Compreensão de discursos fluidos e capacidade de seguir linhas de argumentação dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
Compreensão de noticiários e programas de atualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados
Compreensão de informações sobre tópicos do quotidiano e relacionados com o trabalho
Identificação de aspetos gerais e específicos de mensagens orais
Ler
Compreensão de diversos tipos de texto, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, recorrendo, de forma adequada, à informação visual disponível, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
Compreensão de textos extensos, de caráter literário e não literário
Compreensão de informações técnicas, como livros de instruções e folhetos informativos, entre outros, de equipamentos usados no dia-a-dia
Leitura de textos de forma autónoma, apropriando-se do texto lido através da utilização de pausas, inflexões e velocidades diferentes, de forma a criar expressividade na leitura
Leitura e interpretação de textos longos de forma a reunir e cruzar informações de fontes diversas
Leitura e interpretação de textos literários de autores de mérito e impacto reconhecidos
Compreensão de instruções escritas complexas
Competências de produção
Falar
Interação eficaz em língua estrangeira, participando ativamente em discussões dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras situações de aprendizagem formal, informal e não formal
Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
Exposição oral de raciocínios, opiniões, ideias e ideais de forma estruturada e sustentada com argumentação adequada
Construção de respostas estruturadas e coerentes recorrendo a mecanismos de encadeamento de conversação
Escrever
Elaboração de textos claros e variados, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
Registo de notas como forma de regulação do quotidiano
Produção de textos de caráter autobiográfico: cartas, memórias, diários
Produção de textos de caráter transacional
Descrição de experiências, sentimentos e acontecimentos do contexto pessoal, profissional ou institucional
Produção de textos de reflexão crítica e argumentativa sobre assuntos de caráter abstrato, relacionados com as suas vivências, o seu ideário e, sempre que possível, cruzados com as temáticas dos diversos módulos de formação