CENTRO QUALIFICA
RVCC ESCOLAR
RVCC Escolar de Nível Básico
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
RVCC Escolar de Nível Secundário
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
RVCC ESCOLAR

Em que consiste o processo de RVCC

O processo de RVCC consiste no reconhecimento de competências adquiridas pelos adultos, ao longo da vida, tendo em vista a respetiva certificação.

O RVCC Escolar visa a melhoria dos níveis de certificação escolar dos adultos que não possuam o nível básico ou secundário de escolaridade. Este processo permite reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências resultantes da experiência adquirida em contextos não formais e informais ao longo da sua vida. A certificação obtida através deste sistema é igual à atribuída nas outras vias e permite o prosseguimento de estudos.

Como se processa

Este processo integra etapas de reconhecimento e validação das competências detidas pelo adulto e uma etapa de certificação das mesmas, através de realização de uma prova, certificada por um júri. No desenvolvimento do processo de RVCC os adultos devem frequentar uma componente de formação complementar de um mínimo de 50 horas, acrescida de um máximo de 25 horas para a preparação da etapa de certificação.

O processo de RVCC Escolar baseia-se em referenciais de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos para o nível básico e secundário.

Certificação

A conclusão de um processo de RVCC Escolar pode conduzir a uma certificação total (equivalente ao 1.º 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico ou do nível secundário de educação) ou a uma certificação parcial.

Caso o adulto obtenha uma certificação parcial no âmbito do desenvolvimento de um processo de RVCC, o Centro Qualifica procede ao seu encaminhamento para outra oferta de educação e formação.

A quem se destina

O processo de RVCC destina-se a adultos (maiores de 23 anos). Caso tenham idades compreendidas entre os 18 e 23 anos inclusive, só poderão realizar um processo RVCC se tiverem no mínimo 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social.

O acesso a este processo não exige habilitação escolar mínima.