração da Praça 25 de abril, referente à requalificação do largo do mercado (em execução).
O presidente da Junta de Freguesia de Loures, António Pombinho, descerrou a placa toponímica, referindo que este será: "...um espaço digno", bem como um "novo centro na cidade de loures".
Ontem foi dia de apresentações de RVCC, no auditório do IPTrans.
Juan Basso, Bruno Cerqueira, Paulo Mendes e Liliana Dias, do grupo NS37, realizaram as suas apresentações, junto dos membros do júri e da TORVC Susana Gonçalves.
Muitos parabéns a todos pelo empenho que demonstraram!
Os nossos alunos de 3ºano de Técnico/a de Tráfego de Assistência e Escala, fizeram as suas apresentações de relatório de formação em contexto de trabalho, na passada sexta-feira dia 3 de maio.
Parabenizamos todos/as pelo empenho que demonstraram!
Em ano de celebração dos 50 anos do 25 de abril e da democracia, a nossa escola respondeu ao desafio lançado pelo Jornal Público e, desde inícios do ano letivo, os nossos alunos realizaram pesquisas sobre o país e o mundo antes e após o 25 de abril de 1974.
De uma pesquisa depararam-se com uma personagem que, na sua perspetiva, deveria ser dada a conhecer à comunidade.
Pondo mãos à obra, idealizaram/realizaram/montaram a exposição "ANTÓNIO SÉRGIO", figura incontornável do panorama cultural português e na luta pela liberdade de expressão que o Estado Novo limitava.
Hoje, cada vez mais, importa refletir não só nos ideais que a Revolução dos Cravos nos deixou e no muito que há, ainda, a fazer.
A luta por um mundo melhor continua e a educação com qualidade e para todos é, seguramente, uma das maiores conquistas para todos!
Os nossos alunos, professores e escola estão de parabéns!
Durantes os dias 22 e 23 de abril, os alunos de Técnico/a de Informática de Gestão, realizaram as apresentações das suas Provas de Aptidões Profissionais (PAP), perante os docentes João Sequeira, João Góis, Hugo Glória e o convidado Paulo Coixão, CEO de uma empresa.
Muitos parabéns a todos pelo vosso esforço e empenho.
Nos dias 22 e 23 de abril passado, em colaboração com a empresa Mindshift – Talent Advisory, tivemos a oportunidade de realizar um ciclo formativo.
Durante esta ação, partilhámos conhecimentos e estratégias com a nossa nova equipa e todos os que se quiseram juntar a nós para aprender sobre as temáticas desenvolvidas nos dois fluxos de mobilidade já realizados até ao momento no projeto ERASMUS + "+ Competências na Formação de Adultos- Formar para melhorar +".
Para enriquecer mais a experiência formativa, disponibilizámos também formações preparadas pela nossa empresa parceira Mindshift – Talent Advisory no âmbito dos seus projetos de ERASMUS +.
Desta forma, conseguimos proporcionar uma visão abrangente e complementar sobre as temáticas trabalhadas.
De facto, foram duas tardes muito enriquecedoras, repletas de aprendizagens significativas no âmbito do bem - estar e de questões relacionadas com a migração, racismo e bullying.
O nosso sincero agradecimento a todas e a todos os participantes por tornarem estas jornadas tão produtivas.
Obrigada a todas e a todos!
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, as alunas do IPTrans participaram numa recreação histórica que procurou representar alguns marcos históricos que antecederam o Dia da Liberdade.
Esta iniciativa foi promovida pela JF Loures com a participação da SFUP, entre outros parceiros.
No Dia da Terra, os nossos alunos 1º TAE/TL e 2º TGT/TL, participaram na Conferência sobre descarbonização, assistiram a um workshop e visita ao Laboratório Vivo - Descarbonização e inovação no Parque Adão Barata promovido pela CM Loures, onde ficaram a conhecer de que forma este parque assegura a sua sustentabilidade ambiental e procura reduzir a sua pegada de carbono no palácio dos marqueses da praia e fronteira, com várias turmas.
Decorreu na tarde de dia 17 de abril, o Conselho de Orientação Estratégica (COE) do IPTrans.
Esta sessão iniciou com o discurso da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures Sónia Paixão, que referiu que: "...a Câmara Municipal está empenhada neste trabalho conjunto de ligação entre tecido empresarial e a aposta no setor formação profissional".
Também foi dado destaque ao: "...histórico da escola que todos nos devemos orgulhar", bem como "... a trajetória de qualidade no seu percurso e foco na área dos transportes e da logística, assumindo-se como uma referência no contexto".
De seguida, foi realizada a tomada de posse dos novos membros do Conselho de Orientação Estratégica: o vogal da direção António Marcelino, o presidente da Junta de Freguesia de Loures António Pombinho, em representação da Associação de Estudantes Carlos Cipriano, em representação da Torrestir Alcides Paulo, em representação dos professores Hugo Alves, em representação da Veolia Sílvia Soares e Luís Santos em representação do agrupamento de escolas Luís Sttau Monteiro.
A questão lançada pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures Sónia Paixão, que deu o mote ao debate no auditório, foi tentar perceber qual a razão para falta de atratividade do curso de Técnico/a de Condução de Veículos de Transporte Rodoviário, por parte dos jovens estudantes, tendo os convidados dado o seu parecer em relação ao tema e o seu contributo.
Na tarde de ontem, o Centro Qualifica do IPTrans em parceria com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), voltou a receber alguns adultos, que não têm as qualificações mínimas para se candidatarem a empregos, fazendo um acompanhamento da sua situação atual e o seu encaminhamento para a resposta educativa mais adequada ao seu perfil.
No âmbito do Projeto Ler+ Qualifica – (Re)encontro com a Leitura, sugerimos aos nossos adultos, através das redes sociais, o Livro: "Misericórdia":
Sinopse:
Misericórdia é um dos livros mais audaciosos da literatura portuguesa dos últimos tempos. Como a autora consegue que ele seja ao mesmo tempo brutal e esperançoso, irónico e amável, misto de choro e riso, é uma verdadeira proeza.
Não são necessárias muitas palavras para apresentá-lo - o diário do último ano de vida de uma mulher incorpora no seu relato o fulgor das existências cruzadas num ambiente concentracionário, e transforma-se no testemunho admirável da condição humana.
Isso acontece porque o milagre da literatura está presente. Nos tempos que correm, depois do enfrentamento global de provas tão decisivas para a Humanidade, esperávamos por um livro assim. Lídia Jorge escreveu-o.
Sugestão de leitura feita pela estagiária Andreia Pereira.
No passado dia 9 de abril de 2024, pelas 15 horas, no Centro de Informação de Lisboa (CIUL), em Lisboa, realizou-se a conferência "Emprego ou Trabalho? A Realidade dos Migrantes e das Minorias Étnicas em Portugal", organizada pela Rede DLBC Lisboa, no âmbito do projeto europeu "Involve".
O Centro Qualifica IPTrans fez-se representar pela coordenadora Helena Nunes.
Na manhã do dia de hoje, o IPTrans recebeu professores de escolas de transportes e logística da Bulgária e da Letónia.
A sessão contou com o Coordenador Geral do IPTrans José Bourbon, a Coordenadora do Centro Qualifica Helena Nunes e com os coordenadores dos cursos de Transportes, Logística, Tráfego de Assistência em Escala, Informática, Turismo e Ação Educativa.
Foram referidas as ofertas educativas, formativas e de qualificação da escola, o papel pedagógico transversal do curso de Ação Educativa, os cursos profissionais, refletindo também o tema das green skills.
Queremos agradecer aos nossos convidados pela visita à nossa escola e cá vos esperamos daqui a 2 anos, para visitarem o novo Centro Tecnológico Especializado!
Gala Solidária, que se realizará no dia 30 de maio de 2024, no Auditório do Casino Estoril, no âmbito do Dia Internacional da Síndrome de Prader-Willi.
A Gala Solidária tem como objetivo angariar fundos para financiar os nossos projetos e atividades, tais como:
O Centro Qualifica do IPTrans em parceria com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), recebeu alguns adultos, que não têm as qualificações mínimas para se candidatarem a empregos.
Como forma de incentivar os adultos que não concluíram a escolaridade a terminarem os seus percursos, o centro qualifica recebeu-os nas suas instalações, fazendo um acompanhamento da sua situação atual e o seu encaminhamento para a resposta educativa mais adequada ao seu perfil.
O Centro Qualifica do IPTrans divulga a iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Convidamos todos a participarem na incitava: "MEXER CONTRA O CANCRO".
O evento terá lugar no dia 20 de abril, entre as 09h e as 18h, no Parque do Jamor, com diversas atividades físicas e de lazer com oferta para todas as gerações e gostos.
No passado dia 3 de abril, realizou-se o jantar de pré-abertura da Mostra de Inovação, Comércio e Indústria, que decorreu no Pavilhão Paz e Amizade em Loures até 6 de abril.
Integrado no conceito "Loures Investe em Si", com a participação dos expositores da Mostra, entre os quais o IPTrans, o qual se fez representar pelo Coordenador Geral, José Bourbon, e pela Coordenadora do Centro Qualifica, Helena Nunes, este foi o momento de pré-lançamento desta iniciativa.
O evento foi encerrado pelo Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, o qual anunciou o objetivo de criação de um Conselho Estratégico Empresarial e o compromisso da edilidade com a celeridade nos processos de decisão pública.
A sessão tinha sido aberta por Nelson Batista, vereador responsável pelas atividades económicas, o qual enquadrou a importância deste evento no desenvolvimento do apoio à atividade económica.
O evento contou ainda com a muito interessante participação do antigo ministro da Economia, António Costa e Silva, o qual destacou a importância, para Loures, dos setores dos transportes e logística e da saúde.
O ex-ministro relevou a importância das qualificações para a integração dos migrantes e citou Montesquieu para lembrar a importância do comércio na pacificação das relações internacionais.
Finalmente e refletindo sobre o desenvolvimento económico e empresarial, deixou 6 linhas de força: exportações, qualificações superiores, inovação e patentes, investimento direto estrangeiro, diversificação económica e empresas tecnológicas.
Foi um excelente lançamento desta Mostra que se espera que reforce a cooperação empresarial, tema igualmente muito focado por todos os intervenientes.
Recordamos aqui o nosso 1º dia de Futurália.
Foram 4 dias intensos e de muita animação junto de todos aqueles que visitaram a maior feira de educação do país, que nos permitiu aproximar dos estudantes do ensino básico e divulgar a nossa oferta formativa, partilhando conhecimentos relativos aos nossos cursos, áreas de estudo e saídas profissionais.
Obrigado a todos/as aqueles que visitaram o stand do IPTrans!
Na passada quarta-feira, os candidatos José Pina, Célia Barbeitos, Rui Domingues e José Moura, do grupo NS38, realizaram as suas provas de RVCC de nível secundário, com a presença da TORVC Susana Gonçalves e os membros do júri.
Parabenizamos todos/as pelo esforço e dedicação nesta etapa!
No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, a turma do 1º ano do curso Técnico/a de Informática de Gestão, no dia 19 de março visitou uma das maiores softwares houses em Portugal, a PHC.
No dia 21, recebemos a visita de algumas empresas como a Gestisoft, Smart Techologies e a empresa de Transportes António Frade.
Nestas sessões, foram desmistificados alguns "mitos" da Informática de Gestão e o dia-a-dia de um técnico.
Teve ontem início uma iniciativa da Junta de freguesia de Loures, comemorativa dos 50 anos do 25 de abril.
A iniciativa iniciou com a conversa sobre Loures Associativo: o antes e o pós 25 de abril.
O Iptrans, como a generalidade da comunidade educativa da freguesia, irá participar nas comemorações.
Hoje os alunos de 1°, 2° e 3° anos de TIG (Técnico/a de Informática de Gestão), puderam usufruir de um dia diferente: realizaram uma visita de estudo à empresa Softinsa - Engenharia de Software Avançado.
Isto permitiu-lhes aprofundar conhecimentos e adquirir tantos outros!
O Centro Qualifica do IPTrans divulga a seleção dos candidatos participantes no 3º fluxo de mobilidade de Erasmus. Consulte aqui.
No passado dia 14 de março, os candidatos Daniel Oliveira, Ricardo Oliveira, José Carvalho e Carla Bargado, do grupo NS38, realizaram as suas apresentações de RVCC secundário.
Queremos parabenizar todos/as pelo empenho demonstrado.
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a nossa escola encontra-se envolvida num Projeto que procurará apresentar, através da dramatização, diversos momentos associados à efeméride.
Este projeto, dinamizado pela Junta de Freguesia de Loures e pela Sociedade Filarmónica União Pinheirense, envolve alunas do primeiro e do segundo ano do curso de TAE Técnico/a de Ação Educativa, encontrando-se, nesta fase, a decorrer os primeiros ensaios.
Parabéns às nossas alunas pelo seu interesse e empenho!
No dia de ontem, as turmas de 1º Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala e 1º Técnico/a de Turismo, realizaram uma visita de estudo ao Aeroporto Humberto Delgado – Terminal 1 e 2.
A proponente desta visita foi a docente Luísa Borba, correspondente às disciplinas: OTET e Serviço de Passageiros.
Esta visita, proporcionou aos nossos estudantes a prática pedagógica que favorece um ambiente direcionado às aprendizagens integradoras.
Os nossos alunos do curso de Técnico/a de Turismo, tiveram hoje a oportunidade de visitar o Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf/Posto de turismo da Ericeira, acompanhados pela professora Ana Nóbrega.
Aqui ficam os registos de uma manhã bastante enriquecedora e de muita aprendizagem!
No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, as turmas do 1° ano do Curso de Técnico/a de Tráfego e Assistência em Escala e do Curso de Técnico/a de Turismo, assistiram a uma Palestra promovida pela PSP (Comando Metropolitano de Lisboa) - Divisão de Segurança Aeroportuária.
No dia de ontem, as alunas e alunos do 1º ano dos cursos Técnico/a de Ação Educativa e Técnico/a de Logística, juntaram-se no Universo D, na sua FCT, para participarem numa experiência conjunta acerca dos Direitos Humanos e da Inclusão.
Aqui fica um registo da atividade!
No dia 7 de março foi dia de júri no auditório do IPTrans.
Os candidatos Isabel Rôxo, Patrícia Cardoso, Carlos Ferreira e Nuno Silva, fizeram a sua prova oral e prática perante os quatro membros do júri, entre os quais Helena Nunes, coordenadora do centro qualifica.
Parabenizamos todos pelo empenho demonstrado e por mais uma etapa concluída.
Nos dias 5 e 7 de março, as alunas do 1º ano do curso de Técnico/a de Ação Educativa participaram em duas animações de leitura na Biblioteca José Saramago, em Loures, onde puderam conhecer diferentes estratégias e materiais para contar histórias a crianças da creche e do jardim de infância.
Foram manhãs muito animadas!
No âmbito da Formação em Contexto de Trabalho do 1º ano do curso de Técnico/a de Ação Educativa, as alunas fizeram uma visita ao projeto ABC da Terra na Quinta da Malhadinha, Milharado.
O projeto segue, entre outras, a metodologia Forest School, proporcionando a aprendizagem das crianças pelo contacto com a natureza.
O Centro Qualifica do IPTrans, no âmbito do Projeto Ler+ Qualifica – (Re)encontro com a Leitura, sugere através do nosso Educador Social Elton Moreira aos nossos adultos, o Livro: "Diário de Anne Frank".
Autora: Anne Frank.
Data de Edição: 01-2022
Sinopse:
Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.
Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa.
O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.
O Parlamento dos Jovens de Lisboa, que irá decorrer nos dias 4 e 5 de março no Pavilhão de Conhecimento, tem início marcado para as 9h30 em ambos os dias.
O tema em debate nesta edição é: "Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa", e os alunos participantes são Carlos Cipriano, Francisco Pumacayo e Duarte Matias.
Recordamos o Debate da Juventude Partidária, que decorreu na passada sexta-feira.
Algmar Simão, representante do PS, Rodolfo Castro, representante da Iniciativa Liberal, Ricardo Reis, do partido Chega e Vasco Ruela, do Bloco de Esquerda, marcaram presença no IPTrans e abordaram temas como a saúde, habitação, educação, entre outros.
Esta foi uma iniciativa da nossa Associação de Estudantes, que reconhece a importância da participação dos jovens na política, bem como nas eleições do dia 10 de março!
Agradecemos aos convidados pela presença, bem como à nossa AE pela iniciativa notável.
Na sexta-feira dia 1 de março, a turma 1º TTUR (Técnico/a de Turismo), visitou a bolsa de emprego e Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL em Lisboa.
Esta é a maior feira de turismo do país, o que torna esta visita por parte dos nossos alunos, bastante enriquecedora!
Hoje queremos destacar e parabenizar os nossos alunos da turma OPI III, sobre o apoio que deram a um colega da turma.
Este evento contou com a participação da Diretora Pedagógica Ana Teixeira e com o apoio do professor Luís Pereira.
"Ajudar os outros, não é apenas bom para quem é ajudado. Também nos ajuda a ser mais felizes e saudáveis.
O ato de contribuir conecta-nos aos outros, criando comunidades mais fortes e ajudando a construir uma sociedade mais feliz para todos.
Podemos ajudar com nosso tempo, ideias e energia.
Então, se te queres sentir bem, faz o bem!"
Realizou-se no passado dia 24 de fevereiro, no Pavilhão António Feliciano Bastos, a 1ª jornada do campeonato do desporto escolar no escalão de juvenis masculinos e femininos na modalidade de voleibol.
O IPTrans marcou presença, tendo a equipa de JUVENIS FEMININOS - GRUPO B, enfrentado a escola Secundária José Afonso e a escola Dr. António Carvalho Figueiredo.
A equipa de JUVENIS MASCULINOS - GRUPO B, enfrentou a escola Secundária Carvalho Figueiredo, a Secundária José Afonso e o Externato Flor do Campo.
Não podemos deixar de agradecer os apoios que nos foram disponibilizados para a compra de equipamentos desportivos, nomeadamente das entidades AlertaMais e Patrício & Estêvão.
Na passada quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi a vez dos alunos de Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala, apresentarem os seus relatórios de estágio.
Estes têm por base demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação em contexto de trabalho.
Muitos parabéns a todos/as!
Os nossos alunos puderam assistir na manhã do dia de hoje, a uma campanha realizada pela Polícia de Segurança Pública (PSP), com o tema: "No namoro não há guerra".
A mesma, tem como objetivo sensibilizar os alunos contra a violência no namoro.
A PSP realçou também que a violência no namoro não é apenas física, também se pode manifestar de forma psicológica/emocional, social, sexual e económica, "não sendo aceitável que o(a) parceiro(a) queira controlar aquilo que o outro veste ou com quem se relaciona, nomeadamente o círculo de familiares/amigos, e com quem socializa nas redes sociais".
Se estás a passar por uma situação semelhante ou conheces quem esteja, deves denunciar e não aceitar qualquer tipo de violência.
No mês de fevereiro para o Projeto Ler+ Qualifica- (Re)Encontro com a Leitura, o Centro Qualifica do IPTrans sugere o livro: "Dá-me os teus sapatos".
A história de dois meninos que vão ser unidos por um propósito...
Esta obra é particularmente especial para nós, mais uma obra da autoria de um dos nossos adultos em processo no nosso Centro Qualifica.
Autor: Jonas Carvalho
Data de Lançamento: janeiro de 2023
Boas Leituras!
Hoje os nossos alunos, participaram no Corta-Mato da Coordenação Local do Desporto Escolar de Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira, que se realizou no Parque Urbano de Sta. Iria da Azóia, Loures, das 09:00 às 13:00.
Foi uma manhã desportiva de excelência, vivenciada entre todos num enorme convívio desportivo!
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, as alunas do 2º ano de Técnico/a de Ação Educativa, realizaram as suas apresentações dos relatórios de estágio.
As professoras Ana Sousa, Carla Ferreira e Cátia Cuba assistiram às apresentações e deram as suas apreciações às alunas.
Muitos parabéns a todas pelo empenho e dedicação demonstrados!
Estão abertas as candidaturas para a participação no 3º fluxo de mobilidade do projeto ERASMUS+ do Centro Qualifica "+ Competências na Formação de Adultos – Formar para melhorar +".
3º fluxo: 09 a 13 de fevereiro de 2024 (curso 2).
Espera-se com a formação que os aprendentes no curso 2:
A apresentação da candidatura poderá ser feita através do nosso formulário de contacto, disponível aqui, onde deverá selecionar para o efeito o assunto "Centro Qualifica" e num máximo de 2000 caracteres explicar o motivo da candidatura.
Hoje os nossos alunos das turmas de 2ºano de Técnico/a de Gestão de Transportes e Técnico/a de Logística, realizaram as suas apresentações de relatório de estágio.
Os alunos mostraram-se empenhados e demonstraram de forma clara, aquilo que aprenderam ao longo do estágio realizado.
O Centro Qualifica IPTrans, informa que irá abrir uma nova turma nos Bombeiros Voluntários de Camarate, para quem queira fazer o 12º ano de escolaridade.
A turma está quase completa, por isso, se esta é a altura para si, apresse-se e não perca esta oportunidade!
Clique aqui para mais informações.
O Centro Qualifica IPTrans esta semana, no âmbito do projeto Ler + Qualifica, aconselha a sugestão de leitura da nossa professora de CLC Ana Cláudia Cabral.
SINOPSE
Um quarto que é sem dúvida num castelo antigo. Do quarto vê-se que é circular. Ao centro ergue-se, sobre uma essa, um caixão com uma donzela, de branco. Quatro tochas aos cantos. À direita, quase em frente a quem imagina o quarto, há uma única janela, alta e estreita, dando para onde só se vê, entre dois montes longínquos, um pequeno espaço de mar.
Do lado da janela velam três donzelas. A Primeira está sentada em frente à janela, de costas contra a tocha de cima da direita. As outras duas estão sentadas uma de cada lado da janela.
É noite e há como que um resto vago de luar.
Boas Leituras!
Na manhã do dia 12 de janeiro, foi dada a conhecer a Lista F aos alunos da escola.
Os estudantes membros da lista começaram por se apresentar um a um, incluindo o cargo que lhes está atribuído, passando por desvendar as propostas criadas para a comunidade escolar.
Pretendem assim, assumir a representação dos alunos na defesa dos interesses de todos!
Na tarde do dia 5 de janeiro, o IPTrans recebeu a visita do secretário de estado do trabalho (SET), Miguel Fontes.
Presentes também a vice-presidente da câmara municipal de Loures, Sónia Paixão, a presidente do conselho diretivo da ANQEP, Filipa de Jesus, o presidente da junta de freguesia de Loures, António Pombinho, o vogal da Direção do IPTrans, António Marcelino, o comandante dos bombeiros voluntários de camarate, Luís Martins, e a representante da VEOLIA Portugal, entre outros convidados.
Estes foram recebidos pelo coordenador geral do IPTrans, José Bourbon, e pela técnica do centro qualifica (CQ), Susana Gonçalves.
A visita começou nas instalações do centro qualifica, de modo a conhecer o espaço de trabalho das técnicas que o integram.
O centro qualifica ajuda a "certificar adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam dar continuidade ao seu percurso de qualificação ou que procurem melhorar a sua situação face ao mercado de emprego, bem como a jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho".
A reunião da comitiva, com representantes da entidade promotora do Centro Qualifica e a equipa do Centro, decorreu de seguida, na sala polivalente da escola, na qual o SET aproveitou para referir que: "...este trabalho que tem vindo a ser feito por todo o país (em cerca de 300 centros qualifica), tem sido uma aposta essencial. Essencial para fazer face a um desafio que o país sabe bem que tem."
O governante anunciou que o financiamento dos CQ da região de Lisboa está já garantido a partir de 2024.
De seguida, teve lugar uma sessão de entrega de diplomas a adultos que concluíram os seus processos de RVCC escolar.
No final, os convidados visitaram uma sessão de trabalho com o grupo de RVCC de trabalhadores da câmara municipal de Loures e dos SIMAR.
Oportunidade para os adultos transmitirem as suas motivações e expetativas para terem aceite o desafio de voltar a estudar e concluir o 12ºano.
OPORTUNIDADE foi a palavra que todos acabaram por referir nos seus testemunhos, o que espelha, de facto, a relevância que este processo tem para todos eles.
Filipa Henriques de Jesus, presidente da ANQEP, aproveitou esta oportunidade para destacar: "o vosso centro qualifica é excelente!"
Foi uma tarde positiva e estimulante para todos quantos estão envolvidos neste projeto.
No âmbito da UFCD 9852 - Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens, os alunos da turma CCJT3, tiveram a oportunidade de ter uma aula prática, com a professora Cátia Cuba, sobre os cuidados a ter durante a higiene da criança, realizar a muda da fralda e aprender assim algumas técnicas de apoio, para aplicar no futuro em FCT.
Na tarde de ontem, dia 13 de dezembro, realizaram-se duas provas finais de RVCC de nível secundário.
Parabéns à candidata Tatiana Barbosa, acompanhada pela TORVC Susana Gonçalves e ao candidato Luís Frota, acompanhado pela TORVC Daniela Sousa, pela conclusão do 12.º ano.
Votos de muito sucesso.
No debate do Parlamento dos Jovens, que teve lugar ontem no auditório do IPTrans, tivemos a presença do/a Senhor/a Deputado/a Patrícia Gilvaz (IL).
O tema em debate nesta edição: "Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa", contou com a presença das turmas de 1º TL, 1ºTAE, e 3ºTAE.
No passado dia 7 de dezembro, assinalámos o Dia Internacional da Aviação Civil, no IPTrans.
Os alunos de Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala, participaram nas atividades com entusiamo, ouvindo e participando atentamente nas palestras dadas.
Foi um dia em cheio, que se irá repetir com toda a certeza!
Obrigado a todos/as aqueles que marcaram presença e fizeram deste dia, um dia especial.
Este terá sido um dos dias mais esperados pelos nossos professores!
Pela manhã, foram debatidas algumas ideias finais sobre o bullying, racismo e indisciplina na sala de aula.
Após este breve momento, foram entregues os certificados finais de formação que, com grande orgulho, os docentes receberam.
A partir daqui, e procurando novas aventuras, dirigiram-se a Pafos, uma cidade a sudoeste do Chipre.
Aqui, foi possível visitar os túmulos dos Reis, as catacumbas de São Salomão e a rocha de Afrodite onde, segundo o mito, terá nascido esta divindade grega.
Mais uma vez, a educação e o ensino estão de parabéns!
No mês de dezembro para o Projeto Ler+ Qualifica- (Re)Encontro com a Leitura, sugerimos o livro: "Vamos pintar nuvens no céu".
Uma história para toda a família.
Esta obra é particularmente especial para nós, uma vez que é da autoria dos nossos adultos em processo no nosso Centro Qualifica.
Autor: Jonas Carvalho
Data de Lançamento: outubro de 2023
Neste novo dia chegaram novos conhecimentos e aprendizagens!
Pela manhã, foram debatidas algumas ideias sobre o bullying, racismo e indisciplina na sala de aula.
Foram, ainda, realizadas chuvas de ideias e partilha de experiências que são, no fundo, uma fonte de reflexão para todos os presentes.
Já após a formação, os nossos professores foram até à capital cipriota: Nicósia.
O grande objetivo foi visitar não só esta cidade (que surpreende pela diferença visível nos seus mercados, património edificado, sabores, cores e cheiros) mas também a República Turca de Chipre do Chipre (atualmente controlada pela Turquia).
Assim, visitaram a Mesquita Selimiye, o grande casino Casiano e os mercados locais.
Um Chipre que continua a criar memórias nos nossos professores!
O IPTrans está a levar a cabo a iniciativa solidária denominada de: "Estendal Solidário".
Este tem como objetivo principal, a partilha de vestuário com a comunidade escolar.
Caso tenham interesse em participar e ajudar, podem trazer a roupa e entregá-la na secretaria, de acordo com as instruções dos professores nas salas de aula.
Queremos deixar aqui um pequeno agradecimento, ao nosso aluno Rafael Almeida da turma de 3º ano de Técnico de Informática de Gestão, que contribuiu com a ilustração do cartaz!
A cada dia que passa, o Chipre vai-se revelando cada vez mais!
Neste dia, os professores iniciaram a manhã com uma abordagem ao impacto da migração e do racismo no contexto escolar.
Aqui, foram classificadas, analisadas e discutidas situações concretas que permitiram aplicar a teoria na prática.
Também nesta manhã, foi apresentado o trabalho final realizado pelos nossos professores: Taste of Cyprus.
Um projeto que procura, em linhas gerais, promover a comunicação, a aceitação e o multiculturalismo.
Já durante a tarde, foram realizadas visitas ao Museu Arqueológico de Limassol e ao Jardim Botânico Municipal terminando com um passeio à beira do Mar Mediterrâneo.
Uma formação que continua, sempre recheada de conhecimento e aventura!
Sempre com grande entusiasmo, os nossos professores continuam a sua viagem por caminhos cipriotas! Desta vez, o dia começou com nova abordagem ao tema do curso: indisciplina, bullying e racismo.
Aqui, realizaram-se dinâmicas de grupo que poderão ser aplicadas em sala de aula com os alunos, como forma de resolução de conflitos entre pares.
Já durante a tarde, aproveitaram para ir até às montanhas de Omodos, tendo ficado deslumbrados com a beleza natural do local, com as suas cascatas e vegetação.
O final da visita ficou marcado pela ida a uma taverna Meze provar pratos regionais e por uma prova de vinhos locais.
Conhecer um local é isto mesmo: senti-lo nas suas mais variadas maneiras!
Sempre cheios de atividades, neste dia a formação prosseguiu pela manhã como habitual, com uma abordagem teórica aos conceitos de bullying, racismo e indisciplina.
A formadora, Zara Keady, optou por abordar estes temas oscilando entre bibliografia específica e a sua experiência pessoal solicitando, ademais, a participação e colaboração dos presentes para que a partilha favorecesse a aprendizagem de todos.
Foram aqui apresentadas soluções ou, pelo menos, formas de agir perante situações decorrentes de problemas comportamentais encontrados em sala de aula.
Um dos exemplos apresentado e realizado na formação foi a estratégia de team building que, a ser aplicado, favorece o desenvolvimento pessoal e social dos intervenientes.
O dia ficou marcado ainda pela visita à cidade de Larnaka, com a sua Igreja de São Lázaro.
E o que espera os nossos professores para amanhã? Muita aprendizagem, seguramente!
Com um novo dia chegam novos trabalhos e mais conhecimento!
Cheios de vontade em explorar o Chipre, os nossos professores iniciaram a manhã com a visita a vários locais de interesse: Kourion, com os seus vestígios romanos, e Kolossi, com o seu castelo medieval.
Já pela tarde, e tal como estabelecido no dia anterior, foi realizada uma visita cultural a Limassol.
Os docentes destacam aqui a visita ao castelo medieval e o percurso feito pelo centro da cidade antiga onde a cada esquina se descobrem influências inglesas, turcas e romanas.
Nesta visita procurou-se recolher informações a serem utilizadas no trabalho final do curso.
Este dia não podia ter terminado da melhor forma com um passeio pela Marina que, aos poucos, se tem modernizado.
Uma cidade que tem surpreendido positivamente os nossos professores!
No dia 10 de novembro, os alunos tiveram uma aula com a professora Helena Dawin, no decorrer da visita de estudo realizada.
A aula foi bastante divertida e todos adoraram.
Houve também uma visita guiada ao instituto, onde conheceram a biblioteca que está aberta ao público, o café e por último o jardim.
Neste primeiro dia de curso, os nossos professores deram início à formação Erasmus+.
Começaram por apresentar a nossa escola e Centro Qualifica ao grupo presente, tendo tido oportunidade de conhecer não só o programa estabelecido para os próximos dias, bem como as instruções para o trabalho final que será realizado ao longo da formação.
Destacamos aqui a presença de colegas da Escola Eduardo Gageiro, de Sacavém, e da escola FOS BOS de Altötting, na Alemanha.
Uma aprendizagem que não se faz sozinha, mas sim através de uma partilha ativa!
No dia 20 de novembro, celebrámos o Dia Internacional dos Direitos das Crianças.
O Dia Nacional do Pijama, é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há escolas portugueses -, os/as alunos/as vêm vestidas/os em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas até regressarem a casa.
A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
No âmbito da disciplina de Área de Integração, os nossos alunos das turmas de 3ºTTAE, 3ºTCVTR, 3ºTGT e 2ºTGT, realizaram uma exposição em torno da figura de António Sérgio, abordando aspetos da sua vida e obra.
Ainda não sabes quem foi António Sérgio?
Aproveita e visita esta exposição!
Os alunos da turma de 3º ano de Técnico/a de Ação Educativa, realizaram a peça de teatro "Como gerir o teu dinheiro", nas escolas Básicas de Lousa e Montachique, no dia de ontem.
Foi uma manhã diferente para os nossos alunos e para as crianças que assistiram à peça.
As professoras Ana Sousa, Cátia Cuba, Márcia Amado e a diretora pedagógica Ana Teixeira, acompanharam os nossos alunos.
Muitos parabéns a todas/os pelo empenho demonstrado!
No passado dia 10 de novembro, a aluna Luana Lorentz (3TTAE) e o professor Nelson Ribeiro viajaram até Ronda, Espanha, para a entrega do seu terceiro lugar obtido no concurso Eustory.
Todos os anos, a rede europeia Eustory promove este concurso em Espanha e Portugal através da Real Maestranza de Caballeria de Ronda, entidade que organiza, em parceria com a Associação de Professores de Geografia e História de Bachillerato de Andaluzia, Hespérides e a Associação de Professores de História de Portugal.
Já no dia 11 de novembro, foram gravadas entrevistas aos nossos representantes nas instalações da Real Maestranza de Ronda e, após um almoço convívio entre todos os vencedores, visitaram a cidade.
No dia 12, e ainda antes do seu regresso a Lisboa, tiveram a oportunidade de visitar Málaga.
Um IPTrans que está de parabéns, agora em terras de "nuestros hermanos"!
No mês em que se comemora o aniversário do IPTrans, o Centro Qualifica IPTrans solicitou ao seu Diretor Municipal da Câmara Municipal de Loures António Marcelino, a usual sugestão de leitura mensal.
Obra selecionada: "Que túmulo em que talhão", de João Moita.
O Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela CM de Loures, em 1993, pretende homenagear a memória da escritora e ativista que ao longo da sua vida, contribuiu para a dinamização cultural do concelho.
No Palácio de Pintéus, onde viveu, foi lida publicamente a sua primeira obra, Uma Primavera de Mulher, editada em 1867.
Em 2022/23 a obra poética "Que túmulo em que talhão", de João Moita, venceu o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o patrocínio da CM Loures.
João Moita recebeu o galardão literário entregue pelo presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, numa cerimónia que decorreu no dia 12 de julho de 2023 na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém.
"Que túmulo em que talhão" foi a obra escolhida nesta edição, por voto unânime do júri composto por Isabel Cristina Mateus, Luís Filipe Castro Mendes e Maria Etelvina Santos.
Na ata de atribuição do prémio, é destacado o modo "coeso e inovador como, ao enveredar por uma temática ancestral — vida/morte, campo/cidade —, o autor cria um léxico novo e uma linguagem própria que lhe permitem estruturar múltiplos planos e ambientes, numa conjugação perfeita entre o poético, o pictórico e o reflexivo".
Editado em 2022 pela editora Guerra & Paz, este livro de poesia "é a fotografia a preto e branco de uma vila ribatejana; mas é também o retrato de um interior desamparado, rarefeito de gentes, que se dá a ver sem rodeios nem filtros ao olhar do leitor”.
O Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pela Câmara Municipal de Loures, destina-se a galardoar uma obra de poesia em cada ano, em português e de autor português, publicada integralmente e em primeira edição, tendo um valor monetário de 12.500 euros.
Nesta 5.ª edição foram admitidas 59 obras, publicadas no ano de 2022.
Dia 4 de novembro, marco de mais um aniversário do IPTrans, a Escola Profissional de Loures.
Fundada em 1993, a escola surgiu a pensar na qualificação de pessoas para o setor dos transportes e, atualmente, oferece também cursos e o reconhecimento validação e certificação de competências (RVCC) noutras áreas, de dupla certificação, escolar e profissional.
Depois de, em 1993, termos iniciado o curso de Técnico/a de Transportes, em 1999, alargámos a nossa oferta à Informática.
Ação Educativa, Logística, Turismo e, mais recentemente, Tráfego de Assistência em Escala, Agências de Viagens e Transportes e Condução de Veículos de Transportes Rodoviários, completam o leque da oferta do IPTrans.
Na área da educação e formação de adultos, as formações modulares (gratuitas, não gratuitas e "à medida") foram sempre uma constante oferta formativa.
Em 2008, surgiu o processo de RVCC (Reconhecimento Validação e Certificação de Competências), que permite a obtenção de uma certificação escolar/profissional com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida e de competências adquiridas através da experiência profissional ou noutros contextos, operacionalizado através do nosso CNO (Centro de Novas Oportunidade), posteriormente CQEP (Centro para a Qualificação e Ensino Profissional) e presentemente CQ (Centro Qualifica).
Atualmente, oferecemos cursos de nível 2 (9.º ano), 4 (12.º ano) e técnicos superiores, em parceria com os Instituto Politécnicos de Setúbal e de Tomar.
Pretendemos contribuir para a valorização dos nossos alunos e para a sua realização pessoal e profissional, de forma a que, responsavelmente, possam apoiar o desenvolvimento social e económico do nosso País.
Muitos parabéns a todos aqueles que contribuem diariamente para que a nossa escola continue a ser uma referência pela forma como, ao longo destes anos, se têm dedicado ao ensino.
Há 30 anos que escrevemos a nossa história.
Uma história escrita por centenas de professores, trabalhadores não docentes, encarregados de educação, entidades parceiras, todos remando rumo à formação dos jovens que apostam no IPTrans para a sua qualificação e valorização, pessoal e profissional.
Parabéns IPTrans!
Aqui ficam alguns registos, da participação do Centro Qualifica no evento: "IX Encontro Intermunicipal de Voluntariado".
O centro qualifica IPTrans, deixa aqui os parabéns à Câmara de Cascais por ser a capital Portuguesa do Voluntariado 2024 e os parabéns à Câmara Municipal de Loures pela organização do evento.
O Centro Qualifica IPTrans, pelo 2ºano consecutivo, vai colaborar no peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Assim, informamos toda a comunidade educativa, que o peditório decorre entre o dia 1 e 5 de novembro.
Todos podem ajudar dentro das suas possibilidades!
No passado dia 29 de setembro, no âmbito do projeto Ler+ Qualifica – (Re) encontro com a Leitura, o grupo NS38 foi convidado a conhecer Manuel da Fonseca, através da leitura de excertos do conto "Sempre é uma companhia".
O conto fê-los viajar até à paisagem alentejana e conhecer personagens típicas e características.
A escrita limpa, não obstante estilisticamente bem conseguida, de Manuel da Fonseca permitiu (re)experimentar o prazer da leitura.
O texto rico em temas intemporais, que propiciam a reflexão, foi escolhido para auxiliar no desenvolvimento das histórias de vida de cada formando.
Novos desafios literários são ansiosamente esperados.
Hoje a mobilidade em Erasmus na Ilha da Reunião contemplou uma sessão no exterior em colaboração com a natureza.
Na segunda parte da sessão tivemos novamente possibilidade de visitar uma escola local e experienciar a inclusão e diversidade na educação, mas também como podemos promover o bem-estar e saúde mental nas nossas escolas nos professores e alunos.
Assim termina o nosso fluxo de mobilidade em Erasmus na Ilha da Reunião.
Hoje com uma sessão de observação participativa em ioga.
Estamos gratas pela partilha de conhecimentos e pelas experiências vividas.
Em breve haverá novas mobilidades de Erasmus.
Até lá!
Na nossa sessão de formação, do fluxo de mobilidade em Erasmus, na Ilha da Reunião, foi dedicada ao mindfulness como um dos pilares da empatia.
Tivemos ainda oportunidade de fazer uma visita à escola local que nos tem acolhido.
Tem sido uma aprendizagem muito interessante.
Na passada segunda-feira, dia 9 de outubro, teve lugar no auditório do IPTrans, uma sessão de boas-vindas aos alunos do CTeSP de Logística pelas 18:30h.
A sessão contou com a professora Helena Penalva, que se fez acompanhar pelo Subdiretor João Nabais do Instituto Politécnico de Setúbal.
O IPTrans também esteve representado, pela professora Mónica Filipe e pelo Coordenador Geral José Bourbon.
Na manhã desta segunda-feira, os nossos alunos tiveram a possibilidade de assistir a uma ação de sensibilização, com a participação da esquadra da PSP de Loures, com o tema: "Bullying é para fracos".
O objetivo, é promover ações de sensibilização sobre o bullying e cyberbullying, temas que têm assumido novos contornos.
Na passada sexta-feira, alguns elementos do nosso Centro Qualifica IPTrans, estiveram de partida para o primeiro fluxo de mobilidade, Ilha da Reunião.
As mesmas, estavam expectantes com a formação que iriam frequentar.
Que sorte partilhar a experiência com as colegas da escola de Sacavém.
Durante a 5ª corrida nacional do professor e da educação, as alunas do curso de Técnico de Ação Educativa marcaram presença realizando algumas atividades de animação infantil, no que acabou por ser uma manhã bastante divertida e de aprendizagem! Aqui fica o registo da nossa participação.
Somos IPTrans!Foi adiada a data-limite de candidatura ao CTeSP de Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação, que agora passa a ser o dia 6 de outubro.
Como anteriormente, as candidaturas podem ser efetuadas pelo link: https://www.ipt.pt/candidaturas/?id=39
No âmbito da celebração do Dia Europeu do Desporto Escolar, uma iniciativa da União Europeia integrada na semana Europeia do Desporto, que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física, o IPTrans, na manhã do dia de hoje (29 de setembro), em parceria com Câmara Municipal de Loures, organizou atividades de modalidades desportivas: Basquetebol, Andebol, Voleibol, Ténis de mesa, Badminton, Capoeira, CrossFit... entre outros.
De salientar, o apoio que a Câmara Municipal de Loures prestou ao IPTrans, ao ajudar com material desportivo, o que possibilitou a realização ideal do evento.
Agradecer também o apoio da Federação de Andebol de Portugal, do grupo Abadá Capoeira e do CSAC Crossfit.
Os alunos participaram nas atividades com entusiasmo e fizeram jus a este dia.
Ocorreu no dia 18, no auditório do IPTrans, às 19h, uma sessão com a parceria Mindshift, com o tema: "Aprendizes Sustentáveis - Formar a força de trabalho do futuro para aplicar os ODS nas PME através de programas de aprendizagem baseada no trabalho em aprendizagem", que contou com a participação do grupo NS39 do nosso Centro Qualifica.
De realçar a importância destas temáticas para os cidadãos, bem como para o desenvolvimento do PRA.
Decorreu na sexta-feira, o nosso Sunset IPTrans!
Este é o evento que marca o início de mais um ano letivo, e que permite que os novos alunos e os que cá continuam, se possam conhecer e conviver entre si.
Foi uma tarde com muita música, bebida e confraternização.
Para o ano há mais!
Na tarde de sexta-feira, dia 15 de setembro, teve lugar no IPTrans - Centro Qualifica, um Workshop formativo.
A formação esteve a cargo de Ana Simão e Nadine Teles, e contou com a presença da Torvc Susana Gonçalves, com o tema: "Literacia para os media: desafios, oportunidades e netiqueta".
Esta formação tem como objetivo capacitar os formandos para uma participação na sociedade digital de forma crítica, consciente e responsável.
Na manhã do dia 13 de setembro, teve lugar o acolhimento das turmas de 1º ano do IPTrans.
Os alunos, ficaram a conhecer a escola, bem como os professores e pessoal não docente, que dela fazem parte.
Após as apresentações, os alunos participaram no jogo Peddy Paper, o que lhes permitiu estimularem o convívio, o espírito de equipa e a partilha de experiências entre participantes.
Neste mês de setembro, o professor Hugo Alves comemorou o seu 25º aniversário de casa.
Como forma de reconhecer o empenho, motivação e sentido de compromisso com o IPTrans, quisemos prestigiar esta data:
Qual foi a sua trajetória dentro da empresa até hoje?
Independentemente dos diferentes desafios e responsabilidades que fui assumindo ao longo dos anos, a minha trajetória tem sido de profundo crescimento profissional e pessoal. No IPTrans aprendi, e continuo a aprender, o verdadeiro significado da docência.
Em tempos onde a inquietude profissional é tão grande, o que o leva a estar há tanto tempo no IPTrans?
O IPTrans é a "minha escola". A forma como acolhe os nossos alunos, e cuida de cada projeto de vida escolar e de cidadania, é profundamente cativante. É francamente enriquecedor, do ponto vista pessoal e profissional, fazer parte desta equipa que procura a melhor forma de integração dos nossos alunos na sociedade.
Quais foram os momentos mais desafiadores que viveu no IPTrans?
Todos os anos letivos são desafiantes, mas considero que a diversificação da oferta formativa no ensino profissional, dando resposta não só às necessidades de qualificação do setor dos transportes, mas também nos noutros domínios da região de Loures e Odivelas, consolidou a nossa escola como "a escola profissional". Por outro lado, a construção das novas instalações foi outro momento que constituiu um grande desafio, na altura.
Qual o momento mais marcante que viveu no IPTrans?
Ao longo dos anos foram vários os momentos marcantes, sendo difícil evidenciar um, em especial. Posso contudo afirmar que, todos os anos, quando os alunos concluem o curso, é um momento marcante e de grande realização pessoal, por termos todos contribuído de alguma forma para a concretização desta etapa da vida dos nossos alunos.
Pode ler-se na entrada da escola "Se estás aqui é porque fazes parte da nossa história. Mais do que um percurso, um projeto de vida". Sente que esta frase também se lhe aplica? Porquê?
Claro. Afinal são 25 anos… Por ser um projeto humanista, centrado no indivíduo (aluno), com valores que são também os meus, compreende-se esta minha ligação tão duradoura.