QUALIDADE EQAVET

O Quadro EQAVET - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais é um instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos Sistemas Europeus de Ensino e Formação Profissional (EFP).

Foi instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009 e concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

Princípios Fundamentais a Observar no Processo de Alinhamento

  • Visão estratégica e visibilidade dos processos e resultados na gestão da EFP;
  • Envolvimento dos stakeholders internos e externos;
  • Utilização das quatro fases do ciclo de qualidade (planeamento, implementação, avaliação e revisão);
  • Melhoria contínua da EFP utilizando os indicadores selecionados.

O Processo de Alinhamento Prossegue os Seguintes Objetivos

  • Promover uma cultura de garantia e melhoria contínua da qualidade baseada em práticas de autoavaliação;
  • Garantir a articulação da garantia e melhoria contínua da qualidade com os objetivos estratégicos;
  • Promover a adoção de procedimentos e práticas associadas às principais componentes do quadro EQAVET;
  • Recolher dados e analisar de forma sistemática e sistémica os resultados alcançados sobre a atividade desenvolvida e refletir esse exercício na melhoria contínua nas práticas de gestão.

Opções Tomadas pelo IPTrans para o Processo de Alinhamento

  • Reforçar a prática de uma cultura de gestão que apoie e valorize a garantia da qualidade;
  • Melhorar o EFP com base nos instrumentos de garantia da qualidade previstos no EQAVET;
  • Melhorar a qualidade da prestação do serviço através de uma cultura que reforce a reflexão e a autoavaliação;
  • Melhorar a qualidade do ensino através de um melhor nível de qualificação técnica e pedagógica dos recursos humanos;
  • Reforçar a mobilização e participação dos stakeholders internos e especialmente dos externos no processo de melhoria contínua;
  • Recolher e utilizar, de modo sistemático, os dados relativos ao seu desempenho de forma a responder à necessidade dos empregadores e dos alunos;
  • Considerar o feedback de satisfação dos stakeholders internos e externos no processo de revisão;
  • Aprofundar parcerias com as entidades públicas e privadas locais e nacionais, empregadores e sociedade em geral;
  • Definir a informação a disponibilizar sobre a melhoria contínua e modo de divulgação.
DOCUMENTAÇÃO
FICHEIRO DOWNLOAD
Projeto Educativo
Quadro de Monitorização e Revisão de Indicadores
Indicadores EQAVET
Indicadores 2019/2020
Indicadores 2019/2020 (1º Período)
Indicadores 2019/2020 (2º Período)
Indicadores 2019/2020 (3º Período)