UNIDADES DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO
Objetivos
- Identificar as características essenciais do técnico de geriatria.
- Reconhecer e aplicar os princípios fundamentais da deontologia e ética, na função de acompanhamento do idoso.
- Explicar as diferentes formas de resolução de conflitos, consoante as características dos mesmos.
Conteúdos
- Perfil do técnico de ação direta em geriatria
- Qualidades do técnico em geriatria
- A relação humana que o técnico deve estabelecer com o idoso
- Funções do técnico de ação direta em geriatria
- Importância da resiliência nos técnicos de geriatria
- Fatores associados ao comportamento social e emocional do técnico
- Fatores que influenciam o comportamento social e emocional
- Aspetos da linguagem que se devem ter sempre em conta na relação com um idoso
- Aspetos atitudinais que se devem ter em conta na relação com um idoso
- Apresentação pessoal e higiene do técnico de ação direta em geriatria
- Higiene e o arranjo pessoal do técnico
- Higiene dos instrumentos de trabalho (farda, calçado, entre outros)
- Apresentação pessoal do técnico
- Ética e Deontologia
- Conceitos de ética e deontologia
- Alguns aspetos inerentes à ética e deontologia (responsabilidade, sigilo profissional...)
- Código deontológico do técnico de ação direta em geriatria
- Direitos e deveres do técnico
- Atos e ações corretas e incorretas
- Atos lícitos e ilícitos
- Atos legítimos e ilegítimos
- Sanções
- Princípios e valores
- Principais princípios no trabalho em geriatria (competência, responsabilidade, integridade e respeito pelos direitos e dignidade da pessoa)
- Principais valores a defender na prática em geriatria
- Técnicas de resolução de conflitos
- Técnicas que se devem usar (deliberação e persuasão - em casos extremos)
- Técnicas que nunca se devem usar (manipulação e coerção)
- Comportamento do técnico face às barreiras atitudinais do idoso
- Barreiras atitudinais do idoso
- Role-play de situações problema
- Direitos humanos dos idosos
- Direito à independência
- Direito à participação
- Direito à assistência
- Direito à autorrealização
- Direito à dignidade
- Protocolo de atuação em caso de deteção de casos de maus tratos
- Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais
- Competências relacionais
- Competências criativas
- Competências de gestão do tempo
- Competências de gestão da informação
- Competências de tomada de decisão
- Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
- Pesquisa de informação para procura de emprego
- Curriculum vitae
- Candidatura espontânea
- Entrevista de emprego