OFERTA FORMATIVA
CURSOS PROFISSIONAIS
Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Ciências Informáticas
CURSOS PROFISSIONAIS

O que é?

O/A Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos apoia a coordenação de departamentos de informática e procede ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.

O que faz?

  • Instala, configura e efetua a manutenção de diferentes sistemas operativos e de software de aplicação;
  • Avalia e participa na escolha de utilitários e na escolha de ferramentas de gestão, assim como nas políticas de segurança em sistemas informáticos;
  • Desenvolve aplicações na área da gestão;
  • Analisa problemas e propõe soluções adequadas aos meios existentes na empresa;
  • Desenvolve, instala e mantém servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias web.

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos pode desenvolver a sua atividade profissional em empresas de informática e especializadas em equipamentos eletrónicos, bem como em qualquer organização, pública ou privada, que recorra a serviços informáticos.

De que formação precisa?

Para o exercício da profissão de Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 4 na respetiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Ciências Informáticas (481), que se pode obter através da frequência e conclusão deste curso profissional.

Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.

A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4.