UNIDADES DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO
Objetivos
- Identificar os diferentes aspetos cognitivos no idoso.
- Explicar as principais modificações dos diferentes aspetos cognitivos no idoso.
- Analisar as informações provenientes das escalas de avaliação das funções cognitivas no idoso.
- Reconhecer a importância dos aspetos avaliativos, para a preparação de atividades básicas de estimulação com idosos.
- Executar atividades básicas de estimulação das funções cognitivas, de acordo com as orientações da equipa técnica.
Conteúdos
- Tipos de memória
- Fatores que influenciam a capacidade de memorização
- Características das modificações na memória
- Atenção
- Modificações na atenção (visual e auditiva)
- Tarefa de escuta dicotómica
- Aprendizagem
- Características das modificações na aprendizagem
- Aprendizagem e características da tarefa
- Inteligência
- Inteligência conceptual
- Inteligência prática
- Inteligência social
- Fatores que influenciam a capacidade intelectual
- Resolução de problemas
- Identificação e estratégias de resolução de problemas
- Análise dos principais problemas quotidianos do idoso
- A importância da capacidade de resiliência
- Atividades práticas exemplificativas
- Criatividade
- A importância do estímulo da criatividade para a memória
- A influência da criatividade na autoestima do idoso
- Análise de escalas de avaliação das funções cognitivas
- Estimulação e treino cognitivo
- A importância da estimulação e treino cognitivo
- Exemplos de instrumentos
- Planificação de atividades básicas de estimulação cognitiva