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8902 - Ética e deontologia em geriatria
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Detalhe da UFCD
FORMAÇÃO MODULAR
Objetivos
Identificar as características essenciais do técnico de geriatria.
Reconhecer e aplicar os princípios fundamentais da deontologia e ética, na função de acompanhamento do idoso.
Explicar as diferentes formas de resolução de conflitos, consoante as características dos mesmos.
Conteúdos
Perfil do técnico de ação direta em geriatria
Qualidades do técnico em geriatria
A relação humana que o técnico deve estabelecer com o idoso
Funções do técnico de ação direta em geriatria
Importância da resiliência nos técnicos de geriatria
Fatores associados ao comportamento social e emocional do técnico
Fatores que influenciam o comportamento social e emocional
Aspetos da linguagem que se devem ter sempre em conta na relação com um idoso
Aspetos atitudinais que se devem ter em conta na relação com um idoso
Apresentação pessoal e higiene do técnico de ação direta em geriatria
Higiene e o arranjo pessoal do técnico
Higiene dos instrumentos de trabalho (farda, calçado, entre outros)
Apresentação pessoal do técnico
Ética e Deontologia
Conceitos de ética e deontologia
Alguns aspetos inerentes à ética e deontologia (responsabilidade, sigilo profissional...)
Código deontológico do técnico de ação direta em geriatria
Direitos e deveres do técnico
Atos e ações corretas e incorretas
Atos lícitos e ilícitos
Atos legítimos e ilegítimos
Sanções
Princípios e valores
Principais princípios no trabalho em geriatria (competência, responsabilidade, integridade e respeito pelos direitos e dignidade da pessoa)
Principais valores a defender na prática em geriatria
Técnicas de resolução de conflitos
Técnicas que se devem usar (deliberação e persuasão - em casos extremos)
Técnicas que nunca se devem usar (manipulação e coerção)
Comportamento do técnico face às barreiras atitudinais do idoso
Barreiras atitudinais do idoso
Role-play de situações problema
Direitos humanos dos idosos
Direito à independência
Direito à participação
Direito à assistência
Direito à autorrealização
Direito à dignidade
Protocolo de atuação em caso de deteção de casos de maus tratos
Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais
Competências relacionais
Competências criativas
Competências de gestão do tempo
Competências de gestão da informação
Competências de tomada de decisão
Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
Pesquisa de informação para procura de emprego
Curriculum vitae
Candidatura espontânea
Entrevista de emprego