O Quadro EQAVET - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais é um instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos Sistemas Europeus de Ensino e Formação Profissional (EFP).
Foi instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009 e concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.
Princípios Fundamentais a Observar no Processo de Alinhamento
- Visão estratégica e visibilidade dos processos e resultados na gestão da EFP;
- Envolvimento dos stakeholders internos e externos;
- Utilização das quatro fases do ciclo de qualidade (planeamento, implementação, avaliação e revisão);
- Melhoria contínua da EFP utilizando os indicadores selecionados.
O Processo de Alinhamento Prossegue os Seguintes Objetivos
- Promover uma cultura de garantia e melhoria contínua da qualidade baseada em práticas de autoavaliação;
- Garantir a articulação da garantia e melhoria contínua da qualidade com os objetivos estratégicos;
- Promover a adoção de procedimentos e práticas associadas às principais componentes do quadro EQAVET;
- Recolher dados e analisar de forma sistemática e sistémica os resultados alcançados sobre a atividade desenvolvida e refletir esse exercício na melhoria contínua nas práticas de gestão.
Opções Tomadas pelo IPTrans para o Processo de Alinhamento
- Reforçar a prática de uma cultura de gestão que apoie e valorize a garantia da qualidade;
- Melhorar o EFP com base nos instrumentos de garantia da qualidade previstos no EQAVET;
- Melhorar a qualidade da prestação do serviço através de uma cultura que reforce a reflexão e a autoavaliação;
- Melhorar a qualidade do ensino através de um melhor nível de qualificação técnica e pedagógica dos recursos humanos;
- Reforçar a mobilização e participação dos stakeholders internos e especialmente dos externos no processo de melhoria contínua;
- Recolher e utilizar, de modo sistemático, os dados relativos ao seu desempenho de forma a responder à necessidade dos empregadores e dos alunos;
- Considerar o feedback de satisfação dos stakeholders internos e externos no processo de revisão;
- Aprofundar parcerias com as entidades públicas e privadas locais e nacionais, empregadores e sociedade em geral;
- Definir a informação a disponibilizar sobre a melhoria contínua e modo de divulgação.
DOCUMENTAÇÃO |
FICHEIRO |
DOWNLOAD |
Projeto Educativo |
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Quadro de Monitorização e Revisão de Indicadores |
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Indicadores EQAVET |
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Indicadores por Ano Letivo (2018/2019 a 2020/2021) |
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Indicadores 2021/2022 (1º Semestre) |
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Plano de Ação |
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